• HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS
 
ACF Blog
  • HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS
  • HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS

Em CARTAS

CARTAS À BEIRA-TEJO: 47 VOLTAS EM REDOR DO SOL…

16 de Setembro, 2022

CARTAS À BEIRA-TEJO: 47 VOLTAS EM REDOR DO SOL… Pin It

.
“Para este momento… e para todos os momentos que estão para vir!”
.
Queridas amigas e caros amigos, e todas as restantes pessoas bem-educadas,
.
Desejo-vos um excelente dia 17 de Setembro.
.
Lembrem-se:
.
Parem de fumar, parem de consumir sacarose, usem sapatos confortáveis, andem mais a pé, durmam 8 horas por dia, e nunca discutam com pessoas que trocaram o civismo (e o humanismo) pelas buzinadelas, ou que barganharam a capacidade argumentativa pelas obscenidades, ameaças ou violência.
.
Não deem ouvidos a “cataventos”; pseudo-intelectuais de (extrema)esquerda, nem a (fracos e previsíveis) populistas de (extrema)direita. Já o bipartidário Abraham Lincoln dizia, “é no centro que as coisas se resolvem”
.
Na realidade, as extremistas pouco ou nada mudaram a sua “lengalenga” nas últimas 4 décadas, pois em 1987, Cicciolina obteve 2% dos votos quando prometeu retirar a Itália da NATO, maiores “liberdades sexuais“, e uma matrix ideológica imbuída de um inconfundível… Anticlericalismo.
.
Por incrível que pareça, em 2022 temos mulheres que aparecem na SIC Notícias a “papaguear” precisamente a mesma “ladaínha”. Como diria Jérôme Brocheré de Dorléac,”Quem não quis estudar… será fácil de influenciar!”
.
Consumam todos os dias (em quantidades generosas ) Flavonoides, Antioxidantes, Vitamina K, Potássio, Luteína, Ácido Fólico e Betacarotenos. Somente as pessoas (muito, muito) estúpidas é que não incluem (na sua dieta ) bananas, maçãs Granny Smith, agrião, tomate e peru (não fumado).
.
Depois dos 40, vão ver um Cirurgião Vascular de 6 em 6 meses, um Andrologista (as meninas não precisam…) e uma Dermatologista uma vez por ano.
.
Tomem banho à noite (acordarão com uns (des)penteados fantásticos…) e não de manhã. Barba uma vez por semana, cabelo uma vez por mês. Engraxem os sapatos antes de ir dormir, e façam a cama mal se levantem dela.
.
Leiam a Constituição da República, o livro “Os Rapazes dos Tanques” (de Adelino Gomes) e ouçam “O Fado de Peniche” (escrito pelo poeta David Mourão Ferreira) cantado por Amália Rodrigues.
.
Deem valor às mulheres femininas, inteligentes, serenas, educadas, bem-humoradas, e com bom gosto em sapatos (parece ser uma “matière” recorrente nesta prosa…). Ou se tudo isso der muito trabalho… contentem-se antes com uma Alentejana.
.
Apoiem o Futebol Feminino, mas não as “mitómanas” que nele (hipoteticamente) enxergarem uma “plataforma política” para o seu próprio engrandecimento (social, político e económico).
.
Em tempos (1930), Grantland Rice e O(scar) B(ane) Keeler escreveram que o profissionalismo iria arruinar o desporto.
.
Mas nos últimos 20 anos, parece mais que são as autodenominadas “justiceiras sociais” que o querem tornar divisivo, talvez com o “sensato” intento de assim terem menores audiências televisivas, cada vez menos pessoas nas bancadas, e consequentemente, cada vez menos patrocínios (pessoalmente, prefiro aquela que mora na Rua Padre António de Andrade… alegadamente).
.
Na mesma “veia” do parágrafo anterior, acrescento, que é consabido que Karl Marx era um aluno preguiçoso, e que provavelmente, era tão mau em Matemática, quanto era em teorias Sócio-Económicas.
.
Todos nós devemos permanecer vigilantes no tocante às “parasitas” que gostariam(supostamente) de “transvestir” o Futebol Feminino nalguma espécie de referendo cultural e político.
.
Os dias só têm 24 horas, por conseguinte, não as desperdicem em discotecas, solários, tatuadores, touradas, ou em concertos do Tony Carreira (ou em qualquer outro “Carreira”) ou Ana Malhoa.
.
Mantenham um sadio “distanciamento intelectual” de todas as narrativas e critérios editoriais que venham da imprensa generalista/desportiva e da indústria de entretenimento.
.
Depois de anos a sermos “bombardeados” com John Wayne, Coca-Cola, Jeans, McDonald’s, Kim Kardashian e Marlboro, agora decidiram nos acanhoar com o “Girl Power“, “Me Too“, “Black Lives Matter“, “Strike for Climate“, “Free The Nipple“, “I’m With Her“, e qualquer outro “Mouvement social du jour” que fazem as “boçais” deste lado do “charco” sentirem-se  tão modernas, sofisticadas e (ideológicamente)”afiliadas”.
.
No meu tempo, lutávamos contra o Apartheid. Mas 35 anos após o falecimento de Simone de Beauvoir, ela que tanto dissertou sobre a “modernidade” da mulher pós-Guerra, eis que vamos ao Twitter, e existem “trends” por parte de cachopas que se ofertam à proditória “cultura” do vitimismo público por terem… as pominhas descaídas.
.
Realmente, quando não se tem guerras a travar, recessões económicas, crises sociais, inanição ou analfebetismo, eis que a nova geração revela as profundezas da vacuidade e futilidade a que conseguem degenerar.
.
Não deem ouvidos a clérigos sobre política, nem a pseudo-intelectuais sobre religião. Há 200 anos que temos separação entre o Clero e o Estado, mas há quem persista em politizar o jornalismo e o desporto.
.
A vida é longa, e por isso, sejam pacientes mas persistentes. Primeiro… valorizem-se, e depois sim, a seu tempo, “vendam-se“, quando o mercado vos for mais favorável.
.
E arranjem tempo para também cheirar as rosas (e não só…) e ver nascer o sol sobre o Tejo, pois a vida não deve apenas ser longa, carecerá igualmente de boas memórias de simples (poéticos e indeléveis) prazeres.
.
Um copo de água fresca numa cálida tarde em meados de Agosto. Mais 15 minutos de higiene de sono quando o despertador apita irremissivelmente. Lençóis frescos sob o nosso peito e barriga numa noite de verão. Uma fronha de almofada com cheirinho a Aloe Vera. Caminhar quilómetros abundosos e não sentir artrites, artroses, nem osteófitos.

