.
Prezado Sr. Dr. João Vieira Pereira,
.
Estou a contactar “convosco” apenas para vos agradecer e parabenizar.
.
Recentemente, produziram um texto sobre o reinante Campeão Mundial de Xadrez, Magnus Carlsen:
.
Mas a composição continha uma imprecisão. O vosso “cooperário”, o Sr Hugo Tavares da Silva escreveu lá, que Magnus era Campeão Mundial há 12 anos, portanto, desde os seus 19 aniversários. Quando na realidade, ele “somente” é campeão há pouco mais de 8 anos. Embora, ele fosse o número 1 do FIDE ranking desde 2010, quando efetivamente tinha somente 19 anos.
.
Mas ser o Nº1 da “tabela” e ser Campeão, são coisas inteiramente distintas. Seria como se Darwin Núñez fosse classificado como o “melhor jogador do campeonato”, e escrevessem antes que ele tinha sido Campeão Nacional.
.
Por exemplo, Garry Kasparov era o nº1 do “rating” em Janeiro de 1984, mas só viria a tornar-se Campeão em Novembro de 1985 quando (à segunda “investida”) destronou o lendário Anatoly Karpov.
.
Em Julho de 1972, Robert James “Bobby” Fischer tinha o “rating” mais alto do Mundo(e de sempre, até à data), no entanto, o Campeão era o Soviético Boris Spassky. Mas a 31 de Agosto (Quarta-Feira próxima…) desse mesmo ano (quase, quase a celebrar 50 anos), Fischer viria a tornar-se Campeão Mundial em Reiquiavique. Inesquecível!!
.
Outro exemplo, presentemente, o fenómeno(19 anos) Iraniano-Francês Alireza Firouzja é o 3º melhor jogador do ranking da FIDE, e no entanto, no recente Torneio de Candidatos, ele não conseguiu melhor do que terminar em 6º lugar, num torneamento em que nem sequer esteve presente(por razões óbvias) o actual Campeão e Nº1 Mundial, Carlsen. Portanto, pode ser argumentado, que o 3º melhor do ranking, na prática, é “apenas” o 7º melhor do Mundo.
.
A propósito de “setenários”, o vencedor do certame supramencionado foi(outra vez) o Russo Ian Nepomniachtchi (
.
Atendendo à “abdicação” de Carlsen, iremos assistir em 2023 a um duelo entre “Nepo” e o Chinês Liren Ding (vice-Campeão do mais recente Torneio de Candidatos). Se essa “pugna” fosse amanhã, eu teria que “aquilatar” que “Nepo” teria 75% de hipóteses de ser o próximo Campeão. E esse seria o meu prognóstico, inobstante o facto de Ding ser presentemente o 2º do ranking, sensivelmente… 40 pontos acima de Nepo. Mas depois, na realidade fria dos tabuleiros, nos seus dois mais recentes “duelos” em Junho último, Nepo venceu um e empatou outro.
.
E depois, tal como entre 1967 e 1971, teremos um “Muhammad Ali” em Carlsen e um “Joe Frazier” em Nepo. Um “Campeão do Povo” e um Campeão reconhecido por uma organização internacional (a WBA e WBC no caso de “Smokin’ Joe“).
.
O clamor por um “duelo intelectual” entre os dois irá “marinar” e desenvolver-se-á exponencialmente. E (ocasionalmente, gosto de começar frases com Conjunções…) quando acontecer… Ali/Clay perdeu para Frazier em Madison Square Garden em 1971, mas “aqui”… suspeito que será Carlsen a bater Nepo outra vez,(já o fez no Campeonato Mundial de Xadrez em 2021) e provavelmente de forma relativamente dominante, embora creio que não com a facilidade com que o fez no derradeiro bimestre do ano passado.
.
Até porque… como diria Arnold Schwarzenegger em 1975, “o lobo que vem a subir a montanha tem mais fome do que o lobo que já está lá em cima”
.
E daqui por 4 ou 5 anos, talvez Alireza Firouzja esteja pronto para ser o “herdeiro” de Carlsen. De momento, não creio, nem tecnicamente, nem psiquicamente. E não haja ilusões, nem “melodramas” em relação a “isto”, a Psicologia (e uns inclusive acrescentariam a… Parapsicologia) é deveras importante no desporto de “empurrar madeira”.
.
Através do Twitter, alertei- vos sobre o vosso equívoco.
.
E qual não foi a minha surpresa, quando vocês corrigiram o texto. Não imagina o quão raro é esse profissionalismo e humildade.
.
Sou jornalista há quase um quarto de século, e inúmeras vezes no passado, tentei sem qualquer malícia (ou… “dor de Epicôndilos“) corrigir colegas quando eles a escrever sobre assuntos que eu apreciava – e “dominava” – cometiam erros.
.
E quase sempre, esses jornalistas, recusavam-se a emendar as suas inexatidões, sobretudo quando eram jovens ou do sexo feminino, presumo que essa incomplacência fosse “nutrida” por questões de orgulho e “insegurança“.
.
Até me recordo de atribuírem golos a jogadores que pura e simplesmente não existiam – só porque tinham percebido mal os seus nomes e consequentemente, “inventavam” um jogador/nome – , mas como aparentemente levavam a mal as minhas “chamadas de atenção”, preferiam teimar com o erro, a serem humildes e terem os superiores interesses dos leitores em mente.
.
Recordo-me de ser uma criança na primeira metade dos anos 80, chegar a casa após a escola, e ver o meu Pai com um ar muito sério e compenetrado, sentado na cama a ler o Expresso.
.
E como todas as crianças acham que o seu Pai é “Deus“, obviamente que sempre tive algum “fascínio” pela vossa publicação, como algo sobre o qual os adultos se devem “debruçar”, aquilo quase pareceria um “ritual de passagem” para qualquer “jovem Turco“. E por isso, fico agradado ao ver que esse O.C.S. é “tripulado” por profissionais humildes que colocam os seus leitores acima de qualquer “inquietação egotista“.
.
Sempre achei que um advogado competente e honesto era uma “Matière Première” valiosíssima para qualquer cidadão.
.
Não posso ter uma “opinião menor” sobre um jornalista competente mas que também é despretensioso.
.
Não serão assim tantos, e em vista disso, saibamos todos nós dar-lhes o devido valor e incentivá-los, sobretudo quando são jovens ou de alguma “minoria” (no “ecossistema” do noticiarismo).
.
Um bem-haja,
Desejo-lhe o resto de um bom dia.
.
Post-Scriptum: O Russo Nepomniachtchi competiu no mais recente Torneio de Candidatos porque aceitou competir sob uma bandeira neutra, neste caso, sob a bandeira da FIDE (Fédération Internationale des Échecs), que curiosamente, é presidida por um Russo (Arkady Dvorkovich) que até já foi camarada político de Dmitry Medvedev. Mas paradoxalmente, impediram a participação do Russo (nascido na Crimeia) Sergey Karjakin por ele se manifestar (sobretudo no Twitter) a favor da… “Operação Especial” na Ucrânia.
.
Em 1980 o Ocidente boicotou as Olimpíadas de Moscovo devido à invasão do Afeganistão. 42 anos depois, há um outro “embargo” (e complementar “saneanento”) por causa de uma outra invasão.
.
Parque das Nações,
Domingo, 24 de Julho de 2022.
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos Reservados.
.
Facebook Comments