O meu amigo Rui Calafate, escreveu ontem no RECORD, que provavelmente iremos ver surgir 3 candidaturas desafiantes nos próximos meses, e eu concordo. Inicialmente até poderão ser o dobro para que alguns “desconhecidos” possam ter os seus “15 minutos de fama“, mas a seu tempo, penso que só ficarão 3 a desafiar Frederico Varandas; uma candidatura de Ricciardi, uma de João Benedito, e outra que provavelmente irá ser apoiada pela falange de adeptos Brunistas e ex-apoiantes(dirigentes e “enablers“), do Brunismo, e cuja face mais “desejável” seria a de Carlos Vieira.
Conheço Carlos Vieira há quase 10 anos, antigamente, até nos dávamos bem, eu chamava-lhe o “Jeff Bezos do Sporting“(por ambos serem carecas), mas depois, o chefe(BdC) dele decidiu processar-me, e Carlos Vieira “entrou na linha”. No julgamento, BdC apareceu com apenas 3 testemunhas “contra” mim, curiosamente, todos os 3 eram assalariados do Sporting, e todos os 3 tinham entrado para o Sporting com BdC, portanto, é justo dizer-se que todos deviam a BdC os seus empregos e ordenados. Dois deles testemunharam contra mim, um deles(o mais jovem) fê-lo com tanto entusiasmo(e imaginação) que a Juíza teve que lhe dizer para se calar e cingir-se aos factos.
Já Vieira, a 3ª testemunha, eu tinha-o como um “banana” e quando se sentou para testemunhar contra mim, conforme(presumo) tinha “combinado” com o advogado do Sporting(que representou BdC) e BdC, surpresa, surpresa…. “fugiu com o rabo à seringa”, em vez de dizer mil e uma mentiras contra mim, disse antes que nem sequer me conhecia(o que é praticamente verdade), e por isso, não podia dizer nada sobre mim ou contra mim. Se o fez por ser um homem sério e honrado, ou por recear ser processado(pela minha advogada) por dizer disparates(como fizeram as outras duas testemunhas, uma das quais foi Virgílio Lopes), não sei, mas a verdade é que não levantou a “mão” contra mim em tribunal. Fez voz grossa(fiquei assustado, a sério…), mas não mais do que isso.
Curiosamente, voltei a cruzar-me com Carlos Vieira à porta do Cemitério dos Prazeres quando foi o funeral de Mário Soares, mas não nos falámos. Vejo Carlos Vieira como a face mais credível do (relativo)sucesso Brunista entre 2013 e 2018, tem algum carisma e sabe falar em público. Acho que várias pessoas que estiveram por trás da candidatura de BdC em 2013 irão tentar empurrá-lo para a frente. Pelo que sei, ele tal como eu, não precisa do Sporting para pagar as contas(mas a verdade, é que se candidatou em 2018), portanto, veremos o que decidirá. Na minha opinião, seria um candidato relativamente forte.
Mas atenção, podem haver surpresas, e nenhuma destas 3(Ricciardi, Benedito e Vieira) se verificar. Mas se nenhuma acontecer, é justo e lógico perguntar-se, o que anda João Benedito e Pedro Barbosa a fazer ao frequentarem as AGs da Sporting SAD. Eu especulo(sobre algo que me parece lógico) quando falo de Ricciardi, Benedito e Vieira, mas tenho fontes bem colocadas que me garantem que nenhum dos 3 será candidato. Será possível que as 3 candidaturas que estão para vir sejam Ricardo Oliveira, Nuno Sousa, e uma figura “empurrada” pelos ex-“apoiantes” de BdC?
Saberemos em breve, e se eu tiver oportunidade, tenciono entrevistar os 3, excepto o candidato “Brunista”, caso ele venha a existir. Também gostava de entrevistar Varandas, e se me perdoam a imodéstia, acredito que conseguiria “arrancar” dele uma melhor entrevista do que o que têm feito 99% dos jornalistas, excepção seja feita a Pedro Sousa, Alexandre Afonso e João Marcelino, que de facto tiveram uma excelente “conversa” com ele há 1 ano no Canal 11.
Costuma dizer-se, em jeito de brincadeira, que quem quer estar bem informado, tem que conversar com os barbeiros, os taxistas, os psicólogos e as meretrizes, pois eles sabem tudo o que se passa na sociedade. O meu barbeiro(de há quase 40 anos) é um tipo muito cómico(merecia o seu próprio programa televisivo), e ele sabe muito sobre o que se passa nos bastidores dos Clubes. Ele diz-me que o José Eduardo Moniz é um individuo muito esperto e terrível, e que por onde tem passado, nunca tem dado descanso aos seus adversários, e que agora que está fora, vai “minar” tudo o que Rui Costa fizer. Estou curioso por ver como será a cobertura da TVI ao Sport Lisboa e Benfica nos meses e anos vindouros. O meu barbeiro também garante que quando Pinto da Costa “abdicar”, António Oliveira irá tentar a sua sorte nas urnas.
Texto: A.C.F.
Imagem: Todos os Direitos Reservados.