Parar espontaneamente e absorver todas as cores e formas que nos rodeiam com o nosso precioso sentido de visão. Encher os pulmões de oxigénio à beira de um aglomerado de eucaliptos nas matas de Monte Real ou Caramulo. E outras maravilhas (da natureza) mais.
.
Tem sido um ano profícuo, e um verão (muito, muito) confortável. Ainda assim, e não querendo ser “mamão”, deixar-me-ia (ainda mais) feliz, se amanhã, a Bruna, Capeta, Brenda, Cláudia e Chandra me/nos pudessem “ofertar” os 3 pontos sobre o Valadares Gaia.
.
E claro, se as… “Cameiroides” (aviso desde já, que vou registar esta titulatura no Instituto Nacional de Propriedade Industrial) pudessem desbancar as Amorenses…
.
E lembrem-se, por mais negrume que a noite fique antes da alvorada… “je vous en prie“, nunca, nunca leiam “o Prisioneiro de Azkaban”.
.
Um abraço para a Ana Borges, a Mónica Susana , a Jéssica Silva e Gennadiy Golovkin.
.
– Não sabes que eu sou Deus!? Não sabes que eu sou Deus???
– Bem… Deus… Tu esta noite estás em apuros…
(Madison Square Garden, 31 de Março de 1971)
.
Parque das Nações,
Sábado, 17 de Setembro de 2022,
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos Reservados.
.

 

 

Facebook Comments
Ana BorgesAna CapetaBeatriz CameirãoBrenda PérezBruna Lourenço CostaChandra DavidsonCláudia NetoFutebol FemininoFutFemSCPGennady GolovkinJéssica SilvaJoe FrazierMónica Susana JorgeMuhammad AliSLBenficaFem
Share

Poderá também gostar

Hannah Seabert, Mariana Cabral e Francisca Nazareth

View Post

HANNAH BANANA, THE IRON-GLOVED CALIFORNIAN LASSIE…

When Joana Comes Marching

View Post

QUANDO AS ABRANTINAS VÊM A MARCHAR…

Eleven 11

View Post

CÍCERO E AS MUSAS…

Ernest Hemingway e Agnes Von Kurowsky

View Post

MACHO, MESTRE, GÉNIO E FIGURA!!!!

Andreia Bravo e Janis Joplin

View Post

QUE O DEUS DO EPICURISMO LHE COMPRE UM NUTRICIONISTA…

Ryan Garcia Vs Gervonta Davis

View Post

TO OLD IRON CHIN…

Beatriz Cameirão

View Post

CURVAS FRÁSICAS FELIZES E LAPSUS CUNILINGUS…

Michael Kors

View Post

COALAS, CANGURUS, KORS… E CAMARADAS!

Mónica Jorge

View Post

A MÓNICA DAS GRANDES CAMBALHOTAS…

Francisco Neto, Mónica Jorge e Ana Capeta

View Post

MESTRES, MÓNICAS E MUNDIAIS…

Lúcia Alves - Top Gun

View Post

“FAST LUCY” ABANOU O SEU… “MÓNI MÓNI”

Kate Capshaw

View Post

AS ASSESSORAS DE IMPRENSA TAMBÉM SE ABATEM?

Lúcia Alves e McKayla Maroney

View Post

RED (LUCIES) IN EUROPE (ALCOCHETE) – CONTEMPLAÇÕES SEMI-TELEGRÁFICAS…

Carolina Patrocínio

View Post

HÁ DEIDADES ESTETICAMENTE SIGNIFICATIVAS NO RESTELO?

Mónica Jéssica Parker

View Post

ASSESSORIA OU CUMPLICIDADE? DIPLOMACIA OU CANHONEIRAS?

Artigo Anterior

CANELO VS GOLOVKIN 3:…

Em BOXING

CANELO VS GOLOVKIN 3: IT GOES WITHOUT SAYING, THIS ONE IS FOR HATE'S SAKE...

View Post

Artigo Seguinte

A CULMINÂNCIA PIROCLÁSTICA DA MENINA…

Em FUTEBOL

A CULMINÂNCIA PIROCLÁSTICA DA MENINA BRENDA...

View Post

Redes Sociais

Instagram

Siga em Instagram

Newsletter

Facebook


by ACF1975

Etiquetas

Ana Borges Antonio Adán Brenda Pérez Bruno Tabata Chandra Davidson Daniel Bragança Diana Silva Flávio Nazinho Frederico Varandas Futebol Feminino FutFemSCP Fátima Pinto Gonçalo Esteves Gonçalo Inácio Joana Marchão Jorge Jesus Jovane Cabral João Mário Eduardo João Palhinha Juana Marxão Luís Neto Manuel Ugarte Marcus Edwards Mariana Cabral Matheus Nunes Matheus Reis Melisa Hasanbegović Nuno Mendes Nuno Santos Pablo Sarabia Paulinho Pedro Porro Pote Ricardo Esgaio Rodrigo Fernandes Rúben Amorim Rúben Vinagre Sebastián Coates Sporting Clube de Portugal Sport Lisboa e Benfica Tatiana Pinto Tiago Ferreira Tiago Tomás Vítor Tormena Zouhair Feddal

Arquivo

  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021

Newsletter

ACF Blog

Copyright © 2021 ACF Blog. All rights reserved
DESIGN . LANCE COLLECTIVE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Contudo, pode optar por sair, se desejar. Aceitar Ler mais
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR