Considero-me um Sportinguista imparcial, neutro, no que ao Presidente diz respeito, não sou nem contra nem a favor dele na globalidade, aprovo ou desaprovo actos de gestão específicos, mas na maioria dos casos, prefiro manter uma distância que não quero que seja confundida com hostilidade, embora, ao não apoiá-lo, haverá quem encare isso de certa forma, como estar contra. É minha intenção ir à Assembleia Geral do dia 23 e fazer duas coisas: Observar atentamente as atitudes dos sócios(de ambos os lados da “barricada”), ouvir o que têm para dizer e como se comportam, e no final, irei votar com abstenção, o que alguns irão entender como sendo “contra“, e outros(menos) interpretarão como sendo a “favor“.
Quem me conhece, sabe que o meu desporto favorito nem sequer é o Futebol, mas sim o Boxe, desporto que sigo atentamente desde Setembro de 1981(quando tinha eu 6 anos), e por seguir esse desporto, tenho noção de que um indivíduo receber traumas na cabeça é uma coisa terrível do ponto de vista neurológico. Dito de uma forma simples, quando recebemos uma pancada na cabeça, isso “mata” MILHÕES de células, e isso causa problemas mentais que há muitos anos recebeu o nome de “demência pugilística“, e hoje em dia, é muito popular nos EUA o termo “CTE“, que quer dizer “Encefalopatia Traumática Crónica“, um termo popularizado por causa de ex-jogadores da NFL sofrerem de CTE após anos a levarem duras placagens na cabeça(e não só).
Para quem não sabe, o Boxe não tem tradição em Portugal, existem talentos, sim, mas talentos regionais, ninguém os leva a sério no palco Mundial, há 4 organizações com títulos Mundiais, a WBC, WBA, IBF e WBO, e 18 categorias de peso, e quem ganhar um desses 72 títulos é um Campeão MUNDIAL, Portugal não tem ninguém que seja sequer próximo desse nível, são “campeões de bairro“, campeões de distrito, de discoteca, etc, logo, Portugal não é nada de nada no panorama do Boxe. E sendo eu um “purista” de artes marciais, gosto de Boxe, Judo, Luta Greco-Romana, mas desprezo a mistura de estilos como é o MMA, e cujo produto, na minha opinião, é mais marketing e comentadores e promotores aldrabões e ignorantes que se aproveitam de um público ignorante para lhes vender o seu “peixe” pouco talentoso.
Já sobre Kick-Boxing, também percebo muito pouco, já ouvi falar de alguns nomes, como Dennis Alexio, Joe Lewis, Benny “The Jet” Urquidez, Bill Wallace, Don “The Dragon” Wilson, etc, mas presumo, que como não envolve(nem de perto, nem de longe) o dinheiro que o Boxe envolve, à imagem do MMA, também não será um desporto muito competitivo,, pois os melhores talentos apostarão antes em carreiras no Boxe, NFL, etc, pois só um tolo envereda por um desporto em que pode sofrer traumas gravíssimos a menos que a compensação financeira seja significativa, ou então… nunca foi… “bom da cabeça”. Logo, praticamente não sei quem é, ou quem foi Fernando Fernandes. Dizem que foi Campeão Mundial, mas num desporto que eu praticamente desconheço, e que não tem a respeitabilidade e provavelmente a competitividade de outras artes marciais, como Boxe, Judo ou Greco-Romana.
Há uns anos que vejo pela net umas fotos de Fernando Fernandes, tem cara de pugilista(tem um ar pouco instruído) Francês ou Italiano, ou seja, daqueles que encaixam(com a cara) mais golpes do que aqueles de que se desviam, ou seja, tem uma cara muito marcada, “gasta”, um olhar distante(confuso?), e é justo presumir, que provavelmente, não é neurologicamente, o mesmo homem que era em 1980 ou 1990. No fundo, o que estou a querer dizer, é que se deve dar algum desconto e ter compreensão caso ele diga alguns “disparates”, pois não é de descartar que possa sofrer de alguma demência ou imparidade intelectual. Além disso, pelo que consta, perdeu recentemente a sua esposa, e por isso, todos devemos dar-lhe o máximo espaço de manobra durante um período menos bom.
Recentemente, através de um “comunicado”(escrito por alguém com a 4ª classe…), o Sr Fernandes referiu-se aos dirigentes do Sporting como “Imbecis“, “Demasiado maus“, “piores dirigentes que conheci“(então, não deve ter conhecido José Eduardo Bettencourt e Bruno Azevedo de Carvalho….), e… “se possível e me derem a oportunidade irei ser um presidente“, portanto, parecia com esse texto, estar a lançar uma candidatura. Mas entretanto, já veio dizer que foi incompreendido(como é que “se me derem oportunidade irei ser um Presidente” pode ser mal compreendida?) Ou mudou de ideias ou mudaram-nas por ele.
A ser candidato, e aparentemente, um candidato anti-Varandas(ou será que o chamar de “imbecil” também foi incompreendido…), a sua intenção(se é que ele pensou nisto a fundo), seria ir “beber” adeptos ao “Brunismo” e ao “Beneditismo“. Mas apesar dos Brunistas serem mais “cegos”(e logo, mais manipuláveis) do ponto de vista da inteligência emocional, penso que até eles perceberiam que estariam a apostar no “cavalo” errado, um homem sem grande dom da palavra para navegar nas lides “políticas” de uma candidatura, de discursos, de debates, etc. Acredito mais, que as candidaturas de oposição sejam mais do mesmo que em 2018, um regresso de Benedito e de José Maria Ricciardi, e acredito que este volte-face do Sr. Fernandes talvez se deva a ter sido abordado por alguém duma dessas duas futuras candidaturas, para “abafar” a sua proto-candidatura, e para lhe prometer um lugar nas suas candidaturas.
Uma coisa é certa, em 2022 tenciono manter o meu são hábito de há vários anos, de ir à apresentação de todas as candidaturas, de ler todos os programas eleitorais, de conversar com todos os candidatos, e depois, no dia de eleições, ir votar em branco. E outra coisa também é certa, se eu tivesse(por uma questão de “Force Majeure)” que votar em alguém, mais depressa votava num homem que tirou um Curso de Medicina, do que em alguém que levou centenas de pontapés e socos na cabeça. Mas, há maluquinhos para tudo, sobretudo no nosso Clube.
Post-Scriptum: Curiosamente, Bruno Azevedo de Carvalho, escrevia “Umbigo” com “H“, já o Sr. Fernando Fernandes, escreve “Hostis” sem “H“. Coincidências, ou serão da mesma “manjedoura” intelectual?
Texto: A.C.F.
Imagem: Todos os Direitos Reservados.