Apesar do resultado de ontem vs Belenenses SAD ter sido confortável, na realidade, não achei que a exibição tivesse sido um completo sossego, foi boa, mas não extraordinária, sobretudo na 1ª parte, quando os do Restelo, podiam ter feito o 2-2. Contra o último classificado, o Sporting venceu por 4-1, mas achei que 4-2 teria sido um resultado mais ajustado, e aqui, temos que agradecer a Antonio Adán. Rúben Amorim repetiu a defesa com Luís Neto, Gonçalo Inácio e Zouhair Feddal, e desta vez, num jogo teoricamente acessível, até deixou Matheus Reis e João Palhinha no banco. Boa rotatividade.
.
Pedro Porro e Pablo Sarabia foram ambos titulares, e grande parte da vitória passou por esse corredor direito, que revelou grande dinâmica, com a mescla de técnica de Sarabia e atleticismo de Porro. No lado oposto do campo, Nuno Santos e Pote foram competentes, mas não é surpresa para ninguém eu escrever que Nuno é inferior a Porro, e Pote de momento, continua fora de forma, e é uma condição que ele já arrasta há mais de 1 mês.
.
A Belenenses SAD assumiu o papel de “underdog“, mas fê-lo mais durante a 1ª parte. Após os Leões terem feito o 4-1 aos 47 minutos, o jogo ficou sentenciado, e os do Restelo renderam-se. A “calmaria” dos últimos 40 minutos, permitiu inclusive trocar Pablo Sarabia pelo estreante Marcus Edwards.
.
A escolher um homem do jogo, gostei de Pedro Porro, que só jogou 50 minutos, mas esta, foi a noite de Paulinho. Coincidência ou não, e subsconscientemente, obviamente que deve ter mexido com a mente do avançado, mas o que é factual, é que Slimani regressa ao Sporting, e Paulinho marca 2 golos no jogo, e eleva a sua conta pessoal para 11 tentos no total da época em curso.
.
No que a reforços diz respeito, tenho sérias dúvidas de que Rúben Amorim tenha pedido à SAD a contratação de Islam Slimani, ou as saídas de Geny Catamo e Jovane Cabral. Marcus Edwards é um jogador com valor, que permite uma maior rotatividade no trio de ataque e assegura a substituição de Pablo Sarabia no final da época. Já quanto ao meu vizinho Slimani, ele é um excelente atleta, mas tecnicamente tem(ou tinha) algumas limitações, para que funcione, irá necessitar de ser servido com bons cruzamentos para área, algo que não é propriamente o forte de alguém como Ricardo Esgaio.
.
Não vejo Edwards e sobretudo Slimani a serem jogadores preparados para o modo de jogar de Amorim. Slimani porque não constrói jogo, nem se associa tão bem aos colegas em duas das fases do jogo, o Argelino é sobretudo um finalizador, o que irá afectar a posse e o processo defensivo e criativo de Amorim. Quanto a Edwards, terá algumas dificuldades iniciais, porque pouco defende quando não tem bola. Imagino, que Slimani irá ser suplente no Sporting, e ele até é um jogador que consegue ser eficaz vindo do banco, por isso, não acredito que isso seja um problema. Acredito igualmente que no Verão, o Sporting vai voltar a atacar dois “sonhos” antigos de Amorim; Vítor Tormena e Francisco Trincão.
.
Há algo que precisa ser dito, se antes, o Sporting de Amorim defendia muito bem e atacava menos bem, esta época, talvez estejamos a ver um ataque mais fluído, mas defensivamente, a solidez não parecer ser a de outros tempos. Curiosamente, ontem Matheus Nunes actuou pela direita do meio-campo e Manuel Ugarte pela esquerda, quando as suas posições costumam ser ao contrário. Sarabia ontem somou um golo e uma assistência, e neste momento, quando em forma, diria mesmo que ele e Porro, são dois dos melhores jogadores de todo o campeonato, e naturalmente, para mim, são a melhor ala direita do País.
.
Diga-se, que vejo o Sporting a ter algumas dificuldades em segurar Porro no final da época, mesmo que o comprem, suspeito que se os “Tubarões” da Europa estiverem atentos, o assédio pelo jogador será enorme. E que não hajam dúvidas, passar de Porro para Esgaio é uma considerável diferença, tanto no plano técnico, como atlético. Ainda é cedo para especular, e duvido que Amorim retire confiança a Pote agora que estamos tão próximos do Clássico no Dragão, mas, se Slimani vem para “pressionar” Paulinho, diria que Marcus Edwards poderá ser útil pressionando Pote num futuro a curto prazo.
.
É um luxo podemos deixar Matheus Reis e João Palhinha no banco, mas fiquei satisfeito, porque foi mais uma oportunidade para Ugarte ser titular, e é um jogador que me dá todas as garantias para o Sporting da próxima época, e questiono-me se será titular no Dragão. A suplência de Matheus Reis permitiu igualmente a Feddal fazer um bom(mas não excelente) jogo, e Nuno Santos também se exibiu a um nível bastante satisfatório.
.
Conheço Rúben Semedo desde que ele tinha 15 ou 16 anos e jogava como médio defensivo do “Fofó“. Para mim, é um grande atleta, e talvez pudesse ter sido a solução para o lado direito da defesa a 3 do Sporting, ainda para mais, tendo em conta que só vai custar 6M€ à FC Porto SAD. Atleticismo e velocidade não lhe faltam, mas na verdade, não sei se Semedo teria a inteligência para se integrar no que é esperado dos centrais de Rúben Amorim, sobretudo, aqueles que jogam mais perto das alas.
.
Até agora, a melhor compra para essas posições por parte do Sporting, foi uma escolha de Amorim, Matheus Reis, por isso, devemos continuar a confiar no Mister, e na sua aparente preferência por Tormena. Fora do campo, e com a vida nocturna Portuense, veremos se Semedo não irá “implodir”, espero que não, sou fã do atleta, mas a verdade, é que Semedo costuma ciclicamente arranjar problemas.
.
Galeno é um excelente jogador, tem boa técnica, e é um grande atleta, mais até do que por exemplo Edwards. Por 9M€ foi uma boa aquisição para o FC Porto, que com Semedo e Galeno ganha algum atleticismo e agressividade, mas não sei até que ponto Galeno irá ser titular, pois o FC Porto não é o SC Braga, Sérgio Conceição provavelmente irá pedir-lhe mais do que apenas pujança, e no último terço do terreno, não sei se Galeno conseguirá corresponder como por exemplo um Ricardo Horta conseguiria.
.
Apenas 6 meses após renovar com o Benfica até 2026, um grande Sportinguista como Ronaldo Camará sai a custo zero para o Monza. Estranha gestão.
.
Não creio que voltemos a ver Tiago Tomás envergar a camisola do Sporting, sinceramente, não me parece que venha a ter qualidade para isso. Também não concordo com as análises que tenho ouvido na televisão, em que querem fazer de T.T. um atleta diferenciado.
.
O Benfica atravessa uma época horrível, e curiosamente, o seu Director Geral, Rui Pedro Braz nunca vem falar em defesa do grupo, nunca esclarece, nada, zero. Há quem o critique por ter vindo da comunicação social, mas Carlos Freitas também veio em 1999, e ele era dos primeiros a ir a uma zona mista ou conferência de imprensa denunciar o que estava mal, ou dando conta da narrativa do Clube face às dificuldades. Do meu ponto de vista, um dos problemas do Benfica esta época, é que os seus dirigentes estão muito ausente e resguardados, e consequentemente, os jogadores e treinadores ficam desamparados perante as narrativas correctas ou incorrectas que a imprensa vai promovendo.
.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.
Facebook Comments