.
Caro “Mestre Mortágua”,
.
Recebi notificações nos passados dias 30 de Janeiro e 15 de Fevereiro, e devo dizer, que estavam muito bem redigidas, e com frases como:
.
“tomamos a liberdade de propor a V.Exa… no prazo de 15 dias, a contar da data da presente carta. Findo o prazo, o seu processo será remetido aos nossos Advogados, que irão, de imediato, intentar a respectiva acção judicial”
.
ou
.
“o prazo para fornecer essa informação é de quinze dias a partir da data deste mail”
.
Depois de muito ruminar sobre toda esta momentosa temática, cheguei à conclusão de que algures, há uma… “chapa de ebulição” a imprimir estas divertidas cartas, pois todas elas “falam” em “15/quinze dias“.
.
Qualquer dia, até laterais direitas titulares me começarão a enviar mensagens de Facebook advertindo-me sobre prazos quinzenais, findo os quais, me deverei retratar, pedir desculpas etc.
.
Como eu em tempos disse (sob juramento) a uma Juíza, “eu só minto… ou só peço desculpas (e as duas não são – de todo – mutuamente exclusivas…) a raparigas muito bonitas“.
.
Mas – e a prudência assim ditou – , telefonei aos chefes desses “remetentes ameaçadores”, e disseram-me, “não faça caso! Aqui há pouca comunicação interdepartamental… Há malta que não conseguia dar com o próprio rabo, nem que usassem as duas mãos, um mapa, um GPS e uma bússola.”
.
Já era (e continua a ser) essa a minha prerrogativa. Mas como sou bem intencionado e (“deontológico“) fico à espera de que os queixosos venham ter comigo (portanto, telefonem-me… talvez!) para trocarmos impressões, e dar-lhes tantas “brechas” quantas desejarem para (tentarem)passar a sua narrativa. “Direito de resposta”, por assim dizer.
.
Isso é/seria legítimo e jornalisticamente integro. E se o fizerem… são bem capazes de “sobreviver” para se virem a arrepender de o terem tentado fazer, possivelmente…
.
Em outras notícias, o Livro do Guiness irá atribuir-me um prémio por bater todos os recordes de utilização de advérbios em construcções frásicas. E será bem mais merecido do que o Nobel do Zimmerman…
.
E agora, dando o pontapé de partida em “sentenças” (ainda) mais… “apócrifas”…
.
Mestre, você está com uma chatice das grandes e das antigas. Um “fardo do sucesso”.
.
É que depois de ganhar por 5-0 à 24ª melhor equipa do Mundo, ninguém espera outra coisa que não seja uma vitória sobre a 58ª no dia 22.
.
Só espero que as “outras” não venham para partir ossos. Portugal em princípio, terá uma muito maior capacidade técnica e deverá tirar partido dessa “supremacia”, embora não se fiando exclusivamente nela.
.
Possivelmente, alguém até já terá dito à sua “Chef(inh)a“, que Portugal só não irá ao Mundial, se as jogadoras não o quiserem.
.
Uma (ou vinte delas…) vez, a “Oficial Matilde” (que mitologia maravilhosa…) alegadamente levou a Chef(inh)a a um Psicanalista. Ele hipnotizou-a, pediu-lhe para se deitar no divã, fechar os olhos, e contar o que via no seu subconsciente, e ela… “ai Doutor, vejo tudo em AZUL… E lá vem o Jorge Costa!!!”
.
Enfim, “Móniquices“. Pelo que sei, há uma Federação, em que várias pessoas, não se querem assumir… nem como homossexuais, nem como Portistas. Já na minha família, tenho um que até se assume como maçom.
.
Andei a tentar descobrir quem era o seu empresário, mas aparentemente, é um segredo mais bem guardado do que a orientação sexual da “Chef(inh)a“.
.
Michael Jordan sempre optou pela ambiguidade (política), tendo uma vez dito famosamente, “os Republicanos também compram sapatilhas“. Talvez ela seja da mente de, “os heterossexuais também vêm aos nossos jogos…” Pelo que tenho apurado, são mais as… “fufas de província” e as “feministas glabras“.
