• HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS
 
ACF Blog
  • HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS
  • HOME
  • BOXING
  • FUTEBOL
  • FICÇÃO
  • CARTAS
  • CONTACTOS

Em ACF

O TRAMPINHAS QUE LIA STEINBECK.

3 de Maio, 2022

O TRAMPINHAS QUE LIA STEINBECK. Pin It

Um tempo houve, em que “Hippies” se tornaram “Yuppies“, consumismo era infeccioso, conservadorismo social era a “glória nacional”, mulheres usavam enchumaços nos ombros e demasiada laca, e actores e rockeiros descobriram os benefícios do “eyeliner“. E foi da “teta” dessa “idade” catabólica, que Trampinhas Redgrave  se alimentou…

O Trampinhas Redgrave era uma criatura perigosa, a mais perigosa! Os seus dentes de leite doíam-lhe, e ele sentia-se… agreste, bondoso, mas mais rude que o habitual. Trampinhas recentemente tinha telefonado à sua Mãe(Dª Maria-Ana de Cascais) adoptiva, a perguntar-lhe se ela gostava de ir com ele à Ilha de Lesbos. Mas a Mãe disse-lhe que não. Trampinhas contra-argumentou, alegando que por lá, todas as moças jogam futebol, e metade delas, calçavam botas da tropa. Mas, a mulher de armas Carcavelense, ideologicamente conservadora, permaneceu inamovível na sua vontade de não visitar o covil da saficidade.

Trampinhas alternativamente sugeriu um “sojourn” até à Margem Esquerda do Sena, mas a sua Matriarca abateu liminarmente e… lapidarmente tal sugestão. Trampinhas tristonho, não lhe sobrou outro consolo desopressivo, senão ir ler pela 15ª vez “O Prisioneiro de Azkaban“, à luz das velas , sob o odor das buganvilias e aroma salgado do Atlântico que humedecia a areia 500 metros mais a Sul.

Trampinhas não se sentia tão desolado, desde que tinha feito a sua esplêndida viajem de Badajoz até Lisboa no porão de carga de uma carrinha, rodeado por melões de Monte dos Casqueiros, e outras iguarias Alentejanas. Por esses dias, Trampinhas tinha acabado de aderir ao Twitter, e tinha descoberto as opiniões transfóbicas J.K. Rowling. Mas, com a têmpera-mental de uma criança soldado, ele manteve-se perseverante, mesmo quando a carrinha chocalhava, tanto com as bandas sonoras, como com os apropriados sons de Tom Waits a vibrar na rádio.

Travaram em Santo André para receber remessas de bacon, algodão doce e Nutella. As Irmãs Lapin tinham estado a bronzear-se(bem precisam…) no Bico das Lulas, e agora pessoalmente vinham trazer os mantimentos, e acarinhado Trampinhas com um prazenteiro puxão de orelhas.

O nosso “amigo orelhudo” sabia que a sua progenitora biológica tinha decidido e delineado o melhor para a sua formação – enquanto jovem savântico e (sobre)dotado de uma memória paquidérmica – ao afastá-lo de um agregado familiar “quebrado”, dificuldades económicas, a emigração dos agricultores e rendeiros, e execuções de dívidas por parte de “Haitongs“. “Trampinhas” era Nigeriano, mas “temperado” com Hispanofilia.

Tal como um ex-Rei dos “Verde-e-Brancos“, também ele conseguia recitar Cervantes e José Ortega y Gasset, mas estava agora prestes a tornar-se Lusitano, e a novidade suscitava-lhe tanto entusiasmo quanto ansiedade, e a inquietude era omnipresente naquele porão. Cansado de tornados, de secas, de touradas e de “bullying“, ele ia em busca da sua “Califórnia”, acalentando sonhos de prosperidade, colégios, emprego e felicidade.

