.
MAIS FIGURAS DE ESTILO QUE UM DICIONÁRIO EM MANDARIM:
.
Há muitos e bons anos, eu entrei num restaurante na Rua dos Pescadores da Costa da Caparica, pedi um pratinho de presunto para petiscar, e ao meu lado, sentou-se um velho pescador (completamente embriagado) e que me contou uma fábula…
.
A lenda era o seguinte, uma mulher (não revelo o seu nome ou profissão, até porque, serão quiméricos) contactou um jornalista(desportivo) cujo nome era… “Jérôme Brocheré de Dorléac“, e disse-lhe (duas vezes) que o ia processar criminalmente.
.
Estupefacto, o jornalista franziu os olhos e perguntou-lhe de que falava. Ela disse que tinha sido difamada. O jornalista franziu ainda mais os olhos, e perguntou-lhe que provas tinha que lhe fossem imputáveis.
.
E depois de ver as ditas “provas”, Jerôme explicou-lhe que aquilo era muito vago e sustentado pela opinião dela e pouco mais, e que ela iria gastar 5000 euros em custos processuais e perder nos tribunais por falta de provas conclusivas.
.
A Senhora estava muito aborrecida, e inclusive, começou a falar sobre a família do jornalista, a dizer que conhecia a sua Mãe, a sua esposa, etc. E fez-lhe acusações (de cariz político) mirabolantes, sobre ele detestar o Primeiro Ministro (que por acaso até era um bom amigo do Pai do Jornalista).
.
Mas, o jornalista não denotou ali qualquer maldade reles, apenas uma “jovem” que estava exaltada e não se conseguia conter. Ele tentou ser pedagógico e “paternal“, e não ficou ressentido com ela, até porque, aquele episódio (tal como tantos outros) mais tarde, até poderia gerar uma boa “short story“.
.
Entretanto, as coisas acalmaram, portanto, presumivelmente, foi enterrado o… “Machado de Guerra“, o que pelo jornalista, até lhe pareceu bem, pois geralmente, quem andava com machados de guerra era a… “Pocahontas“, e não me estou a referir à chatérrima Senadora Elizabeth Warren.
.
E agora, mudando completamente de assunto, falemos antes de Futebol,
.
COSE DELLA MISS MARIANA:
.
Eu andei durante semanas a dizer que uma equipa cuja competitividade(ou falta da mesma…) permitisse que Rita Fontemanha fosse titular, seria uma equipa sem capacidade de lutar pelo campeonato. E no 3º jogo oficial da época, a Miss Mariana Cabral sentou Fontemanha. Quer isso dizer que Mariana lê este blog, ou que eu tenho alguma influência sobre a timoneira do Sporting? Não creio (pelo menos, a 2ª hipótese).
.
Diria mais que este é um caso, em que eu andei durante semanas a dizer que… a água é molhada, que o céu(e as violetas) é azul, e que as rosas são vermelhas, e a Miss Mariana, separadamente, chegou à mesma conclusão. Há muitos anos aprendi uma lição, e que me foi ensinada na Avenida da Liberdade pelo meu amigo António Tadeia.
.
Eu tinha escrito uma notícia, e alguém do jornal dele, posteriormente, escreveu a mesma. Eu acusei-o de plágio, e ele disse-me, que lá porque duas pessoas diferentes escrevem a mesma coisa, isso não quer dizer que se andam a copiar uns aos outros.
.
Após 2 jogos com Cláudia Neto, Rita Fontemanha e Joana Martins no meio-campo, versus Ouriense tivemos Cláudia Neto, Joana Martins e Brenda Pérez na “medular”. E Fontemanha entrou a 6 minutos do fim para refrescar as operações, e fê-lo de forma eficaz.
.
Da mesma forma que critiquei Fontemanha, também venho mantendo, que uma equipa na qual Joana Martins e Alícia Correia consigam ser titulares, é uma equipa que não irá verdadeiramente lutar pelo campeonato. Se eu mandasse no Sporting (e felizmente, e para bem da minha vida social, não mando…), eu teria renovado com Alícia e emprestado-a durante 1 ou 2 anos. A questão, é se ela, ou quem a representa, teria aceite isso. Tenho as minhas dúvidas.
.
Vs Ouriense, não só “Joaninha” e Alícia foram titulares, como jogaram os 90 minutos (e na Supertaça, Alícia fez os 120), portanto, como podem constatar, a Miss Mariana não me dá (nem empresta, como escreveu Shakespeare para Marco António no Século XVI) quaisquer ouvidos. E Fátima Dutra quando entrou, foi por troca com Bruna Lourenço.