.
Uma coisa é certa, com a “11” e a “5” em campo, há malta que até fica… “paneleira dos olhos“. Até o “Ventura” ficou, quando elegeram a “Matias“. Quando lhe topou o “material”, a “Joana das Maquilhagens” atacou-a logo, “forte e feia”!
.
Que fique claro, que encaro estes temas como “fait-divers” que devem ser encarados como anedotas inócuas (até para desestigmatizar a “questão”) e “micronutrientes” para figuras de retórica, e nunca mais do que isso.
.
Mas o Mestre sabe como são as mulheres, se num emprego para lavar pratos na “Domino’s” lhes mostrarem um contrato com duas alíneas, elas desatam logo aos gritos e chamam de imediato o sindicato e a SIC Mulher!
.
Na maternidade Alfredo da Costa, dizem (alegadamente) que 99% das “gajas” já nascem com um “complicómetro interno” (a “Borges” nasceu com 2 ou 3…pelo menos).
.
E isso é em Lisboa, já em Braga, Gouveia e Coimbra, elas são todas “complicadas”. Não dizem rigorosamente nada, mas depois… querem que a malta perceba tudo.
.
– Estás zangada, minha querida?
– Talvez…
– Estás zangada, meu amor?
– Não sei…
– É por causa de eu nunca ter percebido aquilo que nunca me chegaste a dizer?
– Obviamente!!!
.
Noutra sondagem, descobriram que 99% dos militantes do Chega(‘pra lá!!) não sabem o que é o Ensino Secundário, e 99% dos “Berloquistas” pensam que Leonid Brejnev ainda é vivo, e lá vai assinando as avenças à “Mota d’Água“.
.
Sindicalismo Marxista-Leninista? Meu caro, por alguma razão, elas quase todas têm a mama esquerda maior. Pessoalmente, sempre fui da opinião, de que no Futebol, as “mamalhudas” só atrapalham, sobretudo no meio-campo. Basta uma boa finta de corpo, e as mamas ficam logo nas “couves”…
.
Uma vez, no Núcleo Sportinguista de Cascais, durante um jantar, alguém disse que havia equipas (nos tempos do Vítor Pereira) que ganhariam sempre, mesmo que tivessem no banco uma vassoura, um colonoscopista, ou um Pastor Alemão.
.
Não tenho quaisquer dúvidas, que por estes dias, há adeptos do “nosso”(…) Clube (e não me estou a referir ao “Automóvel Clube de Portugal“), que preferiam olhar para o banco, e ver por lá a “Lassie” ou o “Rin-Tin-Tin“, em vez da “Mariana-Raquel“.
.
No que me diz respeito, assumo que preferia ter por lá o “Elefante Babar” como “Director-Geral“.
.
Neste momento, atrevo-me a manifestar, que as “suas” podiam não fazer mais uma carga de treino. Apenas dormir 8 horas por dia e ter atenção à dieta, e mesmo assim, teriam todas as condições para vencer na Quarta-Feira.
.
O Mestre esteja especialmente alerta para com a Telma Raquel e a Andreia Alexandra… Sabe aquela estória, em que o Mister Octávio (o “Palmelão dos Autotanques“) apanhou o Jorge Costa a comer chamuças às escondidas atrás dum barracão nos treinos?
.
Sim, foi a Chef(inh)a que as fritou, e tinham recheio de espinafres macrobióticos e ela tinha calçadas umas havaianas biodegradáveis.
.
A “MARXão” contou-me que apanhou a Telma e a Andreia no refeitório do hotel a afiambrarem-se de uma travessa de “sandes de rabo de boi“!
.
Elas até tiraram uma “selfie“, meteram no Insta, e a “Bravo” foi logo lá meter um “like“…
.
Eu tenho uma Tia que nasceu nos anos 30 do Século passado, e que me ouve muito mal ao telemóvel.
.
