O Sporting Clube de Portugal voltou a vencer, e Rúben Amorim já vai numa sequência de 9 jogos seguidos sempre a vencer. Na ausência de Sebastián Coates, Amorim voltou a colocar Zouhair Feddal no centro do eixo, Matheus Reis manteve a titularidade como defesa central, e o Mister, voltou a apostar em Ricardo Esgaio como central. Sendo necessário poupar Pedro Porro, foi o “wunderkind” Gonçalo Esteves que jogou a lateral direito. E só neste último parágrafo, com Feddal, Reis e Esgaio, podemos ver a polivalência dos jogadores do Sporting, capazes de jogar em mais do que uma posição.
No miolo, Amorim descansou João Palhinha, e deu a titularidade a Daniel Bragança. Na frente, o “Ás” ausente foi Pedro Gonçalves, tendo Bruno Tabata(mais um polivalente) jogado como “avançado-direito”. No banco de suplentes, voltou a estar José Marsà.
Os Leoninos, entraram fortes no jogo, mas, apesar do domínio e dos remates(vários) que tiveram, não conseguiram abrir o marcador, e gradualmente, os Poveiros foram crescendo em audácia, e também tiveram as suas oportunidades para “vacinar” a baliza de João Virgínia. Após o intervalo, os remates dos “Leões” começaram a “secar”, e o Treinador da casa, inteligentemente, começou a fazer entrar a “artilharia pesada”, com Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia e Pedro Porro, todos a saltarem “lá para dentro”. E craque são craques… mal “Pote” e Sarabia entraram, a “música” foi logo outra.
Na globalidade, é justo dizer-se que a exibição esteve longe de ser “La Crème De La Crème” desta temporada. Defensivamente o Varzim expôs algumas debilidades no Sporting de ontem, e ofensivamente, o Sporting cruzou muito(demasiado?), mas faltou uma referência, o que muitas vezes resultou em que tanto cruzamento apenas tivesse como resultado, entregar a bola aos “bandidos”.
Paulinho voltou a ter uma noite pouco conseguida, e Jovane e Bruno Tabata, também pouco acrescentaram. Matheus Nunes presentemente, não atravessa um “bon moment“, e Bragança apesar de um remate que ficou na retina, a verdade é que não conseguiu(nem tentou) fazer esquecer João Palhinha. Pessoalmente, para ver entrar Bragança no XI, prefiro que saia Matheus Nunes em vez de Palhinha. Gonçalo Esteves e Nuno Santos foram raçudos e agressivos como é seu apanágio, mas a verdade é que cruzaram em demasia, quando não havia linha de passe/cruzamento que o justificasse, e por isso, os seus esforços renderam zero. Mais clarividência é necessária.
Matheus Reis a defender esteve a um nível aceitável, mas a “colaborar” com o “seu” lateral(Nuno Santos) achei que esteve a um nível bastante satisfatório, neste momento, diria mesmo que Matheus Reis quase que tem que ser o 1º nome no XI titular de Rúben Amorim. Não me importaria se no futuro, Amorim sentasse Feddal, e entregasse a esquerda a Reis. Que grande evolução nestes últimos meses.
A dupla Feddal e Esgaio foram o oposto(de Reis), pois se defensivamente não estiveram mal, mas na construção de jogo a partir da defesa, mostraram que estão níveis abaixo da dupla Coates e Inácio, a somar a essas deficiências, também achei Esgaio e Feddal relativamente lentos no jogo de ontem.
Ainda relativamente a Gonçalo Esteves, o Sporting pode ter ali uma pedra preciosa, mas o jovem deverá ter mais atenção à sua alimentação, pois acho-o com alguma tendência para engordar, nota-se particularmente na cara, rabo e coxas. Um lateral quer-se como um ciclista, pernas, pulmões e coração fortes, mas de resto, com o mínimo de peso extra possível. A somar ao peso, nota-se igualmente a sua inexperiência quando comparado como Porro, ou até mesmo com Esgaio. É preciso manter este “alazão” motivado, mas com o “freio” curto, jogando ocasionalmente nos seniores, mas de resto, que continue nas sombras a polir o seu Futebol e o seu Físico.
Acredito que Bragança está a ser bem “lapidado” por Rúben Amorim, para herdar o lugar de Matheus Nunes no Sporting que está para vir nas próximas épocas, e do ponto de vista técnico, não fica a dever nada a João Mário Eduardo.
Tenho pena de ver o Rúben Semedo(que é Benfiquista) regressar(aparentemente) a Portugal para jogar no FC Porto. Conheço-o desde que ele era Sub-16 e jogava como médio defensivo do “Fofó“. É um excelente atleta(mais do que um excelente jogador, na minha opinião), tenho pena de que não regresse ao Sporting.
Post-Scriptum: Li(online, raramente compro jornais) esta semana na BOLA, que o Sporting irá investir até 5M€ na aquisição de um defesa central no mercado Natalício. Se não me engano, o jornalista(d’a BOLA) que escreveu esta “notícia”, é o mesmo que durante o verão escreveu que Marcus Edwards e Rony Lopes vinham para o Sporting, portanto…. Pessoalmente, não acredito que venha um Central, tenho inclusive dúvidas de que o Sporting faça contratações em Janeiro para entrar directamente no XI titular. Mais depressa acredito num negócio de ocasião, ou nalgum jovem para crescer na equipa B.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.