.
Boa tarde, Exmo. Sr Presidente
.
Na tarde da passada Quinta-Feira dia 14 de Julho, recebi um “mail” da sua parte. “Mail” esse, que pelo seu conteúdo “admoestatório”, mereceu a minha total e individida atenção.
.
Ainda nesse mesmo entardecer, “encaminhei” o seu e-mail para a minha advogada, e na madrugada de hoje (Quinta-Feira dia 21), estivemos reunidos no escritório da firma dela, para conferenciar sobre o conteúdo da sua mensagem, bem como, de todos os mails que Vossa Excelência me enviou desde 24 de Janeiro último.
.
A minha advogada disse-me que de momento, apenas desejava ver esclarecida uma questão, algo que nos causou considerável estranheza.
.
No seu mais recente mail, o Sr. escreveu, e passo a citá-lo:
.
“Jornalismo isento e probo”,
“não se envolver em querelas clubísticas“,
“não podem ser mantidos como sócios“,
“esta minha advertência, em nome da direção da nossa Associação“,
“estaremos especialmente atentos”
.
A nossa única dúvida neste momento, é se o Sr. Presidente ou a “sua” Associação, também envia mails (ou qualquer outro tipo de comunicação) desta natureza “recriminadora” para os jornalistas dos seguintes Órgãos de Comunicação Social:
.
1) Jornal Sporting.
2) Sporting TV.
3) BTV.
4) Jornal Benfica.
5) Revista Mística.
6) Porto Canal.
7) Revista Dragões.
.
E, se envia – ou enviaria – mails daquela “categoria” a pessoas como os Srs. Fernando Mendes, Carlos Calado, Pedro Guerra, João Malheiro, Carlos Severino, Manuel Fernandes, José Manuel Capristano, João Gobern, André Ventura, Aníbal Pinto, Carlos Barbosa da Cruz, André Pinotes Batista, Paulo Farinha Alves, António Figueiredo, Jorge Amaral, Diamantino Miranda, Nuno Encarnação, Rodolfo Reis, etc.
.
Tendo em conta, que o Sr. Presidente é colaborador (deduzo que estipendiado) de um canal televisivo há sensivelmente dois anos, então, terá seguramente tido oportunidades múltiplas para “acusar” os supramencionados de não serem pundonorosos ou “clubisticamente desembaraçados”. Pelo menos, assim nos parece.
.
Tem-lo feito, Sr Presidente? Ou será que o excelentíssimo tem um “prisma” diferente só para mim?
.
Alguns dos seus associados serão… “filhos de um Deus menor“??
.
Assim sendo, o que o tem “motivado” a estender-me essa “atenção especial” e diferenciada?
.
Queremos saber… pois, eu até posso aceitar – por agora – , ser um mero “Titã” do jornalismo Lusíada, mas eventualmente, também eu terei aspirações à “divindade”…
.
Uma coisa é certa, com tanta (aparente) “obstaculização” da sua parte, começa o Sr. Presidente a fazer-me sentir como se eu fosse… Sísifo, a empurrar para toda a eternidade um pedregulho pela montanha acima. Ou se calhar, serei Prometeu, e estarei a ser acorrentado (por quem? E a mando de quem???) para que uma… “águia” (há com cada coincidência…) me venha dilacerar e arrancar o fígado, dia após dia
.
Se porventura o Sr. Presidente, está a tratar-me de forma diferente da que trata os meus condiscípulos, e a fazer-me “exigências” que não faz aos jornalistas supra-referenciados, então, em muito lhe ficaremos gratos, se por escrito puder amplificar esses pensamentos.
.
Desejamos que nos “ilumine”, esclarecendo sobre o porquê, de através da sua pessoa (e por associação, a “sua” Associação. Aliás, o Sr. escreveu de forma cristalina, e passo a citá-lo, “esta minha advertência, em nome da… DIRECÇÃO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO“) eu estar aparentemente a ser “discriminado” ou “singularizado” para um “tratamento” – ou “Atenção Especial” – diferente dos demais.
.
Não querendo – nem estando – de forma alguma, a querer estabelecer uma comparação… “indecorosa”, mas todas essas suas “bon mots” sobre “Atenção Especial” (à minha pessoa), fazem-me lembrar de como contemporaneamente na Federação da Rússia, ninguém pode proferir um verbete que seja sobre a… “GUERRA” que presentemente deflagra na Ucrânia.
.
Sendo os citadinos Russos antes obrigados (por lei) a usar o eufemismo… “Operação Especial“. Sim, aparentemente, em 2022, vivemos num Mundo de “Especialmente Atentos“, e de “Operações Especiais“. Eu pessoalmente, prefiro chamar os proverbiais “Bois” pelos seus nomes…
.
Nem eu, nem a minha Causídica queremos acreditar, que aos olhos da Associação que Vossa Magnificência preside, haja sócios isentos de “ralhetes” e de “advertências“, e outros para os quais vão estar… “especialmente atentos“.
.
Ainda em relação a todo este “semestre de broncas” a que o digníssimo me sujeitou desde… “O Dia Internacional da Educação” (irónico, não lhe parece?), questiono-me sobre como essas “admoestações” “colidem” com o Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa.
.
Afinal de contas, a associação a que o sublimíssimo Preside não terá seguramente pretensões de ser inconstitucional (e quão pérfida… “maquinação” essa seria). As únicas pessoas que eu conheço, que gostariam de poder “mandar” nos jornalistas, são alguns “assessoreszecos” de imprensa e chefes de gabinete.
.
Meu caro, a única “atenção” que eu hipoteticamente desejaria da sua augusta pessoa, seria a de eu ser agraciado (múltiplas vezes) com o Prémio Jornalismo Online, pois na minha opinião, nenhum dos prévios galardoados, possui uma dexteridade vocabular superior àquela que eu emprego desde 21 de Novembro de 1998.
.
Tenho considerável orgulho na minha “arte”, e é com ela, que eu – ao contrário de alguns “recadeiros” que por aí andam – tenho prestigiado a minha classe.
.
Por último, uma “questão menor”. Não obstante eu Novembro próximo celebrar 24 anos de carreira, e já ser sócio da “vossa” Associação há uma década e meia, eu não consigo deixar de reparar, que tanto o Sr Presidente, como uma colaboradora sua, não há maneira de escreverem o meu nome correctamente sempre que se verifica uma interlocução.
.
Relativamente a esta matéria, agradeço-lhes, se doravante, em vez de padecerem de alguma laia de… “défice de atenção“, se também todos vós estiverdes… “especialmente atentos” (à minha denominação). E, tal como eu o trato por “Sr Presidente”, talvez o ilustríssimo me possa estender a pequena cortesia, de me atribuir o meu prefixo ou Pronome de Tratamento. Um bem-haja!
.
Tendo sempre em mente ajudar-vos, envio-lhe em anexo, uma pletora de imagens de quando o meu nome apareceu (correctamente), nas páginas do Diário de Notícias, no Público, no Record, na Sábado, no JOGO, e em vários outros reputados O.C.S.
.
Sem mais de momento,
Grato pela… (especial) atenção,
Desejo-lhe o resto de um muito bom dia,
.
Post-Scriptum: Em acordo com o que me foi sugerido pela minha assessoria jurídica, solicitamos-vos igualmente, que a partir da presente data, nunca mais, em circunstância alguma, o Sr. Presidente, ou qualquer outro colaborador da “vossa” Associação, me volte a contactar através de Tlm ou Tlf. A partir de agora, desejamos que tudo da vossa parte venha por escrito, para que fique devidamente registado.
.
Parque das Nações,
Sexta-Feira, 22 de Julho de 2022,
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos Reservados.
.
Em CARTAS
CARTAS À BEIRA-TEJO: O PRESIDENTE MITÓLOGO, E OS “TITÃS” AOS QUAIS ESTÁ… “ESPECIALMENTE ATENTO”.
22 de Julho, 2022
Facebook Comments