Antes de mais, no interesse de “Full Disclosure“, quem esta prosa escreve, é Sportinguista. Sempre foi, e nunca de uma forma “furtiva“, pois eu, ao contrário de outros, nunca disse a ninguém que era da Juventus ou do Barcelona.
Se eu conheço Rui Costa, pessoalmente? Conheço. Passei talvez uma hora a conversar com ele nos escritórios do Estádio da Luz em 2010(creio). Não sou Psiquiatra nem Psicólogo, mas faz parte da minha natureza, e é-me útil, ser um “atento curioso” aos pormenores da natureza humana, portanto, acho que… “analiso” as pessoas relativamente bem. Se são serenas ou impulsivas, se são humildes ou arrogantes, se são cultas ou imbecis, se são confiantes ou introvertidas, se são dinâmicas ou “calinas”, etc.
Se eu acho que Rui Costa é um bom Presidente ou administrador, ou um líder nato? Não, sinceramente, não acho que o seja, e talvez, pelo facto de eu não ser(Graças a DEUS) Benfiquista, eu consiga avaliar Rui Costa de uma forma mais… “desapaixonada” do que os seus consócios.
Eu em 2021 tive um aniversário feliz e um Natal feliz, mas diria que o melhor “presente” foi mesmo a “troca” de Luís Filipe Vieira(que também conheço, embora, fugazmente) por Rui Costa. E com o valor acrescentado, de que essa “troca” mereceu(e continua a merecer) uma aprovação retumbante por parte das hordas vermelhas. Muito bem, por favor, nunca mudem, nós no Sporting agradecemos.
Carisma, assertividade, aura de líder, isso não se ensina. Há pessoas que comandam respeito, e há outras que são por natureza mais “retraídas”. Por vezes, humildade e correcção a mais, também não é bom nalguém que tem os “holofotes” e expectativas em cima de si. Dele é esperado algo mais do que “chavões eleitorais” tais como “estou aqui desde menino“, “sou do povo“, “o povo conhece“, etc. Mais parece a campanha de Álvaro Cunhal nas Legislativas de 1975…
Por vezes, fico com a impressão, de que a Comunicação do Benfica, trata as suas “bancadas” como se fossem pessoas que não conseguem ir à farmácia aviar a prescrição de Diazepam.
O que o Benfica necessita(mas espero que não obtenha) é de um homem de acção, alguém vigoroso que meta o Benfica às costas e os leve até à “meta”. Não duvido que Rui Costa se zangue – pelo que sei, zangou-se comigo há uma dúzia de anos – mas na generalidade, vejo nele um “líder tímido”, um comunicador acanhado, que se “esconde” atrás de uns… “Newsletteiros” ferozes, mas que de… “sineta virtual” em punho andam pela aldeia a proclamar “spin“, mas aparentemente, escrevem as suas prosas com “almofadas” em vez de “luvas de boxe”.
Na minha opinião, anda “à solta” no Benfica uma verdadeira “Dream Team“, uma autêntica colecção de “All-Stars“, seguramente eles são os melhores dos melhores que havia no mercado de trabalho e que o Departamento de Recursos Humanos conseguiu recrutar através de uma escolha meritocrática.
Sou um fã confesso desses colaboradores, e estou-lhes grato, por tudo, quanto têm feito indirectamente pelo meu Sporting. Sou fã do Presidente Rui Costa, sou fã do Director-Geral Rui Pedro Braz, sou fã do assessor de imprensa Nuno Alexandre Farinha, sou fã do “comunicadeiro” José Marinho, sou fã do Treinador de Guarda-Redes Fernando Ferreira, sou fã do Director Luisão, sou fã do Director Simão, sou fã do blogger obeso Hugo Gil, e sou fã da Psicóloga Filipa Jones.
Escrevo o que se segue com a maior das sinceridades, espero que estas pessoas fiquem por lá mais 50 anos, pelo menos! Como Católico que sou, não aprovo de blasfémia, mas, estou disposto a ir à Capela das Descobertas rezar pela saúde e permanência dessa gente no “Domínio Vermelho”. E elas presumivelmente, também devem querer ficar, portanto, há aqui um… convénio de interesses.
DEUS os tenha, e DEUS os mantenha… no Benfica. E também, gosto de ouvir o Dr. Braz Frade na CMTV, um homem que tem um registo de quase 30 anos de estar do… “lado certo da história“, aliás, ele faz-me lembrar certas “pavoas“(e “pavões”) que aparecem em tudo quando é Comissões de Honra no meu Sporting. Antes do final de Junho, irei à Capela das Descobertas, ajoelhar-me-ei, tocarei nos pés da efígie de Cristo da Nazaré, e pedirei para que toda a “Dream Team” permaneça intacta.
Mas atenção, há pessoas no Benfica das quais “não gosto“, gostaria delas sim, se estivessem desta lado da “barricada” da 2ª Circular. E não gosto delas porque sou Sportinguista, e elas na minha óptica fortalecem o nosso rival. Não gosto dos Drs. Ricardo Maia, Ricardo Lemos, Lourenço Pereira Coelho, a Drª Carla Figueiredo e o Dr. Domingos Soares de Oliveira. Mais um ou outro nome haveria a acrescentar a esta lista de “desgostos”, mas fico-me por estes 5. Conheço pessoalmente 3 dessas 5 pessoas, e a todos reconheço competência e serenidade. Que posso eu dizer, sou um “trouxa” por gente bem-educada. E espero que Paulo Gonçalves também não regresse.
Quem me dera, que à “Dream Team” que já lá está, que o Benfas fosse ainda recrutar pessoas como o Mister Filipe Pedro, o Mister Tiago Fernandes, o Mister Leonel Pontes, o comentador Manuel Fernandes, e as jornalistas Irene Palma e Cláudia Lopes. Mas, quem sabe, talvez no meu próximo aniversário… Se puderem, levem igualmente a Joana Marchão, a Ana Borges e Rita Fontemanha para “reforçar” o vosso Futebol Feminino, quiçá, elas ainda aprendiam algo com a Beatriz Isabel e a Lúcia Catarina…
Para minha eterna desilusão, li esta manhã, que o Dr. Ricardo Lemos vai substituir o Sr. Nuno Alexandre Farinha na comunicação da equipa profissional de Futebol. E, não é de todo, uma reformulação que me surpreenda, pois eu já esperava uma despromoção ou dispensa do Sr. Nuno Alexandre em Maio ou Junho, e quando tal viesse a acontecer, Ricardo Lemos estaria sempre bem posicionado para poder regressar. Parabenizo sinceramente o Ricardo e os Benfiquistas, e penso que a maioria dos jornalistas ficará agradado com o seu regresso, pois além de bom profissional, sempre foi uma pessoa afável. Pessoalmente, sabendo o que sei, ficarei surpreendido se o Sr. Nuno Alexandre for demitido, por isso, penso que irá apenas ser colocado noutra “prateleira”.
Para se ser um bom assessor de imprensa, requerem-se várias “virtudes”, mas, sem querer ser redutor ou simplista, diria que uma delas, talvez a mais importante, é conseguirem fomentar uma boa relação com os jornalistas. Na minha experiência, desde Novembro de 1998, só conheci dois assessores de imprensa que eram uma verdadeira “merda“; maus profissionais, arrogantes e antipáticos. Ninguém quer ter que lidar com pessoas nervosas, conflituosas e de mau carácter, nem tãopouco, um assessor está ali para antagonizar ninguém, não é para isso que lhe pagam, para gerar “má-vontade” junto da imprensa.
A experiência ensinou-me uma coisa que muitas pessoas nos Clubes nunca chegam a perceber. Que elas estão ali de passagem, e por isso, convém que o poder que detêm não lhes suba à cabeça, pois… “Galo do galinheiro um dia, espanador de pó no dia seguinte…“.
Ao longo dos anos, vi Presidentes, Vices, Directores, Secretários , Advogados e Assessores, que pelo facto de fazerem parte de uma estrutura, se julgavam invulneráveis e que ali iam ficar para sempre “protegidos”. E consequentemente, começaram a assumir posturas despóticas e desonestas. Realmente, terem(ou pensarem que tinham) as “costas quentes” transforma talentos medíocres nuns autênticos cretinos. Integrar uma SAD faz isso a certas pessoas, deslumbra-as, e esquecem-se do quão frágeis(empregatorialmente falando) e mortais todos nós somos.
Má reputação? A ela só se podem dar ao luxo os que forem financeiramente independentes. Esses, não têm quaisquer “mestres” ou “plateias” a que agradar. Aos “outros”, convém-lhes serem discretos e manterem as suas palavras doces e tenras.
Não obstante, eu achar que a troca do Sr. Nuno Alexandre Farinha pelo Dr. Ricardo Lemos, e aparentemente, do Sr. Rui Pedro Braz pelo Dr. Lourenço Pereira Coelho, irá indubitavelmente tornar o Benfica mais competitivo, ainda assim, acredito que enquanto Rui Costa por lá andar como Presidente, o Sporting continuará a terminar as temporadas acima dos “Vermelhos”. E sinceramente, não agoiro nada de positivo para Roger Schmidt no meio de 10 milhões de Portugueses desconfiosos e semi-nacionalistas e 6 milhões de Benfiquistas ansiosos e “birrentos”. Não me espantaria se Rui Costa “cair” antes do fim de 2023, e suspeito que quem vier a seguir, será diferente, mas não necessariamente mais capacitado.
O que eu mais “temo” no Benfica? De momento, Ricardo Lemos e Lourenço Pereira Coelho. No futuro? Um hipotético regresso de Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves. Mas, conto com a “embirração” dos Benfiquistas para os manter ostracizados.
Dizem que Lyndon Johnson envelheceu 20 anos nos 5 em que foi Presidente dos EUA, e eu não desejaria ao meu pior inimigo que ele fosse Presidente do Benfica, do Real Madrid ou do Vitória de Guimarães, esses Clubes envelhecem qualquer um que os lidere.
O Benfica joga hoje, e se perder, como de costume, irei celebrar com um jantar de Camarão e Caviar. O meu Cardiologista(que é Benfiquista) diz-me que o seu Benfica me anda a dar cabo do Colesterol…
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos Reservados.
Post-Scriptum: Pelo que sei, tanto o SOS Racismo como a Joacine Katar Moreira andam à procura de um assessor de imprensa…
Post-Post-Scriptum: “Estes são os momentos em que não se pode ficar calado”