.
O “amor” é assim mesmo, começa com um encontro informal, geralmente acompanhado de “amigos”, depois, talvez uma troca de olhares cúmplices, uma compatibilidade ideológica, depois vêem uns “beijinhos“, assumem publicamente a partilha de interesse, e termina tudo num belo “clímax“. Ou pelo menos, assim parece correr a narrativa, na mente do Director de Comunicação mais “hip” do País.
.
Mudando completamente de assunto, li que o Sr. Doutor Francisco J. Marques “denunciou” que o novo treinador dos encarnados, Herr Schmidt esteve reunido com um grupo selecto(o critério fica por conta da vossa imaginação…) de jornalistas, pare se ficarem a conhecer melhor, portanto, em teoria, uma tentativa de “seduzir” esses jornalistas com um “semi-exclusivo” com o novo Mister, e no qual, poderá(ou não) ter ficado subentendido, que em troca, a “Comunicação Encarnada“, bem como o seu Departamento Jurídico, ambos esperam a mesma coisa… “boa imprensa“(a definição fica por conta da vossa imaginação…).
.
Há algo de errado nisso? Bom, não creio que os jornalistas tenham prometido seja o que for, e além disso, é prática relativamente comum e transversal aos Clubes, pois ainda me lembro quando algo de semelhante, se passou do outro lado da 2ª Circular(se calhar, estou a falar do Alverca…). Agora, que factos relevantes pudemos observar recentemente? Primeiro, o Dr Ricardo Lemos substituiu o Sr. Nuno Alexandre na assessoria de imprensa da equipa principal. E, ante-ontem no aeroporto, o Dr Pedro Pinto, deu “sinal de vida” pela primeira vez(que eu tenha dado conta) em 18 meses, pois o seu último avistamento, tinha sido quando entrevistou Rui Costa há 1 ano, creio.
.
Se eu fui convidado? Bom, antes de mais, estou de dieta, e por isso, tenho “medo” de ir a jantares em que outros paguem a conta… Mas não, não fui! Mas, também se tivesse sido, não marcaria presença. E se o convite tivesse antes vindo do Sporting? Provavelmente a minha atitude seria a mesma. Até porque, estamos em Maio, e para mim, o verão não tem 90 dias, mas dura sim, de 1 de Maio a 30 de Setembro, 5 meses de piscina, praia e longas caminhadas beira-Tejo. Por outras palavras, estou ocupado! Ainda assim, o Futebol e os seus profissionais, merecem-me todo o respeito, e eu até posso ter a mente na… eternidade, mas há sempre espaço nas 16 horas em que não estou a dormir para sentir o “pulso” ao Futebol e os da sua “tribo”, esses “bravos”, esses “nativos”, esses “selvagens”.
.
Agora, com Pedro e Ricardo a serem as caras da Comunicação 2022/23, a questão é, será que vai ser coerente, ou será adaptável conforme os desenvolvimentos e factos se forem apresentando? Ou dito de outra forma, ontem foi a “Lua de Mel“(até Herr Schmidt já disse que ama o Benfica), aliás, tão bonita deve ter sido, que o meu subconsciente começou logo a pensar em “Niagara” esse clássico de 1953, e que é importante lembrar, não foi um romance, mas sim um… “film-noir“, e a ver vamos, se esta “produção” Benfiquista não termina também à “chapada”.
.
Ontem, tiveram o seu bonito “soirée“, e se porventura houve “fondue” com queijo derretido e gressinos, então… já estou mais que arrependido de lá não ter ido, mesmo que estivesse por lá o “Careca do Mini-Golfe” e o “Blogger Diabético“. Mas, “haute cuisine” à parte, se ontem foi a “sedução”, então veremos se ao longo da época, depois não somos “bombardeados” com uma “linha de montagem” de ” “newsletters” e comunicados a “atacar” esses jornalistas, e a ameaçá-los com toda a espécie de processos crime. Eu não sou telepata, mas acredito(e posso estar equivocado), que para conseguirem a tal “boa imprensa”, Pedro Pinto até estaria disposto a dançar a… “dança dos sete véus” em plena linha de meio-campo da Luz. mas, fazemos todos votos, que tal nunca venha a ser necessário.
.
Mas, e nunca no sentido literal, se em Maio andam todos a jantar e aos “beijinhos”(um autêntico… “Namorico da Rita“), se depois em Agosto começarem a criticar e a ameaçar, então, reservar-me-ei ao direito de idealizar, de que, ou há ali gente bipolar(ou tripolar, afinal de contas, ficarem em 3º…), ou então, será uma assunção de que a “alta estratégia” inicial afinal, não surtiu qualquer efeito. O que geralmente é o caso. Sabem, isto de se contratar jornalistas desportivos para assessorar raramente funciona, melhor fariam em contratar colunistas económicos ou políticos, pois esses costumam ter outra “bagagem” em termos comunicativos e estratégicos.
.
Que penso eu de Herr Schmidt ter dito que ama os Benfiquistas? Bom, ainda me recordo, de quando meu ex-vizinho, o Monsieur Laszlo Bölöni disse… que amava o Sporting, que amava o Bacalhau à Brás, que amava o Guincho, e que tinha comprado o último CD de Amália Rodrigues. Só não disse que era fã de Vasco Santana, mas, em sua defesa, o Dr. Carlos Severino possivelmente esqueceu-se de lhe dar essa “achega”
.
Se eu tivesse que adivinhar, vai haver a tal “reciprocidade” que os encarnados aparentemente acalentam? Não creio, porque esses jornalistas trabalham para os jornais, é lá que residem as suas lealdades e o seu sustento. Um dia quando estiverem(e vai acontecer!!!) a trabalhar para os Clubes e SADs como assessores de imprensa, aí sim, eles escreverão o que esses Departamentos de Comunicação e Jurídicos tanto desejam, e a essas prosas, o público em geral não lhes emprestará qualquer olho nem neurónio. Esperar mais do que isto, é o mesmo que lerem a fábula da rã que levava o escorpião às costas na travessia do rio, e fazê-lo com uma expectativa muito optimista, quando na realidade, todos sabemos que as pessoas e os animais não mudam a sua natureza, por melhor que o “fondue” ou os gressinos possam ter sido.
.
Um homem mais sábio do que eu, em tempos disse, “quem não conhecer a história, está destinado a repeti-la“. A última vez que outro Clube, organizou um “encontro informal”, e que nesse caso, foi um “petit déjeuner“, terminou a… 36(trinta e seis) pontos do 1º lugar. E, é preciso não esquecer, no filme Niagara, Marilyn Monroe morre, Joseph Cotten morre, e Richard Allan morre. Eu sou Católico, e objector de consciência, “ergo“, eu não quero quaisquer fatalidades, mas, conheço bem a mentalidade dos Portugueses e dos Benfiquistas, e por isso, não auguro nada de bom para este Treinador Teutónico. Ao qual não desejo sorte nem felicidades, apenas que… não se aleije.
.
Concluo, dirigindo-me aos Benfiquistas, e a eles apenas. Meus caros, onde quer que estejam, nas obras da Somague, na estiva de Alcântara, nas trincheiras do Regimento de Lanceiros, na Travessa da Queimada, ou até mesmo numa cela na Carregueira. Celebrem este dia, este momento, esta… pré-pré-época, pois neste “vácuo”, neste “limbo”, não há derrotas possíveis. No aqui e no agora, tudo é doce, suave e perfumado, uma verdadeira “estação” de leite e de mel. Assseguro-vos, esta é a melhor altura do ano para vós. Desejo-vos a todos e sem excepção, um feliz “Dia da Espiga”! Que DEUS vos acompanhe, e que tenham fé… pois suspeito, que bem vão precisar dela.
.
Parque das Nações
26 de Maio de 2022.
.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos Reservados.
Facebook Comments