.
Devo começar por escrever, que ontem pareceu-me ver o regresso de uma “Mariana-Raquel Guardiola” que não se via há 2 anos, nomeadamente, no que diz respeito à rotatividade e arrojo táctico.
.
Foi um XI titular (semi)surpreendente e com uma disposição interessante.
.
– Concordo com a Capeta como “9” declarada. Será que a “Guardiola” finalmente percebeu que a Dra. Diana Silva não pode jogar como referência da linha ofensiva?
.
– Não sei o que é mais “pungente”, se ver Ana Borges fora do XI, ou “(M)Alícia Mate” no lugar dela.
.
Por um lado, esta equipa já se devia ter “desprendido” do passado que Borges representa, e a espaços, ela ainda será um activo de valor, mas não a vejo como jogadora para um candidato ao título, e não escondo que considero que Borges não tem fibra mental para liderar, pois encaro-a como uma “mocinha” nervosa e “reactiva”. Ao menos o “Esgalho” esconde-se no Instagram, em vez de dar “pinotes”
.
Mas “Alícia Mate” não é (e duvido que venha a ser) jogadora de Futebol, excepto, na mente da empresária dela (e da treinadora), no máximo, será uma jogadora de Futsal.
.
A somar às suas debilidades no passe, no atleticismo, e na capacidade de segurar o esférico, a Barreirense parece ter “alargado” este verão. Aliás, esse parece-me ser um “vírus” (o da “gordura nadegueira”) recorrente em Alcochete, “atletas” com excesso de peso, algo que raramente se avista no “Campus das Encardidas”, apesar da “Norton Caramelizada” parecer um reclame ambulante para um cabaz de abacaxis.
.
– Considerei bizarra a colocação de Fontemanha a cair na direita, pois não vejo que tenha características físicas para tais “empreendimentos”. Para mim, Fontemanha poderá ser uma “6” de recurso, ou até mesmo uma “8” (tem bons “pezinhos”). Mas vejo o seu futuro no “broadcasting” mais do que nos relvados. DEUS queira, consiga marcação num cabeleireiro a sério, pois o “look” esfregona Vileda está deveras “passé“.
.
– Estranhei igualmente, o posicionamento de Maiara Niehues na direita, mas é incontestável que jogou muito bem. Aqui, nota máxima para a Miss “Mariana-Raquel”. Todos nós tínhamos esta ideia de um “tractor” ser um veículo grande, pesado e lento. Mas ontem, quando o “tractor” encostou à direita, parecia que tinha um V8 biturbo debaixo do capot…
.
– Olivia Smith (depois do Caramelo, vem o Chocolate de Leite) parece ser uma atleta muito interessante. Ainda é cedo para afirmar que é boa jogadora, mas fisicamente há ali atributos invulgares.
.
Por ora, Olívia parece ser mesomórfica do pescoço para baixo, e endomórfica do pescoço para cima. A Canadense tem uma hipertrofia impressionante nas coxas, mas aquela carinha balofa é preocupante.
.
Temos que começar a pagar extra à Dutra para ser a P.T. de várias colegas… Senão, qualquer dia, ainda ficam como o Rochemback, que quando vinha para os treinos, os colegas (alegadamente) diziam, “vem ali o… camião do leite!!”
.
Sem crueldade, então, teria que revelar, que quando na Supertaça, vi que a “17” das “encardidas” ia entrar, sussurrei mesmo, “pronto! Lá vem a fourgonnette dos caramelos…”
.
É pena que o Sporting não aposte mais em Dutras, Olívias e Chandras, pois uma equipa não se faz só de Xavis, Messis e Iniestas, e até mesmo “Mariana-Raquel Guardiola” já devia ter percebido isso… sei que a Utopia é uma ilha, mas não creio que o Funchal seja de lá.
.
– Carolina Jóia esteve razoável. Preocupa-me mais a Catarina Potra que jogou pelas Bês, e que não há volta a dar, ou perde 10 quilos, ou nunca vai ser jogadora para o Sporting. Dizerem-lhe outra coisa, é estarem a iludi-la.
.
– A “ninfeta Ericeirense” começa a surgir na periferia das seniores, e tem sido “chocalhada” entre “9”, central e lateral destra. Pessoalmente, vejo-a a fazer carreira como “6”. E também ela tem que saber, que os Hidratos de Carbono simples são seus inimigos.
.
As “avantajadas” que tentem fazer a “roleta Marselhesa”, parecem um superpetroleiro a desligar os reactores 20 milhas antes de Alcântara. Reparem como a “Tatiana Vanessa” rodopia como uma… furacona (passo o neologismo Rousseffesco…). As “despeitadas” fazem mais piruetas que o Baryshnikov.
.
– Gabriela Vinhas (só pelo apelido, o Vilarinho contratava-a logo!!) teve uma boa exibição, mas parece ser mais uma (e já são tantas em Alcochete) jovem jogadora com tendência para engordar. Há que haver profissionais responsáveis e atentos que a acompanhem. Por vezes, menos 5 quilos fazem um Mundo de diferença na optimização dos recursos físicos e técnicos de uma jovem promessa.
.
Há quem em crítica a Vinhas, afirme que Bruna Lourenço (outra jogadora da empresária da treinadora) devia ser indiscutível. Não sei… eu até simpatizo com Bruna, mas ela nos jogos de maior exigência raramente mostrou ser uma central que faça a diferença.
.
Ontem, até podia ter sido uma “Rainha” em campo, mas uns dias antes, vimos “Chica Francisca” (a “betinha do Scrunchie“) passar por ela (como se fosse uma estátua de sal), “Joana Mate” e “Alicia Mate”, as 3 ao mesmo tempo, num “ménage à quatre” que nem rosáceas matinais deve ter envolvido. Até pensei que a “Chica Francisca” estava danada com alguma empresária “nerdy”
.
Com Brenda a mesma coisa, a “Hobbit Badalonense” é a “Rainha Anã” contra os Lanks, mas é igualmente, a “Rainha invisível” contra as “paponas”.
.
E há uma semana, as “paponas” nem sequer tinham Ana Vitória, Pauleta e a “Caramelizada” no miolo.
.
Contra as “Essiens“, “Lampards” e “Ballacks“, a “Brenda Messi” é sempre engolida. Toda a gente gosta de uma “chica” simpática, gira (maquilhada) e feminina, mas se for pelo critério futebolístico, creio que por alguma razão, Brenda está em Portugal e não a jogar em Espanha.
.
Provavelmente, é por não ter qualidade para mais. A Brenda estará para nós, como a Fontemanha estava para os do Atleti. Boa para “lavar a vista”, mas depois… E “Mariana-Raquel”, sempre gostou das suas “anãs” (gostamos todos, cara Miss…). Se calhar, disseram-lhe que Maiara tinha 1,55.
.
No Futebol Feminino, tal como no de Formação, a fisicalidade faz imensa diferença. Contra as “paponas encardidas”, Mariana-Raquel meteu a “Brenda Messi”, “Joana Xavi Mate” e “Alícia Iniesta Mate”. Parecia um circo de hobbits (quem gosta disso, são as Alentejanas). Ao mesmo tempo, no banco ficou um autêntico “estábulo”.
.
Contra o Lank, “Mariana-Raquel” lá meteu as “Cavalonas” Dutra, Pinto e Maiara. E um bocadinho de músculo e entusiasmo fez milagres, mas não haja ilusões, este Lank é mais fraco do que o dermatologista de Tatiana Pinto.
.
Estou curioso por ver o que vale o Valadares Gaia, que já duas vezes goleou o Damaiense, e tem lá duas avançadas com algum talento.
.
E qual é a qualidade de um Braga (com o “tridente Carolínico“, mas lamentavelmente, nenhuma delas “Patrocínio“) que agora deixa a “Anã Fonseca” no banco?
.
Há quem pense que tal é possível por o Braga ter subido a qualidade do plantel. A ser o caso, o Braga deve ter uma bela equipa…. Por outro lado, continua a ser uma equipa com Dolores Silva, “Pato Morais” e “Carlyn Damjanovic“. Acredito que venceriam uma peladinha contra a redacção desportiva da CNN Portugal, mas só por aquilo por lá, ser só “pernas de pau”.
.
Maísa Correia é uma boa jogadora, mas parece ser mais uma com tendência para engordar. Duvido que ela queira ler isto, elas nunca querem… por alguma razão, eventualmente ficam rodeadas de quem lhes diz somente o que querem ouvir. Foi assim, que o “outro” arranjou a sua “coterie” do “Paixão” do “Refugo“, do “Zé Ci-mento“, e aquele guarda-costas que devia aparecer nos posters para a Diabetes tipo II.
.
Rita Almeida entrou para o lugar de “Alícia Mate”. É esperar para ver. Também é das (Pri)”Mates”, mas fisicamente parece ser diferente, pois tal como Dutra (embora esta, seja um fenómeno fisiológico!), tem a maioria do peso da cintura para baixo. Nasceu para ser lateral ou ciclista. E Jacynta Gala parece ter uma fisionomia semelhante.
.
Estou relativamente confiante, de que “Alícia Mate” e “Joana Mate” vão ser dispensadas, a seu tempo. É tudo uma questão, de até onde irá persistir a teimosia no “intolerável”.
.
Tal como sempre acreditei que Leonel Pontes (e o seu “primo” “ten hag“), Silas, Filipe Pedro e Cláudia Lopes, iriam todos ser despedidos.
.
E até ao dia em que foram, tinham lá dentro defensores acérrimos (parecia o Cumberbatch nas convenções de feministas…).
.
Depois… lá puderam todos tirar o “espartilho” (cinto de ligas usa o “Professor Mil-Folhas“, mas só quando a “Dra Jones” lhe pede…) e assumir que… foi como a “Deputada” “Mónica Susana“, a magna paladina do “feminismo vácuo”, ela que nunca criticou o “comparsa” Rubiales enquanto estiveram na mesma candidatura, mas agora, a Mondeguina vai afrouxar o sutiã soltar o verbo.
.
E quanto às “Mates”, num pós-Sporting, acredito mais em Joana do que em Alícia, pela simples razão, que na primeira identifico maior resiliência psíquica. Enquanto a outra, está ao nível de uma “Borges”, e com qualquer “beliscão”, desata logo aos “coices”, nunca tendo a logicidade para entender, que (quase) tudo depende dela e não de “exógenos”.
.
Ontem passou-se algo que reflecte bem a diferença de competitividade entre o benfica e o SPORTING. No benfica, “Chica Francisca” celebrou 100 jogos, e no Sporting, o mesmo se passou com… “Joana Mate“.
.
Mas Nazareth é a jogadora mais talentosa da sua geração, enquanto Joana é representada pela empresária de “Mariana-Raquel Guardiola”.
.
Há quem possa vir alegar que Joana foi recentemente chamada à Selecção. Sim, aquela Selecção que nunca ganhou nada excepto “medalhas de participação” e homenagens populistas com Presidentes Pimbas, e que tem uma estrutura técnica à qual poucos entendidos reconhecem qualquer valor, e onde “Joana Mate” é chamada desde 2019. E em 5 anos jogou… 140 (cento e quarenta) minutos, enquanto “Kika” jogou quase 1600 minutos.
.
Só os tolos engolem propaganda. Os outros costumam ser mais exigentes.
.
Ana Teles, Ana Capeta, Gabriela Vinhas, Andreia Bravo, Bruna Lourenço e Fátima Dutra têm potencial para mais, mas com esta treinadora, duvido.
.
Acho que há demasiada “permissividade” e pouco trabalho específico em aspectos técnicos e tácticos individuais. Por que razão Capeta não melhora o posicionamento? Chandra não evoluiu no remate? Bruna continua sem ter impulso vertical? Dutra é apanhada em descompensação?
.
Chandra era outra com um potencial muito elevado, mas não só evoluiu pouco, como começou a ficar com o rabo pesado. Um tremendo rombo na qualidade do nosso plantel. Com o/a treinador(a) certo(a) tinha potencial para ser a melhor jogadora da Liga BPI.
.
Mais uma vez, ontem, “Alícia Mate” voltou a ser a pior em campo (mas só porque o “Bragança” (aquele moço com o “cabelinho à CDS-PP”) estava na equipa masculina…), mas a treinadora continua a apostar na jogadora da sua empresária. Temo que algumas pessoas, quando saírem de Alcochete, vão ter emprego à espera junto dessa empresária, e não seria a primeira vez. Contra factos não há argumentos.
.
Veremos, pois há coisas que não se dizem, tais como… a Sofia Oliveira gostar mais do Bragança do que do Pedro Sousa, e mais da Kristen Stewart do que do Bragança.
.
Eu também “aprecio” Kristen Stewart, simplesmente jamais confiaria nela. Já com o Pedro Sousa… faz-me lembrar (de certa – e “fornida” – forma) as bactérias estafilocócicas a partir das quais, o Dr. Fleming fez (penicilínicas) maravilhas para curar infecções.
.
E DEUS queira, a Sofia tenha passado pelo Jamor sem contrair quaisquer doenças infecciosas. Uma vez, quando a vi sem maquilhagem, pensei que fosse Tatiana Pinto, após 3 noites trancada no McDonald’s de Chelas.
.
Por (pen)último, o treinador do Famalicão é um Sr chamado Miguel Santos, que não conheço de parte alguma, mas é alguém que tenho como um bom treinador.
.
Sei que antes dele, estava lá um jovem (de 36 anos, mas que parece ter uns 17) chamado Marco Ramos (que não conheço pessoalmente, e que não me assinou qualquer “procuração”) que acho que é um excelente treinador.
.
Presentemente, o “Fama” soma duas derrotas e um empate com o actual timoneiro, e não tem sido um calendário fácil. Mas há aqui duas questões a ter em mente: 1) Será Miguel melhor do que Marco? 2) Terá Miguel aceite um “presente envenenado” que Marco rejeitou?
.
Se eu mandasse (e felizmente para mim, não mando) no Sporting, Marco Ramos seria o treinador do Sporting. Mas como têm lá a mandar, uma ex-colunista do RECORD, a opção recaiu por renovar com Mariana, ela que agora vem de 8 derrotas nos últimos 9 jogos contra as “encardidas”, mas deve ser tudo um padrão de… azar, e jamais de incompetência, pois ela usa t-shirts que advogam a uma “militância feminista”, em que só falta dizer, que só mulheres deviam poder treinar (e administrar) mulheres.
.
A Militância é como “olho por olho”, fica tudo cego, ou incapaz de se sentar… Esse radicalismo parece mais comum nas devotas da poetisa Safo… pois as mulheres heteroafectivas geralmente, nem querem mulheres para ginecologistas. Como elas costumam dizer, “as mulheres são todas umas brutas!!!”
.
O Servette feminil jogou para a Taça, e nem assim, Joana Marchão conseguiu somar os primeiros minutos desde 6 de Maio. E no entanto, após 140 dias de “ferrugem”, lá está ela no Jamor para representar a Selecção das medalhas de participação e dos momentos “feel good“.
.
As pessoas criticam Roberto Martínez por defender ferrenhamente o “Sr. Aveiro”, mas a forma como Mónica Susana (aparentemente) “protege” e “promove” Joana Marchão, faz-me lembrar Don Corleone, uma verdadeira… “Madrinha“.
.
Mas é aqui que as comparações terminam, pois é hoje sabido, que Marlon Brando era bissexual, casado 3 vezes (com mulheres) mas teve dezenas de amantes homossexuais.
.
Já Mónica, todos o sabem (desde 2000), é uma mulher casada (sim, com um homem), e uma heterossexual resolutíssima!!! É possuidora de uma hetero-carnalidade mais inabalável do que o Rochedo de Gibraltar, o bigode da “Borges” ou as “irrevocabilidades” de Paulo Portas, aquele que em tempos, tirava umas belas fotos com uns marujos, e depois dançava com umas Cascalenses com idade para serem avós dele.
.
André Carreira de Figueiredo.
.
Parque das Nações,
Segunda-feira, 18 de setembro de 2023.
.
#FutFemSCP
.
Facebook Comments