Era um final de tarde Domingueira, a 2ª de Maio de 2022. Nessa madrugada, o Russo Dmitry Bivol tinha travado e silenciado a “locomotiva” de Canelo Álvarez na T-Mobile Arena, e e eu tinha apanhado o “Foguete” em Santa Apolónia, pois tinha combinado encontrar-me com o “Grande Líder Azul“(GLA) no atrium do Torel Avantgarde na Rua da Restauração.
Para minha surpresa, o “GLA” apareceu sozinho, sem “entourage“, com uma gabardina(em Maio??) sobre o ombro, e um livro debaixo do braço esquerdo, mais parecia Sinatra em “O Querido Joey“, infelizmente, só não vi foi a Kim Novak… O “GLA” estava mais “cheiinho” de cara do que eu me lembrava de o ver em Gaia há uma década. A noite claramente tinha sido “espirituosa”. Sentia-se nele o odor a Foie Grass e Caviar Iraniano, bem como a inconfundível “fragrância” a “Chateau Margaux“(de 1953). Ele estava muito descontraído. Perfeito!
Perguntei-lhe se queria ir ao bar comer ou beber algo por minha conta, mas em vez disso, estendeu-me a mão, apertou-a e com a outra felicitou-me. Tinha-o apanhado claramente num dia de muito bom humor. Disse várias piadas concisas e perguntou-me onde morava e se estava a ter uma boa Primavera. Muito, muito atencioso. Por coincidência, em outros tempos, quase tínhamos sido alunos do mesmo Colégio no Município de Aves.
Para um octogenário, achei-o bastante dinâmico, ligeiro de passo e rápido de humor. Não podia esperar um melhor estado de espírito para as perguntas que lhe desejava colocar. Perguntei-lhe se queria ser entrevistado ali no atrium, numa suite, ou ir para a casa dele. E ele prefaciando sempre com um “meu querido amigo” disse-me que era eu quem mandava. Metemos-nos no meu carro, e fomos até à Confeitaria Petúlia na Rua Júlio Dinis, e ali nos sentámos num cantinho recatado. Coloquei o meu gravador digital sobre a mesa, o micro na sua lapela. Serviram-nos uma bandeja de Napoleões(AKA “Mil-Folhas”) com chantili, um par de cimbalinos, e deu-se o tiro de partida no palanfrório. Quem era afinal o elusivo e ilusivo GLA…
– Continua a fumar, Presidente?
– Não, não. Depois dos 50 deixamos os disparates de lado. Já não fumo, e tenho uma dieta sensata.
– Parece a Elle McPherson a falar…
– Em que posição joga ela? Sabe, eu em moço era Guarda-Redes…
– Continua a declamar José Régio, Fernando Pessoa e Camões?
– Só quando entretenho amigos em casa nalgum “soirée“. Camões era mais o “Zé do Boné”.
– Em que universidade estudou?
– Exactamente na mesma em que estudaram Ernest Hemingway, Gore Vidal, Truman Capote, Jack London, Mark Twain e Charles Dickens.
– É verdade que antes de ser Presidente, foi vendedor numa loja de resinas?
– E depois? O Johnny Depp antes de ser actor vendia canetas pelo telefone.
– É justo que o considerem “preconceituoso” contra os Lisboetas?
– De modo algum, tenho imensos amigos árbitros que residem em Lisboa e Setúbal, e que inclusive, já vieram à minha casa beber café.
– Mas costuma criticar os Sulistas…
– Só num contexto muito específico. Critico “Mouros”, mas não me considero Islamofóbico…
– Que se passa no “seu” Barcelona nestes últimos 7 anos?
– Sabe, estou mais preocupado com a conta de electricidade no meu condomínio…
– Tem namorada ou amante?
– Não! Um homem com a minha idade não deve ter amantes, elas sobrecarregam em demasia o coração, a próstata e os testículos.
– Mas tem amigas?
– Com certeza. Mas eu quando vou ao Museu da Golegã ver quadros do Mestre Martins Correia também não começo a fazer “marmelada” com eles.
– Trabalha-se bem no Seixal?
– Sinceramente, penso que se trabalha melhor na Escola Secundária Augusto Cabrita no Barreiro…
– Acredita que há racismo em Portugal?
– Contra os “Blue Meanies” há imenso!
– Que pensa da homofobia?
– Só lhe digo que sou um grande admirador de Michelle Rodriguez.
– Quem não gostaria de ter como vizinhos?
– Vladimir Putin, a Dona Branca e “Filipe Luís Orelhas”.
– Sabe qual é o filme favorito de Filipe Luís Orelhas?
– Julgo ser “A Cigana Feiticeira” com Marlene Dietrich.
– Johnny Depp ou Amber Heard?
– Sir John Gielgud ou Sir Laurence Olivier.
– Que opinião tem sobre “Pedro Maddox”, Presidente da Aliança de Agremiações?
– O seu mandato não está coberto de glória, e não me parece uma pessoa capaz, apenas semi-habilidosa.
– Não é inteligente?
– Um dos sinais de inteligência é um grande vocabulário e a capacidade para debater ideias. Não lhe reconheço tais predicados.
– Então que faz ele por lá?
– Desconheço. Pergunte antes à esposa dele, que ela seguramente deve-o conhecer melhor do que eu…
– Pagaram tudo o que deviam ao “Chefe-Inspector Delneri”?
– Sim, pagámos tudo a 31 de Fevereiro de 2005, o Dia de São Nunca…
– João Cancelo é o melhor lateral direito Português?
– De longe e à distância!
– E quem é o melhor lateral direito em Portugal?
O “Franciscão”! Um autêntico beco(direito) sem saída…
– Que pensa da nossa aventura no Golfo Pérsico?
– Uma hipocrisia monstruosa!
– Amplifique esse pensamento, se faz favor.
– Segundo se diz, dois dos dirigentes são homossexuais, e no entanto, querem petrodólares dum País com penas de morte para os gays.
– O Sr. recusaria?
– Sabe, a vida ensinou-me a ser cauteloso e cínico, mas nunca hipócrita. Recusaria, não tenha dúvidas!
– Qual é a sua afiliação política?
– Sou de Esquerda moderada, e também gosto da TVI. Mas só de vez em quando, nem sempre…
– Que canais gosta de ver?
– O “Canal Ciano”, obviamente…
– E que outros?
– Gosto de ver o Fox Crime, gosto da “Miss Marple”, do “Poirot” e de “Crime Disse Ela”. Também gosto de ver elefantes no “Animal Planet”.
– E era fã de Peter Falk?
– Não tenha dúvidas!
– Como viu a integração de “Pedro-Rui de Sebaste” na estrutura do “Grande Cão Vermelho”?
– Fiquei chocado, pois ele dizia sempre que era adepto da Juventus. Mas parece que finalmente, “saiu do armário”…
– E o “Mussolini da Luz”?
– Esse pelo que sei, não trabalha muito, passa é os dias a jogar mini-golfe em Miraflores e a ler “Herr Pep”…
– Gosta dos GNR?
– E da PSP e da PJ, e da Polícia Marítima. Só não gosto é do Ministério Público…
– Que estava a fazer quando a Judiciária entrou nas vossas instalações?
– Olhe, ou estava a ver “K-9 – O Agente Canino” ou “O Inspector Max“. Qual dos dois, sinceramente não me recordo…
– A idade deu-lhe experiência, mas retirou-lhe vigor?
– Aqui, aproveito para citar Agatha Christie, “graças a Deus não somos jovens”
– Era capaz de ir pescar com Fábio Coentrão?
– Só se Robert Shaw viesse connosco…
– Que se passou com a sua namorada “Carla Doce”?
– Algumas mulheres são criaturas muito emocionais, inseguras, teimosas e orgulhosas. Por vezes, é difícil pautarem-se pela racionalidade…
– Então foi um arrufo que desenfreou?
– Sim, e quando isso aconteceu, percebi que precisava de uma companheira mais estável a nível psíquico.
– Discutia com ela?
– Sabe, as mulheres, são como uma pomba a jogar xadrez. Pousam no tabuleiro, abanam as asas, derrubam as peças todas e… proclamam vitória.
– Costuma ver as Comissões de Inquérito Parlamentares?
– Não, se eu quiser bom entretenimento vejo antes a Netflix…
– Viu o debate entre “António Tadeu” e “Catarina dos Patins”?
– Vi, vi! E também vi o de “Miguel Breyner Andresen” contra o “Dedé Desventuras”…
– E que lhe pareceu?
– Vi duas “pombas”, só não digo quais…
– E Nigel Farage contra Russell Brand?
– Sempre fui mais parcial de Dudley Moore e Peter Sellers…
– Que lia Carla Doce?
– “A Lua de Joana”, e as secções de Sexologia e Astrologia da revista Maria.
– Qual foi o pior filme que já viu?
– “A Ilha do Dr. Moreau” foi muito mau, mas o mandato de “Assunção Jesuses” foi ainda pior.
– Não aprova dela?
– Ela veste-se muito bem em campanha, tem uma excelente estilista, mas de resto, é um desastre, na minha opinião, claro.
– Que faz da postura de “Malvado Machado”?
– Sabe o que quer dizer “Feito Machado”?
– Não…
– É uma pessoa que é grosseira, mal-educada.
– E que opinião tem dele?
– Não sou profissional de saúde mental, logo, não posso opinar. Parece comporta-se como uma “mulher desprezada”.
– E quais são as valências dele?
– Dele não sei, mas há certo tipo de homens, que ou são velhacos ou são dançarinos…
– Quando foi a última vez que dançou ao som de “Blue Moon” dos Marcels?
– Quando festejámos o título em 2011, e ontem também.
– Dançou sozinho?
– Não, o “Libras-Boas” dançou comigo.
– Que achou da postura do “Capitão Kandahar” quando veio ao Norte?
– Pareceu-me uma pessoa com inteligência para umas coisas, mas muito nervoso para outras.
– Vê semelhanças?
– Dizem que aquela “cadeira do poder” deslumbra as pessoas. Ele começa a assemelhar-se ao Presidente anterior.
– Comunica em demasia quando está exaltado?
– Quando se comunica, condiciona-se a estratégia, por isso, eu apenas intervenho quando é absolutamente necessário.
– O “Hobitt Sefardita” “gamou” algum telemóvel recentemente?
– Não, mas ele anda a especializar-se nas 40 jardas…
– Que se recorda do Professor “Sovaco Silva”?
– Prefiro esquecer. Os Brasileiros dizem que lhes roubámos o ouro. Mas que fez o Professor Sovaco com o dinheiro da CEE?
– Votou recentemente?
– Votei, e não foi em “Elisa Fatias”.
– Porquê?
– Porque as coisas resolvem-se é ao centro, somente os muito jovens, os muito velhos, ou os muito estúpidos é que votam em extremistas.
– Que mais aprecia em Lisboa?
– A placa a dizer “Saída”
– Como viu a campanha de “Raul Riacho”?
– Acho que ele dava mais jeito como baterista na Casa da Música, ou a vender cornettos no Pavilhão Rosa Mota.
– Considera justas as acusações de “Nazismo”?
– Não, de forma alguma. Alguma vez ele tem categoria para isso…
– Ele ainda tem hipóteses de vir a ser Primeiro Ministro?
– Mais depressa veremos Ringo Starr a ser sepultado ao lado de Almeida Garrett…
– Costuma ver o programa de “Rui Anjos” na SIC Notícias?
– Não, mas costumo gravar. Quando tenho dificuldades em adormecer, em vez de ler Kafka, vou logo buscar essa cassete…
– Gostaria de ver a Drª “Insana Gomes” como dirigente nos “Blue Meanies”?
– Sim, ela tem feito mais por nós, do que aquele do SIS supostamente tem feito pelo Putin.
– Qual é o seu programa favorito?
– Gosto muito de ver “O Verão Azul” na RTP Memória.
– Gosta do genérico?
– Muito! Quando vamos à Mouraria, o “Engenheiro Danny DeVito” traz sempre o CD no autocarro.
– Quem vai ser o seu sucessor?
– Não faço ideia, mas desde que não seja “Clifford: O Gigante Cão Vermelho”, penso que nos vamos safar…
– “António Figueira” seria uma boa solução?
– Ele e vários outros, mas não escondo que o António parece eu com menos 20 anos.
– Gostava do “Calor da Noite”?
– Bastante, Rod Steiger era um actor fabuloso.
– Tem medo de morrer?