Mal assentou em Cascais, Trampinhas, sempre independente e explorador, ávido de conhecimentos, atravessou a rua, e foi matricular-se no Colégio St. Julian’s, onde depressa se revelou um “wunderkind” e mostrou aptidão para zoologia e Geografia Africana. Por aí não se ficou, atravessou a “fronteira”, passou pela vivenda de Rita Pereira sem sequer lhe dizer “bom dia!“, e foi até à Vila da Parede. Por lá, ele descobriu uma delicatessen fabulosa, mas melhor do que isso, “deu de trombas” com a livraria Europa-América na Rua José Relvas. “Arrondissements” esses, onde anos antes, a Mamã Fuentes, me deliciava a mim, com literatura apropriada de “Il etait une fois l’espace” e merendas de sandes com “charutos” de fiambre enrolados dentro de “papos-secos” quentinhos, e com sobremesas de cerejas cristalizadas, brigadeiros e uvas verdes, enquanto eu, me refrescava na piscina.

Trampinhas depressa se tornou meu confidente, e juntos, passeávamos por Carvavelos, Parede e Estoril. Passávamos tardes soalheiras no Estoril Sol a brincar com Nautico-Modelos e a ler revistas mais indicadas para aqueles com mais 10 anos do que nós. Adorávamos ir com as nossas Mães(que são irmãs) comprar pão à Praça Amadeu Duarte, e posteriormente, íamos ao jardim. Adorávamos uma ponte que arqueava sobre um lago artificial, e a partir daí, distribuíamos pedacinhos de pão aos patinhos, nenhum dos quais, se chamava “Trump“.

Eram os melhores dos tempos, e que concomitantemente produziam memórias tão doces quanto indeléveis. Para almoçar, íamos até ao Toscano, onde comíamos Canelones ou Tornedós com linguiça assada e aprendíamos a língua de Shakespeare ao trocar impressões com turistas Americanos quando a bexiga apertava e nos tornávamos “vizinhos de urinol“. À noite, a nossa predilecção era o Solar de São Pedro, onde o bife com molho de champignons era divinal, tal como era o gelado de chocolate polvilhado com hortelã pimenta, e a decoração, com aquários nas paredes e portas de saloon guardando o acesso aos WCs. Ocasionalmente, desbravámos a estrada da Serra de Sintra, para do outro lado da montanha, como Reis e Rainhas irmos lambiscar às “Saloias“.

Em Lisboa, Trampinhas e eu começámos a desenvolver interesse pela 7ª “Arte“. Adorávamos ir ao antigo Cinema Império ver “Regresso de Jedi” e “Operação Tentáculo“, o ano era o de 1983, e por essa altura, a Baronesa Thatcher, em virtude do seu triunfo na América do Sul, caminhava sobre água(os seus críticos diziam que o fazia porque ela… “não sabia nadar“), e o “cocainómano de Lanús” jurava vingança, mas determinado a fazê-lo, sem recurso a  Harriers, nem Vulcans, nem Exocets. Em Lisboa, o Papá Fuentes chegava a casa com o Expresso, e eu observava-o sentado na cama a ler esse semanário, e depois, miméticamente eu fazia exactamente o mesmo no meu quarto, embora, ocasionalmente distraído com o meu boneco de “E.T. O Extraterrestre“, cujos olhos brilhavam no escuro e como um papagaio dizia “E.T. phone home!” vezes sem conta.

O meu Pai via o noticiário, e eu fazia o mesmo, hábito esse que perdi algures após o Atentado de Lockerbie em 1988. De manhã, acordar era terrível, e dormir era(e ainda é) a melhor coisa do Mundo. Eu costumava deitar-me de barriga para baixo, de cotovelos no chão em frente à porta da casa de banho, fechava os olhos, e ficava a ouvir a água do chuveiro a correr, era o som mais confortante do Mundo. E os finais de noite eram passados ao fundo cama dos meus Pais, a meio metro do televisor, transfixado a ver “Balada de Hill Street“, escapismo televisivo, no qual Charles Haid era o nosso favorito. E adorávamos o gato no final dos créditos.

Quando podia, eu trazia “Trampinhas” e os nossos amigos até casa, e o “entretenimento” era simples, não havia ainda VHS nem Spectrum 48K, quanto mais BlueRays e jogos de computador ou World Wide Webs. Íamos ao armário(tão, tão alto… tão, tão perigoso) sobre o lava louça buscar a lata de Milo(chocolate em pó) e comíamos esse doce pó com colheres de sopa. Ocasionalmente, a empregada doméstica fazia-nos sandes de manteiga polvilhadas com açúcar.

Trampinhas já então, tinha outros interesses, ele adorava ir à papelaria Ícaro comprar pastilhas gorila e livros do Tio Patinhas, e depois, brincava no escorrega do Jardim na Rua Pedro Calmon, e posteriormente, o meu “amigo Africano” ia até ao Miradouro de Santo Amaro ver o Tejo e sonhava com o futuro. À noite, de regresso a Carcavelos, Trampinhas dormia debaixo da cama, e com as luzes já apagadas e o “recolher obrigatório” decretado inflexivelmente para nunca mais tarde que as 20:00, ele com recurso a uma lanterna, ia desfolhando “As Neves do Kilimanjaro” e sonhava com a savana.

Dia seguinte, era dia de escola, eu em petrificante pânico era “depositado” num Colégio no Restelo, já Trampinhas, sempre bonacheirão, ia alegremente para o colégio, onde depressa fez amizade com Eric Dier, embora, com a ocasional “desavença” gerada por somente um deles ser admirador de Bryan Robson. Os tempos eram bons, mas nada que viesse futuramente, se iria comparar com a magia de 1984, e os anos de nectárea inocência que o haviam precedido.

A escola era uma necessidade, e por menos pedagógicos ou por mais insensíveis que os professores fossem(excepto a Dª Alcina), ambos os colégios tinham bibliotecas, e enquanto eu precocemente aprendia o que era a Unesco e o Pacto de Varsóvia, Trampinhas depressa desenvolveu uma profunda admiração por William Holden, especificamente, pelo seu activismo e filmografia. Eu, fruto da idade, ainda era “confuso”, nessa altura nem sequer possuía acuidade mental para distinguir William Holden de David Janssen…

Depressa, outros colégios(e com bibliotecas ainda maiores) viriam, inclusive, recordo-me de uma matina em que todos(aparentemente) os alunos efusivamente esbracejavam e cantavam “Juve Leo! Juve Leo! Juve Leo!“. Eu, na pureza da minha criancice, pensei que estavam a cantar “Jubileu!“, que por esses dias, era uma tablete de chocolate muito popular(nessa altura, eu era mais “adepto” dos “After Eight“) e difundida por reclames televisivos com um “jingle” mesmerizante. Mas não!

Era o primeiro dia de aulas da semana, mas na véspera, os anfitriões do “Castelo Verde-e-Branco” tinham “espetado” 7 golos ao “Grande Cão Vermelho“, e naquele Colégio, os alunos, ou eram todos “Verde-e-Brancos” ou do PSD. No mínimo, éramos todos Católicos Romanos, e sabíamos que estávamos nalguma espécie de “Fordham” e não em “Yale“, embora, não gostássemos muito da forma opressiva e “constritiva” com que os padres nos tratavam, com recriminações intimidatórias, ou até mesmo com violência, opugnações típicas da rigidez “pedagógica” dos anos 80. O “Challenger” já havia explodido, mas para aquela “cambada”, ainda estávamos em Janeiro de 1953…

Como se nós, com 10 anos, já tivéssemos a obrigação de ser adultos e… “autómatos“, “purgados” da rebeldia infantil, e “dessexuados” do temperamento individualista que cursava pelas nossas veias, que nos nutria a fantasia e nos diferenciava dos “broncos” que “sobreviviam” fora daqueles muros. Para alguns dos meus “camaradas de sebenta“, haveria tempo para toda essa “domesticidade” de idealização, e “submissão” ao “Torguismo Compulsivo” administrado aos “humanoides” ali matriculado. Mas essa já é outra estória…

Noite Santa, e tende coragem!.

Texto: Santiago Gregório Fuentes.
Imagem: Todos os Direitos Reservados.

Facebook Comments
After EightBalada de Hill StreetBryan RobsonCarcavelosCascaisCastelo Verde-e-BrancoCatólicos RomanosChallengerCinema ImpérioColégio St. Julian'sDª AlcinaDavid JanssenDiego Armando MaradonaDonald TrumpE.T. - O ExtraterrestreEric DierEstoril SolFordhamGrande Cão VermelhoHippiesIlha de LesbosIrmãs LapinJ.K. RowlingJohn SteinbeckJosé Ortega y GassetJuve LeoLockerbieMaria-Ana de CascaisMiguel de CervantesMiguel TorgaMiloNutellaPartido Social Democratapastilhas gorilaRita PereiraSanto AndréSolar de São PedroSpectrum 48KToscanoTrampinhas RedgraveWilliam HoldenWilliam ShakespeareYaleYuppies
Share

Poderá também gostar

Bullbitch

View Post

CARTAS À BEIRA-TEJO: MUSAS NORTENHAS, PAREDÕES DE MATOSINHOS E OS ELEFANTES DA PETROGAL…

Jessica Rose-Clark

View Post

CARTAS À BEIRA-TEJO: A PENITENCIÁRIA DAS LABREGAS, E AS MOÇAS QUE ASSE(D)IAM O FUNÍCULO ESPERMÁTICO…

Mick Jagger, Ana Borges e Bridget Fonda

View Post

JUMPIN’ JACK FLASH E A CAPITÃ GO(ES) FAST…

The Blue Meanie

View Post

À CONVERSA COM O “GRANDE LÍDER AZUL” NA JÚLIO DINIS.

CLIFFORD

View Post

A COMUNICAÇÃO FARISAICA DO GRANDE CÃO VERMELHO.

Artigo Anterior

A BALADA EFEMINADA DE…

Em FUTEBOL

A BALADA EFEMINADA DE LEANDRO... CAMPUS.

View Post

Artigo Seguinte

À CONVERSA COM O "GRANDE…

Em ACF

À CONVERSA COM O "GRANDE LÍDER AZUL" NA JÚLIO DINIS.

View Post

Redes Sociais

Instagram

andremcfigueiredo

andremcfigueiredo
Como é que eu me sinto naqueles dias em que o #Be Como é que eu me sinto naqueles dias em que o #Benfica é constituído arguido num mega processo de corrupção desportiva?
.
Basicamente como este vídeo indica... 😉😎
.
#sporting #sportingcp #SportingClubeDePortugal #Pulp #dançar #satisfeito
Paz à alma de "Gina" Lollobrigida (1927-2023). . Paz à alma de "Gina" Lollobrigida (1927-2023).
.
Vemo-nos do outro lado, daqui por muitos anos.
.
#ginalollobrigida #lollobrigida #cinema #movie #Films #rip #dep
De 6 em 6 meses, gosto de me certificar, de que na De 6 em 6 meses, gosto de me certificar, de que na "maquinaria", tudo está nos "conformes"...
.
- HIV Não reactivo.
- Foliculoestimulina Plasmática em dobro da quantidade normal.
- Globulina digna de um autêntico "LEÃO"!
- Luteinoestimulina Plasmática ao nível de um "Homem nas Cavernas".
.
#endocronologia #endocrinology #endocrino #testosterone #testosterona #hiv #hivnegative #cufdescobertas #sportingcp #sportingclubedeportugal #leão #lion
Estou perfeitamente ciente, de que em tempos recen Estou perfeitamente ciente, de que em tempos recentes, muitos cidadãos e cidadãs, nesta nossa bela pátria, ficaram danado(a)s com o "sotor" Engenheiro Fernando "Femacosa" Santos. Eu não fiquei, até porque... ao testemunhar as horripilantes e penosas exibições de Portugal no Catar, fiquei com as unhas neste estado bem aparadinho. Consequentemente, em Dezembro, não gastei 1 cêntimo na esteticista. O que foi bom, pois eu, tal como a Femacosa, também gosto de ser "poupadinho". Agora, segundo se diz e comenta, virá aí o "Señor" Roberto Martínez. E para ele, a minha "fasquia" também será particularmente modesta, pois somente peço, que me deixe as cutículas em bom estado 😉
.
#portugal #fernandosantos #robertomartinez #unhas #manicure #cuticulas #futebol #mundial
Carregue mais... Siga em Instagram