Eu telefonei-lhe, e perguntei-lhe pela “Mónica“… “Quem!?? A Mónica???! Oh… essa Mónica devia estar num Manicómio…!!”
.
– Não gostas de Futebol Feminino?
– Mulheres a jogar Futebol?? Só se forem as saloias na província! Que horror… Devem ser todas lésbicas!!!
– Que achas dos LGBT?
– Isso eles metem na oficina quando eu levo lá o carro à revisão!!
.
Mestre, esteja atento a manifestações de ansiedade, pois a responsabilidade dum “super-favoritismo” também as pode deixar de peito apertado. Até porque, não podemos esquecer, que algumas delas, ainda são umas miúdas. Elas até podem não pedir ajuda, mas isso não quer dizer que não beneficiem de um olhar atento e alguma (psico)pedagogia.
.
Sei que muitas vezes, o Mestre é vítima de ataques cobardes por parte de uns palermas em fóruns, mas eu apesar de discordar de algumas convocatórias (e dos supostos motivos por detrás das mesmas), onzes titulares e do posicionamento de algumas individualidades, sou da opinião de que na globalidade, até tem feito um trabalho meritório.
.
Quanto ao Mundial em si, só “sacripantas” (e neste País, temos 6 milhões deles, alegadamente) lhe irão exigir seja o que for. Dependerá do sorteio, mas se regressar de lá com dois empates, irei encarar isso como aceitável.
.
Para mim, o importante é haver um projecto à espera delas na A, e irmos formando melhores (o que não será fácil) individualidades do que as actuais, o que nem sempre acontece, em parte, por “desatenção” de alguma… “Mestra Marketeira“. O Mestre sabe a quem eu aludo, àquela que ultimamente anda com as botas à “Júlia do Técnico“.
.
Inobstante a “propaganda“, você tem feito o suficiente com a matéria prima disponível, e não tem culpa de que alguns tontos andem a criar expectativas disparatadas entre os telespectadores.
.
Até ouvi (em Julho) que nem sequer iríamos sofrer golos no último Europeu… Não vejo em que é que essa “propaganda barriguda” ajuda as raparigas a explanar o seu talento inato de forma descomplexada.
.
No máximo, pode entusiasmar umas “leigas“, mas essas podem vir ver 1 jogo ou outro, e depois desaparecem da “Tribo”, das bancadas e das demográficas televisivas, e regressam para o Twitter, que é o seu “habitat” natural, onde reclamam de tudo, mas não fazem nada, nem têm soluções para seja o que for. Qualquer dia, ainda as metem num barco para uma travessia Atântica…
.
Pode soar simplista, mas no seu lugar (que não invejo), eu atacava mais. Pela simples razão, de que esta “sua” equipa, claramente tem mais talento a “ir para a frente“, do que a “vir para trás“.
.
E na Sexta-Feira última, com posse de bola e em ataque continuado, a Patrícia (que tem as óbvias limitações técnico-tácticas que tem) até podia ter metido folga.
.
Creio que a titularidade da Capeta em parte explica a capacidade de “pressing” em bloco alto. A titularidade da Vanessa, da Dolores e da “Fast Lucy” também me pareceram na “mouche“. Parecia aquela equipa do… László Bölöni quando tinha os dois “Bentos” a varrer tudo nas traseiras do miolo.
.
Se eu manteria a Patrícia na baliza para o jogo contra as Camaronesas? Sim, 100%!
.
Geralmente, quando verifico resultados de jogos de Futebol de Formação (Masculinos ou Femininos), vejo que o “nosso” (…) Sporting perde quase sempre com a “malandragem“, excepto nas equipas lideradas pelo Mestre José João Gomes.
.
Eu conheci o “José João” há uns 20 anos em Pina Manique, sentei-me no banco, e tínhamos uma equipa engraçada com uns rapazinhos mais pequenitos do que a “Bia Meio Metro“, era uns tais de… Daniel Podence, Rafael “Rochemback” Ramos, Francisco Geraldes e Cristian Ponde. E até me lembro, que o Mister a dada altura, virou-se para mim, e disse “eu nasci Lamp, mas eventualmente, ganhei juízo!“.
.
No fundo, é como a minha Mãe, ela também andava “confusa“, mas quando conheceu o meu Pai tornou-se logo Sportinguista. Por alguma razão, a Santa Igreja ainda hoje defende, que o Matrimónio é uma instituição importantíssima.
.
Eu já percebi, que “elas” entre os seus 20º e 30º aniversário, geralmente andam “à nora”, de discoteca em discoteca. Embora algumas, suspeito que mais do que DJs, andam à “caça” é de “DJanes“.
.
Irei rezar pelo plantel, embora acredite, que a “redenção” da Norton e da Jéssica já esteja à mão, afinal de contas, creio estarem ambas noivas (e de homens).
.
Há homens que se referem a mulheres (inclusive, às noivas) como “boas! Mas… só do pescoço para baixo“. Eu até conheci (demasiado bem, infelizmente) algumas dessas noivas, e compreendo o ponto de vista dos noivos, mas não concordo, pois quando eu as “tive”, elas até eram boas em todo o lado, excepto… “entre as orelhas“. Realmente, não há nada como comer a “fruta” quando ela ainda está fresquinha!
.
Já a Andreia Alexandra, diria que ela é mais ao contrário, pois ela é “melhor” do “pescoço para cima“. Então, “das sobrancelhas para cima“, nem é preciso dizer nada, é a autêntica, “Rainha do Abacaxi“.
.
Já a “MARXão“…gosto da testa dela, faz-me lembrar quando projectavam filmes em IMAX na tela gigante no cinema São Jorge. Sobretudo… “O Tornado“, pois pressinto que há muita “ventania” ali em cima…
.
Acabo de ver o “Ventura” na televisão. O gajo que estava atrás dele – aparentemente, na qualidade de seu guarda-costas – foi meu colega de turma no curso de Preparador Físico há uns 15 anos. O Mundo é mesmo pequeno. Era uma turma porreira (mas eu também só fui para lá, porque aquilo estava cheio de Brasileiras).
.
Era uma classe eclética, tínhamos lá Playboys, Polícias, atletas olímpicos, laterais direitos (do Estoril Praia e do A.C.P.), e Brasileiras ansiosas, e que tinham expressões faciais e maneirismos muito semelhantes aos da Ana Vitória.
.
E felizmente (na minha opinião) a A.D.O.P. nunca apareceu por lá para vir retirar sangue directamente da veia. É que alguma daquela malta parecia (repito, p-a-r-e-c-i-a) que andava a comer… “frango anabólico“. Aliás, eu já reparei, que no Tribunal do Barreiro, por maiores que sejam os (supostos) “malfeitores”, aparecem sempre uns “Chuis” XXXXL para os vir “encarreirar”.
.
Tínhamos uns “setores” porreiros que andavam a estagiar no Vitória Futebol Clube, e que nos garantiam que o Manuel José ia ser um novo Paulo Ferreira, e que o Bruno Moraes tinha características para ser um “9” fabuloso. Na altura, fiquei com a ideia, de que o sonho de todos os Preparadores Físicos, era o de irem trabalhar para o Catar.
.
Sempre fui da opinião, de que alguma mariquice, cobardia e c
.
E ela “sacudiu” a cabecinha, e lá disse, “oh, ke é ixxo?!“. Pensei para mim próprio, “esta não é fã dos OASIS…” Felizmente, uma balconista “veterana” lá apontou para as várias embalagens de “Alka” na prateleira mesmo atrás de Dª Beatriz. “Sotôra, é aquilo que precisamos quando comemos Pizza para 2 dias em menos de 3 horas…”
.
Uma moça que se assume como “burrinha” ou “medricas” é de uma genuinidade muito sedutora. Já quando lhes começam a meter na cabeça que elas têm que dizer “ah, eu já sabia isso! Sempre soube!! Há anos que eu digo isso…” ou que são destemidas (leia-se, “teimosas“) e independentes (leia-se, excessivamente “orgulhosas“)…
.
A partir daí… elas chumbam sempre em Matemática e em Engenharia, e não conseguem arranjar um “Mister” estável, pois às escondidas, eles andam sempre a “treinar” outras. Outras mais femininas e menos complexadas… Como costumam dizer os nossos amigos nesta indústria, “a Nélida? Oh, ela já mudou de treinador umas 4 vezes…”
.
Até lhe digo mais, cá para mim, a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol devia mudar a sua sede para a Malveira… pois aquilo está cheio de “Cartomantes“, de “Cavaquistas” e de… “chicotadas psicológico-matrimoniais“, alegadamente, alegadamente…
.
Dizem que a “Nélida” já teve mais treinadores que a Gestifute. Ou como se costuma dizer para os lados do Instituto Técnico, “a Júlia já afundou mais marinheiros que o Titanic…”
.
Se a qualificação para este Mundial será um enorme feito? Sinceramente, não creio.
.
Desde o início que considerei que em condições normais e de competência mínima (Chef(inh)a), iríamos à Nova Zelândia. E não apenas, para a “Oficial Matilde” (ela alega que foi Almirante na Farsa Aérea e Marechal de Campo na Marinha mercante…) ir tirar “selfies” no alpendre de Bilbo Baggins. O que sempre é melhor do que quando a “MARXão” exige estágios na Escola de Hogwarts.
.
– Santiago, quer vir comigo para a Marinha?
– Matilde, eu não sei nadar…
– Santiago, quer vir comigo para a Força-Aérea?
– Matilde, eu também não sei voar!
.
Objectivamente, Portugal pode não ter uma super-equipa (mas no ataque e no meio-campo o Mister é como “uma criança numa loja de doces“), mas as nossas opositoras também não eram exactamente umas “bichas-paponas” (“bichas” talvez fossem, mas paponas… não creio).
.
E se me perdoa o chauvinismo Lusitano, eu acredito sempre, que as nossas “BICHAS” são sempre melhores que as outras! Em “bichas” ninguém nos bate, basta ver a programação da TVI durante as matinas de Janeiro.
.
Tendo escrito isso, a série de vitórias sobre a Sérvia, Turquia, Bélgica e Islândia, foram talvez a sequência mais “doce” nos 40 anos de historial da equipa, e quem a conduziu merece as devidas “flores”, mas não se esqueça de meter uma aspirina no fundo do jarro.
.
A Selecção tem vindo a crescer gradualmente. Eu vejo um “plafond” a médio-prazo, mas isso são outros “500” e duvido que a “fatia Leoa” da solução passe por si.
.
Se tudo está “torto” para os lados do Jamor? Não creio, mas se amanhã viéssemos a descobrir, que a Directora ia direitinha para o Inferno, eu no mínimo… escreveria algo que incluiria uma referência favorável e laudatória à hospitalidade e santa paciência do Diabo.
.
Obrigado e boa sorte!
.
Ah… quase que me esquecia,
.
Um Seleccionador vai ao escritório do Presidente, e dá com ele todo atado e amordaçado, tinha sido vítima de gatunos que lhe tinham roubado o computador.
.
E num cantinho, estava também atada uma morena de biquíni, óculos e botas altas.
.
– Sr. Presidente, fique descansado que eu vou já soltá-lo!
– Ó homem, esqueça-me a mim, desate mas é ali a Directora, para ela poder ir imediatamente embora!
– Ah, o Sr. Presidente está preocupado… Deve gostar muito dela!
– Eu?? Quero pouco lá saber dela! Mas é que daqui a nada, o meu esposo está aí a chegar…
.
Post-Scriptum: Eu acordo às 08:00, 365-6 dias por ano. Mas é com muito gosto que para ver as “suas” acordo duas ou três horas mais cedo. Como diria Arnold Schwarzenegger, “vocês todos têm que começar a dormir um bocadinho mais depressa…”
.
Parque das Nações,
Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2023.
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos reservados.
.
Facebook Comments