– Tenho mais medo de que o governo crie uma ciclovia para trotinetes no Olival Crestuma…
– Tem um filme favorito?
– Vários. Gosto de “Blue Hawai” de Elvis Presley, e de “La Vie d’Adèle” com a Mademoiselle Exarchopoulos.
– Há algum filme que nunca veria?
– Aquele do Herman José, e qualquer um do “João Botelho”…
– Gosta das prosas de Leonor Pinhão?
– Sim, são excelentes para forrar a gaiola dos meus periquitos, a “Julieta” e o “Dudu”.
– Os “Blue Meanies” irão continuar a vencer sem si?
– É que não tenho dúvidas!
– Há Lisboetas que dizem que daqui por 500 anos haverá estátuas suas no Norte.
– Se houvessem ao pé do Colombo ou no Seixal é que seria de estranhar. As estátuas são uma ideia bonita, mas o que interessa, são os títulos.
– Como tem sido o mandato do Presidente “Roderick Toscano”?
– Para ele não sei, mas para nós tem sido muito positivo. Oxalá continue.
– Votaria em Roderick Toscano?
– Se pudesse, votava nele 1000 vezes, 8 dias por semana… Nele, nos treinadores dele, nos assessores dele, etc. Tenho uma fé enorme em toda aquela boa gente.
– Ofereceu-lhe um Porto Cálem no final?
– Tentámos, mas ele já tinha um “Tom Collins” na mão…
– Pareceu-lhe nervoso? Ele prometeu há 15 anos que ia deixar de fumar.
– Ele também prometeu que ia ser Campeão este ano. “Não deve prometer andar na escuridão, aquele que não viu o anoitecer”
– Rochefoucauld?
– Não, não. Tolkien!
– Lê muito?
– Olhe, durante as legislativas, li 10 vezes o programa eleitoral dos Democratas-Cristãos, e fiquei na mesma.
– Considera-se um bom comunicador?
– Uma vez fui a Sete Rios e vendi uma arca congeladora a um Urso Polar.
– Que actos musicais aprecia?
– Barbra Streisand, Adriana Calcanhoto e Ivete Sangalo. A minha filha deu-me um CD da Billie Eilish, mas aquilo assustou os meus cães e gatos.
– Em jovem, gostava de ouvir “Yellow Submarine”?
– Não, isso era mais o Paulo Portas…
– Já dançou ao som de “Vermelhão” de Fafá de Belém?
– Nunca! Mais depressa iria vender cobertores eléctricos para o inferno!
– Gosta do “Danúbio Azul” de Johan Strauss?
– Adoro! Além disso, sou fã de Stanley Kubrick.
– Continua a gostar de marfim?
– Isso é uma lenda urbana. Eu gosto é de platina e de ouro branco.
– Alguma vez usou Sapatos de Camurça Azul?
– Não, mas costumava ir à Rua Augusta comprar sapatos do Tom Ford…
– É fã de Madonna?
– Depende, gostei muito do período “True Blue”.
– Quando voltará o “Grande Cão Vermelho” a ser campeão?
– Quando nós deixarmos.
– Tem saudades da Amália?
– Sim, e da Maluda.
– “Jorge Jesus” faz-lhe lembrar Johan Cruyff?
– Não, faz-me lembrar é a Frida Kahlo…
– Qual era o seu Beatle favorito?
– A Barbara Bach!
– Qual é a melhor maneira de começar a semana de trabalho?
– Ouvindo “Blue Monday” dos “New Order”.
– Que diferença nota em si nestes últimos 30 anos?
– O meu raciocínio está mais lento, a minha memória mais falível, a minha bexiga mais indisciplinada, e distraio-me com mais facilidade.
– O mesmo começou a acontecer-me nos 40s.
– Quem me dera ainda ter 40s…
A “entrevista” acima foi elaborada ao estilo “Jornalismo Literário” no qual a revista “Esquire” foi pioneira no final da década de 60. Quando o entrevistado se revela indisponível, faz-se pesquisa, investiga-se, e posteriormente, teoriza-se com um “retrato conversacional” em estilo sátira e de “Semi-Ficção“. Esta entrevista nunca aconteceu, estas perguntas nunca foram colocadas, e nenhuma das respostas foi dada. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Muito obrigado.
Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Direitos Reservados.