Pela 2ª vez nesta edição da Champions League, o Sporting de Rúben Amorim não sentiu dificuldades em golear o Besiktas.
Se na noite anterior(igualmente na Champions), Jorge Jesus manteve João Mário Eduardo(já de si, muito “estoirado” vs Estoril) em campo 77 minutos(obrigado, JJ!), já Rúben Amorim decidiu poupar alguns dos seus atletas(Pote, Paulinho e Matheus Nunes) durante a 2ª parte, tendo em vista o jogo com o Paços de Ferreira do próximo fim-de-semana, enquanto o Benfica receberá o SC Braga de Carlos Carvalhal.
Na globalidade, pode-se dizer que foi uma excelente exibição do Sporting, especialmente, durante os primeiros 45 minutos. Para além dos vários golos, os mesmo, foram “distribuídos” pelos 3 elementos do ataque, Paulinho, Pote e Pablo Sarabia. Relativamente a Sarabia, assinou um exibição bastante interessante, sobretudo, em termos de visão e jogo e cruzamentos. Já “pote”(MVP da noite), assinou 2 golos(1 deles de penalty) e começa outra vez a aquecer os reactores para poder ser o jogador decisivo que foi o ano passado. E regressa em boa hora, pois daqui por menos de 1 mês, o Sporting visitará o Estádio da Luz a 3 de Dezembro, e poderá ser já o “coup de grâce” dos Leões às aspirações Benfiquistas neste campeonato.
Atendendo a que o ano passado, Rúben Amorim fez um campeonato imaculado, excepto na visita à Luz, seguramente o timoneiro Leonino irá lá com sede de “vingança”. Pessoalmente, acredito que antes de 3 de Dezembro, o Sporting já estará mais do que 1 ponto à frente do Benfica na tabela classificativa. Acredito que o Benfica vai fraquejar ou ceder fisicamente, enquanto este Sporting de Amorim tem sido acima de tudo, uma equipa muito regular. Foi bom ver Paulinho marcar(3 golos em 4 jogos na Champions), é importante que ganhe confiança, e solte o “Ketchup”.
Devo dizer, que no início da época, eu era da opinião de que o Sporting e o Benfica eram os principais candidatos ao título, e como sou um “admirador” do Mister Jesus, esperava dele uma época claramente melhor e mais competitiva do que a anterior, mas para minha surpresa(confesso-a), o Benfica começou a vacilar antes do final de Outubro. Para uma SAD que investiu 40 milhões de euros só em João Mário, este 3º lugar em Outubro é um cataclismo. Mas nem sei de que se queixam os adeptos, pois ouvi JJ em conferência de imprensa dizer que os adeptos do Benfica nunca poderiam dormir descansados na noite antes de qualquer jogo. Inspira confiança…
Em parte, o problema dos encarnados, é que se tornaram demasiado dependentes de João Mário Eduardo, um jogador que tem sido o seu pêndulo no meio-campo, mas quando ele rebenta fisicamente, o Benfica não tem soluções, ou as que tem, têm-se revelado claros decréscimos. Já o ano passado, Amorim substituía JME com frequência, e metia em campo Matheus Nunes, Daniel Bragança, etc, e, o Treinador do Sporting fez força, mas não demasiada força para manter JME, pois já o conhecia, e as suas limitações(físicas), é um jogador que não tem o atleticismo nem resistência de Matheus Nunes. O Sporting “dispensou-o”, poupou dinheiro, e apostou em soluções mais jovens, mais baratas e fisicamente mais frescas.
A única verdadeiramente grande época de João Mário, foi em 2015/16, e fê-la com Jorge Jesus, e por isso, as “expectativas”(minhas inclusive) eram de que JME iria render mais com JJ em 2021/22 do que rendeu com RA em 2020/21, e até certo ponto, diria que isso tem acontecido, no sentido, em que o melhor JME esta época, tem sido ligeiramente superior ao JME da época transacta, mas fisicamente, continua o mesmo. Onde está o JME de 2015/16? Se calhar, esse já não existe, se existisse, provavelmente estaria a jogar em Milão… Será interessante ver como(e se ) Paulo Bernardo poderá ser um suplente à altura de JME no Benfica, pois já todos perceberam que Adel Taarabt não tem fisicalidade para isso, pessoalmente, acho que Pizzi seria um interessante suplente para JME.
Esta época, têm alternado entre “Gasóleo” e “Gasolina”, mas ontem vs Beskitas, tanto João Palhinha como Matheus Nunes estiveram com o “turbo” ligado os 90 minutos, e quando assim fazem em simultâneo, são uma dupla diabólica. Já Matheus Reis, passou de “diabo” a “anjo” numa questão de semanas, pois se há uns tempos, a jogar a central, parecia um jogador sem futuro nem “remédio”, ultimamente tem-se estabelecido como 1ª opção para a lateral esquerda, e tem-no feito, apesar da na minha opinião, ser um jogador com menos talento(e mais barato) que Rúben Vinagre. Pedro Porro lesionou-se, mas é justo dizer-se que foi substituído à altura por Ricardo Esgaio(que inclusive, assistiu para golo). O Sporting tem um plantel muito profundo, com várias opções e jogadores polivalentes, e diria na sua maioria deverão ser jogadores satisfeitos com os seus minutos, mérito do Mister Amorim.
Coates desta vez esteve ao seu melhor nível, e o próprio Zouhair Feddal já está a jogar melhor do que fazia há um mês. Daniel Bragança e Nuno Santos entraram bem como suplentes, enquanto Vinagre por agora, parece ser mais um problema do que uma solução, infelizmente.
Gosto da cobertura que a Sport TV faz da Liga BPI(Futebol Feminino), pois ao contrário de outros canais(Sporting TV e 11) transmitem as “Flash-Interviews“, mas precisam de profissionais com mais vontade de trabalhar, pois chamaram “Carolina Beckert” à Fátima Pinto, ou “Diana Pinto” à Diana Silva, foi embaraçoso.
Diga-se de passagem, as moças de Mariana Cabral empataram contra as raparigas do Ouriense, mas nem sequer fiquei aborrecido, pois para além de um bom jogo, as meninas de Ourém jogaram muito bem e mereceram ser felizes. Haja fair-play, parabéns para elas, e para o seu Mister, Marco Ramos. Também gostei de ver as bancadas cheia de moças de Ourém a torcer pelas suas miúdas, grande “bairrismo”, assim é que se fidelizam adeptas.
Para mim, não é um grande mistério, o Sporting inevitavelmente e eventualmente, vai despedir Filipe Pedro do comando da equipa Sub-23 e da UEFA Youth League, o que lamento, para além da sua entrada o ano passado, é que essa saída esteja a demorar tanto tempo, cada dia que passa estão a adiar um desfecho inevitável, e os jogadores sob o seu comando estão a “apodrecer”. Teimosia raramente anda de braço dado com sensatez. Digo mesmo, que tanto a contratação como a manutenção de Filipe Pedro nos quadros do Sporting, é um acto de má gestão.
Relativamente a Rodrigo Ribeiro(Juvenil do Sporting), não acho que seja um grande jogador. Mesmo no contexto(da formação) em que está inserido não o acho extraordinário. Mas tem potencial(tantas vezes, uma palavra “perigosa”) para vir a ser um jogador claramente acima da média, tem ele, tal como vários outros também tiveram no passado, mas nunca passaram disso, “promessas”. Acho que se está a gerar demasiado “ruído” em redor do miúdo, ele ainda não faz praticamente nada.
Na minha opinião, no final da época, Jorge Jesus irá regressar ao Brasil, e o seu substituto deverá sair alguém do “catálogo” dos meus “vizinhos” da Gestifute, até porque há quem pense, que Rui Pedro Braz serve dois mestres; a Benfica SAD, e… a Gestifute. Não me chocaria se o escolhido fosse o ex-colega de Rui Costa no AC Milan, Gennaro Ivan Gattuso. Pobres Benfiquistas, que saco de “tarecos”.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.