.
Achei interessante (e “aconchegante”) que Mariana tivesse entregue a titularidade à “Bombardeira Loira” (e estou certo que o falecido Dave Draper não se importa que eu assim alcunhe a Sra Chandra Davidson). Afinal, ela foi apenas (na minha não tão humilde opinião) a nossa melhor jogadora na época transacta, e também parece ser uma boa miúda. Até porque, eu já começava a recear, que Mariana estivesse a embirrar com a nossa MVP.
.
O facto de Mariana ter sentado Diana Silva e ter dado minutos a Chandra, e a titularidade a Ana Telles talvez indique que para Mariana, o Ouriense não era nenhum “Adamastor“.
.
Será Mariana mais inteligente do que Francisco Neto? Objectivamente, não sei, mas, na minha compreensão e entendimento, parece-me mais sensato aquela pessoa que mete Ana Borges à extrema direita (Futebolisticamente, e não ideologicamente, como é óbvio) do que a lateral direita. Lamento, mas eu NUNCA(!) colocaria uma mulher de 32 anos (e que já teve algumas lesões) e de 1,59 de altura a fazer todo o corredor, e suspeito que Mourinho (o da AS ROMA, e não o da CMTV…) concordaria comigo.
.
Ana Capeta como extrema direita? Parece que agarrou o lugar. Não creio que a Aljustrelense tenha os requisitos técnicos ideais para fazer aquela posição, mas não tem jogado mal. Além disso, se me perdoam a comparação, o Futebol de Capeta (que por acaso, é Alentejana) é como o sorriso de uma Alentejana.
.
A gente já sabe o que dali vem, mas ainda assim, o seu entusiasmo é tão “infeccioso“, que nunca lhe conseguimos resistir, e damos connosco também a… sorrir. Cameirão e Capeta, duas Alentejanas que correm que nem umas… “filhas da Mãe“. Que mais irão inventar? Uma Lisboeta que não seja neurótica? Suponho que a Associação de Futebol de Lisboa gaste um balúrdio em Psicólogos.
.
O XI titular que vimos em campo vs Ouriense talvez seja indicativo de que Mariana fez algumas experiências contra o Famalicão e Benfica. Nomeadamente, uma tentativa de ter mais posse e qualidade técnica no último terço do terreno. Miss, deixe essas coisas para o Guardiola, até porque cheira-me que a Patão percebe mais de bola que o Muricy Ramalho…
.
Reparei que as contas sociais do Sporting indagaram a massa adepta sobre quem foi a MVP do jogo, entre Brenda Pérez (como diria(alegadamente) Cervantes; “las chiquititas son hermosas…“, Ana Borges e Carolina Beckert. E os aficionados optaram por escolher “Brendita“. Meus caros (e queridas), eu também tenho olhos (e Testosterona), e por isso, naturalmente, não sou imune aos charmes e ardis femininos da “pequena Badalonense“, que como se costuma dizer na gíria Texana, “é mais quente que uma siderurgia no verão“.
.
AS BOAS, AS BADALOENSES E AS COMPETENTES:
.
No entanto, a melhor em campo foi Ana Borges (entrou com o “turbocompressor” ligado, “Fast” quanto baste). Pode ter sido pelo facto das Ourienses não serem nenhumas “Paponas” (nem sequer têm uma GR obesa, ao contrário de tantas outras equipas). Portanto, respeitem a Borges e não subvertam o Futebol por questões de natureza mais de Ero(tica)s. Na volta, alguns rapazinhos adolescentes, até tentaram votar na Fontemanha, o que seria compreensível d’uma perspectiva de Eros (ou de Diana, depois de umas férias na Ilha de… Lesbos), mas ainda assim, errada.
.
(EROS o Deus Helénico do Amor, e não o guitarrista que é Tifosi da Juventus)
.
Eu já tinha apontado Joana Martins, Carolina Beckert, Rita Fontemanha, Alícia Correia e Ana Borges como os 5 “Calcanhares de Aquiles” deste conjunto, e inclusive, alertei (AQUI) o Presidente da SAD para a necessidade de reforçar (e não só) esta equipa. Inclusive, muitos adeptos começaram a sofrer de uma síndrome ansiosa a partir do final de Agosto, mas sem necessidade, pois creio que o mercado está aberto até ao final de 17 de Setembro (curiosamente, o meu aniversário). Mas escusam de ficar à espera da Cameirão, ela não virá.
.
AS “CAVALONAS” DA CAVALARIA BRASILEIRA:
.
Por estas horas, Fontemanha já repousa os seus nadegueiros no banco, e eis que do Brasil chegou uma tal de Maiara Niehues, Maiara essa, que deve ter inspirado algum “press release“, pois todos os O.C.S. escreveram precisamente o mesmo (tudo muito laudatório) sobre ela.
.
As informações têm sido conflituosas (nem sei qual é o seu pé dominante mas vi-a assinar o contrato com a mão direita…), pois uns dizem que ela é média defensiva ou defesa central (tem “caparro” para isso), outros dizem ser uma média de transição… Se eu tivesse que adivinhar (pelo físico dela) diria que é uma jogadora mais “destrutiva” do que “criativa“, embora, eu desde que vi o Fernando “Robocop” Aguiar a ser o organizador de jogo da U.D. Leiria, francamente já acredito em tudo, excepto no Terrier da Cameirão a tocar Mozart.
.
Assumindo ser ela uma central (o que está longe de ser liquido), dar-nos-ia jeito ao lado de Bruna, caso efetivamente seja mesmo superior à Beckert. No entanto, se vier para jogar no meio-campo, bem que precisamos de alguém melhor que Joana Martins (ou Fontemanha). Mas isso seria lastimoso, pois já identifiquei em Andreia Bravo uma potencial “6” titular, e não me/nos interessa quem lhe venha “roubar” minutos.
.
Onde vai Maiara (nome bonito e melodioso, mas continuo a preferir “Lilianas“, “Milenes” e “Tatianas“) jogar? Se eu tivesse que adivinhar, e caso ela seja/também central, eu… eu não sei se Mariana é crente (desconfio que não), mas se não fosse blasfémia, eu quase me atreveria a dizer, que a menos que Cristo em pessoa descesse à Terra (Alcochetana, ou não fosse ele conhecido como o… “Leão da Judeia“) e dissesse a Mariana para sentar Joana Martins e Alícia Correia, eu creio que venha “inferno ou enchente” NINGUÉM(!) vai retirar Martins e Correia do XI…
.
…Portanto, se Joana é intocável (por razões que não me atrevo a especular), por um processo de eliminação, suponho que a “sacrificada” será mesmo a Carolina Beckert. O que será uma ligeira surpresa, pois no início da época transacta, identifiquei a Sra Beckert como sendo (com mérito) uma das “meninas queridas” (sem maldade) de Mariana. E sim, Bruna Lourenço também é destra.
.
Dizem (não sei com que grau de veracidade) que Maiara é a jogadora mais cara de sempre (30.000 “mérreis” foi o que me constou) a entrar no nosso mercado, o que a ser verdade (a meia-idade tornou-me cínico, desconfiado e rezingão…), poderá ser indicativo de uma maior ambição (e orçamento) para esta secção. O que seria bem-vindo, desde que não venha “estrangular” as Andreias Bravos no “berço” (ou na “incubadora“, como diria Santana Lopes). Pelo que sei, a nível de salários, as “vermelhas” têm um “plafond” duas vezes maior que o das “Leoas“. O que até faz sentido e se aceita, pois quando comparadas com as nossas, elas no mínimo, terão que gastar o dobro nos salões de beleza.
.
E o facto de Maiara ter vindo com um contrato de 3 anos também é interessante, pois pelo que se diz (há anos), os Clubes preferem contratos de curta duração, aparentemente, porque isso lhes permite maior flexibilidade em termos de carga fiscal. Não admira que as gaiatas no passado se tenham tentado meter no sindicato, apenas para levarem nas urnas uma sova ainda maior que a Marisa Matias.
.
Se a vitória de Jair Bolsonaro (um saloio idiótico que dá mau nome ao populismo) “forçou” Brasileiras a “fugir” para Portugal, então, faço votos, de que a 2 de Outubro, o Mestre coma Lula(s Guisadas), e que venham para cá umas moças com bom toque de bola. Também podem vir as esteticistas, as massagistas e as cabeleireiras, eu não discrimino, e tal como Eros, também eu sou muito “eclético“.
.
Não faço ideia o que seja isso da AE Economics (patrocinador), mas sempre soa mais enobrecedor do que as moças serem apoiadas por uma empresa que fabrica dispositivos para mulheres que já têm as orelhas moucas. Senão, daqui a nada, era um patrocínio da “Dr. Scholl” (calçado ortopédico) com palmilhas para moçoilas com joanetes e pés chatos.
.
MAREMOTO ENCARNADO:
.
O Benfas “largou” 6 em cima do Marítimo. É uma vitória normal, vinda da melhor equipa do País. Mas sem querer estar a menorizar os feitos das “Patudas”, será este treinador do Marítimo de um nível equivalente ao da época passada? E será esta GR de um nível semelhante à titular da última época? De momento, acho que não são, mas a época será longa.
.
De qualquer forma, há que mencionar, que o Benfas goleou sem contar com Kika Nazareth, sem Jéssica Silva, e até se deu ao luxo de deixar Andreia Norton, Nycole Raysla e Carole Costa (Carolina Correia de 20 anos foi titular) no banco. E a “Patuda” até meteu a Maria Negrão a titular (Glória. aleluia!! Pois aquela mocita tem muito Futebol naqueles pezinhos).Deveras impressionante, a menos que este Marítimo se venha a revelar muito fraquinho.
.
Devo revelar, que gosto sempre de ler os fóruns do Benfica. Eu já sabia, que vivo num País em que jornalistas com cursos universitários confundem “Manusear” com “Municiar“, e “Licenciosidade” com “Licenciado“. Mas os fóruns do Benfica são efectivamente o único espaço em que há “gente” que confunde “Genérico” com “Genético” e “Extrapola” com “Extravasa“. E depois, é esta mesma maralha que anda aí à solta no ciberespaço a opinar sobre cargas de treino, dispersão de ácido lático, nutrição e o penteado do Fernando Tavares.
.
Realmente, o “Princípio de Peter” passou completamente ao lado dessa “cambulhada”. Não admira que Ronald William Miller e Jérôme Brocheré de Dorléac afirmem que o Benfica perdeu muita dimensão social desde que a escolaridade de tornou obrigatória. Os analfabetos devem antes ter ido apoiar o mítico “Caralhense FC“, como lhe chamava aquele lateral direito do Estoril Praia que foi meu colega de curso.
.
Apercebi-me que a “malandragem” anda a “pesar” os méritos de Rute Costa versus Katelyn Talbert. Para mim, é uma questão simples. Já escrevi que Rute merecia minutos na baliza da Selecção. E penso que a Dª Patão tem sorte em ter as duas à sua disposição, pois em qualquer desporto que eu tenha observado nos últimos 40 anos, há dois tipos de desportistas: Os “atléticos” e os “técnicos“.
.
É inevitável, uma pessoa ou singra mais por um desses predicados, ou pelo outro, e geralmente, quando os “atléticos” ficam decadentes, torna-se (ainda)mais óbvio o quão deficientes eram nos aspectos técnicos. Veja-se o caso paradigmático de Roy Jones Jr., um fenómeno, o melhor atleta natural que alguma vez vi.
.
Mas, quando chegou aos 34 anos de idade, o “Pai Tempo” abrandou-o uma nesga, tornando-o apenas tão rápido quanto os meros morais. E quando “despido” dos seus reflexos sobrehumanos, tornou-se aparente que Jones tecnicamente tinha imensas falhas nos fundamentos básicos na biomecânica do seu desporto.
.
Na minha opinião, Rute Costa é melhor em técnica e táctica, mas Katelyn é mais atlética e tem outra dimensão física. Patão tem sorte em ter esses dois “utensílios” na sua “caixa de ferramentas“. Que os rapazinhos “arrebatados” que votaram na Brenda para MVP, vão meter “likes” no Insta da Katelyn, mas de resto, que deixem a Rute em paz, pois uma GR competente no nosso campeonato, é como… é como um militante do Chega que perceba de Ciências Políticas, devemos saber valorizar essas tão raras criaturas.
.
AS BELAS E AS CAPAZES:
.
Eu quando era gaiato, sempre ouvi dizer que “mulher feia, tem necessáriamente que ser competente”
.
Não me tem escapado, que a “coitadinha” da Paige Almendariz, nem no banco do Braga tem lugar. E ela de facto, é muito bonita, o que me leva a pensar, que ela poderá muito bem ser a mulher mais incompetente em Portugal.
.
Mas, as dissertações (pseudo)científicas variam. Afinal de contas, de outra forma, como pode a Lúcia Alves com aquela cara e aquele cabelo ser tão competente? Quiçá, se calhar se a “Lucy” fosse desengraçada e toda malfeita, alguém (não digo quem) a metesse a titular, uma vez por outra. Coragem, miúda!
.
PIZZA? SÓ COM PEPPERONI E AZEITONAS PRETAS!!
.
Recentemente descobri, que a Domino’s foi “escorraçada” de Itália. E eu no outro dia, fui comer uma Pizza para celebrar uma derrota do Benfica (penso que na modalidade de Teleculinária ou Campismo Urbano…). E quando estava à espera, vi um programa promocional nos seus monitores, em que uma Pizza era feita um software de Inteligência Artificial.
.
Meus caros (e queridas), a dita “Inteligência” concebeu uma pizza com pimentos verdes crus (que são renomados por serem grandes facilitadores da flatulência…”Jumpin’ Jack Flash It’s a gas! Gas! Gas…“). Foi nesse momento, que percebi que o Professor Stephen Hawking afinal tinha razão, e a Inteligência Artificial, poderá muito bem(mal) ser nociva para a humanidade.
.
Para isso, já bastavam os “Geraldistas“(o Francisco é fixe) que andam pelo Twitter a pregar o “evangelho” do ananás (prefiro cubinhos de Abacaxi) nas Pizzas.
Meu caros (e queridas), para mim, Pizza, massa Italiana fininha, e é queijo quente com enchidos, o único “Ananás” que eu gosto, é o penteado da Andreia Norton. Aliás, o ano passado, tive que deixar de ver jogos do Braga, pois mal avistava a camisola “9” das Bracarenses, tinha logo que ir a correr à rua comprar gelatina (proteíca) de Ananás. Fiquei tão balofo que nem sequer conseguia cortar as unhas dos pés. Maldita Madison Avenue e a sua publicidade subversiva e insidiosa, são piores que os Comunistas da velha República Democrática Alemã.
.
Em 1922 o Sr. Oswald Spengler escreveu (extensamente) sobre o declínio do Mundo Ocidental. Este disparates de se meter fruta e vegetais no “seio” de queijo derretido, é bem capaz de ser um indicador de que as coisas estão mesmo muito mal. Em vez dos Ciganos, o “Ventura” devia era bater-se para que nós, tal como os Transalpinos, deportássemos todos estes Pizzeiros de volta para a terra dos “‘Maricanos.
.
“ANJOS PROTECTORES” QUE BOLSONARO ENVIOU:
.
Eu tenho um apartamento para alugar, e uma das minhas mais recentes inquilinas era uma mulher “socialmente desagradável“. Por vezes, não pagava a renda. Enviava-me os SMS com insultos, chamava-me nomes feios (só podia ser Lampiona…) ao telefone. E quando eu lá ia presencialmente pedir-lhe que pagasse a renda em atraso, a digníssima começava aos berros e a ameaçar bater-me.
.
O que eu devia ter feito, era ter levado a Bruna Lourenço comigo para “fazer peito” e meter a malandra em sentido. Pelo que sei, os turistas em Faro têm tanto medo, que até pagam a trimestralidade com um ano de avanço. Quem dera à Máfia ter uma “cobradora” assim.
.
Pessoalmente, nunca gostei de mulheres mandonas ou de “figuras de autoridade” (Professeur Mille-Feuille, ça va bien? Comment va Filipa? ). Aliás, um dos meus filmes favoritos de Frank Sinatra é o mítico “não temos tempo para Sargentos!” (1958).
.
Obviamente, tive que pedir à minha advogada para lhe mover uma acção de despejo. E ela aparentemente, ficou tão assustada, que depois de sair, até me prometeu pagar os 3 meses em falta, embora, até ao momento, o “cacau” ainda não tenha vindo pingar na conta.
.
Soube esta semana, que essa mulher “máscula” (Ui! Na volta, é mais uma que se doutorou em Economia na Universidade de Londres…) e antipática, o marido deixou-a, para se juntar a uma Brasileira. Mal me relataram essa… “boa nova“, fechei os olhos, virei a cabeça para o firmamento celestial, sorri e suave, suavemente e disse “obrigado Brasileiras…“.
.
Espero que a caloteira tenha ficado com um “par deles” tão grandes, que tenha que usar um chapéu de cowboy durante os próximos 20 anos.
.
Como diria o povo, “Paga a conta, Cabrona!!” Ou como se dizia numa churrascaria no meu antigo bairro, “Oh Vale e Azevedo, anda cá!!”
.
Parque das Nações,
Quarta-Feira, 14 de Setembro de 2022.
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos Reservados.
.