.
(em tempos idos…)
.
– O Sr. é alérgico a alguma coisa?
– Somente ao benfiquismo, ao feminismo (“moderno”), ao marxismo e ao fascismo.
– Ah, eu sou adepta do (Fla)Mengão.
– Também eu! Sobretudo, com pão integral, peru braseado, cebolinhas, ketchup sem açúcar, e piri-piri sem sódio.
.
(nos dias de hoje/ontem…)
.
Boa tarde Dr(ª) Ana Maria Anjos,
.
Conforme lhe tinha “prometido” a 7 de Dezembro, fui ontem medir a minha Tensão Arterial. E queria somente relatar-lhe, que…
.
A minha pulsação cardíaca a 22 de Dezembro de 2021 era de 93 batimentos por minuto.
.
(exactamente 12 meses depois…)
.
A minha pulsação cardíaca a 22 de Dezembro de 2022 é agora de 64 (sessenta e quatro) batimentos por minuto.
.
Não tinha um valor assim, desde 24 de Dezembro de 2017, o que possivelmente, terá sido antes de eu descobrir os “prazeres hedonistas” associados aos Croissants com Creme de Ovo…
.
(há uma pastelaria no Vasco da Gama chamada “Bagga“… que é um autêntico “ante-purgatório” em forma de Hidratos de Carbono Simples. Como possivelmente diria(escreveria) Dante Alighieri, “abandonai toda a esperança, vós Diabéticos Retinopáticos que aqui entrarem…“)
.
Ainda bem que não vou a Paris de Agosto de 1990… Pois se bem me recordo, havia mais Sacarose nos Champs-Élysées do que presentemente há anãs Neo-Marxistas a “peçonhar” na Federação Portuguesa de Futebol…
.
O que mudou nestes últimos 12 meses? Deixei de consumir açúcar refinado no dia 31 de Dezembro de 2021.
.
A minha tensão arterial mudou de 12.0 – 8.3 para 11,4 – 7.2, o que de acordo com a sua colega que me atendeu na matina de ontem, é ainda melhor. Em Dezembro de 2017 era de 11.0 – 7.6
.
Paralelamente… o meu Colesterol LDL a 7 de Outubro do presente ano (2022) era de 143 miligramas por decilitro de sangue.
.
Dois médicos acharam esses valores aceitáveis ou “geríveis”, mas este leigo atreveu-se a discordar e propus-me melhorar esses valores antes do final do ano, e… sem recurso a Estatinas. Embora, deva confessar, que “Sinvastatina” soa decididamente a nome d’alguma deidade para os lados da Calcutá…
.
E na minha experiência, ninguém bate as Dermatologistas Indianas. Uma inclusive, até me convenceu a começar a beber sumo de beterraba com cenoura.
.
Quanto ao “Zarator” ou o “Zocor“, eu jamais consumiria fármacos que mais parecem nomes de vilões em filmes dos “Transformers“.
.
Anteontem (21 de Dezembro), os meus valores do LDL já tinham descido para… 107 (cento e sete) miligramas por decilitro de sangue. O meu cirurgião vascular nem quis acreditar que o meu “Colesterol Ruim” (como se diz na terra dos seus ascendentes) tivesse baixado tanto em apenas 75 dias.
.
Para atingir tal desiderato, bastou uma dieta à base de sopa de legumes, leite proteico, peru, bananas, mirtilo, maçãs (Granny Smith) e água (Alcalina). Acrescento, que eu em média, ando a pé uns 30 quilómetros por semana. Há 10-20 anos, andava entre 80 e 90. Gastei fortunas em sapateiros e pedicures…
.
Penso que o saudoso (e querido) Dr. Fernando Pádua teria ficado orgulhoso de mim. Até porque, em grande parte, eu serei das mais fiéis personificações de quase todas as suas(dele) “directrizes preventivas”. E cheguei a todas elas de forma autónoma. Por alguma razão, lhe chamam de “senso COMUM“.
.
Os meus Triglicéridos também desceram de 64 para 51. O Metabolismo Lipídico, o Colesterol Total, o Colesterol HDL (parece o nome de uma transportadora…), tudo melhorou, foi um “presente de Natal” muito agradável, pois esperava alguma melhoria, mas não um sucesso tão estentórico.
.
O “truque“? Parei de consumir Pão Branco, Fritos e Enchidos a 17 de Setembro do presente ano. Sugeriram-me (nas Urgências do CUF Descobertas ) a opção de me receitarem fármacos para baixar o LDL, mas eu declinei, pois quero que estes Rins me durem (pelo menos) até aos 100.
.
A Dr(ªa) para além de uma competentíssima farmacêutica, revelou-se também uma Musa mais do que adequada. Foram essas sobrancelhas esculpidas, a intrigante textura das suas raízes nas frontoparietais, e as “indentações” Vera-Cruzenses com que “carregou” nos seus “Ls“, “Us” e “Rs“.
.
Felizmente, nunca a ouvi entoar “(e)Sportingu(e)” ou “Portuga(l)u“, senão, há muito que teria cortado relações consigo.
.
Grato por todos os seus préstimos,
Um Santo e Feliz Natal e boas entradas,
Obrigado pela inspiração, e até sempre!
.
Post-Scriptum: Por favor, não “critique” a caligrafia de quem preencheu isto ontem, pois eu há duas semanas, indaguei de facto, sobre a disponibilidade da “melhor grafia” estar presente a 22 de Dezembro. Como diria(escreveria) o poeta Escocês Robert Burns, “quando um cavaleiro aparece sem aviso prévio, a Senhora-Soberana raramente está no castelo…” C’est la vie, aparentemente, quer a Norte do Tyne… como a Oeste do Tejo.
.
Parque das Nações,
Sexta-Feira, 23 de Dezembro de 2022,
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Todos os Direitos Reservados.
.
Em CARTAS
CARTAS À BEIRA-TEJO: IT’S GETTING BETTER (MAN) / MUSAS &(M) CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS…
23 de Dezembro, 2022
Facebook Comments