• HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS
 
ACF Blog
  • HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS
  • HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS

Em CARTAS

A MÓNICA DAS GRANDES CAMBALHOTAS…

24 de Fevereiro, 2023

A MÓNICA DAS GRANDES CAMBALHOTAS… Pin It

.
Cara Edite Cristiana,
.
No passado dia 22, pelas 09:24, ouvi no Canal 11, a “Mónica dos Mutismos” dizer:
.
“As jogadoras foram umas guerreiras que conseguiram virar um resultado“.
.
Ou dito de outra forma, “deram uma valente cambalhota… no marcador“.
.
Mas a verdade, é que quem essa frase proferiu, não deve ter visto o mesmo jogo que eu, pois Portugal nunca esteve a perder o jogo! Portanto… não havia qualquer resultado a virar… Ai, essa matemática…!
.
“Uma provocação na mudança desta cultura desportiva!!”
.
Não me ria tanto, desde que um Presidente foi para a televisão (e para os tribunais) dizer o meu nome. E depois dele ser destituído e expulso de sócio, eu até lhe enviei uma carta (para a Cadeia do Montijo) a dizer-lhe que ele até era um bom rapazinho… mas que devia ser medicado com antipsicóticos.
.
Revolução Cultural? Não se ouviam esses termos desde que… as Brigadas Vermelhas de Mao Tsé-Tung “varreram” a China nos anos 60. Penso que já todos sabiam que “Mónica” era… “MÁ” (há mesmo quem (eu não!) pense que ela é péssima), mas aparentemente, também é Maoista. E esta, hein?
.
Se Portugal mereceu vencer este jogo? Quando uma equipa controla 80-85% de um jogo (a “pequena bochechuda” disse que foram 90%… mas também, nunca ninguém “acusou” as mulheres de perceberem de Matemática), é com alguma naturalidade que deverá emergir vencedora.
.
Se pelo que Portugal (não) fez nos derradeiros 15 minutos…se mereceu sofrer? Sim, e espero que os telespectadores tenham tomado as suas aspirinas para diluir o sangue e tenham alugado uma botija de oxigénio e um saco de papel (para hiperventilarem).
.
Se Portugal está cada vez melhor? Sim, está! Tem-se verificado uma evolução paulatina tanto em termos colectivos, como na formação (por parte de ALGUNS Clubes) e potenciação de individualidades.
.
Portugal está em 22º lugar no ranking. Se irá entrar no Top 10 nos próximos 10 ou 20 anos? Sinceramente, não acredito! Penso que existirá um “tecto“, que já estaremos relativamente próximos dele, e que iremos estagnar em anos vindouros. Talvez até, convenha a alguém sair antes desse “marasmo”.
.
Naturalmente, aquelas pessoas a quem a
FPF paga para continuar a subir, nunca irão admitir isso, ou se calhar, nem sequer se apercebem das limitações do actual projecto, por andarem (presumivelmente) tão perdidas em busca de se auto-mitificar em glórias pessoais.
.
Essa eventual “cristalização“ dever-se-á a vários factores (pronto, lá vem a Matemática…), mas sobretudo, pelas individualidades que estamos a formar. Como regra geral,  Portugal forma/privilegia jogadoras e não “jogadoras-atletas“.
.
Temos algumas atletas, tais como  a “Doutora Diana“, Jéssica Silva, “Fast Lucy” e Beatriz Cameirão (que nem sequer é convocada), mas na generalidade, o recrutamento em Portugal continua a favorecer jogadoras de baixa estatura, com um centro de gravidade baixo, boa coordenação motora e grande qualidade técnica.
.
Mas tentar explicar isto à (aparentemente) teimosa “Directora Técnica“, é como tentar ensinar contabilidade a uma comunista, ou… Direito Penal a um assessor de imprensa.
.
O problema, é que quando temos que defrontar equipas Nórdicas, a nossa falta de centímetros e de potência muscular limita-nos. E não é só contra “super-potências” como a Suécia, Inglaterra, Noruega, Alemanha e a Holanda. Quantas vezes, as nossas “anãs” têm dificuldades contra a Rússia ou a Finlândia?
.
Generalizando, acredito que as jogadoras que estão a chegar da formação vêm mais bem preparadas do que a geração anterior, mas nem todos os Clubes trabalham bem na formação, sendo que, na minha opinião, o Sporting não sabe o que está a fazer em termos de preparação física na fase de alto rendimento, e por essa razão, temos visto as Alicias, as Joanas e  as Beckerts chegar à equipa principal sem “pedalada física” para se afirmarem como titulares.
.
A culpa não é das pobres miúdas, mas sim do (deficiente) “projecto” que as (im)preparou. Neste momento, a Selecção “sobrevive” à base de jogadoras formadas ou potenciadas pelo Benfica, é a triste realidade, e só um “burro” (daqueles que provavelmente jogaram… Rugby) o negaria. Eu se fosse “mal-ajambrado”, até poderia sugerir que “cabras” e “vacas” percebem mais de Futebol do que os “burros“.
.
A Directora disse repetidamente na “flash-interview” que está (quem?!) a terminar em beleza, e que virão outras estruturas técnicas (quando?!).
.
Só posso pedir a
DEUS, que os meus sonhos se concretizem, e que a Directora da FPF esteja prestes a anunciar a sua candidatura a Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda. DEUS me ouça! Desde que a “Ritinha das Ferrugens” não vá para Directora Técnica.
.
Se ela se demitir, até vou a Fátima de joelhos, e neste caso em particular, nem me estou a referir à moça que me faz os curativos na Farmácia dos Olivais. Enquanto ela me besuntava de Cicalfate na Segunda-Feira, eu até lhe disse para ver os jogos da “Rita Margarida” e da “Maria Tubarão-Fêmea” pelo Lank Vilaverdense…
.
Não admira, que há muitos anos, uma… Seleccionadora Nacional me tenha dito, que eu qualquer dia, iria ter “uma bola no lugar da cabeça“. Bom, pior seria se eu andasse a aparecer nas “flash-interviews” enroupado como se fosse uma vendedora de bíblias em Monta da Morena (Serpa).
.
A Directora disse (tanta coisa) inclusive, que é a favor dos princípios da paridade e da igualdade, nos quais diz muito se orgulhar. Será que é por causa disso que o Departamento de Media depois envia e-mails a ofender e a ameaçar jornalistas que por coincidência talvez não escrevam o que esse Departamento desejaria ler? Que raio de paridade tão… mal parida… até parece a liberdade de imprensa nos tempos da União Soviética.
.
Ao longo da minha vida no Futebol, ouvi pessoas dizer que fulano tal era “um grande homem“, ou que beltrana tal era “uma grande mulher“. E sempre olhei essas pessoas nos olhos e inquiri “mas conhece sequer essas pessoas pessoalmente?“.
.
Mas não, só as conhecem da televisão, da rádio, das revistas, etc. Pois, o Futebol é pródigo em criar “Mitos” e “Santas“, mas quando conhecemos alguém pessoalmente e em privado, geralmente conseguimos aquilatar de maneira mais certa a sua verdadeira natureza, quando elas não têm os “mecanismos de defesa” (ou de “marketing“) ligados.
.
Não se ouviam declarações tão “desonestas” desde que um funcionário autárquico prometeu um campeonato Inter-Prisional de futebol feminino na Serra do Marão.
.
Também devo acrescentar, que ouvir uma mulher que se auto-intitula nas redes sociais de… “Lídership Coach” em vez de “Leadership Coach“, e depois vem para a imprensa falar em “mudança cultural“, só posso deduzir, que com ela, seria uma mudança para pior. Entre Directoras incultas e o “Aveiro das Arábias“, venha “Belzebu” e escolha.
.
Na minha opinião, Portugal tem muito talento na frente, e uma pletora de “riquezas” no meio-campo, mas na defesa e na baliza ainda vejo muitos problemas e limitações (de várias ordens).
.
Portugal até ataca bem, mas a defender, fisicamente notam-se (ano após ano) o quão limitadas são as escolhas de Francisco Neto, e quão limitada é a “oferta” que (alguns) Clubes “produzem” para o Seleccionador Nacional.
.
Se Portugal merece ir ao Mundial? Quem vence merece sempre, mas receio que alguns “propagandistas“(barrigudos) e (Mónicas)”marketeiras” irão começar a criar expectativas às quais esta equipa muito dificilmente vai conseguir corresponder.
.
Eis então os FACTOS desta qualificação:
.
1) Em Abril vencemos a Bulgária em Portugal. Apenas a 92ª melhor Selecção do Mundo. Nenhumas “paponas“.
.
2) Em Setembro vencemos a Sérvia quando estava desfalcada de várias titulares devido a covid-19.
.
3) Em Setembro, mais uma vez, em Portugal, vencemos a Turquia. 64ª equipa do Ranking. Não eram “bichas-paponas”
.
4) Em Outubro estávamos empatados com a Bélgica (mais uma vez, em Portugal) aos 88 minutos, quando uma Belga foi expulsa e Portugal venceu tangencialmente por causa de um “penalty“.
.
5) Também em Outubro (e mais uma vez… em Portugal) aos 52 minutos estávamos empatados com a Islândia, quando uma forasteira foi expulsa e houve “penalty” a favor das anfitriãs.
.
6) Em Fevereiro, vencemos tangencialmente (e com sofrimento) a 58ª melhor equipa do Mundo, com um golo anulado às nossas opositoras e com o “tradicional” penalty a nosso favor. E isso contra uma equipa cujo perfil é o exacto oposto de Portugal, corre muito, mas revela muitas insuficiências técnicas, um pouco como (alegadamente) alguns “Subsaarianos” quando vão jogar para a Serie A.
.
Isto são factos, não são opiniões. Estamos no Mundial, mas com várias conjecturas favoráveis, de jogos em casa, adversárias fracas, penalties a nosso favor, expulsões nas opositoras, etc.
.
Eu pessoalmente, classificaria esta qualificação como um “Hambúrguer“, mas não tenho a mais pequena dúvida, de que até Julho, as “Marketeiras” e os “Divulgadores do Jamor” vão tentar convencer todas as Donas de Casa e Cabeleireiras deste País, de que afinal foi um “Filé Mignon” (e com molho de Champignons e batatinha gratinada. Calma, “Bravo“).
.
Eu… nem sei onde fica o aspirador central, é para isso que vem cá a empregada doméstica. E as únicas pessoas que tocam no meu cabelo, são a Cabeleireira Vanessa e a 
Doutora Fernanda Sache.
.
Suspeito… é que agora, algumas vozes e caras, irão querer fazer desta qualificação alguma espécie de confirmação de um “salto quântico” (porra, lá vem mais Matemática…), de que Portugal “engatou outra mudança” (mulheres ao volante…) e está pronto para se bater com as “Paponas“. Se for para “papar”, então sugiro “Bravo” e “Norton” na vanguarda, e de garfo e faca em punho!
.
Portugal tem boas jogadoras, e uma equipa bastante razoável, e num jogo inspirado, podem levar algumas equipas Top 20 até ao limite, mas vejo isso como situações excepcionais.
.
Mas achei que no
Europeu do verão passado, as jogadoras psicologicamente me pareceram muito “elevadas“, e tiveram boas prestações contra a Suíça e Holanda, e isso, ninguém lhes vai retirar. O “Arquitecto Saraiva” talvez tente fazê-lo, e se o fizer, respeitarei a sua opinião, pois não vivo, nem nasci, em nenhuma ditadura, nem fascistóide, nem “Woke“.
.
A Federação Portuguesa de Futebol “boicota” quem considerar que esta Selecção teve sorte no apuramento, e dá as “boas-vindas” a quem escrever elogios atrás elogios? Parece-me que por coincidência, será essa a sua “política de comunicação” – acederá quem elogiar, e não consentirá quem fizer “críticas” – ainda que bizarra, num Portugal pós 25 de Abril. Mal posso esperar, para gente assim ter filhos e começar a explicar-lhes o que é(foi?) a Democracia.
.
Pobre Federação, a ser assim, parece o “Aveiro“, aquele que só deixa aproximar dele os “sicofantas” que lhe dizem o que ele prefere ouvir.
.
Se foi uma boa exibição? Anticlimática! Diria que foi ao nível de todos os álbuns dos “A-Ha” dos últimos 35 anos… Até o próprio Seleccionador teve a hombridade de o assumir. Já a “Directora“… foi menos “hombre“, e ainda bem… pois como diria Ernest Borgnine, “eu gosto das mulheres como DEUS as entendeu.”
.
Se eu espero algo de extraordinário no Mundial? Não, nem isso me parece prático ou intelectualmente sério. Claro, acusar assessorias de imprensa de “inteireza de caráter“, é como acusar Inês de Sousa Real de ser anoréxica, quando na realidade, ela está tão “anafadinha” que nem um São Bernardo após cair num alambique Alpino.
.
Se eu tivesse que prever já, a 24 de Fevereiro, a 159 dias de distância… conjecturo de que vamos voltar para casa com duas derrotas e uma vitória na sacola.
.
Vamos perder contra os EUA (mas talvez não sejamos goleadas), vamos perder contra a Holanda (e por mais do que 1 golo de diferença), e vamos ganhar ao Vietname. Aliás, até vai ser curioso ver uma “Selecção Woke” jogar contra uma Selecção de uma ditadura Comunista. Talvez dessa vez, a Directora até apareça na “flash” com uma t-shirt de “Ho Chi Minh“.
.
E depois… depois, a “Mónica do Marketing” e o “Pedro da Úlcera Péptica” irão dar-nos a habitual “mangueirada” de lugares comuns para tentar enobrecer o seu trabalho. Completamente isentos, sem dúvida.
.
Mas as Vietnamitas não deverão ser menosprezadas, pois como regra geral, atletas asiáticas costumam ter uma condição física muito acima da média. Mas estou convicto de que as Portuguesas estarão muito motivadas, e que nesse jogo, iremos prevalecer.
.
Duas derrotas, uma vitória e voltaremos para casa, e depois, lá virá a pior parte… teremos que levar com o “Damage Control” da “pequena marketeira“, e cujo “Media Coaching” se resume a:
.
– “O grupo tá calmo e ’tá focado na tarefa”
– “Sabemos das dificuldades”
– “Respeitamos o adversário”
– “Sabemos das nossas capacidades”
– “Estamos determinadas”
– “O Foco é total”
– “Estamos muito concentradas”
– “Só dependemos de nós”
– “Mostra qualidade, capacidade, foco no trabalho…”
– “É mérito da estrutura técnica nacional”
– “Alcançar mais altos voos”
– “Estamos a crescer e bem”
– “Vamos tentar vencer para tentar alcançar o sonho”
.
Quando Liedson eventualmente editar o “dicionário dos chavões futebolísticos“, terá necessariamente que convidar a Directora a contribuir com algumas “banalidades” e platitudes.
.
E ela também agradeceu ao Presidente, o que não foi uma surpresa para mim. Especularia mesmo, que ela deve sobretudo (ela praticamente o admitiu) a ele as sistemáticas renovações de contrato. A Federação parece apostar muito no… “simbolismo“, o que faz sentido, pois 51% da população gravita “hipnotizada” nessa direcção, sempre assim foram, e a classe política está-lhes muito grata.
.
Pessoalmente, sou 1000% a favor de tudo o que envolva atrair os “Dólares Femininos” para o Futebol, porque menosprezar o “guito” de metade da população seria uma estupidez. Devemos tirar o máximo partido da sua natureza consumista.
.
E já não é só com os Euros dos Machos que se compram as botas novas das Directoras, ou…. “as novas roupas do Imperador“, com a aquiescência de Hans Christian Andersen, naturalmente.
.
Mas é bom que Portugal vá a estes grandes torneios, nem que seja para quebrar barreiras psicológicas e ganhar experiência. E seria uma lástima se talentos como a Nazareth (que finta, com um ou outro pé), a Jéssica, a “Lucy” e a Carole não pudessem, no mínimo, marcar presença ao mais alto nível, pois são as melhores que temos. Infelizmente, o “Professor de Educação Física do Colégio Valsassina” deixou-as todas “fugir” para o “outro lado”.
.
Já reparei, que há “Clubes” que pensam que a TVI é alguma “escola de dirigismo” “par excellence“. Francamente, penso que ficariam melhor servidos… até mesmo com as estilistas da SIC Mulher.
.
Desde a emergência de Mourinho que o sucesso em campo se misturou com a excelência na comunicação. E receio que isso tenha “infectado” algumas pessoas, que não tendo grande capacidade futebolística ou administrativa, gostam de pensar em si próprias, como grandes comunicadoras.
.
Eis uma dica, mulheres minimamente sensatas (e também…. algumas (poucas, poucas) jornalistas da TVI), sabem que depois dos 30, não devem pintar o cabelo muito escuro, pois isso fá-las parecer mais velhas.
.
O que eu até lamento, pois adoro “cabelo cor de corvo“, mas por alguma razão, existe a frase “as morenas são a tempestade e as loiras o porto de abrigo…”
.
Espere, não será antes, “as Directoras Técnicas são a tempestade… e as assessoras de imprensa são o porto de abrigo?”
.
Bom, é uma dessas, seguramente. Eu mal comecei a discutir com a “Tatiana“, disse logo a mim próprio, “esta loira deve ter raízes escuras…”
.
Nunca falha, as loiras são meiguinhas e serenas. Já as morenas… aquilo são mais neuras do que no rés do chão do Júlio de Matos!
.
Apesar dessas “Mestras Comunicadeiras“… aparentemente, fugirem de todo e qualquer debate cujo ambiente não consigam “controlar”. Aliás, nem sei… se poderá ser caracterizado como um debate, quando não há contraditório, apenas monólogos (ou… solilóquios… sobre “revoluções culturais” e outras tretas mais).
.
Pré-jogos levamos com os “preconícios barrigudos“, e nos pós-jogos… ou são as “Relações Públicas” ou o “Damage Control” (alimentado por… “instintos de auto-preservação“, nos quais, as fêmeas são exímias!). E até é uma “arte” interessante (quando expressada por Artistas, e não por “artistinhas“), mas a verdade, é que nunca vi o “Media Training” marcar golos.
.
E por falar em treino. Nada contra as miúdas, pois considero-as talentosas, mas como é que uma Norton e Telma Raquel (mas esta, até já esteve mais “batoque“, ou seria.. bitoque?) são aceites num estágio quando aparecem gordas?
.
Como é que alguém pode andar a dar entrevistas exigindo respeito e paridade, quando os futebolistas masculinos nunca seriam aceites se viessem para os treinos de rabos gordos e com as coxas a roçar umas nas outras?
.
Como diria
Osama bin Laden, “a vossa paridade termina, onde começa o nosso «body shaming»“.
.
Embora… ele talvez tenha dito antes um Fac-Símile idiomático, penso eu. Ou ele… ou o Arafat. Sim, um dos dois, asseguradamente. Ou então, algum responsável por um Departamento de Media nos arrabaldes de Queijas.
.
Em tempos, uma vila de estudantes universitárias muito bonitas e ameninadas, que gostavam dos bancos traseiros de Volvos. Mas cada vez mais, um lugarejo para “rock n’ rollers de garagem” e outros “Passistas“. Um jornalista conservador é como o Saramago a ler sobre pontuação gramatical.
.
E quando eu afirmo que a Norton está gorda, isso não quer dizer que esteja morbidamente obesa, ou que eu esteja a ser maldoso (nem sequer a conheço, é uma rapariga talentosa, muito gira, e até temos uma “orientação“(…) em comum)  ou preconceituoso (eu também não sou propriamente a Kate Moss, embora, na meia-idade, ambos sejamos apreciadores de Pizza), mas objectivamente, Norton está gorda.
.
E isto não é uma opinião, mas sim um facto fisiológico, e qualquer médico de clínica geral entre Funchosa de Cima e Castro Laboreiro corroboraria esta minha avaliação da sua % de massa gorda.
.
Basta ela ir às urgências e vai ver se “excesso de peso” não vai aparecer no “chart“. Neste momento, ao lado da Norton (e vistas por trás), até a “MARXão” parece ser a Devon Ross ou a 
Suki Waterhouse. Mas atenção, que a Devon é muito mais “cool” (e mais … “ambígua”).
.
Mas há que ter cuidado, pois em Abrantes, elas pensam que “Ambígua” é a esposa do “Umbigo“. E não, “Umbigo” não começa com um “H“, ao contrário do que julga um Doutorado (em sabe-se lá o quê…) que já foi Presidente do meu Clube.
.
– Menina Joana Filipa , o que é a Ambiguidade?
– Oh, é a especialidade na medicina em que cortam o cordão umbilical!
– Linda menina!
.
Curiosamente, a “Andreia Antivírus” é mais bonita agora do que quando era menos “pesadinha“. O peso extra favorece-lhe as feições, e o cabelo mais claro também “ajuda à festa”.
.
Já outras (não digo nomes, não digo nomes!) quando vão à colorista, regressam de lá, como se tivessem uma “lampreia de ovos” na cabeça. Não admira que depois, estejam sempre “a meter água“.
.
Norton é uma jogadora de grande qualidade (embora não a coloque no meu Top 4 nacional), mas podia ser ainda melhor, com menos 10 quilos. E isto serve para ela, como serve para mais 3 ou 4 seleccionáveis, ou até para algumas craques do Lank Vilaverdense. Jogam muito, mas sem aquela “mochila“, jogariam mais ainda.
.
O problema, é que sugerir a uma Futebolista que perca peso, é como falar de Charles Darwin a uma creacionista, ou aconselhar a uma Directora que compre os brincos na Sarmento ao pé do Elevador de Santa Justa.
.
Eu até já vi, por uma Selecção de Formação Feminina uma menina que estava nitidamente obesa. Metê-la em campo é de uma enorme irresponsabilidade e “pedir” para ela ter um enfarte. Pessoas gordas têm que fazer dieta e não exercícios cardiovasculares.
.
E isto (das gord(inh)as na Selecção) tem sobretudo a ver com uma frase muitas vezes usada no Futebolês… “cultura de exigência“. Se formos a ver a Edite Fernandes quando jogava, também ela tinha peso a mais. Jogava muito, mas podia ter jogado ainda mais. Mas diga-se, tem um guarda-roupa muito porreiro, ao nível da Abby Wambach, mas sem a “cara de talhante Polaca“, felizmente.
.
Quando uma Directora Técnica está em melhor forma (nem o Hercule Poirot consegue descobrir a cintura dela) do que as jogadoras, isso dá que pensar. Ou então, às escondidas ela anda a ir ao Doutor Tallon para “tratar das banhas“. Está mais magra do que há 20 anos. Como diria George Clooney, “é irritante“. Com certeza que é!
.
Se o Futebol Feminino fosse verdadeiramente competitivo (e está a ser cada vez mais, mas tem que o ser na realidade, e não apenas nos discursos de “marketeiras populistas“), há muito que as jogadoras seriam pesadas semanalmente e ser-lhes-iam feitas exigências de disciplina e profissionalismo.
.
Até porque, as “gordas” em clubes Amadores ou Semi-profissionais, podem queixar-se de que querem chegar aos “Grandes“, mas se nem dieta estão dispostas a fazer para lá chegar…
.
Não é quando lá chegarem que têm que dar o “click“, terão é que fazer o “click” para lá chegarem. Isto agora, até parecia um reclame da
Lamborghini. E por falar nisso, vou sugerir ao Fernando Tavares, que a partir de agora, os treinos da “Lúcia Catarina” sejam cronometrados no Autódromo do Estoril.
.
E parabenizo qualquer agência de intermediação que empregue nutricionistas (de preferência, sem cabelo azul berrante ou argolas na Columella do Septo Nasal) para darem noções mínimas de macronutrição às miúdas, pois duvido que haja uma sequer que queira ser gorda.
.
E com isto, não estou a exprimir que as jogadoras magras joguem todas bem, pois infelizmente, ainda não há uma “dieta de talento“, nem uma “dieta de intensidade de jogo“. E se houvesse, suspeito que o Betis de Sevilha a recomendaria àquele “calão” que lá têm no meio-campo. A primeira vez que o conheci, apareceu (para a entrevista) praticamente de pijama, um mandrião de primeira.
.
E por falar em Comunicação. No outro dia vi a “Rita Filipa” num canal desportivo, e embora não seja o “primeiro rodeio” daquela “Cowgirl“, achei que ela foi excelente, e por 3 razões:
.
1) Bom conteúdo analítico.
.
2) Boa projeção vocal.
.
3) Linguagem corporal muito descontraída.
.
Aproveito para sugerir a “MARXão” para narrar os “audiobooks” da Rowling.
.
Portugal é um País pequenino, e que não tem talento que chegue para “tripular” tantos canais e programas televisivos, e como resultado, há canais cujos comunicadores são absolutamente sofríveis.
.
Não sei quantos jornalistas desportivos em Portugal escrevem com verdadeira qualidade, seguramente, muitos menos do que há 50 anos, infelizmente.
.
Mas a nível de jornalistas televisivos, Portugal está muito, muito mal. É incrível o nível de “amadorismo” que metem na televisão. Quando penso em “monocordismo” penso nas “vozes clorofórmicas” das “talking heads” que a FPF mete no “éter“.
.
Quando um novo projecto está na sua fase de implantação, aparecem sempre uns “influencers” e “entendidos” (e que até podem entender, mas também, têm que meter comida na mesa…) a dizer-nos o quanto o empreendimento é uma “pedrada no charco” e completamente “revolucionário” (já percebi que para os lados do Rio Jamor têm a mania das “revoluções“).
.
Se eu vejo uma diferença entre uma Eleven Sports ou um Canal 11 e uma Sport TV ? Não (embora a voz da “Dani Fox” seja… “embaladora”), da mesma forma, que não vejo uma diferença substancial entre uma CNN Portugal e uma CMTV, apenas…
.
talvez… uma tenha a
pretensão de ser “séria“, enquanto a outra, não perde tempo com isso, e aceita-se tal como é, essencialmente, como um “magneto” para telespectadoras que subconscientemente “gostam” de um… “critério editorial melodramático” (e consequentemente, “jornalisticamente comercial“).
.
Suspeito que a Cofina deve ter Psicólogos a realizar “focus groups” (em cabeleireiros de bairro adjacentes ao Estádio da Luz) e a dar palpites sobre como “manipular” e fidelizar as “otárias“.
.
Até pode haver uma intenção, de que um Canal 11 ou Eleven seja marcadamente diferente de uma Sport TV, mas depois não a conseguem operacionalizar, pela simples razão, que a qualidade dos jornalistas é MUITO semelhante.
.
Eu até conheço
jornalistas de imprensa escrita – como é o caso do meu amigo, “Roy de Bayoneta” – que vai à televisão, e mesmo sem experiência, ele tem mais “presença” (e não é por ter 2 ou 3 quilinhos a mais) do que alguns que estão na TV há anos.
.
O meu comunicador televisivo favorito é o David Borges (tem uma voz à “Fátima dos Isquiotibiais“), mas também gosto do Joaquim Rita, do António Tadeia (meu antigo “patrão” e amigo), e de mais uns poucos (mas esses, como não são meus amigos, não me lembro dos seus nomes…). Como regra geral, diria que a SIC Notícias e a RTP são quem tem os melhores (e também alguns dos piores).
.
Portanto, a fasquia está baixa, mas tenho que dizer, que pelo que vi/ouvi no outro dia, a Dª Manhas já está no Top dos melhores comunicadores (mulheres e homens) televisivas, e faço votos, de que siga carreira nessa indústria, pois o jornalismo Português precisa de toda a ajuda e talento disponível.
.
Mas por favor, ela que apanhe o cabelo em cima! Com a “esfregona” para baixo, ela é uma “7“, mas com “ela para cima” (como em tantas outras coisas na vida…) é uma “9“.
.
Não acho que ainda seja uma grande jogadora, não sei se é (ou se a deixam ser) uma boa Preparadora Física, mas enxergo ali genuíno talento para a comunicação no meio audiovisual. Muita força para ela, é das poucas que consigo aturar quando abre a boca.
.
Aquela “gordinha” que comenta os jogos no Canal 11 também é excelente. O que só mostra, que a FPF é uma… “Ginocracia“, pois por lá, até as “gordinhas” têm mais talento que os “badochas“. E felizmente, não são calvas nem arrogantes. Nem metem as mãos em cima dos joelhos das colegas em directo. De qualquer forma, vou sugerir à “Andreia Sofia“… minisaias e mesas transparentes, para ver onde elas repousam as “manápulas”.
.
Geralmente, quando se juntam mulheres a mais, a conversa parece um “galinheiro“, mas Andreia, a Ana e a Edite são todas excelentes.
.
O Mestre Francisco Neto fez bem em chamar Joana Marchão à Selecção, para a poder recuperar (e parece estar com alguns quilos a mais?) animicamente, mas também mostrou ser um homem sério ao não a meter como titular em nenhum jogo.
.
Infelizmente, a vencer pela margem mínima, o “Mestre Mortágua” decidiu meter a “pequena Abrantina” em campo. Na minha óptica, foi uma ideia tão feliz quanto a daquela malta que comprou um condomínio ao lado do cemitério dos Olivais.
.
Realmente, não há nada, como acordar pela fresca, limpar a ramela dos olhos, e de bocejo em bocejo, abrir a janela e dar de caras com uma necrópole.
.
Esta ideia de ter Borges e Marchão em campo é um pesadelo. Aliás, a Gouveense a defender nos últimos 15 minutos assustou-me os… “Living Daylights“. Que baderna nos posicionamentos e marcações, parecia eu em 1984, quando confundia a Heather Locklear com a Heather Thomas…
.
O posicionamento da “9” no golo anulado fez-me lembrar o posicionamento político do “Berloque de Esquerda” na SIC Notícias nos primeiros dias da Invasão da Ucrânia… Mas depois, ao “verem” para que lado “soprava” a “Vox Populi“, lá apareceram à beira da embaixada “Soviética” para fazer “show-off“.
.
Sinceramente, já vi melhor marketing político quando “Mónica Susana” em 1983 foi ao Circo Chen em Penacova para comer Pastéis de Lorvão.
.
“Mortágua” manteve (e com mérito) Patrícia Morais na baliza, mas nos últimos 15 minutos, Patrícia parecia que ia começar a… “ser Patrícia“, mas felizmente, não o foi (igual a si própria) em demasia.
.
Eu nunca meteria
Inês Pereira (boa miúda) contra uma equipa com o delineamento das Camaronesas. Nos 15 finais, eu até disse a um colega, “Porra! A guarda-redes está a ficar… «toda Patrícia!»”
.
Tatiana mereceu ser titular, está a fazer uma época muito, muito boa no Clube. Sem dúvida que eu também teria apostado em Tatiana e Nazareth contra as Africanas.
.
Norton foi titular. Eu não a meteria, nem contra equipas Africanas ou Asiáticas. Tem muito talento, mas não vejo nela a dinâmica necessária. Compreendia quando no passado a deixavam perto da ala, mas isso era quando ela estava… “uns quilinhos mais a Sul“.
.
Não meteu Telma Raquel, e eu também não a teria metido, contra esta equipa. Apostou na “Doutora Diana” e em Jéssica. E se com Jéssica concordei, eu neste jogo, penso que Portugal teria beneficiado de Capeta em vez da “Doutora“, embora, Capeta tenha (por enquanto) limitações semelhantes às da “Boticária”.
.
(mas a “Doutora” também tem um “Turbo“. Aliás, entre a “Doutora“, a “Bombardeira Loira” e a “Fast Lucy“, a Liga BPI tem mais “turbos” do que a antiga oficina da “Hiper Pneus“).
.
Se me surpreendeu o facto de Portugal ter sofrido tanto após o “Mestre” ter metido Marchão, Fátima e Jacinto em campo no espaço de 10 minutos? De modo algum, a equipa perdeu a iniciativa ofensiva.
.
Eu teria optado por trocar a “Doutora” pela Capeta e a Borges pela “Lucy“. Não o posso censurar por ter tirado a Norton, mas o ideal teria sido tirá-la para meter a… Beatriz Cameirão, mas isso são outros “500”…
.
Se houver acuidade para isso da parte de quem toma as decisões, talvez um dia, a Jacinto (também ela uma boa miúda) venha a envergar a braçadeira. Muito serena de emoções e muito contida no discurso. Não ficou “Verklempt” como a maioria das colegas e equipa técnica, o que é compreensível.
.
De capitãs nervosas, “inarrependidas” e “inpenetenciadas” já estou afadigado. E não me estou a referir à Selecção. Devo me estar a referir à Capitã do… Polo Aquático de Cascais. Sim…
.
Parabéns para o Professor Francisco Neto (e os meus sinceros pêsames), discordo de algumas opções dele, tal como discordo quando vejo a Assunção Esteves trajada em lavanda na Primavera, mas somos todos Portugueses (excepto as Internacionais Alentejanas) e estamos todos felizes.
.
Sobretudo, ao ver a alegria das miúdas, como a “Messias Nazare(th)na” em destaque, aos saltos e aos pulinhos, como se tivesse engolido um “saltitão“… ou comido uns feijões Mexicanos (ai se a “Bravo” descobre…).
.
Faço votos de que as moças consigam melhores patrocínios, de modo a que a “Kika” possa finalmente comprar um novo elástico para o cabelo.
.
Ali para os lados do Colégio Pedro Arrupe há um “estabelecimento comercial” chamado… “Loucuras & Prazeres” que é capaz de precisar de umas “brand ambassadrices“. Just sayin’…
.
Já sobre a…  “Casa de Malaxações” na Avenida da Boa Esperança, não posso asseverar nada, pois deixei de lá ir em 2010, quando o SEF deportou as “massagistas” Vietnamitas. Aquelas pequenezas do Sudeste Asiático mereciam os seus “Vistos Gold“, pois percebiam mais do… “Aparelho Urológico“ do que metade das alunas na Faculdade de Motricidade Humana.
.
Sim, é verdade que em 11 jogos contra as ‘Maricanas, Portugal perdeu 10 e empatou 1, “mamou” 39 golos e marcou 0 (ZERO!). E contra a Holanda (“Países Baixos” é mais com a minha Urologista…), em 8 jogos, Portugal perdeu 7.
.
Portanto, a Matemática (não que factos alguma vez impeçam a assessoria de imprensa de “tecer” “spin” para… “tontinhas“) diz-nos que Portugal quase de certeza vai perder mais duas vezes.
.
Mas o que é “porreiro”, é que as mulheres não “pescam” nada de Matemática. Quiçá, ainda sacamos um empate, e no final, Patrícia Morais aparece na “flash” a coçar a cabeça, confusa e a dizer, “não sabíamos, não sabíamos…”
.
As mulheres são como os operários fabris nos tempos de Estaline. O melhor mesmo, é não lhes dizer nada, metê-las num cantinho e pagar-lhes a tempo e horas.
.
E entretanto, chegaram os exames realizados pelos geneticistas do INFARMED, e descobriram que “Fast Lucy” foi “concebida” por cientistas da NASA em Cabo Canaveral (supostamente, fica entre Fermentões e o Museu da Broa…) para poder ser a primeira mulher a fazer “overlappings” na Lua, e sem necessitar de um fato espacial!
.
Não acho que Jéssica tenha feito um grande jogo, mas hoje em dia, ela é talvez a melhor jogadora Portuguesa (e sempre foi aquela com mais potencial), o que não era o caso há um ano, mérito da “Miss Patuda“, do Seleccionador, e também da própria Jéssica, que finalmente percebeu que no relvado não há areia, nem podem haver “brincas”.
.
Eu fico feliz por ela, pois quem me conhece, sabe que gosto sempre de ver
Alentejanas saírem-se bem. No final da época, prevejo que será agraciada como melhor jogadora da Liga BPI. Pelo menos eu… irei votar nela!
.
Ah, e para além da sua valia técnica e atlética (e que na minha opinião, já passou o seu apogeu) tem algo mais… carisma! Algo relativamente raro, e que será importante para fazer crescer a modalidade junto do grande público, e não somente entre os primos, vizinhos e ourives (eu hoje estou pior que a Joan Collins…) da Directora Técnica.
.
Curiosamente, as duas jogadoras mais carismáticas (na minha opinião) são ambas do Alentejo. É como eu costumo dizer, “do Alentejo só vêm Lampionas, Comunistas, Lésbicas, e coisinhas muito, muito boas.”
.
Ainda não decidi se a “Kika” é carismática ou simplesmente “maluca“. O carisma de Tatiana manifesta-se melhor através dos silêncios ou nos momentos mais circunspectos.
.
Escrevo isto (e tudo o resto, Sr. Procurador!) sem qualquer maldade, a Tatiana tem que parar de consumir lacticínios, ou então arranjar uma Dermatologista de jeito (sugiro a Doutora Fernanda Sachse), pois não é normal uma rapariga de 28 anos ainda ter (com ou sem maquilhagem) tanto acne. Até parece aquele moço que anda a aquecer os pés à “Corceiro não sei quantas“.
.
No lugar de “Tati“, nas férias quando não necessitasse de tantos hidratos de carbono para treinar, comeria só legumes, vegetais e fruta durante um mês. Ou se calhar, terá algum problema hormonal, e aí, sugerir-lhe-ia antes a Doutora Catarina Silvestre.
.
Ambas na CUF! Qualquer dia ainda vou para empresário da Faculdade de Ciências Médicas da NOVA… e aproveito, para puxar as orelhas à Marta Ferreira, se ela ainda não souber o que são Hormónios Gonadotróficos.
.
Há 22 anos, quando me perguntaram o que era a “sínfise púbica“, eu limitei-me a encostar o meu indicador direito na porção inferior da virilha da minha colega do lado. Bons tempos, pré “MeToo” e outras “tangas” que lá fazem subir o Twitter no mercado bolsista.
.
O que sempre é melhor do que a “Cameirão“, ela que começa as frases no Pretérito Perfeito e termina-as no Presente (H.G. Wells ficaria orgulhoso…).
.
Para nada dizer das suas contínuas dificuldades em distinguir (o que quer dizer, que tem capacidade para ir trabalhar para o Ministério Público…) entre uma
preposição e uma conjunção ou substantivo. Mas, pelo menos já salta mais do que um canguru quando vai à praia. Salta, Béa. E salta, Béa, allez!!
.
Em sua defesa, creio que ao dia de hoje, ninguém na Selecção Nacional tem Anoraks tão bons quanto Beatriz Isabel. Eu tenho ali um da “Swordfish” no armário, mas “Big Béa” está noutro nível – “there are levels to this…” – (e tem pernas mais bem feitinhas do que as minhas), até o “Guli” concorda comigo, e esse “tipo”, é um autêntico animal.
.
Excelentes unhas na Nazareth (e as pernas mais bem depiladas desde os tempos do “Sr Sabrosa” naquele Clube ali ao lado), a mulher sempre que vai arranjar as mãos, Portugal sai-se frequentemente bem.
.
Mas alguém tem que a levar a um
Cardiologista (sugiro o “meu” Professor Doutor Luís Mendes Pedro – Instituto Cardiovascular De Lisboa) e Otorrinolaringologista  (Professor Doutor Oscar Dias – SAMS na Fialho de Almeida), pois a julgar pelas celebrações, ela terá o “coração ao pé da boca“, o que sempre soa mais benemerente que o idiomatismo de… “parece que tem pulgas nas cuecas“.
.
Duvido (muito) seriamente, que Peter Cook e Richard Beckinsale fossem capazes de “grelhar” (satiricamente) tanta humanidade em tão curtos parágrafos, mas a filha do segundo é uma
“Brasa“, e das grandes!
.
A Nazareth está sempre a puxar as lapelas ao Mister, parece o Zidane a dizer ao Vanderlei Luxemburgo como se faz “la roulette“. A “Bravo” também sabe fazê-la, sobretudo, quando vai a sair da Pizza Hut e apanha com a Norton pela frente.
.
Alegadamente, “
Mariana-Raquel” até já lhe disse, “imagina que a bola é uma tigela de esparguete à Bolonhesa, e que a Pauleta não come há duas semanas…“. Bom, se há Bolonhesa,  então eu também passarei a ir aos treinos de captação…
.
Se a Directora Técnica fosse esperta, começava a conduzir uma carrinha dos “Douradinhos da Iglo” em redor da Cidade do Futebol, e com a Norton na sua peugada. Até já ouvi dizer, que Francisco Neto mandou fechar o frigorífico no refeitório do Jamor com uma corrente da âncora de um porta-aviões.
.
Será que ninguém consegue preparar à “Fátima dos Isquiotibiais” um chá de cebola com uns farrapos de mel? É que a “gaja” tem “voz de fumadora“, parece o Johnny Depp após descobrir que a “outra” lhe voltou a confundir os lençóis da Pierre Cardin com as latrinas portáteis num arraial na Quinta dos Lombos.
.
Se ela um dia for para colaboradora da “
Linha Erótica“, a malta até se assusta, desliga e manda bloquear o número.
.
A julgar pelas celebrações, “Fast Lucy” faz a melhor “dança da galinha“, desde que Zab Judah (ex-Judeu, presentemente “Cristão Renascido“) se cruzou com o “Assassino de Serov“.
.

