Eu não voto(há anos) nas eleições, nem irei votar, mas se fosse, tenho a certeza que não votaria em Miguel Albuquerque, tal como em 2018, não fui votar, mas nunca votaria em João Benedito. Importante referir, que não conheço nenhum dos dois pessoalmente. Olho para José Eduardo Bettencourt, Bruno Azevedo de Carvalho, João Benedito, e Miguel Albuquerque, e sem querer estar a ser maldoso(para com 2 deles…), vejo que os 4 têm algo em comum, parecem ser pessoas bastante emotivas, impulsivas, impacientes, “agressivas“, nervosas, e a minha experiência ensinou-me que a cadeira do Presidente do Sporting faz coisas terríveis às mentes de quem se senta nela, sobretudo, se à partida, já forem pessoas com as emoções à flor da pele.
Além disso, pelo que sei, Miguel Albuquerque é Benfiquista, e o Benfica se quiser, pode ter lá um Presidente Sportinguista(Luís Filipe Vieira), mas eu não quero um “lampião” com um cadastro de violência doméstica a presidir ao meu Clube e SAD. Mas acredito, que o seu estilo agressivo irá buscar muitos votos ao sector Brunista, para esses, tudo o que for politicamente incorrecto, emotivo, agressivo, “rebelde“, etc, automaticamente é bom, aliás, nesse “reino”, até um Miguel Fonseca é “Regente” da Fé Brunista, e acredito que o (ex)Juiz Rui Fonseca e Castro também seria bem aceite.
Devo dizer, que há uns anos, um rapaz que é jornalista ia a um jogo de Futsal do Sporting, e o rapaz levava vestida uma camisola vermelha. Alegadamente, Miguel Albuquerque acostou o jovem e começou a “implicar” com ele pela cor da camisola. Não gostei quando me contaram essa estória, o Sporting tem assessores de imprensa para lidar com os jornalistas, não precisamos dessas tácticas à “Pereira Cristóvão” de andar a “apertar” com as pessoas. Não conheço M.A., mas conheço esse jornalista(que é um miúdo humilde e nada faccioso), e a ideia com que fico da estória, é que M.A. é “parvinho”, sobretudo, se ele próprio for Benfiquista.
Eu digo-o com todas as letras NÃO quero um “Presidente adepto“, quero alguém que seja sereno, humilde e bom gestor de recursos humanos, até porque, isto de ser Presidente do Sporting, é a coisa mais fácil do Mundo, como eu já tive oportunidade de dizer a alguns proto-candidatos. Basta ser uma pessoa de mente sã(sereno, inteligente, humilde, pouco dado a deslumbramentos) e um bom gestor de recursos humanos que vá ao mercado de trabalho buscar os melhores dos melhores para as Finanças, Jurídico, Comunicação, Formação, Futebol, etc.
E depois de ir buscar os melhores, o Presidente só tem que saber supervisionar e ser um bom comunicador junto da imprensa e adeptos. O que não queremos, é um Presidente que vai buscar(ou renova o contrato) ao(s) filho(s) deste ou daquele seu apoiante, ou um Presidente que mantém nos cargos pessoas que somam 15 anos de insucessos, ou pior ainda… um Presidente que vai buscar os melhores, mas depois, está sempre a interferir nessas “quintas” via “micromanagement“. Ser Presidente é super fácil, quando se é inteligente(intelectual e emocionalmente), sereno, humilde, e não se tem rabos de palha.
De qualquer forma, se Miguel Albuquerque e Fernando Fernandes pensam em candidatar-se, então daqui a bocado, todos os colaboradores do Sporting que saíram durante o consulado de Varandas querem todos regressar pela Porta Grande da Presidência. Só falta Cláudia Lopes também ser candidata, Deus nos livre…
Gostava de ver uma mulher ser candidata(mas não a Cláudia Lopes!!!) à Presidência do Sporting em 2022, e não sou de forma alguma um feminista(antes pelo contrário…), nem tão-pouco, acho que uma mulher vá necessariamente fazer um trabalho melhor do que um homem, mas acho que seria importante alguém dar esse 1º passo, estabelecer essa “beachhead“, nem que fosse pata ter só 1% dos votos mas marcar uma posição. E por favor, estou a falar de uma mulher jovem, entre os 25 e 35 anos, alguém com vigor e entusiasmo para lidar(em teoria) com os problemas que se avizinham nos 2020s, e não mais uma dessas “notáveis” múmias maquilhadas que de vez em quando aparecem na televisão(ou no RECORD) a dar opiniões, como se alguém soubesse quem elas são, ou desse algum valor às suas opiniões. Se os “notáveis” são uns vaidosos, acreditem, em vaidade, ninguém bate uma mulher “notável”.
Tenho que dar os parabéns ao Sport Lisboa e Benfica, pois no dia do debate, a BTV foi transmitida em sinal aberto, permitindo a todos os curiosos ver e ouvir a discussão. E, já hoje colocou o vídeo do debate na sua conta de YouTube. Perfeito, teria sido se também tivessem feito o “upload” das entrevistas que os dois candidatos deram uns dias antes, pois seria uma forma de se ouvir as suas opiniões fora do contexto de um debate.
Quanto aos candidatos, do pouco que ouvi, não percebi se Francisco Benitez é ingénuo ou demagógico com algumas das suas opiniões/intenções. Quanto a Rui Costa, ele tem mau aspecto, tem um ar decadente, pouco saudável. Uma vez, fui à Benfica SAD(no dia em que Gaitan renovou o contrato), e um Benfiquista amigo meu, em referência a Rui Costa, disse-me que ele só queria saber de vinho e de “mulheres“(ele usou outra palavra… começada por “P“). Conheço Rui Costa pessoalmente, mas não o conheço muito bem, nem me dou muito com ele. Se ele vencer(que é o cenário mais provável), que aposte mais no Futebol Feminino, mas que mantenha as moças a jogar na Tapadinha, porque eu adoro ir lá ver uns joguinhos, enquanto ir para o Seixal é um grande “esticão”. Quanto a Domingos Soares de Oliveira, no dia em que sair do Benfica, acredito que começará uma contagem decrescente para entrar no Sporting.
Falei hoje com o meu amigo Benfiquista, o mesmo que me disse que Rui Costa, só queria saber de “Vinho” e “P”, e perguntei-lhe em quem ia votar. Ele disse que vai votar em Branco, e dei-lhe os parabéns, pois votar nos “menos maus” raramente resulta bem. Se estamos insatisfeitos com a qualidade dos candidatos, temos mais é que protestar, e eu protesto votando em Branco.
Há uns dias, o Benfica recebeu no Seixal o Bayern de Munique para jogarem a Champions Feminina, e a minha “protegida”, Lúcia “Fast Lucy” Alves foi distinguida como a melhor em campo. A Lúcia joga muito, para mim, na globalidade é a melhor Lateral Esquerda do País, mas respeito quem discordar. Tem uma raça, querer, dinâmica e velocidade que agradam sempre ao “olhômetro”. Grande jogadora, incompreensível quando a Dª Mónica Susana(“amiguinha” do Presidente Fernando Gomes) não a chama à Selecção. Com duas vitórias nos 8 últimos jogos, a Dª Mónica realmente pode bem dar-se ao luxo de deixar a “Lucy” de fora… A perda da FPF é o ganho do SLB, que tem a jogadora mais fresca. E sim, para além de boa jogadora e atleta, ela também não é feia de todo.
Post-Scriptum: É curioso que Pedro Barbosa(que até creio ser meu vizinho) tenha estado na AG da Sporting SAD, digo curioso pois não creio que ele seja presença habitual, e tenho as minhas dúvidas de que ele seja sequer Sportinguista desde pequenino, presumo que seja Portista. Portanto, se esteve lá, presumo que venha a fazer parte de alguma lista futura. Pessoalmente, adoro todo este folclore pré-eleitoral, as mulheres têm as suas novelas, e nós temos os proto-candidatos e jogos de bastidores do Sporting.
Texto: A.C.F.
Imagem: Todos os Direitos Reservados e Sport Lisboa e Benfica.