Newsletter

Facebook


by ACF1975

Etiquetas

Alícia Correia Ana Borges Antonio Adán Brenda Pérez Bruno Tabata Chandra Davidson Daniel Bragança Diana Silva Flávio Nazinho Frederico Varandas Futebol Feminino FutFemSCP Fátima Pinto Gonçalo Esteves Gonçalo Inácio Joana Marchão Jorge Jesus Jovane Cabral João Mário Eduardo João Palhinha Luís Neto Manuel Ugarte Marcus Edwards Mariana Cabral Matheus Nunes Matheus Reis Melisa Hasanbegović Nuno Mendes Nuno Santos Pablo Sarabia Paulinho Pedro Porro Pote Ricardo Esgaio Rodrigo Fernandes Rúben Amorim Rúben Vinagre Sebastián Coates Sporting Clube de Portugal Sport Lisboa e Benfica Tatiana Pinto Tiago Ferreira Tiago Tomás Vítor Tormena Zouhair Feddal

Arquivo

  • Fevereiro 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021

Newsletter

Como é que eu me sinto naqueles dias em que o #Be Como é que eu me sinto naqueles dias em que o #Benfica é constituído arguido num mega processo de corrupção desportiva?
.
Basicamente como este vídeo indica... 😉😎
.
#sporting #sportingcp #SportingClubeDePortugal #Pulp #dançar #satisfeito
Paz à alma de "Gina" Lollobrigida (1927-2023). . Paz à alma de "Gina" Lollobrigida (1927-2023).
.
Vemo-nos do outro lado, daqui por muitos anos.
.
#ginalollobrigida #lollobrigida #cinema #movie #Films #rip #dep
De 6 em 6 meses, gosto de me certificar, de que na De 6 em 6 meses, gosto de me certificar, de que na "maquinaria", tudo está nos "conformes"...
.
- HIV Não reactivo.
- Foliculoestimulina Plasmática em dobro da quantidade normal.
- Globulina digna de um autêntico "LEÃO"!
- Luteinoestimulina Plasmática ao nível de um "Homem nas Cavernas".
.
#endocronologia #endocrinology #endocrino #testosterone #testosterona #hiv #hivnegative #cufdescobertas #sportingcp #sportingclubedeportugal #leão #lion
Estou perfeitamente ciente, de que em tempos recen Estou perfeitamente ciente, de que em tempos recentes, muitos cidadãos e cidadãs, nesta nossa bela pátria, ficaram danado(a)s com o "sotor" Engenheiro Fernando "Femacosa" Santos. Eu não fiquei, até porque... ao testemunhar as horripilantes e penosas exibições de Portugal no Catar, fiquei com as unhas neste estado bem aparadinho. Consequentemente, em Dezembro, não gastei 1 cêntimo na esteticista. O que foi bom, pois eu, tal como a Femacosa, também gosto de ser "poupadinho". Agora, segundo se diz e comenta, virá aí o "Señor" Roberto Martínez. E para ele, a minha "fasquia" também será particularmente modesta, pois somente peço, que me deixe as cutículas em bom estado 😉
.
#portugal #fernandosantos #robertomartinez #unhas #manicure #cuticulas #futebol #mundial
Bom dia, 2023! Levantei-me mais cedo do que tu, e Bom dia, 2023! Levantei-me mais cedo do que tu, e estou a ouvir a Sheryl Crow e a Annie Lennox desde as 06:00. Bem-vindo!
.
#whentomorrowcomes #2023 #happynewyear #annielennox #eurythmics #writer #sherylcrow #felizanonovo
. Um Santo e Feliz Natal, e Paz na Terra a todas a .
Um Santo e Feliz Natal, e Paz na Terra a todas as mulheres, homens e elefantes de boa vontade.
.
Que 2023 nos traga Capitãs menos ansiosas, Directoras menos afásicas, assessoras menos neuróticas, paz para a juventude Ucraniana e Russa, lógica organizacional no Futebol Feminino, mulheres bem-educadas antes de chegarem à meia-idade. Boa nutrição, Testosterona sempre em alta, um surto de diarreia entre a liderança da EDP, multas pesadas para quem acelera nos semáforos, uma reunião dos OASIS, sensatez e melhores companhias para Cristiano Ronaldo, saúde para Bruce Willis, mais emigrantes Chineses e Ucranianos, e muitos, muitos, muitos Adjectivos, Advérbios, Preposições e Pronomes para mim.
.
Yippee-ki-yay, motherf*ckers! 😉😎 
.
#elefantes🐘 #elefante #peluche #elephant🐘 #sportingcp #teddyelephant #futfem #futfemscp💚 #feliznatal🎄 #merrychristmas🎄 #sportingclubedeportugal #dieta #diet #diehard #edp #slavaukraini #testosterona #endocrinologia
. Very satisfied to see a Lusophone girl like Nat .
Very satisfied to see a Lusophone girl like Natália Coelho become "Championess" of the world.
.
Congratulations equally for Keone Pearson and Missy Truscott. For me, they are the two biggest natural (GOD given) talents in the sport, incredible structure. Please, lay off the plastic surgery, Miss, please!
.
How beautiful it is, nearly 40 years after Samir Bannout's crowning, to see two Arabs in the top 5. It's the globalization of our "small" global village, talent is where you find it!
.
Glory to the winners, regardless of gender, ethnicity, religion or orientation . We are all of the same race. The Human Race!
.
For me, Derek Lunsford (I had never seen him compete before) had the most "pleasing" physique up there.
.
Also happy to see Nick Walker do well, plus, his girlfriend is 31, yet looks all of 16, incredible "girlie genetics" by Maria Carvajal.
.
Hadi and Ramy's waists are too "boxy" (Nick's abs are much better developed) and their thighs are too disproportionate, even in Arnold's days they had better calf to thigh symmetry...
.
I still rate Lee Haney's genetics above everybody else. I cannot stand these fellas with 40 inch thighs and a 60 inch waistline.
.
Not a fan of Chris Bumstead's "cartoonish" bone structure (I prefer Breon Ainsley's lines), but we are lucky to have a Champion that carries himself with such grace and class.
.
Do your blood work, ladies and gents, we want you around for a very looong time. GOD bless and have a very merry Christmas.
.
#fitness #dieta #diet #bodybuilding #culturismo #fisioculturismo #missytruscott #leehaney #mrolympia #nickwalker #breonansley #chrisbumstead #hadichoopan #bigramy #arnoldschwarzenegger #dereklunsford #natáliacoelho #keonepearson #samirbannout #mariacarvajal
"My name is André Carreira de Figueiredo. I'm 47 "My name is André Carreira de Figueiredo. I'm 47 years old. I believe in taking care of myself with a morning routine (08:00) of Protein, Flavonoids, Antioxidants, Anticoagulants and Antibiotics... 😉"
.
#americanpsycho #breteastonellis #leite #milk #protein #blueberry #mirtilo #clavamox #eliquis #anticoagulante #anticoagulant #antibiotics #antibióticos #flavonoides #flavonoids #antioxidants #antioxidantes #proteina #dieta #diet #breakfast #pequenoalmoço
ACF Blog

Copyright © 2021 ACF Blog. All rights reserved
DESIGN . LANCE COLLECTIVE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Contudo, pode optar por sair, se desejar. Aceitar Ler mais
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR