.
Caríssimo, Sr Presidente Frederico Varandas
.
esta época escrevi-lhe já duas missivas (a 29 de Julho e a 5 de Dezembro), a nas quais lhe dei conta do “malogro futebolístico” que aí vinha para a nossa secção de Futebol Feminino.
.
Afirmei repetidamente, que as jogadoras Melisa Hasanbegovic, Fátima Dutra e Andreia Bravo necessitavam de ser titulares em vez das “futebolisticamente incompetentes” (na minha opinião, naturalmente) ou “insuficientes” meninas Carolina Beckert, Alícia Correia e Joana Martins.
.
Como que por “milagre” (ou por “desespero”), a partir de 20 de Novembro de 2022, todas as 3 entraram para a titularidade, e a partir daí, o Sporting assinou uma série de 7 jogos sem derrotas e com 6 vitórias, resultando em 34 golos marcados e com apenas 5 golos sofridos.
.
E entre essas 6 vitórias, vieram trunfos sobre o Lank Vilaverdense e o Damaiense orientados por Daniel Pacheco e Tomás Tengarrinha.
.
Sendo que, o resultado sobre o Damaiense foi algo “enganador“, agradável mas “mentiroso“, um pouco como algumas mulheres que eu conheci na Igreja Paroquial Nossa Senhora da Encarnação.
.
Isto hoje em dia, como se costuma dizer, “já nem no Pólo Norte podemos deixar as chaves na ignição, ou confiar numa congregante…”
.
Quanto às “minhas” 3 jogadoras, Até pareceu “magia“, não foi? Foi “só” retirar 3 jogadoras e meter as “minhas” 3 escolhas, e um Sporting que vinha de 3 derrotas em 9 jogos (entre Agosto e Novembro), desde então, até a Sábado último, só perdeu 1 jogo nos últimos 9.
.
Mas não é “magia“, é ter capacidade de avaliar as características das jogadoras e meter em campo as com maior capacidade ou aptidão para funções(ou adversárias ou relvados) específicas. No futebol não há bruxaria (“pero que las hay, las hay“), apenas ciência, neste caso, fisiologia humana ou biomecânica.
.
Fisicamente, Andreia Bravo tem qualidades/características que Joana Martins não tem (e provavelmente, nunca irá ter), o mesmo quando comparando Fátima Dutra com Alícia Correia, ou Melisa Hasanbegovic com Carolina Beckert.
.
Que a treinadora “Mariana-Raquel Guardiola” tenha levado 3 meses a perceber isso (e quando já estávamos apenas 1 ponto acima do 5º lugar) é que de facto, foi uma grande “amolação”…
.
Mas, apesar do momento positivo dos últimos 2 meses, a Sra “Mariana-Raquel“, seguramente (e por total coincidência) começou a reintroduzir no XI titular as jogadoras da sua empresária (“Ana Raquel”), as atletas Alícia Correia e Joana Martins.
.
Aliás, e não sei se isto será “para rir ou para chorar“, mas num plantel com várias futebolistas internacionais, a menina Alícia Correia (representada por “Ana Raquel“) é presentemente, a 2ª jogadora com mais minutos (1355) jogados esta época. Incrível!
.
Como é que uma jogadora que não é atlética, nem é fisicamente robusta, e perde “facilmente” bolas atrás de bolas, ainda assim, consegue ter mais minutos jogados pela nossa equipa do que uma Ana Borges, uma Cláudia Neto (que neste Sábado último, até parecia ter 34 anos biológicos e cronológicos), uma Chandra Davidson, ou uma Diana Silva?
.
É realmente um mistério. Faz-me lembrar a alcunha que há 15 anos, um treinador granjeou em Alcochete, o “Mister Mistério”
.
Pessoalmente, este (imerecido) “sucesso” da pequena Alícia, é de tal forma “extraordinário”, que me recordou, de quando Jorge Mendes transferiu Henrique Hilário do Nacional da Madeira para o Chelsea, Clube que era na altura, treinado por outro agenciado de Jorge Mendes, o Sr. Professor José Mourinho. Como diria o Sr. Paulo Bento, “no Futebol, não acredito em coincidências…“.
.
Perante a mais recente “vergonha olímpica” contra “aquela equipa que lidera o campeonato“, já nem sei muito bem em que (ou quem) acreditar.
.
Futebolisticamente, estou a ficar um “ateu“, ou um “niilista“. Uma coisa é certa, eu já não acredito que “Mariana-Raquel Guardiola” nos leve até à “Terra Prometida“.
.
Sim, nessa… lírica “laboratorista” (a)Guardiolada, penso que nela, já nem mesmo o bispo José Ornelas Carvalho terá fé ou confiança.
.
As “Raquéis” talvez acreditem, mas nunca ninguém disse que as mulheres eram mais lógicas, racionais ou “enfocadas” do que os homens.
.
Por alguma razão, a vasta maioria delas (é estatisticamente comprovável) são tão “deficientes” a jogar Xadrez ou a cursar em Matemática… Eu por vezes, também “sou mulher”, e por esse motivo, precavidamente, enchi a casa de máquinas de calcular. E penso que inclusive, tenho um ábaco algures na arrecadação. E quando há algo errado com a bateria da minha viatura, desembraçadamente (penso eu), ligo logo para o ACP.
.
Aproveito para esclarecer, que a treinadora Filipa Patão (aquela que parece uma “seccionista” nas “Estivadoras de Alcântara“. E que a julgar pela cara, adivinho que tenha sido Defesa Central… Eu no Pólo Sporting no EUL sempre lhes disse, que os “bonitinhos” nunca iriam dar em bons centrais. Eu vi logo que o Bruno Wilson ia ter “problemas”…) do Sport Lisboa e Benfica não tem qualquer empresária ou empresário.
.
Tanto quanto sei, a “Patuda” (um “nom de guerre” da minha autoria) sempre se representou a si própria (provavelmente, com o auxílio de um assessor jurídico), e por isso, nenhuma jogadora do Benfica é representada por quem represente igualmente a mulher que escolhe quem vai ser titular. Gosto dessa maneira de agir, não deixa espaço para especulações, nem desconfianças.
.
Uma treinadora deve optar pelas jogadoras que melhor “encaixem” contra as características das adversárias, e o Benfica tem uma equipa MUITO mais atlética do que a nossa. Porque assim, a soube construir. Até as “anãs” delas parecem ser mais vigorosas do que as nossas. Aposto o que quiser, que a “Fast Lucy” tem um impulso vertical superior ao da Bruna.
.
E no entanto, este Sábado na Luz, qual não foi a surpresa generalizada, quando as “pesos-pluma” Alícia e “Joaninha” voltaram a ser titulares contra 4 “lampionas” IMENSAMENTE mais atléticas como são Ana Vitória, Lúcia Alves, Pauleta e Andreia Norton.
.
Quem faz “aquilo”, ou é uma incompetente “de primeira” (mas que neste caso, até já vai em… 4º!), ou então, em teoria, serve outros interesses (desconheço…), que não os do Sporting Clube de Portugal. Seria o mesmo que Frank Warren (ou o “paddy” Brendan Ingle ) meter Naseem Hamed no ringue contra Ike Ibeabuchi.
.
A somar a esses equívocos, a nossa jogadora mais atlética (Chandra Davidson) começou o jogo no banco. Mas, acredito (sem sarcasmo) que a treinadors terá motivos de “força maior” para deixar a “Bombardeira Loira” no banco. E naturalmente que respeito essas justificações, as quais deduzo que devem existir, pois não tenho “Mariana-Raquel” como uma “louca”.
.
As titularidades de Seabert, Melisa, Dutra, Bruna, Capeta, Neto, Bravo e Diana Silva. Achei-as todas perfeitamente lógicas ou aceitáveis. Mas Alícia e “Joaninha“??? Lamento, mas este homem não as compreendeu. Quiçá, se calhar, também há por aí “mulherio” que identicamente já não entende certas opções de “Mariana-Raquel“.
.
Como seguramente o Sr. Presidente deverá saber, já esta época jogámos 3 jogos contra “aquela equipa que lidera o campeonato“. E perdemos todos os três. E sabe qual é “a melhor parte“? É que “Mariana-Raquel Guardiola” meteu Alícia Correia e Joana Martins como titulares em todos os 3 jogos. Surreal!
.
Repare! Por exemplo, Brenda Pérez (que tal como Chandra, talvez tivesse – ainda – algum “impedimento”) foi titular contra “aquela equipa que lidera o campeonato” a 26 de Agosto e a 5 de Novembro, e não jogou especialmente bem (sobretudo em Agosto), e por isso, penso ter sido (relativamente) “pacífico” vê-la começar este clássico no banco (embora, não entenda eu, exactamente, o que Joana Martins “aporta” melhor do que Brenda).
.
Mas Alícia e “Joaninha” também não se cobriram propriamente de glória – nem em Agosto, nem em Novembro – , e no entanto, lá continuam como “felizes titulares”.
.
(acrescento, que os adeptos e jornalistas não teriam que especular quanto a “impedimentos” das “craques” suplentes, se a…. Comunicação do Sporting comunicasse(…) o estado clínico das mesmas, como fazem os outros Clubes na Liga BPI. Aparentemente, também aí, estamos em desvantagem. Seria sensato, inclusive, para “proteger a treinadora)
.
Até parece que Alícia e Joana foram abençoadas pelo “São Jorge Mendes“, (alegado)padroeiro do Futebol. Ou por ele, ou pela “Santa Ana-Raquel” (nome aleatório e fictício, qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência).
.
Não sei, se calhar é lá que “Mariana-Raquel Guardiola” vai pedir “bênçãos” e ouvir a “missa”. Dizem que após uma “eucarística” Setembrina, a treinadora foi abençoada com uma Brasileira (nunca uma má premissa…) toda matulona, avaliada em 18 milhões de Kwanzas por alguns “pontas-de-lança jornalísticos“.
.
Pela minha parte, ainda aguardo pelos valores na AG de Accionistas, pois esses senhores respondem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e não à E.R.C.
.
Mas… mas…Mérito, glória e aleluia ao intelecto(…) de “Mariana-Raquel“, ela que aos 46 minutos finalmente tirou Alícia Correia de campo, e aos 60 fez o mesmo por Joana Martins. Isso, claro, quando o Sporting já tinha “mamado” 4 golos. E também fez entrar Chandra Davidson ao intervalo.
.
Se eu acho que “Mariana-Raquel Guardiola” é incompetente ou “desonesta“? Se eu for (e penso ser) de raciocínio lógico, tenho que lhe relatar, Sr. Presidente, que eu não tenho qualquer curso de treinador (mas se calhar, ainda assim, consigo avaliar jogadoras melhor do que “Mariana-Raquel“), e por isso, a racionalidade sugere(-me), que “Mariana-Raquel” perceba (MUITO)mais de Futebol do que eu.
.
E por esse motivo, não posso em abono da verdade, presumir que “Mariana-Raquel Guardiola” seja incompetente, pelo menos, não quando comparada comigo enquanto referência.
.
Por que razão as “agenciadas” (Alícia Correia e Joana Martins) por “Ana–Raquel” têm tantos minutos jogados (Joana tem sido mais utilizada do que Fátima Dutra, Andreia Bravo, Diana Silva, Melisa Hasanbegovic ou até mesmo Rita Fontemanha) por este Sporting que está em iminente risco de cair para fora do Top 4 da Liga BPI?
.
Não sei, deduzo que seja por serem jogadoras fabulosas.
.
A única conclusão a que consigo chegar, é que aos olhos (e cérebro) de “Mariana-Raquel Guardiola“, elas são duas das melhores jogadoras que o Sporting tem.
.
Eu, encontro-me em total, completo e manifesto desacordo com esse “concluimento” “Mariano-Raquélico“. Aliás, a sistemática titularidade e aparente “(a)Madrinhamento” dessas duas “Futsalistas” faz-me lembrar uma frase tipicamente Lisboeta… “amiga, estás a dar muita bandeira!!“.
.
Ainda sobre “bandeiras”. Eu não meto os pés em Alcochete desde 19 de Maio de 2013, e por isso, não sei se à entrada, se continua por lá a bandeira do Sporting, ou se não terá sido substituída por alguma auriflama alusiva às “Teammates“.
.
De qualquer forma, eu já estou a ficar velhote (mas continuo a ser mais rápido do que a Marchão!), e por isso, ainda me lembro da “hora da comédia” do mítico Bob Newhart.
.
E quando o Sr. Newhart visitou a Austrália em 1983, ele era constantemente abordado na rua por “anfitriantes” cidadãos que o cumprimentavam com o coloquial “g’day, mate!“. Até que ele, exasperado, respondeu “Mate??? Amigo, no meu País, «Mates» são as pessoas que se acasalam umas com as outras…”
.
Se por casualidade andam por aí umas “mates” que são uns autênticos “casalinhos”? Isso já é algo que eu desconheço (mas fazem bem, estão “na idade”, são jovens e saudáveis, e devem aproveitar), e não tenho qualquer interesse. Como se costumava (alegadamente) dizer na Marinha de Guerra, “Sr. Portas, nós não perguntamos, e você também nada nos diga…“.
.
Por mim, desde que saibam segurar um esférico e verticalizar o jogo pelas alas (a Dutra na Luz com esta treinadora parecia o Jordi Alba quanto tinha o “Tata” Martino no banco… nem um passe de 20 metros parece conseguir fazer), até podem andar a “acasalar” com Lobos de Alsácia, com Linces Ibéricos ou com Galgos Afegãos. Como diria Paris Hilton “os cães também são gente“.
.
Em Julho previ o tri-campeonato do Benfica, e o mesmo foi fácil de “agoirar”, pois qualquer pessoa com olhos e neurónios que acompanhe a modalidade, vê (e via já em Julho, ou até mesmo antes) que o potencial (sobretudo, físico-atlético) do plantel do Benfica excedia em MUITO o do Sporting.
.
Só uma incompetente ou “negacionista” não o perceberia. Como (alegadamente) se diz para os lados de Abrantes e Parma, “fia-te na Alícia e não corras!”
.
E até lhe escrevo mais, caro Presidente, eu nem sequer acho (nem nunca achei) que a treinadora “Patuda” seja melhor do que a nossa “Mariana-Raquel Guardiola“, simplesmente, a Dª Patuda tem um plantel construído por pessoas aparentemente muito mais competentes do que aquelas que recebem ordenado no Sporting.
.
E acredite, eu conheço pessoalmente o Sr. Fernando Tavares (Vice-Presidente Modalidades do Sport Lisboa e Benfica), e ele não é de forma alguma o sucedâneo de Isaac Newton, portanto, não há super-homens, génios inalcançáveis, nem super-mulheres (mas têm uma “Super-Lucy“…) na “equipa que lidera o campeonato“, apenas um projecto coerente, bem delineado e sem “Móniquices“.
.
O que aconteceu este Sábado na Luz foi perfeitamente normal (infelizmente) e previsível. Mas, poderia ter sido atenuado, se “nós”(ela!) não tivéssemos persistido em erros de palmatória.
.
O Sporting feminino liderado pela Sra “Mariana-Raquel Guardiola“, vem de 5 (cinco!) derrotas consecutivas contra o Benfica, tendo nessas 5 derrotas “mamado” (nós nos anos 70 falávamos assim…) 15 golos e marcado apenas 3.
.
Sabe o que esse “desnivelamento” me faz lembrar? De ver os Sub-16 masculinos do Oeiras golear a Selecção Feminina A (“(des)orientada” por Mónica Susana) no Jamor em 2007 por 4-1. E muito terá que mudar para se inverter esta tendência que só nos levará numa direcção… para fora do Top 5 da Liga BPI.
.
Não é segredo, que a Sra. “Mariana-Raquel Guardiola” é representada pela intermediária “Ana–Raquel”.
.
E caso não saiba, a Sra Ana-Raquel é aquela “nerd” que dá entrevistas a alegar (sim, a alegar, pois que eu saiba, ela “confunde” constantemente o “J.N.“e o “Público” com o Ministério Público ou uma esquadra da PSP. Sabe, aquelas instâncias em que são necessárias provas em vez de meras alegações…) que foi assediada.
.
E aparentemente, foi assediada por aqueles “mauzões” que são os homens heterossexuais. Eu enquanto homem heterossexual sinto-me ofendido e triste, e penso que se esses Heteros a assediaram, temos que lhes agendar o quanto antes, uma consulta com um oculista de renomada competência.
.
Eu uma vez, também estive “enfatuado” (mas por não mais do que 30 segundos, asseguro-lhe) com a roupeira da Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais. Mas os meus amigos, percebendo que eu estava a braços com um… “fluxo de consciência decadente“, interviram com um “Santiago, tu arranjas melhor, tu arranjas melhor…“.
.
Amigos são mesmo para essas eventualidades, e não para apenas, nos idos anos 90, nos afastarem a franja da boca quando tínhamos que vomitar após visitar demasiadas vezes a Faculdade de Ciências na Universidade de Lisboa.
.
Posteriormente, fui (passar a noite) à Faculdade das Barbeiras, e eram todas “gajas boas“, infelizmente, eram todas do “Chega“, do Benfica, e todas tinham tatuagens (e nos sítios mais inconvenientes…), portanto, eram umas… “Tri-defeituosas”
.
Será que na empresa de Ana-Raquel há um único homem heterossexual na folha salarial? Se não houver, seguramente, será por mero acaso, e não por qualquer tipo de “discriminação androfóbica” ou “heterofóbica“.
.
As mulheres tendem a ser tão liberais e contra a discriminação na base do género ou orientação sexual. Portanto, ninguém lhes quer topar a “hipócrita careca” da falta de autoridade moral. Não, para isso, iríamos antes visitar alguns tribunais de 1ª instância…
.
Quiçá, se calhar, há mulheres, que não podem ver um pénis à frente que até ficam traumatizadas com a sua… “entusiástica natureza fálica”. Eu com 7 anos comecei a desfolhar livros de naturismo, e quando me deparei com uma vagina, fiquei a pensar, “que raio é aquilo??! Parece um Ravioli de fiambre, ou uma mala de viagens feita à pressa…”
.
Se fosse eu a mandar na secção (e felizmente para mim, não sou, e espero nunca vir a ser), implementaria as seguintes alterações.
.
1) Com dignidade, dispensaria a Sra “Mariana-Raquel Guardiola” (alegadamente, a albina Vaz Pinto precisa de ajuda a… lamber selos…na sala de correspondência das “mates“) no final da época.
.
E quem vier a seguir, não deveria ser representada(o) pela empresa da Sra Ana-Raquel. Eu escolheria entre Daniel Pacheco (Lank Vilaverdense), Marco Ramos (Famalicão) ou Tomás Tengarrinha (Damaiense), mas por mim, até podem meter o “Nélson” (o responsável pelos relvados da Academia), desde que ele não seja agenciado pela “uber-assediada” Ana-Raquel.
.
2) Afastaria o “palestrante” Sr. Tomáz Morais do Futebol Feminino e colocaria alguém mais práctico e menos teórico nas funções. O ideal seria substituí-lo por mim, mas eu não tenho qualquer interesse (ou necessidade) em trabalhar no Futebol.
.
Já outras pessoas qualificadas (do ponto de vista técnico) presentemente a laborar em Alcochete, suspeito que elas não terão qualquer interesse, porque como os próprios me admitem em privado, não querem trabalhar com mulheres no Futebol, pois na óptica deles, isso envolve muitas “dores de cabeça“, e é mais difícil do que “comandar” homens.
.
Em privado, até as treinadoras (sim, até mesmo a Nortenha “Mortágua de Meia-Tigela“) assumem que preferem trabalhar com homens, pois eles requerem menos “supervisão” e empenham-se mais nos treinos. Presumo que também não vão de férias 20 vezes ao longo da temporada desportiva…
.
Essa aversão em trabalharem com “elas”, faz-me lembrar aquela mulher que dizia que era toda “feminista“, mas quando lhe perguntaram se gostaria de trabalhar num escritório só com mulheres, ela começou logo aos gritos e a dizer que “não!!!”
.
3) Ana-Raquel, Mariana Vaz Pinto, Maria João Xavier ou Anabela Brito Mendes por mim nunca poderão regressar ao Sporting. Pelas afirmações que supostamente vêm fazendo nos jornais (alegadamente sob a capa do anonimato), televisão e twitter, passam a ideia (e posso estar equivocado) de que são mulheres que parecem ter alguma “incompatibilização” com metade da população (nomeadamente, aquela constituída pelos Machos da espécie homo sapiens…).
.
Obviamente, que se uma mulher não gosta de homens e “prefere” gajas, isso é inteiramente legítimo (e até me parece muito bem, pois partilho do seu bom-gosto, pois também eu detesto homens, sobretudo, Marxistas, Benfiquistas e Assessores de Imprensa).
.
Mas… se porventura, mais do que não gostar, se nutrem uma… “antipatia mórbida” para com o género oposto, então… pessoas assim não têm mais lugar no Sporting do que homens misóginos teriam numa indústria superpopulada por mulheres. O “Sexismo” é reprovável, venha ele dos homens ou das mulheres.
.
4) Filipe Vedor nunca poderia regressar ao Futebol Feminino. Não parece ter competência para as funções, e será (em teoria) visto por algumas pessoas, como um “boy” de Azevedo de Carvalho, alguém que esta direcção estranhamente não “saneou”. Mas ouvi dizer, que é um Mestre a aviar frango no churrasco com malagueta da grossa. O que é comparável à ex-assessora de imprensa, cujo principal talento, alegadamente era dizer “Doutor, quer um cafézinho??!!”
.
5) O Sporting não pode ir buscar elementos aos quadros técnicos da FPF, pois na maioria dos casos, são pessoas de muito pouca competência. Aliás, com a excepção de Tiago Craveiro (que já “fugiu” para a UEFA) não me ocorre ninguém particularmente capacitado a trabalhar na FPF.
.
Já perdi a conta aos dispensados do Sporting que na FPF foram “abrigados”. Há ali malta, que eu não confiaria neles sequer para fazerem contabilidade na mercearia “Bolinhas“.
.
Por favor, nunca traga Mónica Susana Jorge para o Sporting, já basta observar a Selecção e ver as convocatórias bizarras, as titulares insensatas, e os erros de posicionamento das atletas em campo.
.
É que laterais lentas e nanicas, alas mesomorfas, trincas “engelhadas“, centrais “baixotas“, opções de qualidade que não são convocadas, etc, etc, etc, nada disso nos interessa, pois já temos problemas que cheguem no Sporting com as “Mates” da Dª Ana-Raquel.
.
Eu pessoalmente, nada tenho contra “Mates“. Em 1988 comprei duas edições da Playboy, e aquilo estava recheado de… “Playmates“. Nem fazia ideia que a Xuxa e a LaToya Jackson tinham tanto “talento”.
.
Mostrei a uma colega minha que era filha de uma Ministra do PSD, e ela disse logo “ah, estão demasiado despidas!“. Eu lá lhe expliquei, que aquilo não era propriamente um catálogo da “Victoria’s Secret“.
.
Enfim, eram só “betas” na minha turma. Por acaso, havia uma que se chamava Elisabete, e era (e continua a ser) a mais “fixe” delas todas. Infelizmente, é adepta do Arsenal e casou com um Lampião.
.
Nunca deixo a “Beta” cortar-me o cabelo, uma vez permiti-lhe tal “desideratum“, e no final, fiquei parecido com um composto entre Hugh Grant (não admira que a Liz Hurley lhe tenha metido as malas à porta) e Ellen Degeneres…
.
Basicamente, fiquei como… imagine a Raquel Infante (mas, com um ar menos…. “viripotente”) se ela fosse cortar o cabelo ao “baeta” do quartel do Regimento da Cavalaria N°6. E atenção, que o Famalicão esta época tem uma grande equipa, um bom treinador (apesar de parecer ter uns 17 aninhos…), e excelentes cortes de cabelo.
.
Ainda sobre a Dª Mónica Susana, ninguém entende uma Federação que convoca jogadoras que nem qualidade têm para jogar nos Clubes, ou que convoca jogadoras obesas, e atletas que durante os estágios parecem passar mais tempo a fazer “political statements” (por tremenda coincidência idênticos aos da Directora Técnica e do Assessor de Imprensa…) do que propriamente a treinar.
.
Duvido que a “Dr(ª) Svetlana Mota D’Água” fizesse pior se amanhã Fernando Gomes a fosse chamar. Mas acredito que o Q.I. subiria entre 15 a 30 pontos.
.
6) Alícia Correia e Joana Martins não podem voltar a ser titulares. E se elas (ou a empresária delas) assim não o aceitar, então devemos deixá-la sair, e sem quaisquer receios. O Futsal também precisa de praticantes.
.
7) Carolina Beckert tem menos qualidade para jogar no Sporting do que Mariana Azevedo que foi dispensada há 2 anos. Duvido que algum dia tenha condições físicas (sobretudo motoras) ou técnicas para sequer ser uma suplente credível a este nível.
.
8) A equipa técnica tem que fazer Chandra Davidson evoluir ao nível do remate, pois se o conseguirem, ela tem potencial para ser a melhor jogadora do Sporting. Bizarramente, ficou no banco de suplentes na Luz, e lá teve que entrar ao intervalo quando já tínhamos 3 na sacola.
.
9) Eu manteria o Professor Pedro Alegria na equipa técnica, de resto, talvez seja necessária mais experiência, pois aquele banco por vezes parece a colónia de férias do… “Externato Pim Pam Pum“.
.
Não sei se ele é de Famalicão, mas o Mister Alegria tem um cabelo porreiro (ora ali está um homem que claramente come as suas cenouras e beterrabas), e deve ter tirado um “Master” (e não “Masters” como dizem as saloias Lusitanas) em Relações Públicas, pois está sempre a pedir desculpas.
.
Revelo também, que conheço uma enfermeira chamada “Contente” que é uma “máquina” (quem me dera estar doente mais vezes…), e por isso, dou sempre o meu aval aos “Alegrias” e às “Contentes“, são gente de bem.
.
10) Se o Sporting renovar com Ana Borges, terá que ser de curta duração, e para jogar exclusivamente como extrema (como fez na Luz, embora, não necessariamente à esquerda. E sim, todos nós sabemos, que a Borges desgarra-se sempre para a… Esquerda. Creio que uma vez me sentei atrás dela numa reunião da FAUL “ministrada” pelo Duarte Cordeiro).
.
Meter uma atleta de 1,50 com 32 anos a jogar como lateral é algo que não cabe na cabeça de ninguém que tenha praticado desporto ou perceba minimamente sobre fisiologia (humana, no caso da Borges, aparentemente…).
.
11) Não me oponho a que Rita Fontemanha renove por curta duração, pois pode continuar a ser um elemento útil vinda do banco, e é uma jogadora com alguma polivalência, embora de modo algum, seja o elemento acima da média que era há 6 anos. Não parece ser má miúda, mas é algo… “intempestiva”, é uma mulher (ainda por cima do Norte), portanto.
.
Os adeptos (e adeptas… daquelas paras as quais, os “meubles de chambre” não se limitam aos… “armários“) parecem gostar dela, dizem regularmente “gosta do mesmo que nós…“, mas desconheço o alcance de tal… “apreciação de paladares”, embora deduza que se estejam a referir à “proclividade Fontemanhesca” pelos Pudins de Flan servidos na “Versailles”
.
Não lhe sei dizer, se a Sra “Mariana-Raquel Guardiola” mete jogadoras como Alícia Correia e Joana Martins a titular, por ser desonesta (ao meter as jogadoras da empresária dela, mesmo que para não tenham mérito para serem titulares) ou se é uma questão de incompetência técnica da parte da treinadora.
.
Ser treinadora implica valências várias, entre elas, a de percepcionar as qualidades, defeitos e características atlético-técnicas das suas jogadoras e escolhê-las consoante as necessidades do colectivo em função das características das adversárias, do terreno de jogo, etc.
.
É inteiramente possível, de que mais do que “desonesta” ou crassamente (eh pá! Não envolvas o “Marco” nisto…) incompetente, que “Mariana-Raquel Guardiola” seja somente uma “sonhadora“.
.
Alguns jornalistas em privado, referem-se a ela como “a Lírica“. E ela não pode ficar ofendida, pois ela própria foi jornalista, e até me dizem que era das “boas” (a escrever). Não posso opinar, pois nunca li nada dela.
.
O Expresso já não é o que era nos anos 80, está demasiado “político” (ai deles que venham à Federação da Área Urbana de Lisboa sentar-se na minha cadeira ou na da Borges…) e “idealista”. Hoje em dia, diria que “o Observador” produz melhores (e mais independentes) prosas.
.
Essa ideia de que todos os que estudaram jornalismo têm que guindar a “nau” fortemente à esquerda (“Bernardices“) é um estereótipo semi-irritante. De qualquer forma, nem Guardiola ela(Mariana-Raquel) é, nem Vasco da Gama ela virá a ser.
.
Colocar Joana Martins (1,55 de altura e 44 quilos de peso) no nosso meio-campo para “levar” com Andreia Norton (1,62 e 62 quilos – talvez mais, talvez mais… -) e Pauleta (1,71 e 61 quilos e uma cara que nem uma “luva de boxe“) será um acto de uma treinadora incompetente, ou de uma treinadora desonesta que persiste em meter as jogadoras da sua empresária, mesmo sendo elas (manifestamente) curtas (e leves) para as necessidades da equipa?
.
(clarifico, que adoro Boxe, e também adoro a Pauleta. Uma mulher não tem que ser “linda de morrer” para ser fantástica, pelo menos, para mim não tem. Acima de tudo, tem que ser genuína)
.
Com naturalidade (e prudência jurídica…), há adeptos, que já se questionam, se a Sra “Mariana-Raquel Guardiola” estará verdadeiramente ao serviço do Sporting ou da “nerd” que é a sua empresária. Se a empresária precisa de “serviço”, então, recomendo-lhe que vá a uma Bomba da Repsol… pois costumam ter as melhores (e mais Sportinguistas) funcionárias.
.
12) Eu dispensaria o assessor de imprensa da Formação/Feminino Miguel Henriques, a quem auguro talvez uma brilhante carreira como secretário da Direcção do jornal RECORD. E também dispensaria os serviços do “Team Manager” Francisco Costa, pois não creio que tenha a experiência ou “competências” que a função exige, e sei que não sou o único que assim pensa.
.
13) O Sporting tem que começar a ser mais “agressivo” e ambicioso no mercado de transferências nacional. Nunca podíamos ter deixado Maria Negrão ir (do Famalicão) para o Benfica.
.
Ela nem sequer jogou no Benfica (e já foi dispensada), mas é uma jogadora de um tremendo potencial (mas aparentemente, tem uma cabeleireira (num quartel?) que não sabe cortar pontas espigadas…) que nos aportaria qualidade a curto-longo prazo.
.
Daniela Alves foi outra que deixámos fugir. Talvez seja melhor dispensar todos esses olheiro(a)s, Mestre Varandas… Dizem que alguns andam por lá, só porque nem como treinadores estagiários se conseguiram afirmar.
.
Eu, neste mês de Janeiro, iria contratar a Laís Araújo ao Famalicão (que está à nossa frente), “despachava”(condignamente) a Beckert, sentava a Bruna (que também é “Raquelada“, mas é uma jogadora com valor), e metia a Melisa e a Laís como centrais. As duas juntas não fazem uma “Nevena” ou uma “Carole“, mas é a herança que “eu” tenho após o desinvestimento verificado em anos recentes.
.
E acresço, que para mim, a Nevena tinha mais “fibra” de Capitã do que a Sra Borges, pelo menos, era mais serena e educada. Mas a Borges também tem os seus incontrovertíveis predicados, pois é humilde, e após as derrotas, comporta-se sempre como um “homenzinho“.
.
Além disso, quando a Borges anda de óculos de sol, ela faz-me lembrar o cadre de guarda-costas do Tenente-General Videla no Mundial de 1978. Com mulheres assim, ninguém se mete. Nem eu, nem Daniel Passarella, nem Roberto Ayala, nem Wanda Nara, nem Luciana Salazar (antes esta que o “António“), nem a ex-mulher de Salvio. Absolutamente ninguém!
.
Aliás, quem vê os jogos (será que o “Scouting” – enunciado “skooting” em Alcochete – do Sporting o faz?) da Liga BPI, percebe que há centrais no Famalicão com mais qualidade do que no Sporting.
.
E dizem que o treinador (do “Fama Show“) também é melhor que a nossa “Mariana-Raquel Guardiola“. Embora, embora… o Sr. Marco Ramos não tenha uma gabardine tão bonita quanto “Mariana-Raquel” “desfilou” na Luz há 2 dias.
.
Não se via tamanha “panache sartorial“, desde que Mourinho orientou o Chelsea em 2005 e gastou umas valentes massas no estaminé da “Barbour” em Saville Row. Embora, ainda assim, longe da… “colunabilidade” (na revista “Maria” anda tudo a dormir…) dos fatos de treino azuis escuros (ela e as cores azuis…) que “Mónica” vestiu quando foi à Algarve Cup (2015), ocasião em que acrescente-se, ela quebra com a tradição, e usa dois brincos em vez dos habituais 3.
.
A Catarina Pereira do Braga não é “mázita”, mas prefiro outro perfil para as “nossas” centrais. A Vânia Duarte do Famalicão seria uma jogadora a ter em conta.
.
Não lhe parece “estranho”, que o “Scouting” do Braga tenha ido buscar a Marie-Aurelle Awona ao Nápoles, enquanto nós passámos metade da época com a “Raquelada” Alícia como titular?
.
A Summer Green do Damaiense é uma jogadora interessante, mas devemos nos focar nos nossos problemas (mais)prementes, e que estão localizados na defesa e na medular.
.
Vanessa Marques do Braga sem dúvida que devia ser considerada.
.
A “Bia Meio Metro” é fixe e educadinha, ela pode vir cá a casa jogar “Far Cry“(o original, obviamente) comigo, pois já joguei “Medal of Honor” que chegue com os colaboradores da Proevelen.
.
Não, não trabalho com eles, mas admito, que são pessoas bem-educadas e com bom gosto. Se vir a MARXão, dou-lhe com o “Pro Evolution Soccer” naquela testa que me faz lembrar o ecrã do Cinema São Jorge.
.
Do Lank, pediria que colocassem DVDs (ou BluRays) da Nano, da Cristiana Vieira e da Sara Alves em cima da minha secretária. Sabe, Sr. Presidente, estas equipas que estão connosco (e com “a equipa que lidera o campeonato“) no Top 5, não estão lá por mero acaso.
.
Também iria requerer BluRays da Letícia Almeida (Fama), e da Vitória Almeida (Braga), até porque, esta última, palpita-me, que tem mais Testosterona do que o armário da minha Endocrinologista…
.
E se me arranjarem filmes do Lars von Trier com a Stacy Martin, eu não ficaria “desfeitiado”. Que pés tão bonitos tem a Sra Martin, aposto que bate “livres de 3 dedos” só com os mindinhos.
.
Há que ter “olho podológico” para topar as grandes talentos (mas de preferência com pés pequenitos). Dizem que Quentin Tarantino quando trabalhava no videoclube de vídeos pornográficos (há um gajo num diário desportivo que fez o mesmo…) escreveu autênticos “tratados” sobre o assunto.
.
Se foi a Mariana-Raquel Guardiola? Nem pensar, creio que ela só vê filmes de Werner Herzog. Boa miúda, mas chatinha, “placidamente enfadonha”, é como aquelas assessoras de imprensa que têm a mania de que são “influencers” e “modelos de instagram“.
.
Não desejo ver “Tatianas“, “Ineses” ou “Marchões” regressar. Já temos uma equipa lenta, pequenina e que perde demasiadas bolas. Ver essas três regressar seria como ver Salazar regressar a São Bento, embora, obviamente, com as boas recordações do ataque bombista nos anos 30, mas que infelizmente não o “despachou” na primeira carreta com destino ao Vimieiro.
.
E sim, estou certo de que a… Comunicação do Sporting adorava ter a “11” de volta, e mais não digo…
.
14) Quando vamos buscar jogadoras à formação do Benfica, a comunicação(…) do Sporting faz parecer que foi um tremendo “golpe de asa” e motivo para celebrações infindáveis. Infelizmente, acho que TODAS as jovens jogadoras que lá fomos buscar, vão revelar-se fracassos e serão eventualmente dispensadas, provavelmente, porque o nosso scouting (do qual eu fiz parte há 15 anos) não será o ideal. Mas algumas (as jogadoras), são excelente pessoas.
.
Eu de pessoas educadas digo sempre bem, mesmo que tenham uma incompetência ao nível do Cantinflas. O Alentejo é a única parte de Portugal onde a competência e sociabilidade andam sempre de mãos dadas, mas infelizmente, são todas umas lampionas comunistas. E começo a suspeitar, que nunca têm namorados, porque 90% (mais! Mais!) delas serão lésbicas.
.
O Herman não tem uma herdade em Évora? O Goucha não tem um casarão (se faz favor, não confundir com o livro de Aquilino Ribeiro) em Portalegre?
.
A verdade, é que os maricas não dão ponto sem nó, meu caro Presidente. Por alguma razão, “eles” dominam a “haute couture“. O Tom Ford é lampião pela certa! Quanto às mulheres estilistas… parecem-se todas com as vítimas de Vincent Price no filme “A Casa de Cera“. Já vi mulheres mais bonitas na Casa Mortuária dos Marrazes.
.
15) Alertei no passado para o facto de Andreia Bravo ser uma das mais promissoras na nossa formação, mas é igualmente uma jovem (17 anos) com clara tendência para engordar. Infelizmente, este adepto parece ser o único com olhos para o ver. Ela tem imenso talento e potencial, mas comigo, teria que perder pelo menos 5 quilos para voltar à titularidade. A falta de capacidade de marcação da Bravo no 2º golo na Luz foi sintomática da sua falta de mobilidade.
.
Quero ver a Bravo correr atrás de Ana Vitória com o mesmo entusiasmo com que correrá (presumivelmente) atrás da camioneta da Chocapic.
.
(estas Brasileiras chamadas “Vitória” parecem todas ter muita Testosterona… serão “arraçadas” de Amanda Nunes ou irão todas à mesma farmácia comprar contraceptivos com demasiados hormónios? Desconheço!)
.
Eu sei que superabundância de mulheres no Futebol Feminino propaga essa modernice do “Body Positivity” (e que qualquer crítica é vista como “body shaming“) e a aceitação social da obesidade como sendo algo desejável (deve ser por isso que a Liga BPI tem uma dúzia de GR a pesar mais de 120 quilos…).
.
Mas peso em excesso é um factor de risco para a saúde (e para os contribuintes que mantêm o SNS a funcionar para tratar as diabéticas…), e duvido que o Sporting tolerasse um Manuel Ugarte que chegasse aos estágio pré-jogo a pesar 100 quilos.
.
A Bravo tem que receber uma lição sobre Macronutrientes e ser pesada semanalmente até controlar o seu peso e fazer desaparecer aquele “triplo queixo” em que a sua mandíbula e pescoço já quase se fundiram num só, ao ponto da malta (mais uma vez, da Faculdade de Ciências da U. de Lisboa) especular que existirá um “entrelaçamento quântico” entre a sua cara e pescoço, um pouco como o emaranhamento (igualmente quântico) entre o PSD e a economia Portuguesa nos tempos da austeridade.
.
– “Ah, não, a culpa da economia fraca é… dos outros que cá estavam antes…
– ” Quem, do Godinho Lopes???!
.
Aparentemente, ninguém (Morais, “Mariana-Raquel Guardiola“, “Team Manager“, etc) na estrutura(…) faz ou quer fazer isso, conversar com a “gordinha” (é um facto clínico, e não uma opinião) sobre as virtudes do treino invisível.
.
Acho isso especialmente “perverso”, atendendo, a que “Mariana-Raquel Guardiola” tem uma excelente mandíbula (e os seus dentes também não são maus, mas a Brenda tem uns ainda melhores, e quiçá, talvez por isso, tenha ido para o banco… Afinal, quem lhe manda ter umas “dentuças” melhores que as da “Miss”), embora, ainda assim, não ao nível da Sra Fontemanha, cujo maxilar começa a abeirar-se de uma troposfera “Henry Cavillesca“.
.
Eu bem masco (e remasco) pastilha elástica (sem açúcar) todos os dias, mas não há maneira de ficar parecido com a nossa “8“. Diabos a levem! A ela, e à sua genética temporo-mandibular.
.
16) Há quem diga que o Sporting tem desinvestido. Eu diria que é mais quem não temos ido buscar, do que quem temos dispensado. Pois para mim, as saídas de Tatiana Pinto, Joana Marchão e Inês Pereira até foram benéficas, atendendo ao binómio “custo-qualidade”.
.
Já Nevena, Carole e Fátima foram um tremendo rombo. Deixar sair Fátima Pinto, foi o equivalente a deixar sair João Palhinha, pois nem Joana Martins nem Morita são “Fátimas” ou “Palhinhas“.
.
E depois, “eles” (aqueles “desabrigados” que habitam no “Edifício do Futebol“) não percebem (coitados…) por que razão, “Mariana-Raquel Guardiola” e o Amorim têm sofrido tantos golos esta época. Sim… se calhar, temos que ir a uma vidente… porque ciência parece haver pouca, nas “reuniões de condomínio” desse “Edifício”.
.
Se o Sporting vai lutar pelo título para o ano? Duvido seriamente, pois são muitas as mudanças necessárias. Mudar a estrutura seria rápido, mas mudar a compleição do plantel irá demorar. Mas se tomarmos as medidas certas, poderemos apontar ao Top 2 já para o ano, enquanto neste momento, estamos em risco de ficar em 5º, em parte, porque os suprareferenciados Misters Ramos, Tengarrinha e Pacheco estão em 3 das equipas que lutam pelo top 5.
.
Eu em Julho último, previ o Damaiense no Top 3. Aguardemos… continuo a acreditar que existem condições para lutar pelo Top 2 até 21 de Maio.
.
E atenção, em momento algum, estou a sugerir-lhe que nos livremos de “Raqueladas“, para que para cá venham as… “Derriçadas“. Claro, se “ele” trouxer a “Fast Lucy“, até a vou buscar ao Seixal de limousine. Eu aprovo dos… “talentos” da “Lucy“, e penso que a “Borges” também aprovaria e… “provaria” (metafóricamente “retratando”) a/da “Lucy“.
.
Caso não saiba, a “Natércia Albertina-Cacilda Borges” é uma grande Sportinguista que joga sinuca pelo “Cruz Quebrada-Dafundo Snooker Club” (ao que parece, fundado pela 1ª Viscondessa de Guilhomil) e não perde um jogo do Futebol Feminino do Sporting.
.
Além disso, é uma lésbica ninfomaníaca inveterada (é cá das nossas!), pelos menos, é o que se alega, supostamente, pelo que sei, e supostamente se diz, algures, em tempos imemoriais (e imemorizáveis).
.
Mas… devemos exercer as máximas cautelas, pois a maioria dos homólogos masculinos de Ana-Raquel supostamente são uns barrigudos azeiteiros e aldrabões. Que ainda nos prometem a “Lucy“, mas depois entregar-nos-iam a… Luciana Abreu. Mas para essa, pelo menos, não seria preciso entrar em despesas com limousines, pois os batedores da PSP tratariam de tudo, e fazem eles muito bem, não vá a Dr(ª) Sandra Madureira pendurá-los no estendal com umas molas nas orelhas.
.
Recapitulando, diga-se, que os Srs Pacheco, Ramos e Tengarrinha lideram equipas com orçamentos MUITO inferiores ao Sporting, aliás, pelo que sei, o Lank Vilaverdense (que na penúltima jornada muito nos dificultou a vida) terá aproximadamente 10% do nosso orçamento, o que de facto, dá que pensar.
.
É uma equipa totalmente desprovida de “Raquelismos“, mas sobejamente “Derriçada“. E se esses 3 Misters estão a ter sucesso, presumivelmente (e lógicamente) só pode ser, porque os Srs. Pacheco, Ramos e Tengarrinha são “melhores” que a nossa “Mariana-Raquel Guardiola“. Algo em que pensar, no final da temporada.
.
Já agora, faz ideia quem representa a “Carolina das Uvas“? Que eu saiba, é a “Glam“, mas não sei se a FPF ou a FIFA os reconhece como intermediários. A menos que, sejam daqueles que foram tirar o “curso de agente” à Guiné.
.
No pós-debacle da Luz, não seria humano ir “bater” em “Mariana-Raquel Guardiola“. Devemos praticar humanismo (e humorismo para “combater” a semi-quasi-pseudo “azia”). Inclusive, se ela fosse minha vizinha, eu até lhe iria bater(!!!)… à porta, dar-lhe um chicoração meiguinho, e perguntar-lhe, “Mariana-Raquel, queres ir comigo ver um filme da Kristen Stewart???”
.
Presumo que ela própria esteja psicologicamente de rastos, afinal de contas, também a “Miss Guardiola” tem o seu brio, e a sua carreira em que pensar. E os últimos 16 meses têm sido algo “penosos”. Faço votos, de que já em Janeiro, o Sporting esteja a planear condignamente dispensar “Mariana-Raquel” em Maio, e ir buscar “alguém”.
.
Alguém que nos traga outra perspectiva, outra doutrina táctica e filosofia de recrutamento, e quiçá, sessões de treino que façam evoluir as individualidades, mais “disciplina“… entenda-se: menos férias, menos hidratos de carbono simples, mais ginásio e mais cargas de treino.
.
Pela minha parte, não tenho qualquer dúvida, de que se o Mister Bruschy estivesse em “part-time” a orientar a nossa equipa feminina, nós já estaríamos em 2º lugar. E nem sequer somos amigos, pois uma vez (quando ele ainda trabalhava no Oeiras, que tinha uma massagista toda “boazuda“) eu disse-lhe, que ele tinha “um corte de cabelo à CDS-PP“. E tem mesmo!
.
Não admira que o “Chicão” tenha “abalado”, e não foi por ter bebido demasiadas bicas antes de ir conversar com o “Sousa Tavares“.
.
Eu já nem vejo jogos do Levante, tal é a inveja do “quilate capilar” da Sra. Andonova. A “11” é realmente uma filha da mãe cheia de sorte… Por alguma razão, os ‘Maricanos inventaram a expressão, “Jesus Cristo numa prancha de skate“. Mas deixem a “Messias Oliveirense” lá pelas terras de “Benavente y Echegaray“, pois para perder bolas, já temos umas quantas por cá que tão exímias são nessa mui nobre arte e ofício.
.
Os adeptos de “velha escola” pensam que tudo se resolve com reforços, mas isso é como construir uma “penthouse” (ou “Marquises…” na Rua Castilho) num edifício com alicerces enterrados num pântano. Primeiro, na minha opinião, há que mandar embora as “Marianas-Raquéis“, os “Morais“, os “Franciscos“, os “Miguéis“, as “Beckerts”, as “Alícias“, as “Joaninhas“, etc. Essencialmente, “refundar” o Edifício Futebolístico.
.
Quem teimar em não o fazer, e se apoiar antes, na “muleta” da propaganda de pré-época (nunca conheci um assessor de imprensa que marcasse golos….), que se mentalize, de que nada vai mudar, e as vergonhas vão continuar em queda-d’água. E vão prorrogar, porque a “patologia” é “sistémica“, e tem que ser “extirpada” como um “ovário necrótico“.
.
A responsabilidade recairá sempre sobre quem tem o ónus da liderança. e como diria a placa sobre a secretária de Harry Truman, “the bucks stops here!”
.
Se o Sr. Presidente tiver à sua frente uma mulher com um cancro num ovário, e o segundo ovário contiver um quisto grotesco… Se a tensão arterial estiver a cair precipitosamente, se ela estiver com uma febre altíssima e a sofrer de escamação, possivelmente estará prestes a sofrer de um síndrome tóxico que a vai matar numa questão de horas ou minutos…
.
Exactamente o que vai fazer, Sr. Presidente? Sim, eu sei que vai ligar para a CUF e pedir que enviem o melhor Oncologista Ginecológico que lá tiverem. Mas a sério, vai pedir à “Enfermeira Morais” que “encomende” um exame de Anatomia Patológica, ou vai avocar o compromisso de remover os ovários para Hipocraticamente salvar a paciente?
.
Naturalmente, isso requer capacidade de liderança e de decisão crítica. Aos “vaciladores” a história confere-lhes a alcunha de “Friedrich Paulus“.
.
Se protelar a remoção dos órgãos, a paciente pode morrer, ou a equipa do Sporting pode terminar em 6º lugar… atrás de 4 equipas com menos de metade do nosso orçamento.
.
O “exame”(de anatomia patológica) é a prosa que presentemente têm em mãos. E pela minha “caneta”, o Dr. já está a par desta “patologia” desde Julho, e no entanto, a paciente continua a deteriorar, sendo que em Maio, poderá já estar num estado “cadavérico“.
.
Desejo-lhe sorte (e uma “equipa cirúrgica” com alguma competência… e prática), mas acima de tudo, desejo-lhe coragem para tomar decisões difíceis na “triagem“. E depois, lembre-se de quando o Lorde John Gort batia em retirada até Dunquerque, com o “Wehrmacht” na sua peugada e “La mort aux trousses“?
.
Winston Churchill convocou o Marechal Dowding para lhe pedir uma apreciação realista do desastre impendente, e concluiu o pedido de esclarecimento com um gélido… “corte até ao osso!!!“.
.
Eu já percebi, que o Presidente Varandas é o “Churchill“, e que “Mariana-Raquel Guardiola” é o/a (malditos pronomes, ó Malato!) “Marechal de Campo Gort” (que neste passado Sábado, levou com um autêntico “Blitzkrieg” da autoria da “Patuda von Rundstedt“). A questão que me “assalta” de momento é… afinal, quem é o “Hugh Dowding” de Alcochete? Será que temos um? E há (eu não, seguramente!) quem se refira a uma antiga jogadora do Estoril Praia como “a Hitler da Linha de Sintra“.
.
(sim, eu apanhei a ironia, Rundstedt era “defensivo”, enquanto a “Patuda” deu-nos um tal “vendaval ofensivo”, que deixou as nossas “anãzinhas” todas “despenteadas” e “amarrotadas”. Se calhar, em vez de uma treinadora, precisamos somente de uma “catavento“).
.
Eu parece-me, que só “vejo” “palestrantes“, “workshoppers” e mini-entrevistas recheadas de termos tecnocráticos (“ah, o nosso futebol moderno tem que respeitar os «stakeholders»“), etc. “Vejo” muita teoria (e no “Grupo Stromp” a “velhada” deve adorar isso) e pouca experiência prática.
.
Para isso, mais valia lá ter ficado o peneirento do “Mil-Folhas” a dar palestras sobre questões supérfluas, e a ficar “engasgado” sempre e quando eu lhe perguntava se “bola no ombro” era ou não uma infracção. Não é! Mas ele nem isso sabia (nem ele, nem o “Lucílio“), “catedrático da tanga“.
.
E se me perdoa a “tangente”, pessoalmente, eu acho que os herdeiros de (São)João Batista (o do Rio Jordão) há muito que deveriam ter processado o “Lucílio“, e com o devido patrocínio (não essa!) do Departamento Jurídico da Igreja Católica Portuguesa.
.
Bem sabemos, da força da APAF neste “Condado”, mas porra, os Católicos têm quase 5000 paróquias entre Monte Gordo e Vila Nova de Cerveira. Como diria o meu Capelão, “há que ir-lhes à tromba!”
.
Por falar em Catolicismo, eu até já ouvi dizer, que até a “Borges” é Católica. Aliás, se a “Borges” é Sportinguista, Católica, Socialista e “louca por mulheres“, qualquer dia, ainda lhe chamam de “André“. Cuidado, cuidado, cara “Borges”.
.
Recapitulando (mas sem capitulações de alguma forma transigentes) ao “Mil-Folhas“. Lá andava o “1000“, todo contente pelas reuniões da E.C.A., sempre a fazer grandes discursos (eu era aquele que se ouvia a ressonar na fila da frente…).
.
Comprei um livro dele, e finalmente, a minha higiene de sono lá apanhou devidamente os Ritmos Circadianos… Não dormia tão bem desde que uma Eurodeputada apareceu em debates eleitorais em Janeiro de 2021.
.
Eu até disse ao “1000” (e ele ficou logo “com os cornos no ar!“), que o lugar dele era no Departamento de Marketing ou na “Corporate Hospitality” (bastava arranjarem-lhe uma minissaia e uma boa esteticista), e não no de Futebol.
.
Porque ele, de Futebol propriamente dito, penso que inclusive, percebia menos até do que Cláudia Lopes ou Irene Palma. Mas em contrapartida, pareceu ter uma dermatologista mais qualificada e instruída… do que duas “cavalheiras” supramencionadas (algures nesta prosa, Sr. Procurador, algures… talvez, possivelmente).
.
Sr. Presidente, estou a pensar em escrever uma comédia surrealista para os Irmãos Cohen. O enredo será o seguinte, um Presidente entrega a direcção do Departamento de Futebol Feminino a um antigo funcionário de uma churrasqueira em Minde, e entrega o comando da equipa a uma ex-jornalista do Expresso. Acredito que vai ser deliciosamente absurdo e Kafkiano, pois na vida real, nenhum C.E.O. seria capaz de gerir recursos humanos dessa forma e sincronicamente esperar ter sucesso.
.
“Ce n’est pas la mer à boire” como diria Rochefoucauld. Concordo, o Sporting não precisa do fardo de génios universais (nem de “Mestres das Palestras” (sobre Rugby???) ou de “Mestras dos Neo-Paradigmas Tácticos“), basta-lhe lógica organizacional, alguma competência e “seriedade“.
.
E talvez (talvez…), parar de ir recrutar tantos recursos humanos às “províncias” e que depois, parece que ficam encadeados com a pressão das “luzes” e “palcos” da “Cidade Grande“.
.
Qualquer “headhunter” no mercado de trabalho, não deve ter “medo” de Lisboa, pois é onde estão (e sempre estiveram) os melhores Colégios, Faculdades e Bibliotecas.
.
Luiz Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Marquês do Pombal (e não do Bombarral, como Jorge Jesus alegadamente lhe chamou), Nuno Álvares Pereira, António Feliciano Castilho, Sophia de Mello Breyner, Gago Coutinho, os Irmãos Lobo Antunes e Paula Rego atestam essa excepcionalidade Lisboeta.
.
Parque das Nações,
Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2023.
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos reservados.
.
Em CARTAS
CARTAS À BEIRA-TEJO: DOUTOR, VI A “MARIANA-RAQUEL GUARDIOLA” LEVAR 5 NA LUZ…
23 de Janeiro, 2023
Facebook Comments