.
Sustenha e reembainhe vossa “espada”, nobiliária Princesa…
.
Como vai isso, Mestra? O “martelo” está firme e bem pendurado??
.
Asseguro-lhe, daqui, poucas jocosidades irão fluir, embora… até ontem à noite, eu (ainda)pensava, que o Professor (António) Feijó (Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian) era algum Preparador Físico na equipa técnica do Professor Neca.
.
Ah, e continuo convicto, de que o “setor” Mil-Homens, é um “sous-chef” na Adega da Tia Matilde… Por alguma razão, a Sopa Juliana por lá sabe a água de lavar pratos, ou a “WC Pato“. Quentin Tarantino afirmou-o há 30 anos, “nas cozinhas não deviam poder entrar… nem mongolóides, nem lampiões…”
.
Alguém mais (doutrinalmente)”profundo” do que eu, em tempos disse, “nenhum estado de existência existe sem esforço. Todos nós temos que nos esforçar para sermos… infelizes, ou felizes“. Podemos tentar e falhar, mas a única garantia 100% lógica que temos, é que se não houver uma “investida”, aí, o insucesso será 100% garantido.
.
Decidi escrever-lhe esta prosa, estando já mentalizado, de que a mesma, (mais do que provavelmente) não a irá demover, nem sensibilizar (acredite, que é muito difícil incutir racionalidade às mulheres… as próprias, quando chegam a uma certa idade, costumam dizer, “o meu pior defeito, é ter sido demasiado orgulhosa…” ou “por que razão, só os homens submissos é que apreciam a minha companhia?“).
.
Mas, mesmo assim, decidi “investir”, em si (por assim, dizer(escrever)). Pois a vida… esta nossa efémera existência terrena, ela é um ato contínuo (até certo ponto), dia após dia, anos após ano, e só podemos esperar, que a mesma seja longa, e que isso, nos faculte tempo para aprender, para penitenciar, para(tentar)rectificar e… para a munificência de saber “remitir”.
.
Senão, andamos aqui a fazer o quê? Mais vale, chamar um Uber e apanhar a auto-estrada para Abrantes enquanto ouvimos Bon Scott (“goin’ down…- double sens – party time!!!“)… E também isto (as tribulações mundanas) passarão! Assim tenhamos fé. Metafisicamente… “NELE“, mas a curto prazo, opto mais especificamente, por depositar a minha crença, sobretudo… em “SI”. Agradeço, que não reencaminhe isto ao meu Capelão, senão, o homem, ainda me excomunga.
.
(E não, “double sens” efectivamente, não quer dizer “par de mamas” no dialecto de Alexandre Dumas. E sim, este último foi o “pecuarista” que inventou os seus benquistos “DartaCÃO e os 3 MosCÃOteiros“)
.
O que se passa/passou, foi o seguinte, enobrecida “Princesa”. A estimada, representa uma marquita de farpela, uns tais de “New Balance“. E conforme me disse a “Mighty Matilde” (aquela dos incessantes decotes e da colecção de 1001 chapéus “clochê“), as moçoilas recebem uns ordenados fraquitos (talvez, por serem tão medíocres em termos de carisma), e por isso, é bom que tenham patrocínios (aqui entre nós, que pensa da “Carolina“?).
.
Já o sábio dizia, “a necessidade é o pior dos vícios“. E a “Princesa”, aparentemente, necessita desses “mecenas das roupagens”, anda(andava?) sempre pelo Insta a meter promoções a essas indumentárias para a demográfica “jovem e urbana”, enquanto eu, sendo mais do nicho “meia-idade e cosmopolita“, assumo que prefiro Tom Ford ou a Brioni. Acredite, tenho muitas mais gravatas do que a “Mighty Matilde” tem sutiãs ou socas…
.
Mas… eu, a dada altura, pensei (não foi fácil, mas comi solha grelhada com brócolos a vapor nesse almoço…), “que raios, esta loirinha ectomórfica, perde com a Rússia no Restelo (a 9 de Abril de 2021), e no dia seguinte, em vez de se penitenciar, vai a correr para o Insta promover a New Balance?!?!?!”
.
Não gostei, Princesa, não prezei. Repare como a “Pocahontas Borges” (que não é… nem loira, nem ectomórfica, , mas em contrapartida, quando se exalta, até é inadvertidamente “cómica”) após as derrotas, ela vai para o Insta, e tem a… (h)ombridade de pedir desculpas e de prometer trabalho e arreganhamento.
.
Sempre me ensinaram na comunicação, que pedir desculpas é uma boa política (excepto, “junto” de gajas manientas e egoístas…), mas como é óbvio, não basta a intenção, há que saber fazê-las de forma elegante e sensata.
.
Não é como a “Camarada Directora“, que antes dos jogos, vem sempre “expelir” as mesmas 50 palavras de circunstância. A “Mighty” que me perdoe, mas o “Media Coaching” por ali, anda a falhar mais do que o Rui Rio junto do Serviço Nacional de Saúde, excepto, quando ele ia para lá tocar bateria no “Natal dos Hospitais“.
.
Sim, eu sei, que ao estabelecer este “paralelo”, eu estou a comparar uma mulher com outra, e nós bem sabemos, que vocês mulheres “engalinham” logo com isso. Eu uma vez comparei a Mónica Jorge com a Maria Vieira, e ambas ficaram danad(inha)as comigo. Também comparei o Director de Comunicação do FC Porto com o Danny Devito, e as coisas correram ainda pior.
.
Sabe como são as pessoas do Norte, volta e meia, e começam logo… “a falar à Porto“. Ainda ontem, liguei para a Imobiliária Christie’s, e disse à Srª que me atendeu, que ela nem sequer tinha qualquer sotaque. Ui! Só faltou prometer-me que o “Madureira” (AKA “Nandinho dos Anabólicos“) me viria dar um “agasalho” pela Quaresma. Ele que venha, ele que venha, e para o ano, até podemos ir juntos à Missa do Galo, e aproveitamos, e até damos boleia ao Rui Santos e ao Rodolfo…
.
Quer dizer (escrever), nem todo(a)s falam “à Porto“, pois “a Conimbricense” fica-se por “’tou a ficar toda passadinha” (esfrega Halibut, mulher!!!), o que eu descreveria como, não “falar à Porto“, mas sim como “falar à Abelha Maia“. Mas cuidado, pois ela quando está “lixada”, tem, cá um “ferrão”…
.
Eu, nos meus tempos de gaiato, uma vez, em Mafra (belo pão saloio) e sentei-me em cima de uma abelha (a quem chamei de… “Tatiana“), e tiveram que chamar uma ambulância e tudo. Não me sentia tão mal, desde que no Colégio nos obrigaram a ver Raul Solnado na “Balada da Praia dos Cães“. Ainda se tivesse sido a eternamente jovem Silvia Rizzo na, “Cantilena das cabras de Oliveira do Bairro…”
.
Em minha “contricção”, eu assumo sem quaisquer “titilações”, que s’algum (perdoe-me a liberdade poética neste registo literário…) lampião filho d’uma (mais poesia…) rameira Seixalense (são todas!!!) me buzinar à beira (“binde à minha beira, carago!“) do Tivoli na Av. Dom João II… Ai! Eu aí, falo logo, mas não será “à Porto“, eu falo logo mesmo é “à Famalicão“, terra de árbitras de belas (e longas) pernas que gostam de ir apitar os Infantis do Belenenses.
.
Aristocrática (pré-pleonasmo?) Princesa, se pudesse encontrar no seu coração (ou noutro… “recôndito” mais místico da sua anatomia…)… amplitude (eh, lá, mulher!!!) para me “absolver”, ficar-lhe-ia faustosamente grato.
.
E caso passe pelo Parque das Nações, fica-lhe desde já prometida a melhor salada de Agrião e Tomate Cherry que já degustou na sua jovem vida. Mas, não lhe vou fazer nenhum bolo de Pão de Ló… Não preciso desses “sugestionamentos subservientes”. Caro “Satanás“, não preciso de pretextos, nem de rimas ou de Pentâmetros Iâmbicos, pois o deboche e a compleição da minha sátira será competente, “limpa” e verdadeira. Penso que Hemingway disse algo semelhante a isto num café Parisiense quando já estava embriagado.
.
Em troca, comprometo-me a nunca mais…. comprazer-me (que “pontiaguda” é a língua de Camões…) às custas da dignidade de V. Ex.ª Loirice. Ou explanado literariamente de outra forma, nunca mais farei comentários risonhos sobre os seus “sponsors“.
.
Mas, estava eu (que raio de estrutura sintática esta…) chateado com o vosso/nosso fracasso contra a Rússia, até porque, a “Rainha”, Cláudia Teresa Neto, tinha feito um “jogão”. E no “day after“, eu estava semi-chateado (ainda não tinha encontrado Croissants com creme de ovo no Pingo Doce…), e quando a vi a si, promover aquelas “fatiotas”, fiquei “ferino”, para não dizer (escrever) mesmo, que fiquei… “assilvestrado”.
.
(perdoe-me, mas… Princesa é Princesa, Rainha é Rainha, o “Zé das Couves” não é o Dennis Bergkamp, “Carolina das Uvas” é “Carolina das Uvas”, e Exarchopoulos é Exarchopoulos…)
.
Aquele/aquela que for insento(a) de perversão (espere só até sair a minha Autobiografia (“Fantasmas húmidas no 3º andar d’Alvalade“), vai ser mais banida do que “Mein Kampf” em Telavive…) que atire a primeira pedra. Nós ambos sabemos, que há mulheres (sobretudo, aquelas que gostam de… “alcatifas“) que quando veem um heterossexual a aproximar-se, elas até parece, que vêm logo com duas pedras na mão!!!
.
A “Mónica” (Bellucci, seguramente…) deve andar a ler os livros do Obélix, pois segundo me dizem, ela diz que quando me vir no Jamor, vai trazer logo dois menires e meia-dúzia de dólmens. Se tal for o caso, irei começar a referir-me a ela como a.. “Mónica Megalítica“, e denominarei as exibições da equipa “dela”, como o… “Futebol da Idade da Pedra“.
.
Uma coisa é certa, ouvi dizer (“boato“, Sr. Procurador…), que as pedreiras e calceteiras que edificaram o… Miradouro Fragas do Rabadão, percebem mais de bola, do que algumas Abrantinas e Oliveirenses. Alegadamente, supostamente, glorificada e loireira Princesa.
.
Como seguramente estará lembrada, a Infanta Aveirense…. quando eu chacoteei a “Ground Force” ou a “New Balance“, ou lá como se chamam essas.. “dejecções sartoriais“, a digníssima, bloqueou-me logo no Insta (tal Princesa, tal Conimbricense, tal Abrantina, tal Cedofeitense. tal “Carolina das Uvas“. Enfim.. “Móniquices“).
.
Se isso me incomoda? Ligeiramente. A bem da verdade (ui, tanto disso nesta prosa…). não é essencial para a minha existência enquanto… “Caçador-Colector” (não, nunca comi um fígado – nem medula óssea -, mas em Gatwick, já comi dois rins… de chocolate, embora, prefira os Éclairs no aeroporto de Orly), coloquemos as coisas dessa forma ludita e minimalista. Se sei fazer lume? Claro, tenho fósforos ali numa gaveta da cozinha.
.
Eu, pessoalmente, nunca bloqueei ninguém. Perdão, nunca as “atravanquei” no Insta, enquanto no Twitter e no “FaceBocas” já bloqueei umas 5000 pessoas, a maioria das quais, por uso excessivo de pronomes pessoais na 2ª pessoa do singular… Sim, sim, eu no Twitter, já fiz mais bloqueios do que a Seleção Dinamarquesa de Andebol.
.
Excepção, feita a ter bloqueado a Miss Mariana (ela, que até é boa moça. E, não devemos julgar alguém pelas suas (más?)companhias, pois as Herpatologistas também andam sempre com “cobras cuspideiras”. E nós, por vezes, já nem para com a ejaculação feminina temos paciência…).
.
Também bloquei a Madonna, a Alexandria Ocasio-Cortez (essa coitadita, sabe menos de economia até do que a “Svetlana Mota D’Água“…), um par de “Intermediárias“(uma das quais, até é “jeitosa”, mas só da… Maçã de Adão para baixo…), todas as advogadas que parecem uns travestis, metade da redacção do RECORD, e claro, o “Sotor” Pedro Paços Coelho, a quem eu, nas Legislativas de 2011, me referi a ele, como o… “James Bond da Província”
.
Perdão, enviei-lhe (ao “Sotor”) uma “DM” na noite de 3 de Outubro de 2015, a dizer-lhe “Vais perder! Amanhã, está aberta a caça ao Coelho!!!“, e depois sim, bloqueei logo o homem. Também tentei enviar um pedido de amizade à assessora de campanha (nunca consegui resistir a mulheres de uniforme… sobretudo, às da PSP) do “Costa“, mas a gaja não aceitou. C’est la vie…
.
Nem aqui, irei mencionar as mensagens semi-quasi-pseudo-“Afrodisíacas” que enviei à Dr(ª) Francisca Almeida, senão, amanhã, teria o DIAP a bater-me à porta para seguramente virem saber da minha receita para Pão de Ló Zambujalense.
.
Se, a caríssima e magnânima Princesa me perdoar, nunca mais irei “fazer poucochinho” dos seus patrocinadores (a menos, que venha a ser mandatária da JSD… ou “poster girl” dos lubricantes da DUREX…), de si, a “nossa” nobiliárquica Princesinha áurea, nem do seu futebol.
.
E acrescento, gostei de a ver na “flash” ao lado do “Mestre Mortágua“. Gosto de ver pessoas felizes (a menos que trabalhem na Direcção Geral de Impostos…), e gosto de ter realidades positivas para eu poder “reflectir” literariamente. As narrativas antagónicas com a realidade? Essas, deixo-as ao cuidado de advogados e assessores de imprensa. E acredito, que no inferno, haja espaço para todos eles.
.
Agora… como diria a “minha” Dr(ª) Cecília, “Santiago, sou uma Contabilista, e não uma Milagreira…”
.
Pois… e também eu, não consigo transformar estrume em platina, nem o Luís Montenegro no Sá Carneiro, nem “loiras calonas” em “Cláudias soberanas“. Só posso edificar (“prosaicamente”) e “deificar”, aquilo que vocês me “dão” e mostram (tudo o que for a “Norte” da coxa, será bem-vindo…).
.
Se, ao contrário de Narciso, não gostam do meu “espelho”, então, culpai a qualquer outro, que não eu, minha nobre “Princesa dos Ovos Moles“. E porventura não terá uma prima que seja a “Albertina Natércia das Trouxas d’Ovos” ou a “Cacilda Desdelmina dos Fios D’Ovos” (também conhecida, como a… “Dedé dos Ovinhos“)?
.
(Olhe que as Natércias geralmente têm narizes com imenso carisma, e nem sequer são de Coimbra).
.
Nem tudo no “pretérito” foi mau, minha “querida”. Está lembrada de quando eu “exultava” os seus Quadríceps, e a Princesa me citava com o seu ego todo “pimpão”? E até lhe relato mais, esses adutores estão com boa vascularidade e tónus muscular (está a ver? O Carlos Bruno nunca lhe diria isto…), mas eu sempre preferi a separação muscular entre os seus triceps e biceps, bem como, a porção acromial do seu deltóide.
.
Moçoila, você tem umas clavículas de uma categoria… que eu nem lhe digo (escrevo) nada! Pode repetir isto à frente de uma Juíza, que eu serei logo absolvido… Eu uma vez, até disse à “Mónica” (aquela da banda desenhada do Cebolinha, cautelosamente…), que ela tinha uns… “ditongos muito bem torneados“. E ela, toda “laroca”(!!!) telefonou logo à esteticista para lhe agradecer. “Ó Móni, tu tens uns fonemas vocálicos portentosos…“. “Xim, tênhu idu a um xalão de belêza em Alcabideche…“.
.
Que pensa a “Mónica Marxista” da sua hipertrofia Sarcoplasmática? Ela nem sabe quem foi Vassili Alekseiev… No máximo, saberá tudo sobre rinoplastias (desde que se arme “em Queiroz“, e se fique pela teoria…), mas não mais do que isso.
.
Caso esteja a pensar, “este gajo quer ver fotos minhas em biquíni no Insta…“. Sinceramente? Nem por isso… (a partir de uma certa idade (da minha parte)), vocês não têm nada de “transcendente” para nos mostrar. É como ir ao McDonald’s e comer os 20 hambúrgueres diferentes que têm no menu. Eventualmente, eles parecem saber todos a… Clenbuterol Mexicano.
.
E afianço-lhe, e com total sinceridade, que no seu caso, aprecio mais o seu toque de bola do que a sua “constituição”. Mas, prefiro os seus braços às trivelas do Quaresma. Afinal de contas, Bracinhos são bracinhos, Musas são Musas, e há que haver (res)peitinho (e no seu caso, há/é o que é/há).
.
Até, porque, que me recorde, nunca por lá (no seu Insta) vi tais imagens (alusivas a um atol nas Ilhas Marshall), recordo-me sim, de uma, em que a Princesa estava a fazer “Agachamentos Unilaterais” (conhecidos na indústria como as “Bulgarian Lunges“).
,
Na altura, eu comentei, e a “Nobre Loira” respondeu-me com… “quadriceps em dia!“. Está a ver? Com boa vontade, até pode (e deve) haver, “terreno comum” entre “Salsichas” e “Alcatifas” (e olhe que os anos 70 já acabaram…E a Phillips e a Braun têm uns “trimmers” fabulosos para as catraias mais higiénicas…)
.
Para além das pernas (e dos seus fantásticos bracitos), de que mais gostei no seu Insta? Gosto de fotos em que está a comer coisa saudáveis, pois está a dar um exemplo positivo às jovens. Também tenho visto a “Pocahontas Borges” a beber mais “smoothies” que a Rita Pereira numa incursão a uma taberna macrobiótica numa convenção de Hepatologistas…
.
Eu próprio, queria começar a beber sumo de beterraba em 2023 (pois não quero, ficar com um cabelinho “à MARXão“), mas sinceramente, penso que até ser o ginecologista da Carolina Salgado seria um frete menor…
.
Mas, e afirmando-o com 1000% de honestidade intelectual, aquilo que mais gostei no seu Insta, foi mesmo uma foto em que está a (tentar)andar de skate num paredão qualquer, e a melhor de todas, foi sem dúvida, aquela em que está abraçada ao seu progenitor, e a professar o seu amor por ele.
.
Que posso eu confidenciar-lhe, senão, que adoro esse tipo de “cumplicidade” entre filhotas e papás? Por alguma razão, a minha favorita de sempre nos vossos Instas, é uma da “Última Grande Heroína Meso-Atlântica” a dançar e a celebrar com o Pai dela. Logo ali, se vê de quão rigorosa substância é feita a “inteireza” de Dª “Fátima dos Isquiotibiais”
.
Qualquer “cabrita” que respeite o Pai, não pode ser má de todo, nem poderá ter qualquer “disformidade” de carácter da qual não se consiga redimir ou ser “amnistiada”. Por mim, dar-lhe-ei sempre indultos mil.
.
Sem mais de momento, egrégia Princesa doirada,
.
Desejo-lhe o resto de um muito bom dia,
Osculaçõezinhos platónicos para si.
Sempre gostei de Bacalhau à Gomes Sá, mas…
…imagino que, “Bacalhau à Andonova” também seja… “boa até ao último filete“.
.
Parque das Nações,
Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2023,
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos Reservados.
.
Post-Scriptum: Depois avise-me quando a Gertrude Stein, a Emily Dickinson, a Patricia Highsmith ou a Virginia Woolf conseguirem prosar num registo tão Sardónico.
.
Em CARTAS
CARTAS À BEIRA-TEJO: ALGUMA OCORRÊNCIA VAI LOIRA NO REINO DE LEVANTE. E A ÚLTIMA GRANDE HEROÍNA MESO-ATLÂNTICA…
4 de Janeiro, 2023
Facebook Comments