.
E alguém dê ao “Mortágua” duas aspirinas antes do jogo, para lhe diluir o sangue, antes que lhe “falhe o realejo“. “Moi-Même“, no último quarto de hora, ao ver jogar a Borges e a Patrícia sob pressão, ia-me dando um valente “badagaio“! Tenho que perguntar à “Mónica dos Mails” onde é que também posso comprar uma dessas modernices de relógios que me controlem a tensão arterial.
.
“Olhando devagarinho para a coisa“, como se diz no Alentejo (obrigado, Jéssica!), fico com a ideia, de que a Patrícia não personifica propriamente a frase Hemingwayesca de “«sang-froid» sob pressão“.
.
Eu sempre disse, “Patrícias dão péssimas guarda-redes e… advogadas“. Mas atenção, pois já conheci advogadas bem piores (em todas as metrificações possíveis) que a Lourense que enverga a “12” por Portugal.
.
Aliás, a Patrícia, a Tatiana e a Nazareth mereciam o seu próprio programa no Canal 11, pois sempre têm mais… “
aliciamento televisivo” do que aquela “toleirona” que começa os programas a sorrir que nem uma… “acometida” (100% à prova de imputações!) e dizendo… “bem-vindas e bem-vindos!“.
.
Essa mulher é um perigo para a nossa Hipernatremia, pois tem tantos implantes salinos nas mamas, que só de ver aquilo, fico logo com o sódio elevado. Ela deve querer “elevar” “
une autre chose“, mas é uma chata do caneco!
.
Não me ria tanto, desde que uma lateral direita me acusou de ameaçar o Primeiro Ministro. Como diria o Imperador Tibério, “se assim não for, é uma estranha inconsistência… a desse homem, que vota num candidato, e depois o ameaça.”
.
E pessoalmente, não acredito que Tibério se deixasse “comer” pela Cloé Lacasse, dérbi após dérbi. Mas claro, isto é apenas a minha opinião, Sr. Procurador.
.
Até pode parecer injusto, mas não há “mamalhal bamboleante” que compense a falta de carisma (“et quelque autre chose aussi…“) de uma comunicadora. Embora, claramente, ninguém o tenha relatado à… “Suzana da Amadora“.
.
Uma ultra-conservadora feminista é como aqueles partidos posicionados à Direita do espectro político mas cujo nome envolve “Liberal“. Péssimo, péssimo “branding“. Deve ter sido o “Luís Martins das Paixões” após uma bandeja de croquetes de camarão “ungidos” em óleo fula (ou silicone f
ungicida).
.
E também já percebi, porque raio, quando vou à Decathlon… nunca consigo comprar ténis brancos. É que a “Oficial Matilde” já lá foi comprá-los todos! Pelo menos antigamente, havia leis contra açambarcar o mercado. O lugar dela, era a cantar o fado na penitenciária de… “Sing Sing“.
.
(Hemingway sempre dizia, que devemos ter cuidado ao escrever bufonarias, pois a escrita não tem a mesma expressividade da verbalização oral, o que leva pessoas pouco perspicazes a não conseguirem “apanhar” a… “abnoxidade” do sarcasmo, e consequentemente, levam tudo muito a (desres)peito. Pudera, com certas “décolletages” que tenho visto!).
.
As sapatilhas que tenho tido com que me contentar, têm mais cores – e mais festivas – do que o subconsciente do Goucha. E por falar em cores… – “Desculpe, sabe me dizer se o Sabrosa é Sportinguista, Benfiquista, ou…” – “Sei, o Clube do gajo é o Millennium BCP…”
.
Atendendo a que algumas mulheres no Futebol Feminino parecem “sofrer” de uma “misandria aguda“, é bonito ver o “coleguismo” entre o Seleccionador e as suas jogadoras.
.
Decididamente, fico com a ideia, de que o ambiente na Selecção é muito melhor do que em alguns Clubes, e em parte, talvez por causa das jogadoras terem menos “poder” no balneário.
.
Um bom exemplo de homens e mulheres a trabalharem em conjunto (e provavelmente, ao som da música de Paul McCartney, AKA “Paulinho das Ganzas“). Mas cheira-me que o “Mortágua“ nunca vai ser contratado pelas “mates“, nem para servir cimbalinos ou para distribuir toalhetes perfumados no WC.
.
A cobertura do Canal 11 ao pós-jogo foi… “extranatural”, cortesia das 3 senhoras que lá (na Cidade do Futebol) estavam a dar tão boa conta do recado.
.
Felizmente, o “barrigudo” deve ter metido folga para lhe irem fazer mais um colónico ou irrigação anal. Fez bem! Os telespectadores agradecem, e até o Maniche parou de dizer “c*ralhadas” (e de atropelar a gramática com “neologismos” até para além da minha cognição) no Instagram.
.
A Comunicação FPF “embedded” em Hamilton também fez um excelente trabalho (ou isso, ou o Tlm da Nazareth é mais “turbinado” do que o meu). Aquela Maria Ana Oliveira tem que nos explicar a todos, como é que uma pessoa de quarenta e tal parece ter 20 e poucos. E já reparei, que há várias “Marias” assim no jornalismo.
.
As “Marias” quando tentam entrar nas salas de imprensa, os “chuis” até lhes dizem, “Menina, as «groupies» aqui não entram…” Ela deve gastar uma fortuna em rodelas de pepino, ou então, faz esfoliação com um esfregão da “Scotch-Brite“.
.
Eu desde que vi a Joan Crawford lavar a cara com água a ferver, já acredito em tudo… excepto no Pai Natal, na Iva Domingues, no Rui Costa, na Maya, nas assessoras de imprensa e no Luís Montenegro.
.
Apesar de eu nem sempre concordar com as titularidades de Fátima Pinto, Ana Borges e Tatiana Pinto, por mim, seriam sempre convocadas, pois há elementos que também fazem a diferença, mesmo quando não jogam.
.
Esperemos todos, que até Julho, Marchão fique mais rápida, Borges fique 5 anos mais jovem, Norton perca 10 quilos, Telma que perca 5, a “Doutora Diana” que melhore a técnica, que a Diana Gomes consiga saltar mais alto (e que a “Cannavaro de Santo Tirso” mantenha as tranças mas corte nos hidratos de carbono simples, sff), e que o “Media Coaching” melhore substancialmente.
.
Falei com uma “Mónica” após o jogo para a gratular, mas ela continua mais “austera” do que um abutre a vigiar o Cemitério de Massarelos no “Dia de Finados“.
.
O sexo feminino, quando em forma de rapariga, é por natureza alegre, despreocupado, disponível, etc. Depois, já em formato de mulher, estão sempre insatisfeitas, ansiosas, invejosas, etc. E posteriormente, andam sempre no TikTok… a dizer que os homens já nem sequer olham para elas, que nem falam com elas, etc.
.
Esperto é o Mestre Leonardo DiCaprio, assim que elas celebram o seu 25º aniversário, ele leva-as até à porta da mansão, e (alegadamente) diz-lhes, “minha querida, a paragem do autocarro é ali mesmo…“. Quem as topou desde cedo, foi o Capitão Rhett Butler com, “francamente, minha querida. Eu não quero saber!”
.
(a propósito, nem eram necessários os advérbios, pois comentários hiperbólicos sobre figuras públicas, isso é… “sal grosso no rabo das leitonas“, como (alegadamente) se diz, no Tribunal Judicial de Ferreira do Alentejo)
.
Parece andar muito tensa e sisuda, e eu bem sei o que a deixaria mais “meiguinha“, submissa, descontraída e ameninada. Seria uma valente… dose de “Relaxantes Musculares” naqueles nadegueiros, a “Doutora Diana” com muito gosto providenciaria a Ciclobenzaprina.
.
Atenção, Sr. Procurador, eu disse que falei com “uma Mónica“, mas não especifiquei. Como diria Bill Clinton após o escândalo Lewinsky, “Hillary, Mónicas houve muitas!!!”
.
Foi bom voltar a ver Susana Cova comentar, pode não ser (e quem sou eu para tal ajuizar?) uma grande treinadora, mas parece ser uma mulher séria. Talvez mais uma que percebeu (tal como alguns homens) que é mais fácil ter um grupo “na mão” na Federação do que nos Clubes.
.
Não posso de consciência límpida deixar de referir, que suspeito que terem uma mulher como Directora Técnica terá vantagens para conter (hipotéticas) tendências para a… “amotinação“ num balneário feminino, e nesse sentido, talvez Mónica Jorge seja uma “benção” para o Seleccionador.
.
A Edite sabe me dizer em que posição joga Mónica Jorge? É que em 2002-2004, José Mourinho aparecia mais vezes à frente das câmeras de televisão do que Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Deco. E agora, Mónica (aparentemente) tem mais tempo de antena do que Jéssica, Lucy, Carole e Nazareth.
.
Mas não me posso queixar, pois ela é (inadvertidamente) cómica, naquele seu estilo… “circense“. Como disse em tempos Pinto da Costa sobre Manuel Serrão… “está a levar aquilo tudo para a palhaçada!”
.
Portanto, a “Mondeguina” deve ser a “estrela da companhia“, pelo menos, mediaticamente, assim parece ser “empurrada” pelo “Departamento de Media” da FPF.
.
Não irei comentar (por ora) sobre a combinação da roupa toda preta com o cabelo preto, os brincos (que já não são os mesmos, felizmente/infelizmente) e as pérolas. E se subirem o orçamento, para o ano ela até é capaz de vir de Givenchy. Só ficaria a faltar George Peppard para Seleccionador e Truman Capote para “Team Manager“.
.
Mas os dentes estavam excelentes, e as expressões faciais fizeram-me lembrar dos “tempos loiros” de “Mister Bean“.
.
Em vez de ao Presidente, ela devia era servir-se do seu (considerável) “tempo de antena” para agradecer ao seu dentista. Já à sua maquilhadora… como se diz em Gaia, “dou-te um chapadão que te phodo toda!!”
.
Pessoalmente, acho que estes fatos oficiais da FPF são medonhos, e as colaboradoras ficam muito melhor de fatos de treino. Um pequeno aparte, sandálias de saltos cortiça com aqueles fatos, são um “faux pas” do tamanho do cabo da roca. Menos, por favor, menos!
.
A verdade é esta, a “Mónica” veste-se melhor do que a “Directora Técnica“, tal como o Doutor Jekyll se saiu melhor na pós-graduação em Medicina do que o Mister Hyde.
.
E com o devido respeito a Robert Louis Stevenson, a comparação não será “hermética”, pois eu não sei que tipo de brincos usava o Sr. Hyde, mas duvido que andasse todo de preto, como andam aqueles “Romenos“ e “Espanhóis“ no Cartaxo que o “Ventura” não pode ver à frente, alegadamente.
.
Quando “Mónica” está “fora de serviço”… fica muito melhor! Já com a Borges (calças pele de cobra com blusões de cabedal e botas da tropa…) é precisamente ao contrário. Mas quando é a FPF a vesti-la, então, já fica melhor. “Mais pimpona“, como dizem as diletantes da Avenida de Roma. É como ainda dizem algumas, há mulheres que só ficam apresentáveis quando ainda são as Mães a vesti-las.
.
Nos 2000s já Mónica usava Louboutins (mas com cores (mais do que) questionáveis, até parecia a sapataria da “Air France“), quando em Grândola ainda nem sequer tinham ouvido falar do “careca de Melides“.
.
Aliás, acrescento, que temos saudades da “Mónica” (“desaparecida” desde 2011), pois há 12 anos que só “levamos” com a “Directora Técnica“. E a “iteração” anterior era (muito) mais divertida, descontraída, e… “apolítica“.
.
Até me lembro, de quando lhe perguntei, o que era a “Lei de Bases“, e ela pensou que estava relacionado com a Polícia Militar em Figo Maduro…
.
Sinceramente, acho que ela em 2006, nem sabia a diferença entre o PPD e uma pevide de girassol. E verdade seja dita, os hiperbólicos politógos da SIC Notícias, provavelmente também não sabem a diferença entre o MRPP e uma floresta de Pinheiros Mansos.
.
Ao menos aquele SIC(kista), disse em directo em Junho de 2019 que os bombardeiros Americanos já estavam a sobrevoar o Estreito de Ormuz e iam a caminho de Teerão. Pelos vistos, devem ter feito escala em… Hamilton, pois quase 4 anos depois, ainda não chegaram à costa Iraniana. Ou isso, ou então, mentiu-nos descaradamente…
.
É como aquele namorado de uma jogadora (que jogou no dia 22) que em Janeiro de 2022 me disse que ia à esquadra apresentar queixa-crime contra mim. Mas 13 meses depois, só posso deduzir, que a tal esquadra, deve ficar longe “para chuchu” (ou “para Cachucho“, como alegadamente dizem as Abrantinas)
.
Eu sempre disse, que as moças da província eram as mais educadinhas e humildes. Inclusive, sempre afirmei, que a Ana Teles é mais cortês do que a Paula Bobone. O problema, é que as “provincianas” mudam-se para Lisboa, descobrem as lojas da Zara, da Lacoste e Michael Kors, e ficam (quase) iguais às “outras”.
.
Se eu fosse Presidente da FPF (DEUS me livre!!), eu certificava-me que as minhas colaboradoras passavam pelo menos 6 meses por ano a irem a banhos no Mondego e na Praia Fluvial de Adaúfe.
.
Até porque, algumas já cá estão há tanto tempo, que até já têm sotaques à Bairro Alto (malditas casas de fados!!!), Xabregas e Madragoa.
.
E falo por mim, essas soam-me pouco melífluas aos meus ouvidos. Há uns anos, fui ao Feira Nova de Telheiras e comecei a meter-me com uma Brasileira. Ela começou a falar e até parecia que era natural de Moscavide ou do Catujal. Virei-lhe logo as costas, e espero que a deportem!
.
Lamento, mas sotaques “à Rio Trancão” é que não aceito! Mas também já conheci mulheres de Corroios que falavam “à Cascais“, e essas até eram cómicas, pelo menos quando estavam a falar com outras pessoas que não eu.
.

Se a “General Carole“ saltasse tanto durante os jogos como salta nas celebrações, o Alessandro Nesta até já teria vindo a Portugal pedir-lhe umas dicas. Se eu fosse avançado e a visse a dançar daquela forma… “descombobulada” na minha direcção Eu fugia logo!!
.
A este feito desportivo e mérito das “Mulheres (e alguns homens) do Futebol“, espero que não se venham agora “colar” políticas oportunistas, tentando instrumentalizar (ou… “estrumetizar“) o trabalho das outras como seu “Capital Político“.
.
Reparo que há mulheres ao serviço da FPF a dizer que este é um feito das mulheres, mas curiosamente, não dizem rigorosamente nada sobre ser igualmente uma proeza da comunidade LGBT.
.
É 
elegíaco o quanto certas mulheres querem lutar pela afirmação da “biocenose do arco íris“, mas não o fazem por aparente vergonha ou receio. A partir de certo ponto, cautela e “introvertidismo” é mesmo “cobardia” e “hipocrisia” da parte de “Activistas de Água Doce“
.
No outro dia, uma mulher disse-me que era adepta ferrenha de futebol. Mas quando lhe fiz uma pergunta muito básica sobre Futebol dos anos 80, ela lá admitiu que afinal nem seguia o fenómeno.
.
Penso que é aquilo a que os Americanos se referem como os “Johnny come lately“, ou pessoas que não estavam verdadeiramente comprometidas com uma causa, mas depois, querem aparecer à última da hora para também ficarem na fotografia.
.
Que nenhuma Directora Técnica deixe umas… “Joanas como latelies” venham à Portela e… perdoe-me o calão…. “vir segurar nas «glândulas» da Chefa” para aparecer na “photo opportunity” ou “selfie-opportunity“.
.
Aposto que daqui por poucas horas, na televisão, vamos ver uma Directora a “correr” “alucinada” na direcção dos “holofotes“, e a querer tirar fotos com Deputadas e chefes de estado. É a sua “desavergonhada” natureza “
ufanista“.
.
E a mesma seria mais fácil de esmoer, não fosse pela sua necessidade de se “masturbar” (com auto-elogios) em público, fazendo referência aos seus elevados padrões morais no que respeita a paridade, igualdade, direitos humanos, etc, etc, etc, Zzzzzz. Parece uma “Mini-Me” a tripudiar à volta do Presidente Federativo.
.
Eu pessoalmente, acho que isso não passa de dissimulação, ou então… haverá algum “mau contacto” no “fusível da moralidade“, e ele só se “acende” quando os microfones estão ligados. Depois em privado, parece que surge antes o… “Mister Hyde“.
.
E já vi, que a “Catarina dos Pudins” já se chegou à frente para se vir “apropriar” politicamente do trabalho das outras. Essa pessoa deve perceber tanto de Futebol como a Greta Thunberg percebe de Climatologia e Física Atmosférica.
.
Realmente, não seria má ideia de todo, já em Maio, trocar a dos “Pudins” por uma boa…”Arrufada de Coimbra“! Qualquer uma, menos a “Trotskista da Adega da Vidigueira“.
.
As jogadoras adversárias eram todas muito, muito ” mal-apessodas“. É a minha opinião. Mas quem quiser, que tome as suas Benzodiazepinas e discorde de mim até as vacas tossirem quando levarem as galinhas ao dentista após verem os porcos participar na Volta a Portugal em Bicicleta. Para mim, quando comparadas com as “nossas”, elas eram tão pavorosas quanto o “pecado no Vaticano“.
.
Aliás, a Gabrielle Onguéné tinha um cabelo que parecia o ex-marido de Tina Turner. Como ficaram elas assim? Deduzo que começaram como guarda-redes e defenderam muitas bolas com a “tromba“.
.
Razão pela qual, basta-me olhar para a “visage” de Rute Costa, para perceber logo que ela é uma Guarda-Redes do caraças! Ainda por cima, ouvi dizer que a Barcelense é mais Sportinguista  do que eu e o Seleccionador Nacional juntos. Detesto, é quando ela e a Norton tiram fotos juntas, pois fico logo com vontade de comer ananás e fios de ovos.
.
E depois, ainda aparece a “Tatiana de Aveiro“, e os gajos até ficam de imediato com os… “ovos moles“. Nos tempos de Oscar Wilde, um gabiru “ia de cana” durante 2 anos por escrever prosas tão “sugestivamente lúbricas” e “pontuadas” com “piscadelas”
.
E… parece, parece, que desde 2015 a Directora Técnica, também cortou relações com o estojo de maquilhagem. Como diria Godinho Lopes, “lamentável…minhas queridas amigas“.
.
Não sei se os diamantes são os melhores amigos das mulheres (do meu mindinho esquerdo são de certeza), mas que ninguém tenha dúvidas, de que o Rouge/Blush é o melhor amigo de muitas maçãs do rosto, tal como a escolaridade obrigatória é a maior “inimiga” do populismo e da comunicação medíocre.
.
A Mónica “circa” 2006 não era mais inteligente do que a actual (mas comunicava melhor, porque era mais genuína, na minha opinião), mas pelo menos, sempre era mais “castiça“. A nível de produção (fora do expediente) continua “Top“.
.
Infelizmente, o Futebol não é de.. “modas“, senão, teríamos a melhor Directora Técnica do Mundo, a Tatiana andaria a vender a sua receita de “Consommé d’Aspèrges“, e a Putellas andaria a meter “likes” nos posts da “Norton dos Abacaxis” (assim… uma espécie de Carmen Miranda… mas com melhores recepções orientadas).
.
(e o seu a sua… Dª, pois emocionalmente, Mónica está agora mais inteligente (na advocacia chamam-lhe “cinismo“) não que alguma vez tenha sido “estúpida” nessa especificidade)
.
(e não, MARXão, o Síndrome de Asperger não é uma aflição mental em que uma gaja desata a comer catrefadas de espargos)
.
É pena que Fernando Gomes não tente uma “permuta” com o Watford, para trazer a Professora Helena Costa para Directora dos Quadros Técnicos da Federação Portuguesa de Futebol. A perda da programação matinal (“LGBT prime time“) da TVI seria o ganho do projecto desportivo Português, pelo menos, na minha concepção.
.
Até lá, teremos que nos contentar com o “turbo” da “Lucy“, a “seda” da Nazareth, o “aço” da Carole, e tudo (e mais alguma coisa) da “Jéssica de Odemira“.
.
Parque das Nações,
Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2023.
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos reservados.
.

 

Facebook Comments
Ernest HemingwayH.G. WellsHans Christian AndersenJosé SaramagoOficial MatildeOscar WildeRobert Louis StevensonTruman Capote
Share

Poderá também gostar

Hannah Seabert, Mariana Cabral e Francisca Nazareth

View Post

HANNAH BANANA, THE IRON-GLOVED CALIFORNIAN LASSIE…

When Joana Comes Marching

View Post

QUANDO AS ABRANTINAS VÊM A MARCHAR…

Eleven 11

View Post

CÍCERO E AS MUSAS…

Ernest Hemingway e Agnes Von Kurowsky

View Post

MACHO, MESTRE, GÉNIO E FIGURA!!!!

Andreia Bravo e Janis Joplin

View Post

QUE O DEUS DO EPICURISMO LHE COMPRE UM NUTRICIONISTA…

Ryan Garcia Vs Gervonta Davis

View Post

TO OLD IRON CHIN…

Beatriz Cameirão

View Post

CURVAS FRÁSICAS FELIZES E LAPSUS CUNILINGUS…

Michael Kors

View Post

COALAS, CANGURUS, KORS… E CAMARADAS!

Francisco Neto, Mónica Jorge e Ana Capeta

View Post

MESTRES, MÓNICAS E MUNDIAIS…

Lúcia Alves - Top Gun

View Post

“FAST LUCY” ABANOU O SEU… “MÓNI MÓNI”

Kate Capshaw

View Post

AS ASSESSORAS DE IMPRENSA TAMBÉM SE ABATEM?

Lúcia Alves e McKayla Maroney

View Post

RED (LUCIES) IN EUROPE (ALCOCHETE) – CONTEMPLAÇÕES SEMI-TELEGRÁFICAS…

Carolina Patrocínio

View Post

HÁ DEIDADES ESTETICAMENTE SIGNIFICATIVAS NO RESTELO?

Mónica Jéssica Parker

View Post

ASSESSORIA OU CUMPLICIDADE? DIPLOMACIA OU CANHONEIRAS?

Elke Sommer

View Post

AN (PRESS) OFFICER AND… A GENTLEWOMAN?

Artigo Anterior

MESTRES, MÓNICAS E MUNDIAIS...

Em CARTAS

MESTRES, MÓNICAS E MUNDIAIS...

View Post

Artigo Seguinte

COALAS, CANGURUS, KORS... E CAMARADAS!

Em CARTAS

COALAS, CANGURUS, KORS... E CAMARADAS!

View Post

Redes Sociais

Instagram

andremcfigueiredo

andremcfigueiredo
Recentemente, no decorrer de uma das suas patrulha Recentemente, no decorrer de uma das suas patrulhas itinerantes, a Agente ANA TELES estacionou o seu carro patrulha na garagem da Luz e procedeu à recolha de elementos no decurso de uma rusga.
.
Uma tal de "Chica Francisca" implorou por perdão, mas a Agente Teles algemou logo todas as malfeitoras e "malfeitonas"!
.
#cops #psp #gnr #ladycop #futfemscp #futfem #lampião #sportingcp #sportingclubedeportugal #kikanazareth
Any Given Sunday... as matinas (e as Meninas...) p Any Given Sunday... as matinas (e as Meninas...) podem ser umas pequenas "Selváticas"! 😎👍
.
#futfem #futfeminino #futebol #baixinha #futfemscp
Aqueles de natureza... Hipergráfica (compulsão p Aqueles de natureza... Hipergráfica (compulsão pela escrita) acordam cedo aos Domingos, para tomar banho, ir à Igreja, ir comprar pão (integral) fresco, oferecer bananas e água aos sem-abrigo, e depois... têm (quase) o dia todo para (em teoria) escrever manuscritos, cartas, e-mails, SMS, posts, DMs, postais, etc.
.
#writing #escrever #letters #carta #hipergrafia #deepbluesomething #breakfastattiffanys
Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER! . Que as nossas Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
.
Que as nossas MUSAS continuem asseadas, depiladas, hidratadas, bem cheirosas, desinibidas, efeminadas, e bem-humoradas. Para nos poderem inspirar, motivar e fazer sorrir! 😊
.
#diainternacionaldamulher #internationalwomensday #muse #musa #surfergirl #popsicle #sucking #brunette #morena #hankmoody #californication #michellelombardo
Carregue mais... Siga em Instagram

Newsletter

Facebook


by ACF1975

Etiquetas

Ana Borges Antonio Adán Brenda Pérez Bruno Tabata Chandra Davidson Daniel Bragança Diana Silva Flávio Nazinho Frederico Varandas Futebol Feminino FutFemSCP Fátima Pinto Gonçalo Esteves Gonçalo Inácio Joana Marchão Jorge Jesus Jovane Cabral João Mário Eduardo João Palhinha Juana Marxão Luís Neto Manuel Ugarte Marcus Edwards Mariana Cabral Matheus Nunes Matheus Reis Melisa Hasanbegović Nuno Mendes Nuno Santos Pablo Sarabia Paulinho Pedro Porro Pote Ricardo Esgaio Rodrigo Fernandes Rúben Amorim Rúben Vinagre Sebastián Coates Sporting Clube de Portugal Sport Lisboa e Benfica Tatiana Pinto Tiago Ferreira Tiago Tomás Vítor Tormena Zouhair Feddal

Arquivo

  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021

Newsletter

Recentemente, no decorrer de uma das suas patrulha Recentemente, no decorrer de uma das suas patrulhas itinerantes, a Agente ANA TELES estacionou o seu carro patrulha na garagem da Luz e procedeu à recolha de elementos no decurso de uma rusga.
.
Uma tal de "Chica Francisca" implorou por perdão, mas a Agente Teles algemou logo todas as malfeitoras e "malfeitonas"!
.
#cops #psp #gnr #ladycop #futfemscp #futfem #lampião #sportingcp #sportingclubedeportugal #kikanazareth
Any Given Sunday... as matinas (e as Meninas...) p Any Given Sunday... as matinas (e as Meninas...) podem ser umas pequenas "Selváticas"! 😎👍
.
#futfem #futfeminino #futebol #baixinha #futfemscp
Aqueles de natureza... Hipergráfica (compulsão p Aqueles de natureza... Hipergráfica (compulsão pela escrita) acordam cedo aos Domingos, para tomar banho, ir à Igreja, ir comprar pão (integral) fresco, oferecer bananas e água aos sem-abrigo, e depois... têm (quase) o dia todo para (em teoria) escrever manuscritos, cartas, e-mails, SMS, posts, DMs, postais, etc.
.
#writing #escrever #letters #carta #hipergrafia #deepbluesomething #breakfastattiffanys
Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER! . Que as nossas Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
.
Que as nossas MUSAS continuem asseadas, depiladas, hidratadas, bem cheirosas, desinibidas, efeminadas, e bem-humoradas. Para nos poderem inspirar, motivar e fazer sorrir! 😊
.
#diainternacionaldamulher #internationalwomensday #muse #musa #surfergirl #popsicle #sucking #brunette #morena #hankmoody #californication #michellelombardo
Um pouco como o grande BILL PAXTON, TOM SIZEMORE n Um pouco como o grande BILL PAXTON, TOM SIZEMORE nunca foi uma estrela de cinema, mas era um actor secundário que conseguia "roubar cenas" e ser memorável em quase todos os filmes.
.
Falecer (aneurisma cerebral) com apenas 61 anos é triste (curiosamente, a mesma idade com que Paxton nos deixou), mas só mostra, que nunca sabemos quando vai chegar a nossa hora de ir "pagar a conta".
.
Sizemore era um dos poucos Católicos Romanos (tal como Paxton) numa "gomorra" cada vez mais "Woke" e "politicamente correcta" como é a Hollywood dos últimos 25 anos.
.
Há 15 anos, quando Mickey Rourke (também ele Católico) estava na "mó de baixo", Sizemore foi dos poucos que lhe estendeu a mão.
.
Qual é o homem que não sente empatia ao ver um "bom malandro" no ecrã? E Tom era um malandro excepcional!
.
Boa viagem e que encontre paz e serenidade.
.
Thomas Edward Sizemore Jr.
(29/11/1961 - 03/03/2023)
.
#tomsizemore #catholic #católico #mickeyrourke #billpaxton #rip
Abstémio desde sempre, e para sempre! 🍊🍊 . Abstémio desde sempre, e para sempre! 🍊🍊
.
#abstemio #abstemious #teetotaler #clementine #clementina #markowen #juice #frutose #fructose #eatclean
Vítor Baía diz que é o melhor GR Português de Vítor Baía diz que é o melhor GR Português de sempre.
.
Do que vi pelos relvados Portugueses, sempre tive uma "empatia" especial para com... a DORIS BACIC.
.
No mínimo, era a mais "cool" 😉😎
.
Mas o Baía fez coisas extraordinárias, tais como agarrar a bola fora da área...
.
#futfemscp #futfem #futebolfeminino #dorisbacic #sportingcp
(10/01/1992 - 06/02/2023) . Paz à alma de CHRISTI (10/01/1992 - 06/02/2023)
.
Paz à alma de CHRISTIAN ATSU. Que maneira horrível de deixar este Mundo, e apenas ainda com 31 anos de idade. Neste caso, foi um dos "nossos", um da "Tribo do Futebol".
.
Ninguém merece tal desfecho. Mas quando chega a nossa hora, o "ceifeiro" não olha a estatuto social nem a contas bancárias.
.
Espero que a FPF decrete 1 minuto de silêncio, e que o FC Porto coloque a bandeira a meia-haste.
.
DEUS abençoe os nossos bombeiros e INEM, eles que estão por lá, altruisticamente a dar tudo o que têm.
.
Não o conhecia, mas estou com os olhos húmidos. Que não tenha sofrido muito.
.
REQUIESCAT IN PACE
.
#ChristianAtsu #fcporto #futebolclubedoporto #futebol #christian #inem #bombeiro
ACF Blog

Copyright © 2021 ACF Blog. All rights reserved
DESIGN . LANCE COLLECTIVE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Contudo, pode optar por sair, se desejar. Aceitar Ler mais
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR