• HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS
 
ACF Blog
  • HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS
  • HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS

Em CARTAS

AS VINCADÍSSIMAS (OU VICIADISSIMAS?) “DIFERENÇAS”…. ESOTÉRICAS

27 de Janeiro, 2023

AS VINCADÍSSIMAS  (OU VICIADISSIMAS?) “DIFERENÇAS”…. ESOTÉRICAS Pin It

.
Exmo Sr. Director Geral “Tomás Desmoralizador“,
.
Há muitos, muitos anos, ainda Ana Catarina (Borges) não tinha feito a sua primeira tatuagem, e Andreia Filipa (Bravo) ainda não tinha comido o seu primeiro Ravioli, e já o fantástico Hans Christian Andersen (lê, Marchão, lê!) tinha escrito o clássico “As roupas novas do imperador“.
.
Trata-se de um magnífico conto de fadas (“fairies” em Inglês, mas não da variante Elton John) no qual um aldrabão convence um monarca, de que as suas novas roupagens são tão boas, tão bonitas, tão sublimes, que somente as pessoas muito inteligentes as conseguem ver.
.
E sim, se perguntarmos às mulheres se elas são “muito inteligentes“, todas elas respondem (com um misto de “desespero egotista” e de “insegurança social“) que “Sim!!!“.
.
Pela minha parte, eu nunca ouvi uma mulher dizer que não entendia algo, nem mesmo nas aulas de Trigonometria ou de Mecânica Quântica. Seja escrito de passagem, nem mesmo nas aulas do Código de Estrada. Eu passei 90% desta últimas a dormir, e os outros 10% “aux toilettes“.
.
E eu assumo livremente, que só passei no Exame de Condução (à terceira!!!), onde por coincidência, quanto apertei a mão ao instructor, tinha uma nota de 10.000 escudos na palma da mão. Penso que a tinha, pois a verdade, é que nunca mais a voltei a ver, depois de cumprimentar o “Sr. Ferreira“.
.
Ele que até era um tipo “cómico”, pois estava sempre a dizer-me que as suas alunas lhe davam sexo oral. Eu, com 17 aninhos de idade, bem tentava mudar de assunto, mas o homem não tinha maneira de se calar. Sim, o Sr. Ferreira era adepto “daquela equipa que lidera o campeonato“.
.
Quanto às mulheres e os seus intelectos, se formos ao jornal “O JOGO“, elas todas dizem saber o que é um “offside posicional” e alegam saber quem foi Marcel Desailly.
.
Sempre me disseram, que a uma Senhora nunca se chama de “mentirosa“, já a algumas jornalistas… chamamo-las apenas, para as informar, de que parece que vai haver “um corte de custos fixos“. Ou dito no “linguajar” moderno, vão ser… “Cânciadas“.
.
E as mulheres percebem sempre de tudo (ou alegam perceber) e mais alguma coisa. E quando o Professor (que já agora, é o meu Prefixo) termina, elas dizem logo, “eu já sabia!“, ou… “há anos que eu digo isso!“. E geralmente, dizem-no sempre de dedo em riste!
.
Eu já vi mulheres serem completamente reduzidas a pó em debates políticos, mas depois, saem sempre de braços no ar, e a gritar, “ganhei! ganhei!! ganhei!!! ganhei!!!!” É impossível racionalizar ou fundamentar seja o que for com gente assim, são demasiado dadas a delírios obstinados, e excessivamente inseguras para reconhecer qualquer fracasso pessoal.
.
Presumo que por esse motivo, os homens não têm problema em servir-se de humor autodepreciativo, enquanto elas… nem se atrevem.
.
Viver em conjunto com gente assim, faz muito mal à nossa saúde (e estética). Por alguma razão, os homens casados chegam aos 40 e parecem já ter 60, completamente “esmagados pela vida” (matrimonial).
.
Com a superabundância de “hiper-neuróticas” por aí à solta, infelizmente, é uma “realidade sociológica” cada vez mais evidente, que gradativamente mais, há homens que já nem sequer querem namorar, quanto mais casar. Nem sei, como as “fufas” se aguentam nesse “carrossel“.
.
E depois, vêm ter comigo uns velhotes (algun que entretanto, até já faleceram) dirigentes de um Clube, e dizem-me “Santiago, a malta jovem tem que phoder mais!“. Eu até perguntei a esse dirigente, se ele porventura tinha trabalhado para alguma escola de condução, ali para os lados da Avenida Barbosa Du Bocage…
.
Quanto aos “esposos engelhados“, é como se fossem casados com umas “Sargentas“. Ou umas… “Sarjetas“, como diria um amigo meu que é Tenente-Coronel. E aqui, permita-me. Sr. Director Geral, que parafraseie Francis Albert Sinatra:
.
“eu não tenho tempo para Sargentos nem para (algumas, algumas…) assessoras de imprensa”
.
Fardagens só para pessoas inteligentes? Sim… um pouco como aquelas fabulosas medidas económicas que só mesmo Pedro Paços Coelho e Álvaro Santos Pereira conseguiam compreender. A malta até sentiu saudades do “Cherne“, a dizer que o País “estava de tanga” (ainda se fosse a “Carolina das Uvas“…”).
.
Mas, Hans Christian Andersen sabia o que fazia e escrevia (e ao que vinha), alegadamente (e foi Ronald William Miller quem isto me confidenciou) foi ele quem ensinou a Michael Laudrup o que são “Pronomes oblíquos átonos“. Até então, o ex-craque Dinamarquês, pensava que isso teria algo a ver com a desgraça nos reactores atómicos de Fukushima…
.
Eu conheço muitos jogadores, e diria que 95% deles (desafortunadamente) são uns “broncos” de primeira (curiosamente, os de Coimbra costumam ser a excepção, mas tal só se convalida nos Machos, pois “elas“, continuam a ser “burrinhas” que nem uma estrebaria Reguenguense).
.
E no entanto, querem ter opiniões sobre tudo, são como aqueles (e não “aquelas”) assessores de imprensa quando querem fazer algo mais para além de simplesmente ir abrir as portas aos jornalistas e trazer-lhes os “comes e bebes“.
.
Por alguma razão, já a “Contessa” Olympe Ferzetti-Draco dizia (na Herdade do Zambujal, em Palmela) “talvez fosse interessante irem frequentar um curso nocturno…”
.
Perdão, ou foi a “Contessa”, ou foi a administrativa “Giorni Rochedo-Ouro” da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas. Sim, muito definitivamente, foi uma dessas duas. E quão fascinante é, o regime jurídico que atribui o estatuto de utilidade pública a Federações Desportivas nesta nossa “Califórnia” à beira-Atlântico plantada.
.
Em tempos, o mítico António Oliveira (não dos mais inteligentes, mas sem dúvida, dos mais “espertos” neste País), disse à imprensa, que o Sporting tinha ganho por 5-0, mas que o próximo jogo iria ser diferente. Após ganhar o jogo seguinte também por 5-0, Oliveira alegou “o jogo foi diferente, o resultado é que foi igual…”
.
Mas, a verdade, é que há diferenças tão ténues, que deve ser preciso ter-se um curso de treinador para as conseguirmos “topar”.
.
Na antevisão deste mais hodierno dérbi, a Mestra “Mariana-Raquel Guardiola” alegou que no jogo de dia 21 na Luz, que na segunda parte, “o Sporting já competiu, já foi diferente…”
.
Ora… sendo eu um homem, e por isso, sendo eu muito lógico e racional, embora, percebendo MUITO menos de Futebol do que a “Mestra“, decidi ir dissecar o jogo de Sábado.
.
E realmente, a “Mestra Mariana-Raquel” tinha toda a razão, pois nos primeiros 45 minutos, “mamámos” 3 golos, e nos segundos 45 (os tais em que “já competimos… em que já foi diferente“), apenas “mamámos” 2 golitos.
.
Ora, extrapolando com racionalidade os factores supramencionados, poderíamos formular uma “equação” ou teoria que nos permita “aceder” a um “prognóstico educado“:
.
1) Se na segunda metade, em que “jogámos bem” “só” sofremos 2 golos em 45 minutos.
.
2) Se a Mestra garantiu que no Seixal iríamos jogar (sempre) bem.
.
3) Então a minha conclusão, é que se jogando mal, encaixaríamos 6 golos em 90. “Jogando bem“, apenas iríamos sofrer 4 em 90 minutos.
.
E assim foi, “só” sofremos 4 golos. Incrível! Glória aleluia, “Mestra Mariana-Raquel Guardiola“. Como cantaria o icónico Don Henley, “estamos a criar a besta perfeita“.
.
Foi uma previsão genial de “Mariana-Raquel Guardiola“, não admira que a empresária dela se gabe de “Mariana-Raquel” fazer parte de um estimado painel de… “paineleiras” do jornal “The Guardian” (que oficialmente se posiciona à esquerda do espectro – Jornalístico-ideológico – e cujo motor de busca acusa 13.5 milhões de resultados para “LGBT“) onde por tremenda coincidência, duas das jogadoras (Alícia Correia e Inês Pereira) dessa empresária estiveram (alegadamente) na “corrida” para figurar entre as 100 melhores jogadoras do planeta (…).
.
Inclusive, eu acredito que nessa agência de intermediação, reine por completo uma verdadeira “paineleiragem“, ou…. “paineleirocracia“, se me admite tal modernismo literário. E acredite, que já me contarem histórias sobre convenções de floristas, de cabeleireiros, de funcionários da Starbucks, e de comissários de bordo da TAP…

Quanto à Menina Alícia ser Top 100 Mundial… penso que nem Júlio Verne se gabava de uma tão voluminosa imaginação. Se Alícia Correia é uma das 100 melhores deste planeta à beira-Sol gravitando, então, eu sou o “Pato Mickey” ou o “Rato Donald“. Já a “Ratinha Minnie“, penso que trabalha igualmente na “intermediação“, ou na ginecologia, sim, numa dessas duas.
.
A mim, só me surpreendeu uma coisa, e que foi o facto de Mariana Vaz Pinto não figurar igualmente como (grande) “paineleira” nesse “festival” (de “paineleiragem“).
.
É que onde “
Mariana-Raquel Guardiola” anda, parece que as jogadoras da sua empresária são “promovidas“. É que já são tantas as casualidades, que eu até pensei em telefonar ao Mestre Paulo Bento para ver o que ele pensa de tanta coincidência.
.
Bom, Albert Einstein (um semita, tal como Walter Matthau) falava frequentemente da Teoria da Relatividade, e suponho que em algumas mentes, depois de perderem por 5-0, perderem “apenas “por 4-1, será….relativamente aceitável, talvez até mesmo uma “vitória moral“.
.
E desde já o afirmo, e sem quaisquer “escabioses”, que se no dia 8 de Fevereiro perdemos em Alcochete por “apenas” 2-1, já irei considerar isso uma “vitória moral“, e por goleada olímpica.
.
Infelizmente, é o nível de expectativas e “exigência” a que esta equipa desceu nos últimos 16 meses sob a liderança de “Mariana-Raquel Guardiola” e com algumas jogadoras da sua empresária (a tal, que supostamente é repetidamente “assediada”, presumo que, quando se cruza com… amblíopes…).
.
Mas atenção, eu, um adepto, posso disto fazer
humor, já as jogadoras e a equipa técnica, elas que não caiam nesse equívoco.
.
Já vi “isso” (“rebaldaria”) acontecer nas Escolinhas, e um Mister gritou logo “passezinho de m*rda! Isso foi um passezinho de m*rda!!!“. Eu inclusive, pensei precisamente nessa qualidade de passe, quando Fátima Dutra perdeu a bola antes de sofremos um golo (mas já nem sei qual, foram tantos…).
.
Fez-me lembrar de quando vi Carlos Mané marcar 40 golos num jogo de Infantis em Pina Manique em 2007,. E quando no final, lhe perguntei quem tinha feito a assistência para o 31º tento, ele bem que pensou, mas eventualmente lá disse, “sei lá! Já nem me lembro! Foram tantos…”
.
Penso não ser um exagero escrever, que Ana Catarina (Borges) após 16 meses de antevisões optimistas (e cheias de lugares-comum) pré-derbies, na “flash-interview” no Seixal, já parecia ser uma mulher resignada, “derrotada“, “esmagada“, “conformada” e “submissa“.
.
Bom, a menos que a SAD vá criar uma secção de “Domesticidade Desportiva“, creio que vamos precisar de uma atitude com algumas “glândulas” mais, como tem a Ana Capeta.
.
É bom que sejamos realistas e humildes quanto às dificuldades que enfrentamos, pois as mesmas podem ser uma valiosa
ferramenta motivacional, mas não podemos ser conformistas nem “pré-derrotados“. Há erros (técnicos, tácticos, atléticos e humanos) a corrigir, e aí tem “Mariana-Raquel Guardiola” (e não só) a palavra (ou frases).
.
Afinal de contas, após 6 derrotas (com 19 golos sofridos e apenas 4 marcados, e que são sintomáticos de adversidades no processo defensivo e ofensivo), que pedacinho de “relações públicas” é Ana Catarina (Borges) suposto impingir aos adeptos? A mulher é futebolista, e não uma consultora de comunicação…
.
Mas sei que Ana Catarina (Borges) vai estar atenta, pois ela em tempos disse precisamente isso a um jornalista. Mas no meu caso, não necessitará seguramente de estar demasiado aplicada no seu enfoque, pois, como diria o Sr. Shakespeare (lê, Marchão, lê!), “eu sou tão constante quanto a Estrela do Norte!”
.
E na minha opinião, se os 19 golos “mamados” já eram expectáveis com a “qualidade” de algumas destas jogadoras que temos a “defender”, já os somente 4 marcados são inaceitáveis (atendendo à qualidade das nossas avançadas, e a qual, na minha opinião, é mais do que razoável).
.
E aqui, na minha perspectiva, grande parte da responsabilidade tem que recair sobre essas “talking heads” que aparecem semi-sorridentes nas antevisões e nas “flashes” a tentar convencer-nos, de que “caca de galinha” na realidade, é “Frango à Kiev“.
.
Para isso, esqueçam os
cursos de Futebol, e vão antes “estagiar” com David Copperfield, e não, não me estou a referir à versão de Charles Dickens (lê, Marchão, lê!) …
.
Não creio que isto vá lá com “media coaching” (será que isso sequer existe em Alcochete? No passado, os jogadores garantiam-me que não!) ao estilo de “ainda falta muito campeonato“, “temos que levantar a cabeça“, “o grupo precisa de carinho“, ou “ainda vamos fazer coisas bonitas“.
.
“Coisas bonitas” fizeram os progenitores da “diminuta espanhola“, da “Fast Lucy” e da “Manhas“. Mas esta equipa não joga de forma competente, e eu não vejo quaisquer melhorias, pelo contrário, enxergo decadência, e não apenas de ordem biológica (nas jogadoras já trintonas).
.
Aliás, há uma nítida “involução” de 2021 para cá, embora, em abono da verdade, não é somente uma acentuada decadência do Sporting, é igualmente, uma consolidação por parte daquela “equipa que lidera o campeonato“.
.
Pessoalmente, adorava ver a Capitã Ana Catarina (Borges) olhar para a câmera de televisão e proferir um discurso à Tim Tebow. Algo do género de:
.
1) “Peço imensas desculpas, em nome de todo o grupo!”
.
2) “Até ao final de Maio, não mais iremos de férias pela Europa fora durante as paragens do campeonato, como andamos a fazer há anos e anos, e como não fazem os nossos homólogos no Futebol masculino com os quais reivindicamos «igualdades»…”
.
3) “Iremos ter tantas sessões de treino quanto as nossas colegas da “equipa que lidera o campeonato”, e iremos fazer dieta. E aquelas de nós que não sentirmos capacidade para continuar, iremos embora em Maio, mesmo que algum «tontinho» queira renovar connosco”
.
4) “Se ficar no Sporting, com 33 anos irei retirar-me da Selecção, de modo a poder dar 100% de mim ao Clube que me paga o ordenado”
.
Terá Ana Catarina (Borges) nela a… “fortitude testicular” para dizer algo assim?
.
Duvido! Até porque, vim a “conhecê-la” como uma mulher surpreendentemente feminina apesar da “produção arrapazada“. Ela até se pode parecer (algo) com um rapaz, mas na minha opinião, tem uma personalidade bastante femínea.
.
E quiçá, neste Mundo moderno, há pessoas que ainda vão encarar isso como ofensivo. A minha esteticista diz-me que eu tenho “orelhas de menina“, e eu nunca fiquei sentido com ela por causa dessa “apreciação”, sobretudo, atendendo à quantidade de “orelhudas” que por aí andam no Futebol, especialmente, entre as Alentejanas e as Cascalenses.
.
Mas, nunca se sabe (quanto à “fanfarronice glandular“), pois em tempos, eu conheci uma colaboradora do Sporting, que se gabava de… “Santiago, tenho uns tomates maiores do que os de muitos homens!” (maiores que o meu esquerdo, duvido muito seriamente… pois só faltou uma Endocrinologista querer tirar uma risonha “selfie” com “ele”).
.
Quanto à “Bazófia glandular” da ex-colaboradora Leonina, encarei-a (a “blasonaria”) como uma real e distinta possibilidade, tendo em conta, que ela há 15 anos já estava na “vizinhança” dos 200 quilos, e eu na altura, não mais do que 81 pesava.
.
E desde então, o metabolismo da meia-idade pregou tantas partidas à Senhora, que ela já me faz lembrar daquele clássico de
Richard Harris, “ORCA, a Baleia Assassina“.
.
Mas sim, um discurso “Tebowesco” da parte de Ana Catarina (Borges), isso sim, seria uma “atitude à homem“.
.
E, como diria um psicólogo clínico, “
as mulheres quando imitam os homens não se parecem em nada com os homens. Parecem apenas mulheres a tentar convencer-se de que são como os homens, apesar das inerentes e inultrapassáveis dessemelhanças fisiológicas, mentais, etc“.
.
Mas por estes dias (de 6 derrotas consecutivas e 19 tentos “mamados”), penso que a generalidade dos adeptos, na ausência de “homenzinhos“, já se contentaria com alguma espécie de “fac-similes“.
.
Correção, fui agora verificar, e desta vez, a “Relações Públicas Borges” nem sequer foi ao “Insta” pedir desculpa por (mais) uma derrota.
.
Desta vez, aparentemente, Ana Catarina (Borges) meteu antes publicidade alusiva à Adidas (e a uma marca de café), um pouco como a “11“, que após fracassar contra a Rússia no Restelo, foi ao Instagram meter publicidade à “New Balance” em vez de pedir desculpas a quem foi ao estádio.
.
Se é assim, então, talvez eu entregue o meu cartão de sócio no Sporting, e vá antes tornar-me accionista da Adidas, pois parecem-me uma prioridade maior na mente da Sra Ana Catarina (Borges) do que aquelas pessoas que ela pede que a venham apoiar aos estádios.
.
Liricamente, isso (pedir e não retribuir) poderia ser qualificado como “uma amante ingrata“, e por essa razão (e várias outras…), este Macho se “declara”… “Nunca irei «amar» Ana Catarina Borges, nunca! Jamais de la vie!” Se a malta quisesse ingratidão, iria antes namorar com (algumas) assessoras de imprensa.
.
Após mais um “esmagamento escarlate”, a Capitã Ana Catarina (Borges) chegou-se à frente, e à frente do “corpo de imprensa” declarou que…”claramente este jogo foi diferente“.
.
Diferente em quê? A “Lucy” dessa vez veio de cuecas cor de rosa? Vi que na Luz, a moça estava com uma Fita Cinesiológica na zona lombar, mas mais do que isso, não me dei conta.
.
Bom, deve ter sido uma diferença de cariz esotérico, pois eu não me apercebi de qualquer mudança. Até porque, no Seixal, o Sporting sofreu 4 golos, mas muito sinceramente, poderiam ter sido muitos mais os sofridos, não fosse pela galhardia de Hannah Seabert e a “azelhice” de um quarteto de “vermelhuscas“.
.
Se este jogo foi diferente dos 5-0 na Luz no passado dia 21? Absolutamente, escreveria mesmo, que foi uma diferença… “da noite para o dia“, afinal de contas, um jogo foi às 15:00 e o outro, foi às 19:45. .. Muito diferente!
.
Creio que até se viu a lua cheia, e a uma das laterais, só faltou “uivar” que nem uma louca a cada golo que entrava. Geralmente, quem o faz são as canídeas, após beberem água das sanitas “ungidas” com “WC Pato“.
.
Fomos goleadas de forma diferente? Quiçá, no Seixal fomos violadas, e na Luz fomos sodomizadas. Será essa a diferença? Questiono-a de forma inocente…
.
Bom, isso é o mesmo que um gajo ir a um Ortopedista, e ele no dia 21 nos dizer que estamos a sofrer de uma Peritonite Difusa, e no dia 25 dizer que afinal, já é uma Peritonite não-difusa.
.
Mas, para um leigo (como são os adeptos), eles só sabem que continuam “à rasca”… do Perônio. Embora sempre com receio, de que alguma “Mariana-Raquel Guardiola” (ou “Mestre Alegria“) se chegue à frente, e lhes diga, “ah, não, não! Hoje o «dói-dói» é na Fíbula, e não no perônio.”
.
Para que ninguém seja induzido em erro, esclareço desde já, que o Perónio e a Fíbula são precisamente o mesmo osso.
.
De qualquer forma, que o “
Mestre Alegria” não tenha dito, que no Sábado foi uma Peritonite, e que no Seixal foi antes uma… Discondroplasia da Tíbia, penso que até já tivemos alguma sorte, anatomofisiológicamente falando.
.
Vou dar um exemplo muito, muito específico:
.
A 5 de Novembro de 2022, Ana Catarina (Borges) estava a jogar como lateral direita, e aos 88:25, Lúcia Catarina Alves (AKA “Fast Lucy“) passou por ela como um Fórmula 1 a passar por um “calhambeque“.
.
A 25 de Janeiro de 2023, aos 15:45 de jogo, Ana Catarina (Borges) mais uma vez, estava a jogar como lateral direita, e Cloé Lacasse (conheço uma “stripper” com um nome semelhante, e que “trabalha” ali para os lados da Calçada da Glória…) passa por Borges que nem um “Foguetão” a passar pela “Abelha Maia“, ou por uma Abrantina semi-iletrada.
.
(adiciono, que há “strippers” que têm uma condição física superior à de algumas futebolistas (mas não ao nível de algumas “Directoras Técnicas“…). Cinturinhas de vespa, paredes abdominais com vascularidade proeminente e uma linha Alba bem definida, e pulam que nem umas loucas sempre que se abeiram do… varão. Deve ser da… “varonilidade” de algumas jogadoras)
.
Mas quanto à Sra Ana Catarina (Borges), aqui, surge uma pergunta retórica. Quem é que mete repetidamente uma jogadora de 1,50 e com 32 anos de idade a jogar como lateral? E neste mais recente caso, a defrontar duas atléticas “lampionas” de 25 e 26 anos de idade?
.
Eu não fui de certeza. Terá sido o “Príncipe das Trevas“? Ah, esse malandro! Terá sido o “Director Geral Tomás Desmoralizador” que o contratou num “pacote” juntamente com o “Leonel” e o “Filipe Pedro“? Só falta termos por ali o “Lobo Mau” (e esse, indubitavelmente serei eu) como Preparador Físico, e a “Bruxa Alceia” (quem será o Pai dela…?) a liderar o gabinete de Apoio Psicológico.
.
Caso os adeptos de Rugby não o tenham ainda percepcionado, um campo de Futebol tem 110 metros de comprimento. Faz algum sentido meterem uma “anã” trintona a fazer “piscinas” durante 90 minutos?
.
Eu penso que não, mas também, eu sou um mero “
curioso da bola“. Eu de Futebol nada percebo, até pensei que os “cones” nos treinos tinham algo a ver com gelados. Não admira que a Andreia Bravo seja sempre a primeira a chegar aos treinos.
.
Uma coisa é certa, temos por ali umas “jogadoras” que parecem umas autênticas “pernas de pau“, inclusive, aquelas duas que têm os Vastos Laterais e Mediais mais bem feitinhos d’Alcochete.
.
Mas a sério (embora, não demasiado “disso” nesta prosa, se faz favor…), será assim tão difícil compreenderem, que Ana Catarina (Borges) já não tem capacidade para fazer o corredor todo? Que raio de Professores de Educação Física não constatam algo tão óbvio?
.
O “Mestre Alegria” inclusive, disse que “TODAS as jogadoras do Sporting são competentes“, um “sentimento” do qual creio que Francisco Neto (ou “quem” sobre ele “prevalece”) deve concordar, afinal de contas, Alícia Correia está em todas as convocatórias…
.
…enquanto
Joana Martins, Carolina Beckert, Carolina Jóia, Mariana Rosa e Ana Teles são “habitués” da Selecção Sub-23. E Ana Borges lá continua a ser titular na Selecção, mesmo já estando (aparentemente) “passada de prazo”, e não é a única cuja “data de expiração” já terminou.
.
E que mais disse o grande “Mestre Alegria“?
.
1) “Para estarem no Sporting, as jogadoras têm mesmo que ser competentes“. Não podia concordar mais, e por isso, espero que em Maio dispensem umas quantas. Mas dispensem igualmente, quem as promoveu, quem as foi buscar, quem com elas renovou, quem as mete como titulares, etc, etc, etc.
.
2) “A nossa atitude foi diferente” Okay…
.
3) “Os primeiros 5 minutos não correram bem“. Um colega (o Sr. Botticelli) de profissão sentado ao meu lado disse-me e passo a citar, “Nunca vi uma diferença tão grande entre equipas de Benfica e Sporting. É que foi do início ao fim…“.
.
Mas felizmente, de acordo com o “Mestre Alegria“, parece que os últimos 85 minutos até correram bem…
Bom, pelo menos, já sei que não foi um “delírio” meu, pois o Sr. Botticelli viu precisamente o mesmo, e por isso, no mínimo, já se tratará de uma… “histeria colectiva” (num colectivo de dois).
.
Pela minha parte, eu sempre gostei quando “mulheres bonitas” me sussurravam “coisinhas doces” nos tímpanos. Mas cada vez mais, dou valor a “mulheres” honestas”. E por isso, peço que a “nossa” equipa passe a ser treinada somente por mulheres particularmente feias.
.
E mudando inteiramente de assunto, reparo que no Benfica reina a honestidade no seio daquela equipa técnica…
.
Como se costuma dizer em Jerusalém do Romeu (Mirandela), “se é feia, então, deve ser competente!”
.
Como é que “Fast Lucy” escapou a esse estigma, é algo que nunca irei compreender, pois eu mal a vi, pensei, “ui! esta deve ser uma incompetente das antigas…”
.
4) “Entrámos no jogo, equilibrámos o jogo“. Pela minha parte, eu não via tanto equilíbrio desde que fui ao Circo Cardinali ver a “Salomé” dançar na corda bamba.
.
Aquilo da fractura exposta (da Salomé) é que foi uma grande maçada… Embora, tenha ouvido dizer, que uma vez, num comício no Alandroal (ou nos Barrancos), Pedro Paços Coelho trepou um pau ensebado mais depressa do que se apanha um assessor de imprensa coxo.
.
Claro, nunca disse isto à “Dra Svetlana Mota D’Água“, não fosse ela exclamar “eu sabia!!!” (oh, “elas” sabem sempre tudo… à posteriori…).
.
Mas apoio a 1000% o “Paralelepípedo de Esquerda” (não confundir com a minha Gónada canhota…) na elaboração de uma Comissão de Inquérito Parlamentar para aferir se houve “atropelos” ao Ordenamento Jurídico (nomeadamente, ao Artigo 103º do Regime Geral das Infracções Tributárias) por parte d’alguma “Federação“.
.
5) “Na primeira parte… até foi um jogo bastante equilibrado“. Então, mas as “vermelhas” não tiveram 70% de posse de bola?!? Equilibradas? Achei que a Bravo estava “gordinha” do lado esquerdo e do lado direito, mas de resto, não constatei qualquer outra “proporcionalidade”. Mas eu também, não tenho (nem quero ter) um curso de treinador, não vá eu ficar “entendido” e começar a dizer coisas que mais parecem “dançar o tango com as verdades”
.
6) “Quando Fátima Dutra foi expulsa o jogo estava equilibrado“. Se por equilibrado quisermos dizer que o Sporting já perdia por 3-1…
.
7) “O resultado é muito pesado para aquilo que foi o jogo“. Na minha opinião, se Marta Cintra, “Fast Lucy” (em oposição a… “Slow Marchão“), Catarina Amado e Ana Vitória tivessem mais qualidade técnica, o Sporting teria saído do Seixal com 8 golos “mamados”.
.
E claro, o treinador teria vindo na mesma à “flash” executar mais um “exercício em relações públicas“. Esperemos que “Mariana-Raquel Guardiola” brevemente tire o “brevet” de treinadora, assim, poderá ser ela a vir à “flash“, em vez de mandar o pobre homem vir mais uma vez ser a “cara das derrotas“.
.
8) “Foram dois jogos completamente diferentes“. Verdade! Pois neste, “Mariana-Raquel Guardiola” já não foi expulsa, e Ana Catarina (Borges) não foi ao Instagram pedir desculpas a ninguém, excepto, talvez à ADIDAS…
.
Meu caro, Director Geral Desmoralizador, a única semelhança entre esta nobre modalidade e o Rugby, é que estão ambas cheias de “bichas” (mas as nossas são mais bonitas e menos gordas), e de modo algum, escrevo isso como se fosse uma crítica. Mas prefiro “bichas” com um bom sprint de 40 jardas, um impulso vertical superior a 5 milimetros, que consigam fazer um passe de 20 metros, etc, etc, etc.
.
Já as outras “bichas” (ou “bichonas” para aquelas com mais de 80 quilos) prefiro que vão antes “trabalhar” para o Carnaval de Torres Vedras, ou então, lamber… selos (ou lá o que for) às …(Play)”Mates“.
.
Senão, mais parece que estamos… “entregues à bicharada“. Ainda se fosse à Ruby Rose… Agora, “fufas” que parecem ter contratado o consultor de imagem da “Sra Pinhão“? Lamento, mas isso não me faz… “flutuar o barco“, se me perdoa a figura de estilo náutica, mas a verdade, é que há umas treinadoras (e Directoras), que se deviam antes ir dedicar à… Pesca Submarina.
.
Sendo eu muito franco, a única diferença que eu efectivamente consigo descortinar neste grupo de trabalho, é que creio, creio… que em Julho, o Mestre Pedro Alegria (anteontem entrevistado pela Sra Tadeia… o surf devia estar fraco na Caparica…) tinha cabelo “cor de alumínio” (fantástico para “lixar” os radares da GNR em “Venda da Porca (Estremoz)), tal como Richard Gere em “Pretty Woman” (és tu, Badalonesa???).
.
Mas anteontem (talvez) perante uma substancialmente menor luminosidade no Seixal (se o devem, que o paguem à EDP!!), o cabelo do “homem” parecia ser de uma cor cinzento escura, a fazer-me lembrar o mítico actor Walter Matthau, que aos 79 anos, ainda se gabava do seu cabelo ser naturalmente da cor de petróleo.
.
(somente a brincar, sou amigo de longa data do irmão da “Patrícia“, e ela por mim, pode estacionar a prancha onde bem entender. E aposto que até percebe mais da coisa que o Mister… “João da Tralha“).
.
Entretanto, fui conferir no perfil de Facebook do “Mestre Alegria“, e confere, em Julho de 2021 ele tinha cabelo prateado, e por essa altura, mais parecia o baterista dos Pearl Jam circa 1991.
.
O meu Pai sempre me disse, “Santiago, só há dois tipos de pessoas que pintam o cabelo… as gajas e os «Marchões»!” E como eu costumo dizer, “antes mulher que «Marchão»“.
.
De qualquer forma, que fique claro, mais preocupado fiquei quando os Sub-23 do Sporting eram orientados por um cavalheiro que parecia o guitarrista dos “Smashing Pumpkins“.
.
Pelo menos, “Mariana-Raquel Guardiola” sempre evita ir ao mesmo cabeleireiro que a Sra. Gabriela Sobral, esta última, que alegadamente, entra lá e diz, “quero ficar igualzinha à Katherine Moennig!!!“.
.
Sinceramente, não creio que a cirurgia plástica esteja já assim tão avançada… Penso que o Botox nas sobrancelhas do… “CR7 do Regufe” tenha mesmo sido o zénite dessa ciência.
.
E sim, a “Manhas” e a “Fast Lucy” ambas têm sobrancelhas “top“, infelizmente, infelizmente… as semelhanças ficam-se por aí. Mas… mas, “a Pompeia o que é de Pompeia“, e a “Manhas” tem uma magnífica Cartilagem Septal, embora, embora… no que às “Cruras Medianas” diz respeito, as Directoras Técnicas Conimbricenses permanecem imbatíveis.
.
Recapitulando ao “petróleo”, e de comburentes falando, em muito ficaremos gratos, se alguém tiver a gentileza de encher o “depósito” das moças com “gasosa sem chumbo“, pois por estes dias, creio que até o Maxi Pereira parece correr mais tempo e mais depressa do que a Ana Catarina (Borges).
.
E sim, o meu Pai de 81 anos ainda corre mais do que aquela (tão erudita) lateral do Parma, que tem só 6 minutos de jogo desde 22 de Outubro.
.
Pessoalmente, sou um grande fã do cabelo do “Mestre Pedro Alegria“, perdão, do seu cabelo e das suas “panturrilhas“.
.
Veja os vídeos em 4K no canal oficial do Sporting no youtube, quando o “Mestre Alegria” aparece de calções, ele tem uns gémeos maiores que o pescoço de “Mariana-Raquel Guardiola“. O que me leva a concluir, que o elevador em Alcochete mais uma vez deve estar avariado, e o Mestre anda a ir pelas escadas (ele que leve a Bravo com ele…ele que a leve!).
.
Aliás, sou fã do seu cabelo, dos seus gastrocnémios, do maxilar da “Manhas“, dos quadríceps da Dutra, dos “M & Ms” da Bravo, e da boa-educação que os Pais da Melisa lhe aportaram.
.
Mas por mais que admire o cabelo do “Mestre Alegria“, preferia (decididamente) que esta equipa técnica deixasse era os adeptos “daquela equipa que lidera o campeonato” com… “os cabelos em pé”. Que ficassem tal e qual o Rui Pinto ou o Bart Simpson.
.
Ou então, que fiquem tão “fulos” que os comecem a arrancar “aos molhos”, e mudem de nome para “farinha” e escrevam “newsletters” magníficas em que até confundem verbos impessoais com pronomes demonstrativos. Mas não há crise, pois quem lê “aquilo”, são 6 milhões de analfabetos em séria “ressaca” de antipsicóticos, alegadamente, alegadamente…
.
Farmacologicamente, eu percebo que há adeptos do Sporting que querem ver “Mariana-Raquel Guardiola” bem longe de “Olho Cinzeiro”, e seguramente, tal será “expeditado” em Maio ou Junho (a menos que, o ex-jogador de Rugby esteja a sofrer de Encefalopatia Traumática Crónica), e faço votos, de que ela leve companhia.
.
Mas não há razão para se ofender a Sra. ou tentar causar-lhe dano psíquico. Aqueles que não se conseguirem controlar na matéria dos opróbrios, informo-os que o Infarmed disponibiliza um variado sortido de Ansiolíticos a preços de mercado muito competitivos.
.
Entretanto, digam não à
cafeína e ao açúcar refinado. E se não tiverem sono, ouçam antes as conferências de imprensa do novo Selecionador da Polónia…
.
A gordinha (futura obesa) Andreia Bravo continua a (aparentemente) não fazer qualquer dieta… e a ser titular. Por estes dias (e noites), eu até já arriscaria testar a “Manhas” naquela posição.
.
É certo que a “Manhas” não é muito explosiva (porque raio a metiam a lateral há uns tempos…), mas tem surpreendente mobilidade, boa finta curta, qualidade técnica subvalorizada, e… e quando passa pelos corredores das Coca-Colas e do Chocapic, a “Manhas” sai logo dali com o “turbo” ligado, e com um ar indignado, como se tudo aquilo emanasse uma olência muito, muito má.
.
Pois, mas as gaiatas Almadenses bebem os seus “Açúcares Carbonizados” e depois presumivelmente, vão para o Seixal dar uns grandes “puns” a Chocapic. O problema, é que o raio da “Pancraciante Espanhola” tem um olfacto pior do que uma Rafeira Alentejana. E sim, “Pancraciante” é um neologismo de minha “paternidade literária”, e não, nada tem a ver com “Pancreatites“.
.
Algumas questões que me parecem “pontiagudas” e arguciosas:
.
1) Como é que treinadores competentes e “isentos” permitem que Joana Martins faça os 90 minutos? Qualquer dia, a malta ainda começa a desconfiar, que há jogadoras que com esta Treinadora, irão jogar sempre que possível. Ou então, permita-me que reformule a questão, e indague antes, qual é o vosso conceito de… “meritocracia“?
.
2)  Em que é que beneficiou a equipa com a entrada de Alícia Correia aos 75 minutos? Haverá alguma “cláusula” que indique que ela tem que jogar sempre?
.
3) Não há ninguém nessa equipa técnica que consiga explicar à Bruna Lourenço o que são exercícios pliométricos? Não há ninguém que lhe diga para “empurrar o trenó“? Vocês têm formação em Educação Física, correcto?
.
“Corrida com Resistência por Tração Contínua” diz-vos algo? Sim, sim, muito útil para desenvolver as jogadoras em termos de potência muscular e velocidade.
.
É que a Marchão não pulava, e a Bruna também não pula, portanto, o “problema” deve estar na equipa técnica… deve ser (já agora, isto foi uma Proposição, e não uma Afirmação, e 99% das pessoas formadas em Direito neste País não as conseguem diferenciar).
.
4) Por que razão Carolina Beckert voltou a jogar? E com isto, não estou a querer escrever que Melisa tenha jogado bem na Luz, pois infelizmente não jogou. Mas Beckert parece ter problemas de coordenação motora, e no entanto, tenta sistematicamente bater no “1 para 1” jogadoras com um centro de gravidade mais baixo que o dela, e com maior qualidade técnica. Isso cabe na cabeça de alguém?
.
Serei o único com olhos (admito que são bonitos e cirurgicamente optimizados) para a Biomecânica? Penso que a alcunha “Carolina Beckenbauer” lhe fez mal. O Baresi (o Franco, e não o Giuseppe) se for a Alcochete, até diz logo que nem sabe quem ela é.
.
5) Ainda não perceberam que a Ana Borges já não tem faculdades atléticas para jogar como lateral? E não é de agora com 32 anos, ela na época passada já era batida em velocidade quando tinha “apenas” 31 anos.
.
Presumirem que essa decrepitude muscular vai melhorar, é como aquelas mulheres bonitas com 20 anos que arrogantemente proclamam que aos 40 vão ser mais bonitas que aos 20 (por acaso, a Shakira até é), e aos 60 mais bonitas que aos 40.
.
Eu bem sei, que a indústria de maquilhagem espera uma determinada quantidade de estupidez (intelectual e emocional) e “insegurança despesista“, mas vocês, são professores de educação física ou representantes da Maybelline?
.
Ao menos “Mariana-Raquel Guardiola” não usa maquilhagem, e consequentemente, é mais deslavada que os meus sovacos.
.
E na minha opinião, não sai prejudicada. Diria mesmo, que andam por aí umas treinadoras (e não só, e não só…) bem mais necessitadas de maquilhagem (ou de um saco de papel na cabeça!), e um bom amaciador com vitaminas B3 e B6 e cheirinho a Aloe Vera.
.
Há umas treinadoras, que os seus cabelos até parece que cheiram a
alho, ou a vinho! Ao menos os Directores Gerais são carecas e têm sempre um ar (muito) confuso quando olham para um jogo de futebol e não avistam o Jonah Lomu, nem o Anthony Mundine… Parecem o “Boi Bocas” a discutir arquitectura com o Mestre Siza Vieira ou a Mestra Amanda Levete.
.
6) Perceberam anteontem que a “Bombardeira Loira” tem que ser titular sempre que possível? Não perceberam em Maio último que ela foi a melhor jogadora do Sporting na última época? Ajudem-na se faz favor a melhorar no remate…
.
7) Se à Alícia faltam predicados atléticos, à Dutra, parecem faltar predicados tácticos (e talvez também técnicos). Eu gosto de laterais atléticas, mas uma jogadora que não entenda de posicionamento ou de leitura de jogo (ou que não tenha qualidade no passe) não nos vai levar aos títulos, por mais bonitos que sejam os seus adutores, e creio serem os mais belos de todo o campeonato.
.
Já agora, serão verdade os rumores, de que quando abordada por adeptos Sportinguistas a pedir autógrafos, a Sra. Dutra só responde aos pedidos das mulheres? E alegadamente, faz de conta que não vê os homens?
.
Não quero e recuso-me a acreditar que isso possa ser sequer próximo da verdade, pois a sê-lo, terei que deduzir que ela anteontem no Seixal, terá pensado, que a Catarina Amado e a Ana Vitória eram um par de “machos“, pois “ignorou-os” em ocasiões em demasia.
.
Eu critico, mas eu também sou um “sexista” (já a Borges, tem mais pinta de.. “Sexífera“, e ainda bem para ela) de primeira, pois para chegar a uma mulher bonita no final da Alameda dos Oceanos, eu se necessário for, atropelo 500 homens nas passadeiras entre a Repsol e a Altice Arena!
.
Como diria um ex-carcereiro do
Estabelecimento Prisional da Guarda, “já temos por aqui demasiados homens e demasiados turistas…“.
.
( se “Séxifera” é um “portmanteau” entre “Sexo” e “Mamífera“? Ana Catarina, telefona para Parma, que “ela” explica-te, entre 1001 “bués“)
.
Em jeito de conclusão, vou contar uma história 100% verídica. O Sporting na sua geração (masculina) de 1994 sempre teve um lote de individualidades incrível, mas colectivamente, raramente ganhavam títulos. A 26 de Outubro de 2008, foram ao Seixal e “obliteraram” os Iniciados A de Bruno Lage por 6-2.
.
Uma humilhação incrível, e  que eu entusiasticamente “saboreei” em primeira mão, para algum “desconforto” de Renato Paiva que estava a comentar para aquele canal que diz coisas do género de… “o Sporting está a atacar pelo flanco central…“. “E pelas falanges laterais!!” Acrescentei eu de imediato…
.
8 meses depois, o Benfica de Bruno Lage sagrava-se Campeão Nacional Sub-15 pela primeira vez em 20 anos, e pós-jogo, eu fui entrevistar um “anão” (que naquela idade nem sequer era titular) que era o meu jogador favorito, e que respondia (e continua a responder) pelo nome de… “Bernardo Silva“.
.
Um destes dias, também irei contar a história do dia em que conheci no Seixal o João Cancelo. Eu que afirmei (por escrito) há 7 anos, que ele ia ser 10 vezes melhor que o “Cédric NãoSeiQuantas”
.
Quando perguntei a Bruno Lage como é que ele tinha vindo de uma derrota por 6-2 até à glória máxima em 8 meses, ele disse-me que após sofrerem a goleada, o grupo de trabalho reuniu-se e comprometeu-se a trabalhar mais do que antes. E as sessões de treino aumentaram, a intensidade aumentou, e o Benfica foi campeão.
.
Sim, estou familiarizado com a “lenda“, de que uma vez, os jogadores chegaram aos treinos no Seixal sem algum equipamento necessário, e o Lage cancelou o treino, e disse aos moços para irem antes correr em redor do relvado durante duas horas, para ver se lhes fazia bem à memória. “Mariana-Raquel Guardiola” seria capaz de fazer isso? Se fizesse, a Bravo nunca teria excedido os 60 quilogramas.
.
Se as mulheres e meninas da secção de Futebol Feminino do Sporting Clube de Portugal vão fazer isso?
.
Duvido, pois como me disse (e perante uma testemunha) em tempos uma “Directora Técnica” que eu cá sei. “As mulheres distraem-se facilmente, é preciso andar sempre em cima delas nas sessões de treino…”
.
E essa “Directora” deve saber do que fala, pois ela tinha (e continua a ter) um “nariz” para a “coisa“… (para “coisos” não creio que tenha “olfação“… pelo menos, a julgar pela forma como se veste, como um rapazinho de 20 anos). A “Grande Pinóquia“, como eu lhe chamei, após assistir a uma derrota (apenas 27 vitórias em 69 jogos) sua por 5-1 em 2009.
.
Talvez os Sub-15 do “Benfas” tivessem menos talento, ou um menor número de individualidades acima da média que o Sporting em 2008/09, mas após serem humilhados, portaram-se como homens (de 14 anos, alguns…alguns…) e trabalharam para serem Campeões.
.
Irão as subalternas da Capitã Ana Catarina (Borges) fazer o mesmo? Ou irão antes para as praias, para os salões de tatuagens, para os bares de “smoothies“, ou colocar “likes” nos posts do antigo Presidente de Clube, como ela própria alegadamente faz? É aguardar para ver… Por mim, desde que “puxem pelo caparro“, até podem ir de “material ao léu” fazer o pino para a barragem de Castelo de Bode.
.
Desejo igualmente esclarecer, que não conheço pessoalmente as Sras Alícia, Martins ou Beckert. Nem tenho quaisquer indicações (ou “marcadores”) do seu carácter, e por isso, os meus comentários resumem-se a questões de “ordem futebolística“. E presumo de boa-fé, que elas dão tudo o que têm (e terão total interesse nisso), se mais não dão, é porque não conseguem, ou porque mais não lhes é exigido, ou porque o “projecto”(…) não lhes deu condições (sobretudo físicas) para tal.
.
Faço votos de (e quero muito!) que sejam felizes, mas de preferência, noutro Clube a partir de 1 de Julho. Nada tenho a apontar-lhes como pessoas, pois quando não conheço alguém, presumo sempre o melhor (com uma única excepção obviamente para a filha de Billy Ray Cyrus).
.
Até serem dispensadas, que os
adeptos sejam mais “judiciosos” nas “críticas” (ou tomem os supramencionados Ansionomilíticos), pois estamos a falar de mulheres, algumas delas ainda jovens e cheias de sonhos, e eu nestas questões, sou algo “antiquado”.
.
Faço votos, de que o Mestre Alegria, meta as “pretty women” (“Mercy!!!“) todas a dar o litro nos treinos!
E que lhes diga, que têm que bloquear os números das agências de viagens, pelo menos, até 22 de Maio.
.
E que fique claro, que eu não tenho nada dizer a respeito da cor do cabelo (o meu tem 3 cores: grisalho, castanho claro à frente e castanho escuro atrás) de ninguém, nem vejo nisso uma qualidade ou defeito. O Professor Pedro Alegria tem sempre tido um comportamento correcto (embora com alguma… “liberdade criativa” nas “flashes“) e pessoas de bem fazem falta em qualquer balneário. E não, nunca gostei dos “Pearl Jam“.
.
Com este meu cabelo tricolor (e atenção, que eu não sou adepto do São Paulo, mas sim do Santos), que inveja eu começo a ter das funcionárias do Pingo Doce, com aquelas suas “jubas” tingidas de “vermelho vaginal” e complementadas com sobrancelhas negras, negras como o “buraco negro” no qual a nossa equipa “caiu” há 16 meses.
.
Pelo que sei, o “Mestre Pedro Alegria” (dentro do dito “buraco“, ,e sem conotações à “Trópico de Câncer“… (lê, Marchão, lê!)) alegadamente terá dito, “Mariana-Raquel, vamos subir para cima!” (uma retórica semi-tautológica…), mas a “Miss” retorquiu “Não, não… Calma «Richard»! Vamos cavar até à China, pois penso que até já falta pouco…”
.
Uma coisa é certa, ou se vai verificar um esforço sério e honesto para lutar pelo 2º lugar, ou então, os “ansiosos dos fóruns” ainda aparecerão em massa (duvido que sejam mais do que 20 “patetas-alegres“…) em Alcochete exigindo que “Mariana-Raquel Guardiola“, efectivamente, “cave” dali para fora. Pela minha parte, desde que o programa “What’s Up” da SIC Mulher seja renovado por umas temporadas mais, irei manter-me perfeitamente quiescente, e talvez até algo mais do que isso, talvez…
.
Parque das Nações,
Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023,
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos reservados.
.

Facebook Comments
Alícia CorreiaAna BorgesAna CapetaBotticelliBruna LourençoCarolina BeckertChandra DavidsonCharles DickensFátima DutraFutebol FemininoFutFemSCPHans Christian AndersenHenry MillerJoana MarchãoJoana MartinsLúcia AlvesMariana CabralMelisa HasanbegovićRonald William MilllerSLBenficaFemSvetlana Mota D'ÁguaWilliam Shakespeare
Share

Poderá também gostar

Hannah Seabert, Mariana Cabral e Francisca Nazareth

View Post

HANNAH BANANA, THE IRON-GLOVED CALIFORNIAN LASSIE…

When Joana Comes Marching

View Post

QUANDO AS ABRANTINAS VÊM A MARCHAR…

Eleven 11

View Post

CÍCERO E AS MUSAS…

Ernest Hemingway e Agnes Von Kurowsky

View Post

MACHO, MESTRE, GÉNIO E FIGURA!!!!

Andreia Bravo e Janis Joplin

View Post

QUE O DEUS DO EPICURISMO LHE COMPRE UM NUTRICIONISTA…

Ryan Garcia Vs Gervonta Davis

View Post

TO OLD IRON CHIN…

Beatriz Cameirão

View Post

CURVAS FRÁSICAS FELIZES E LAPSUS CUNILINGUS…

Michael Kors

View Post

COALAS, CANGURUS, KORS… E CAMARADAS!

Mónica Jorge

View Post

A MÓNICA DAS GRANDES CAMBALHOTAS…

Francisco Neto, Mónica Jorge e Ana Capeta

View Post

MESTRES, MÓNICAS E MUNDIAIS…

Lúcia Alves - Top Gun

View Post

“FAST LUCY” ABANOU O SEU… “MÓNI MÓNI”

Kate Capshaw

View Post

AS ASSESSORAS DE IMPRENSA TAMBÉM SE ABATEM?

Lúcia Alves e McKayla Maroney

View Post

RED (LUCIES) IN EUROPE (ALCOCHETE) – CONTEMPLAÇÕES SEMI-TELEGRÁFICAS…

Carolina Patrocínio

View Post

HÁ DEIDADES ESTETICAMENTE SIGNIFICATIVAS NO RESTELO?

Mónica Jéssica Parker

View Post

ASSESSORIA OU CUMPLICIDADE? DIPLOMACIA OU CANHONEIRAS?

Artigo Anterior

CARTAS À BEIRA-TEJO: DOUTOR,…

Em CARTAS

CARTAS À BEIRA-TEJO: DOUTOR, VI A "MARIANA-RAQUEL GUARDIOLA" LEVAR 5 NA LUZ...

View Post

Artigo Seguinte

AN (PRESS) OFFICER AND... A…

Em CARTAS

AN (PRESS) OFFICER AND... A GENTLEWOMAN?

View Post

Redes Sociais

Instagram

andremcfigueiredo

andremcfigueiredo
Recentemente, no decorrer de uma das suas patrulha Recentemente, no decorrer de uma das suas patrulhas itinerantes, a Agente ANA TELES estacionou o seu carro patrulha na garagem da Luz e procedeu à recolha de elementos no decurso de uma rusga.
.
Uma tal de "Chica Francisca" implorou por perdão, mas a Agente Teles algemou logo todas as malfeitoras e "malfeitonas"!
.
#cops #psp #gnr #ladycop #futfemscp #futfem #lampião #sportingcp #sportingclubedeportugal #kikanazareth
Any Given Sunday... as matinas (e as Meninas...) p Any Given Sunday... as matinas (e as Meninas...) podem ser umas pequenas "Selváticas"! 😎👍
.
#futfem #futfeminino #futebol #baixinha #futfemscp
Aqueles de natureza... Hipergráfica (compulsão p Aqueles de natureza... Hipergráfica (compulsão pela escrita) acordam cedo aos Domingos, para tomar banho, ir à Igreja, ir comprar pão (integral) fresco, oferecer bananas e água aos sem-abrigo, e depois... têm (quase) o dia todo para (em teoria) escrever manuscritos, cartas, e-mails, SMS, posts, DMs, postais, etc.
.
#writing #escrever #letters #carta #hipergrafia #deepbluesomething #breakfastattiffanys
Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER! . Que as nossas Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
.
Que as nossas MUSAS continuem asseadas, depiladas, hidratadas, bem cheirosas, desinibidas, efeminadas, e bem-humoradas. Para nos poderem inspirar, motivar e fazer sorrir! 😊
.
#diainternacionaldamulher #internationalwomensday #muse #musa #surfergirl #popsicle #sucking #brunette #morena #hankmoody #californication #michellelombardo
Carregue mais... Siga em Instagram

Newsletter

Facebook


by ACF1975

Etiquetas

Ana Borges Antonio Adán Brenda Pérez Bruno Tabata Chandra Davidson Daniel Bragança Diana Silva Flávio Nazinho Frederico Varandas Futebol Feminino FutFemSCP Fátima Pinto Gonçalo Esteves Gonçalo Inácio Joana Marchão Jorge Jesus Jovane Cabral João Mário Eduardo João Palhinha Juana Marxão Luís Neto Manuel Ugarte Marcus Edwards Mariana Cabral Matheus Nunes Matheus Reis Melisa Hasanbegović Nuno Mendes Nuno Santos Pablo Sarabia Paulinho Pedro Porro Pote Ricardo Esgaio Rodrigo Fernandes Rúben Amorim Rúben Vinagre Sebastián Coates Sporting Clube de Portugal Sport Lisboa e Benfica Tatiana Pinto Tiago Ferreira Tiago Tomás Vítor Tormena Zouhair Feddal

Arquivo

  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021

Newsletter

Recentemente, no decorrer de uma das suas patrulha Recentemente, no decorrer de uma das suas patrulhas itinerantes, a Agente ANA TELES estacionou o seu carro patrulha na garagem da Luz e procedeu à recolha de elementos no decurso de uma rusga.
.
Uma tal de "Chica Francisca" implorou por perdão, mas a Agente Teles algemou logo todas as malfeitoras e "malfeitonas"!
.
#cops #psp #gnr #ladycop #futfemscp #futfem #lampião #sportingcp #sportingclubedeportugal #kikanazareth
Any Given Sunday... as matinas (e as Meninas...) p Any Given Sunday... as matinas (e as Meninas...) podem ser umas pequenas "Selváticas"! 😎👍
.
#futfem #futfeminino #futebol #baixinha #futfemscp
Aqueles de natureza... Hipergráfica (compulsão p Aqueles de natureza... Hipergráfica (compulsão pela escrita) acordam cedo aos Domingos, para tomar banho, ir à Igreja, ir comprar pão (integral) fresco, oferecer bananas e água aos sem-abrigo, e depois... têm (quase) o dia todo para (em teoria) escrever manuscritos, cartas, e-mails, SMS, posts, DMs, postais, etc.
.
#writing #escrever #letters #carta #hipergrafia #deepbluesomething #breakfastattiffanys
Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER! . Que as nossas Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
.
Que as nossas MUSAS continuem asseadas, depiladas, hidratadas, bem cheirosas, desinibidas, efeminadas, e bem-humoradas. Para nos poderem inspirar, motivar e fazer sorrir! 😊
.
#diainternacionaldamulher #internationalwomensday #muse #musa #surfergirl #popsicle #sucking #brunette #morena #hankmoody #californication #michellelombardo
Um pouco como o grande BILL PAXTON, TOM SIZEMORE n Um pouco como o grande BILL PAXTON, TOM SIZEMORE nunca foi uma estrela de cinema, mas era um actor secundário que conseguia "roubar cenas" e ser memorável em quase todos os filmes.
.
Falecer (aneurisma cerebral) com apenas 61 anos é triste (curiosamente, a mesma idade com que Paxton nos deixou), mas só mostra, que nunca sabemos quando vai chegar a nossa hora de ir "pagar a conta".
.
Sizemore era um dos poucos Católicos Romanos (tal como Paxton) numa "gomorra" cada vez mais "Woke" e "politicamente correcta" como é a Hollywood dos últimos 25 anos.
.
Há 15 anos, quando Mickey Rourke (também ele Católico) estava na "mó de baixo", Sizemore foi dos poucos que lhe estendeu a mão.
.
Qual é o homem que não sente empatia ao ver um "bom malandro" no ecrã? E Tom era um malandro excepcional!
.
Boa viagem e que encontre paz e serenidade.
.
Thomas Edward Sizemore Jr.
(29/11/1961 - 03/03/2023)
.
#tomsizemore #catholic #católico #mickeyrourke #billpaxton #rip
Abstémio desde sempre, e para sempre! 🍊🍊 . Abstémio desde sempre, e para sempre! 🍊🍊
.
#abstemio #abstemious #teetotaler #clementine #clementina #markowen #juice #frutose #fructose #eatclean
Vítor Baía diz que é o melhor GR Português de Vítor Baía diz que é o melhor GR Português de sempre.
.
Do que vi pelos relvados Portugueses, sempre tive uma "empatia" especial para com... a DORIS BACIC.
.
No mínimo, era a mais "cool" 😉😎
.
Mas o Baía fez coisas extraordinárias, tais como agarrar a bola fora da área...
.
#futfemscp #futfem #futebolfeminino #dorisbacic #sportingcp
(10/01/1992 - 06/02/2023) . Paz à alma de CHRISTI (10/01/1992 - 06/02/2023)
.
Paz à alma de CHRISTIAN ATSU. Que maneira horrível de deixar este Mundo, e apenas ainda com 31 anos de idade. Neste caso, foi um dos "nossos", um da "Tribo do Futebol".
.
Ninguém merece tal desfecho. Mas quando chega a nossa hora, o "ceifeiro" não olha a estatuto social nem a contas bancárias.
.
Espero que a FPF decrete 1 minuto de silêncio, e que o FC Porto coloque a bandeira a meia-haste.
.
DEUS abençoe os nossos bombeiros e INEM, eles que estão por lá, altruisticamente a dar tudo o que têm.
.
Não o conhecia, mas estou com os olhos húmidos. Que não tenha sofrido muito.
.
REQUIESCAT IN PACE
.
#ChristianAtsu #fcporto #futebolclubedoporto #futebol #christian #inem #bombeiro
ACF Blog

Copyright © 2021 ACF Blog. All rights reserved
DESIGN . LANCE COLLECTIVE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Contudo, pode optar por sair, se desejar. Aceitar Ler mais
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR