.
Como diria o bardo, “estou triste, mas feliz” Ou dito de outra forma, eu tinha razão, mas eles teimam, eles bem que teimam! E ainda bem… ainda bem!
.
Há uns bons anos, o Papá Fuentes levou-me a um restaurante à beira da praia na Costa da Caparica, e foi lá que conheci um homem que trabalhava em Relações Públicas. Foi com ele que aprendi o que é uma “Análise Swot“. Eu diria que sempre fui criativo, mas, só depois dos… 35, levei a minha primeira dose de… cinismo. E a criatividade e o cinismo, quando misturados que nem “argamassa“, promovem a… “fomentação” de prosas que levam muita(e má) gente a consumir Aspegics e Diazepam.
.
Não me dei conta de quando me tornei lógico, ou mais racional do que a maioria, talvez há 15 anos, em parte pelo meu interesse nesse tipo de filosofia, em parte porque gosto de Xadrez, em parte porque gosto de debates, mesmo que eles tenham ocorrido há 60 ou há 160 anos. Tudo isso ensina um criativo a correr… riscos calculados, e a “coser” labirintos de narrativa com saídas muito estreitas e muros muito altos. E aí, a Análise SWOT pode nos ser útil, quando necessitamos de fazer uma… futurologia educada.
.
Sim, esse Relações Públicas era relativamente jovem, mas sabia umas coisas sobre como comunicar e antever. Aliás, diria que aprendi mais com ele, do que naquela conversa telefónica que tive com o impaciente “Gerald Ford Martins“, o suposto “Padrastro da Comunicação Portuguesa“. “Gerald” é um homem curioso, anda sempre com um… “cesto de costura” debaixo do braço, e qual menino traquina, ele gosta imenso de puxar das agulhas e picar os outros. Fá-lo na televisão, fá-lo nos jornais, fá-lo no Twitter. Enfim, está sempre a ferroar, ele que daria sem dúvida um bom personagem de fundo em “Oliver Twist“.
.
Oh, sim. O velho “Gerald” pica, provoca, apimenta, menoriza, menospreza, ridiculariza, etc. Mas, tem um problema, quando alguém saca dos seus próprios alfinetes(e estes meus, gosto de os embeber em “estricnina“), e o espeta a ele… o velho Gerald pega no seu cesto de costura, faz beicinho, e vai-se embora amuado, alegando que os outros “não sabem brincar“.
.
Mas, como o velho Churchill, Gerald tem algo a seu favor, pois é ele que escreve a sua biografia, a qual eu nunca li, nem nunca irei ler. Aliás, mais depressa eu leria as instruções numa embalagem de margarina… Mas, há quem a tenha lido, e esses, alegadamente, ficaram com a ideia, de que ele se trata de alguma espécie de figura… “Prometeica“, sim, um “titã” moderno, um notável que roubou o “fogo” dos comunicados de imprensa aos Deuses, e deu-os às meras “prostitutas intelectuais” cá do burgo. Mas que grande herói, foda-se…
.
Mas, mais não divaguemos, meus caros(e minhas queridas), que o enfoque seja no jovem João Mário. Quando ele chegou ao seu presente Clube, eu “sublinhei” o facto de a sua aquisição ir custar 30 milhões de euros(na plena “longevidade” do seu contrato), e que na minha opinião, o jogador nunca iria cumprir esse “pacto”, ou seja, até 2026. Esta semana surgiram uns “zunzuns” de que Jorge Jesus o queria levar. Obviamente, para que uns o levem, outros terão que o querer vender. E se o quisessem alienar, então que seria isso senão dar-me razão pelo que escrevi há 10 meses quando prognostiquei o seu fracasso?
.
Mas, lá está, estou triste, mas feliz. Triste, porque supostamente, o jovem João parece que quer ficar por cá, e isso deixa-me enfadado, pois indica que a minha pressuposição vai falhar(por agora…), mas feliz, pois quero vê-lo por cá. Aliás, ele faz parte de um grupo de 10 a 12 pessoas, que eu espero que fiquem no Benfica por muitos e bons anos. Da mesma forma, que se um albatroz não fosse do meu agrado, eu também desejaria vê-lo tentar voar com uma “âncora” pendurada à volta do seu pescoço. O meu é um desejo legítimo, é o de que o Benfica não mais consiga levantar a sua “âncora”, pois na minha opinião, eles “fundearam” muito bem no 3º lugar.
.
(conterá a frase anterior um “double entendre“? Se assim foi, então, tratou-se certamente de um “deslize Freudiano“…)
Conheço o jovem João há muitos anos, e quando o conheci em 2006, disse que um dia ele seria Capitão da Selecção Nacional, mas, em retrospectiva, fica a ideia, de que algures ao longo do seu percurso, o jovem João se “perdeu”, ou que o seu “fogo” esmoreceu. Sim, se eu tivesse que apontar, eu apontaria para o verão de 2016. Como que se, entre 2016 e 2017, o João se tivesse “aburguesado”, como que se tivesse ficado com o “rabo” mais pesado, e as pernas mais tensas. Não sei, mas algo se passou, pois vi um jovem João até Maio de 2016, e invariavelmente, tenho visto outro desde então.
.
Ele não está “decrépito“, mas, há pessoas que nunca se cansam de “subir”, enquanto outras, chegam ao 2º andar e já estão “saciadas” na totalidade. Talvez, hipotetizo eu, o problema do jovem João, é que ele perdeu a sua ambição ainda relativamente jovem, o sucesso que obteve foi o suficiente para lhe “encher a barriga”, e desde então, qual… “Anaconda ao sol”, ele está a fazer a digestão enquanto se bronzeia, tudo isto claro, no relvado do Estádio da Luz, e à frente de 60.000 indefectíveis.
.
O Mundo do Futebol sempre foi um Mundo de sonhos, de fantasias, de esperanças e de ilusões, sobretudo, entre meados de Maio e meados de Agosto. É um Mundo em que há um ano, que alguns “encardidos” virtuais, afirmam a plenos alvéolos, que “João Mágico“(“João Trágico” desde Janeiro…) é “rubente” desde a incubadora. E essa narrativa é empurrada, apesar do seu número de sócio ser o 268.640. Possivelmente, ele até é sócio do “Benfas” há menos tempo, do que eu sou “sócio” de uma associação de poesia feminista…
.
Pessoalmente, sempre sofri de alguma ofidiofobia, portanto, para mim, quaisquer… Anacondas ou outros “répteis“, eles estão bem é do “outro lado”, pois aqui nesta banda, queremos é Leões e Leoas, e para algo mais, iremos ao reptilário em Sete Rios, onde eu, Santiago, devo confessar, não meto lá os pés desde Maio de 1994.
.
Na minha opinião, com apenas 23 anos, o João “subiu na vida“, obteve os “bens” materiais e estatutos sociais que almejava desde jovem, e com esse estatuto e conforto, perdeu o “apetite”. Mas, faço votos de que nem ele, nem ninguém do Benfica se tenha apercebido disso, e como se diz na gíria, que “continuem a açoitar o cavalo” que já não corre como dantes.
.
Eu não estou dentro da mente do jovem João, mas, sei que há uma nítida diferença entre lógica e impulsividade, entre convicção e teimosia, entre orgulho e princípios. Independentemente de quais forem as suas motivações, eu por mim, subscrevo na íntegra, todo e qualquer desejo do jovem João em permanecer na Luz, e tentar mostrar o seu… “real valor”, o qual faço votos sinceros e públicos, de que seja o valor “patenteado” em 5 destes últimos 6 anos.
.
Enquanto Sportinguista, adoro ver no Benfica um jogador lento, com “gasóleo” para somente 70 minutos, e cuja maioria dos passes são para o lado(e alguns, para trás…), isso, apesar da baliza, estar lá mais à frente… Como diria Napoleão Bonaparte, “nunca interrompas o teu inimigo quando ele está a cometer erros…” Afirmo mesmo, e sem quaisquer pruridos, que todos os Sportinguistas apoiam João Mário no seu desiderato de por cá continuar aos serviço dos “vermelhos”. Força, moço!
.
Pobre mancebo, se calhar, quando atravessou o “Rubicão” da 2ª Circular, imaginava que ia ser bi-Campeão por 2 Clubes diferentes. Quiçá, naquela mente, pensou que por estes dias já estaria a entrar nos Jerónimos ao som da banda marcial dos fuzileiros para escolher o cantinho onde iria repousar imortal ao lado dos restantes vultos. Que vívida imaginação essa, gaiato…
.
Os factos são incontornáveis, João “autografou” três épocas superlativas em 12 de carreira, portanto, parece-me lógico presumir, que há uma possibilidade em 3, de que a que está para vir, será… maravilhosa. Ah, e mais. Ele produziu 3 boas épocas em 12, mas… apenas uma nas últimas 6, portanto, visto por essa prisma, as probabilidades de excelência decrescem de 1 em 6, ou dito de outra forma, especularia, que existem uns 15%(e mais qualquer coisinha) de probabilidades de que João Mário irá brilhar em 2022/23.
.
Aliás, quantas vezes foi o jovem João titular desde Janeiro último? Que essa “moda” prossiga após Julho vindouro, e que o Benfica tenha no banco um suplente que “asfixia” os seus cofres ao “som” de 2 milhões de euros por ano. Como diria o povo, “é bom emprego, se o conseguires arranjar…”
.
500 anos antes de Herodes ordenar o “Massacre dos Inocentes” em Belém para agradar à sua emancebada “Maîtresse-en-titre“, Salomé, já existia um filósofo Chinês chamado Sun-Tzu. E este último subscrevia a… “se esperares à beira do rio pacientemente, eventualmente, irás ver passar a boiar os cadáveres dos teus inimigos.” Eu? Eu moro a escassos metros de um rio que é parido em Fuente de Garcia, e embora eu não goste da palavra “inimigos”, gosto da proximidade da água, pois é ela que nos inspira e nos “convoca”. Hoje, tal como há 500 anos.
.
Parque das Nações,
27 de Maio de 2022.
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Sport Lisboa e Benfica.
.
Post-Scriptum: Não haja equívocos, sempre simpatizei com Sylvia Plath. Mas, a lê-la, faço-o sozinho, à sombra e deitado sobre um banco ao lado do Teatro Camões enquanto ouço as fuzileiras a fazer o seu jogging…
.