Ontem, umas boas horas antes do derby, acertei em cheio quando previ qual seria o XI titular de Rúben Amorim, e não foi difícil. O Mister Amorim é aquilo a que eu chamo eu treinador de lógica e sensatez, ou seja, algo previsível, escolhe sempre de forma expectável, não é treinador dado a “invenções” ou experiências de última hora. Tendo em conta de que a equipa estava “orfã” de Sebastián Coates, eu presumi que Feddal e Matheus Reis iriam co-existir no mesmo XI. Portanto, previ que Gonçalo Inácio seria desviado para o meio, Luís Neto jogaria na direita, como já fez em várias ocasiões, e Feddal jogaria na esquerda do eixo, em vez de Matheus Reis, mas o Brasileiro seria titular, e em conjunto com Feddal fortaleceria o lado esquerdo para compensar a ausência de Coates no meio.
Quanto à ausência de João Palhinha, Amorim ainda mencionou o nome de Daniel Bragança e Dário Essugo, mas a mim, nunca me enganou, sempre achei que Manuel Ugarte era o jogador com as características ideais para substituir “Palha”. E digo mais, se a dupla no miolo tivesse sido Matheus Nunes e Daniel Bragança, não acredito que tivéssemos ganho o jogo, portanto, para mim, Ugarte foi fulcral para o triunfo Leonino. De qualquer forma, a hora de Bragança ser titular irá chegar, talvez já na próxima época, mas duvido que seja enquanto Matheus Nunes “habitar” em Alvalade/Alcochete.
Vou a Alvalade desde 1983, e para mim, Rúben Amorim já é o melhor treinador que já vi no Sporting, não é apenas pela vitória de ontem, é por essa vitória, é pela passagem na Champions, é pela liderança do campeonato, e é pela campanha quase imaculada na temporada anterior. Os Sportinguistas vivem tempos áureos com Rúben Amorim, Mariana Cabral e Nuno Dias no comando de formações Leoninas. Um dia iremos ter saudades deste início dos 2020s.
Não gostei da “exibição” de Artur Soares Dias, ontem ao intervalo senti o campo claramente “inclinado” a favor do Benfica. 5 cartões amarelos para o Sporting, a expulsão de Carlos Fernandes, e 1 golo anulado. Desagradável, é o mínimo que se pode dizer.
Vejo, ouço e leio, vários Benfiquistas a pedir a cabeça de Jorge Jesus, e não querendo fazer dela a “Última Coca-Cola no Deserto”, para mim, ele é um grande Treinador, simplesmente, Rúben Amorim é ainda melhor, e Sérgio Conceição esta época tem sido de uma consistência enervante.
Questiono, se os Benfiquistas querem mandar Jorge Jesus embora, então, a lógica dita(assumindo que há lógica ao barulho….) que o querem fazer para ir buscar alguém melhor. Mas quem? Deitar abaixo é fácil, substituir e melhorar, é mais complicado. Como diz na Bíblia, “é mais fácil destruir do que criar“. No dia em que Rúben Amorim sair do Sporting, se os Benfiquistas não o quiserem, Jorge Jesus estará na minha “short-list” de 3 treinadores que gostaria de ver nos “Leões”, sendo eles, Jorge Jesus, Bruno Lage e Pepa.
Jesus veio para o Benfica como escolha de Luís Filipe Vieira, o último e único treinador que Rui Costa escolheu para o Benfica, creio ter sido Quique Flores. Os Benfiquistas querem mesmo “despachar” um treinador Tri-Campeão Nacional para deixar um Rui Costa, ou um Rui Pedro Braz e um Nuno Farinha(menciono os 3, pois supostamente, são amigos há já uns bons anos) escolher o próximo timoneiro da Luz? Se Braz tiver grande “input“, suspeito que virá parar à Luz um representado pela Gestifute, talvez Gennaro Ivan Gattuso…
Por mim, enquanto Sportinguista, a meu ver, até me convinha que a Benfica SAD já amanhã viesse a despedir Jorge Jesus, Domingos Soares de Oliveira, Hélder Conduto, Raquel Mateus Silva(BTV) e Luís Araújo(SLB Sub-19), pois na minha óptica, todos eles seriam bem-vindos no Sporting algures no futuro, pois têm muito valor nas suas áreas de intervenção.
Com quem gostaria eu de ver a Benfica SAD renovar para os próximos 30 anos? Rui Costa, Rui Pedro Braz, Nuno Farinha, Evandro Mota, Filipa Jones e Simão Sabrosa. Que esses fiquem por lá até à reforma, por favor.
Vi a Conferência de Imprensa de Jorge Jesus, e fiquei surpreendido com a audácia e “veneno” de algumas perguntas, mesmo aquelas feitas por Jornalistas que sei serem Benfiquistas. E o assessor de imprensa(Nuno Farinha) nada fez para impedir esse “registo” ou tentar retirar confiança aos “inquisidores”. Um assessor está ali para proteger o treinador, se ele acha que os jornalistas estão a ser abusadores, cabe-lhe a ele intervir, ou no mínimo moderar, pois algumas perguntas mais pareciam acusações ou provocações escondidas dentro de perguntas. Muito mal acompanhado está JJ na minha opinião, e isto num Departamento de Comunicação, que a meu ver, já foi o melhor do País.
Aderi à Benfica TV há sensivelmente 1 mês. E devo dizer, que para alguém como eu que frequentemente critica a Sport TV e Eleven Sports, achei que a transmissão da Benfica TV foi muito boa, em grande parte, devido à presença de Hélder Conduto, ex-jornalista da RTP, e para mim, um dos melhores do País. Quem me dera ver profissionais da sua categoria em outros canais. Parabéns ao Benfica, quase preferia que os jogos do Sporting fossem transmitidos na BTV em vez de Sport TV.
Lamento saber que o meu vizinho Jorge Andrade se foi juntar à “cambada” que presentemente congrega no Estrela da Amadora. Ele é uma pessoa de bem, pura, penso que merecia um projecto melhor e com mais prestígio.
Conheço pessoalmente muita gente no Futebol, e considero-me um bom “Psicólogo”, um bom “avaliador”. Para mim, pela sua natureza impulsiva, “agressiva” e excessivamente “audaz”, é apenas uma questão de tempo, até André Geraldes ser preso, talvez por calúnia, agressão ou incitar à agressão ou à calúnia. André Geraldes faz-me lembrar uma versão menos subtil e menos inteligente de Paulo Pereira Cristóvão(que não era propriamente um génio). Curiosamente, já ambos estiveram presos. Suspeito que Geraldes vai acabar mal, e quaisquer “tolinhos” que a ele se “atrelem”, provavelmente também se irão “queimar”. De alguém assim, qualquer pessoa perspicaz só quer é distância e relações cortadas.
Fiquei feliz de ver Vitinha marcar um golo ontem pelo FC Porto, para mim, ele é dos jovens com mais talentos no plantel Portista, e não me parece que tenha o perfil(físico) que encaixa nas habituais pretensões de Conceição, portanto, que tenha sorte e continue a maravilhar os adeptos com o seu Futebol.
É curioso como a Srª Mónica Jorge, Directora do Futebol Feminino na Federação Portuguesa de Futebol(financiada com os nossos impostos), se gosta de apresentar ao Mundo no Instagram como sendo alguma espécie de activista social, alguém que luta pelos direitos humanos, pelos direitos dos homossexuais, etc. No entanto, nunca a vi criticar o facto de a Selecção Nacional Portuguesa ir(ou não…) participar de um Mundial no Catar, País onde a homossexualidade é ilegal, e punida de forma severa.
Apenas posso presumir(correctamente ou não), que a Srª Jorge, é daquelas activistas modernas, que gosta de criticar, mas apenas critica pessoas ou políticas de Países em que há democracia e Liberdade de Expressão, como os Estados Unidos, Reino Unido ou Portugal, mas nunca critica uma China, Russia, Cuba, Vietname, Coreia do Norte, Arábia Saudita, etc. Ou será que o dinheiro que irá entrar(ou não) do Catar a faz dobrar a língua ou “comprar” o seu silêncio? Quando uma pessoas se abeira de um “pulpito” para pregar moralidade, é bom que seja coerente.
Com Leonel Pontes no comando, cheira-me que o Sporting da Covilhã irá descer de divisão. O que irá na mente de um administrador, quando contrata Leonéis ou Tiagos Fernandes? E com tantos treinadores bons por aí, veja-se o caso de Pedro Gonçalves na Selecção Moçambicana.
Confesso que não entendo como é que o Seleccionador Nacional Feminino, o Sr. Francisco Neto(subalterno da Srª Mónica Jorge) continua a meter Joana Marchão a titular contra equipas de maior dimensão física. Aparentemente, não aprendeu nada com o desaire contra a Finlândia, espero que tenha aprendido agora que foi esmagado pela Alemanha. Apostar numa lateral baixinha e pouco atlética é pouco sensato. Não se compreende a convocação de Tatina Pinto(que nem sequer é titular no Levante), ou a titularidade de Joana Marchão. Ainda para mais, quando não convoca Beatriz Cameirão, nem entrega a titularidade a Lúcia Alves. Quem é que escreve as convocatórias? É Francisco, ou é Mónica? Curiosamente, Matilde Fidalgo desde que anunciou publicamente que nunca votaria em Marisa Matias, nunca mais foi chamada para representar Portugal. Seguramente, trata-se de uma mera coincidência.
Abel Ferreira até pode ganhar 5 Copas Libertadores seguidas, para mim, no contexto do Futebol Português/Europeu, continua a ser um treinador Mediano. Da mesma forma, que Jorge Jesus é um treinador muito bom, mas num País 3º Mundista como o Brasil, quase parecia ser o melhor treinador de sempre. Calma! O contexto importa.
Parece-me bem que o Sporting promova a luta contra a violência doméstica, mas serei o único que acha bizarro ver futebolistas lésbicas a fazer “spots” contra a violência doméstica, nos quais se queixam dos namorados, parceiros e maridos?
Para mim, se Pedro Proença não apresentou demissão, é sinal de que na minha opinião, está “agarrado ao lugar”. Não parece ter maõzinhas para aquilo. se calhar, seria preferível alguém com um Curso de Direito. E na minha opinião, ele com a sua “sede” de ver adeptos de novo nos estádios, e de ver esses mesmos estádio lotados, possivelmente tem culpa nos crescentes números de infectados. Espanta-me que nenhum médico lhe chame à razão, até porque nas imagens televisivas todos podemos constatar que a maioria dos idiotas nas bancadas estão sem máscara. É tudo uma “brincadeira” com a saúde pública.
Por falar em Curso de Direito, não sei em que área é formado Rui Pedro Soares, mas duvido que seja em Direito, vi a sua entrevista na CNN Portugal e enquanto Comunicador é confrangedor. Mérito do (jovem)jornalista que persistiu em extrair respostas que satisfizessem os telespectadores, mas a dificuldade era tanta, que mais parecia que estavam a arrancar dentes… em vez de respostas.
Tenho visto um pouco de Sport TV recentemente, e a qualidade é fraca, há ali pessoas que enquanto comunicadores são medíocres, alguns nem sequer têm uma boa dicção, quanto mais uma boa voz. A Sport TV é um produto medíocre, e a Eleven Sports não é muito melhor, apenas têm mais marketing(algum, a roçar o “culto da personalidade”). Choca-me que a Sport TV pense que alguém quer ouvir as vozes de Luís Vidigal e Luís Freitas Lobo. E não é só os comentadores, também os repórteres de pista parecem mal preparados ou possuírem pouco talento inato para a função. Uma clara excepção, é Valter Madureira, esse sim, um profissional “top”.
A FPF tem um Vice-Presidente(João Vieira Pinto) condenado em tribunal por Fraude Fiscal. Até parece que estamos na América do Sul, ou numa qualquer “repúblicas das bananas“.
Off-Topic: Parabéns para o Campeão Mundial(de Xadrez) Magnus Carlsen, que ontem venceu Ian Nepomniachtchi em 136 jogadas um jogo de 8 horas. Foi épico e histórico, e merece ser visto dessa forma. O Norueguês mostrou verdadeira fibra de Campeão. Inspirador e impressionante!
Off-Topic: É impressão minha, ou os jornalistas da CNN Portugal com menos de 40 anos, têm mais categoria ou aptidão natural do que os jornalistas mais velhos que Nuno Santos foi buscar?
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.