Ontem testemunhámos, um Rúben Amorim de convicções fortes e sem receios. Apostou ou manteve a aposta em; Rúben Vinagre, Luís Neto e Matheus Reis. E finalmente, na ausência de Pote, entregou a titularidade a Pablo Sarabia na direita. Algumas foram apostas ganhas, outras, nem por isso.
Rúben Amorim já tinha dito, que quando ele chegou ao Sporting, que Luís Neto perdeu a titularidade, e depois voltou a conquistá-la, e após tantos elogios, Amorim passou das palavras à acção, e deu a titularidade ao central de 33 anos, e pela primeira vez em muitas luas, o central jogou bem, aliás, jogou de forma muito satisfatória, sobretudo, na 2ª parte. Já do lado oposto, há semanas que Zouhair Feddal evidenciava um abaixamento de forma, e parecia sentir dificuldades em termos de velocidade, saída de bola, e jogar em conjunto com Rúben Vinagre, mas ontem, outro “mal-amado”, Matheus Reis(boa saída de bola) de seu nome, foi titular, e tal como Neto, também jogou bem, embora, não tão bem quanto Neto. Aliás, tendo em conta a forma que Matheus Reis mostrou ontem, e a que Feddal tem mostrado nos últimos jogos, eu espero que o Brasileiro seja titular no próximo jogo com o Marítimo.
Matheus Nunes manteve a titularidade, mas já o vi em melhor forma, não creio que o problema seja de cariz motivacional, mas sim um de fadiga, e acredito que Rúben Amorim em breve começará a rodar Matheus Nunes com Daniel Bragança ou Bruno Tabata, para assim gerir o esforço de Matheus, e mantê-lo fresco para os jogos “mais importantes”.
A escolher um “Man of the Match” de ontem, gostei de Luís Neto, Antonio Adán, Palhinha e até de Paulinho(só faltou o golo). Já aqueles que me agradaram menos, foram Vinagre(o costume…), Matheus Nunes e Nuno Santos. Diria que até ao momento, João Palhinha é o melhor jogador da temporada para o Sporting Clube de Portugal. E para um miúdo “betinho”, começa cada vez mais a revelar um certo carisma. Palhinha presentemente tem o seu passe avaliado em 21M€ pelo Transfermarkt, e uma cláusula de rescisão de 60M€, eu diria que de todos as suas “Damas”, Palhinha é a última que Rúben Amorim vai querer ver ser vendido. E pensar, que há 15 meses, tantos Sportinguistas não queriam Palhinha no Sporting; 1) porque achavam que não tinha técnica suficiente, 2 )e por terem uma aversão a irem buscar jogadores ao SC Braga. Que adeptos nunca mandem numa SAD/Clube… Perdeu 1 único duelo ontem? Como não estou a ver Manuel Ugarte(18 minutos até ao momento pelo Sporting) a desalojar Palhinha em breve, gostava de ver Ugarte testado na posição de Matheus Nunes.
Paulinho lutou muito, ajudou a criar oportunidades para os colegas marcaram, e teve 3 ocasiões para marcar, a jogar desta forma, é uma questão de tempo até os golos começarem a entrar. Apesar da vitória Leonina, foi um jogo equilibrado, sobretudo, durante a 1ª parte, e numa altura em que o Estoril tinha o ascendente, foi Adán que manteve o Sporting no jogo. Apesar do desgaste de Matheus Nunes(fez lembrar o jogo vs Famalicão), Rúben Amorim nunca se serviu das opções que tinha no banco; Bragança, Tabata e Ugarte.
Tiago Ferreira(e João Goulart) ontem não esteve no banco, mas Geny Catamo(20 anos) foi suplente não utilizado pelo 3º jogo consecutivo(vs FC Porto, Ajax e Estoril), o extremo/médio Cabo-Verdiano parece estar na rampa de “lançamento”, para ser um dos próximos “meninos” de Amorim.
SELECÇÂO NACIONAL FEMININA:
Vejo tanto fogo de artifício a ser solto pelos responsáveis da Selecção Nacional de Futebol Feminino após a vitória por 4-0 sobre Israel. Portugal é a 30ª equipa do FIFA ranking, enquanto Israel é apenas a 71ª, se Portugal não ganhasse de forma confortável era um escândalo. Vergonha é ainda há dias terem empatado com a Turquia(69ª do Ranking).
Será que o Presidente Fernando Gomes tem algum interesse no Futebol Feminino, ou simplesmente delega funções e deixa andar de “rédea solta” e sem supervisão a sua “Camarada Mónica”? Tendo em conta que Fernando Gomes renovou com o Seleccionador Francisco Neto(pelo menos, desta vez deixou a sobrevalorizada Joana Marchão no banco a ler a sua literatura da JK Rowling) depois das derrotas vergonhosas vs Finlândia e Rússia em Fevereiro e Abril, já nem sei o que dizer. Aliás, sei, Portugal só ganhou 2 dos últimos 8 jogos disputados, mas quem ouvir a Directora Mónica Jorge, fica com a ideia de que há razões para optimismo e regozijo, embora, verdade seja dita, ela passa mais tempo a falar sobre a Camada do Ozono, Animais, Floresta Amazónica, etc do que sobre Futebol, quase parece uma deputada do Pan que tem um part-time(bem remunerado) na FPF.
Qualquer dia, o Departamento de Comunicação da FPF mete declarações efusivas da Directora Mónica Jorge após goleadas sobre “super-potências” como… Madagascar, Porto Rico e Nepal. Pelo menos Tatiana Pinto foi fiel ao seu registo habitual, e lá foi(uma vez mais) para a selecção impingir os seus “sponsors” da “New Balance“. Pode ser que essa marca de parafernália desportiva compre o Levante e metam a menina a titular e Mónica Jorge como Directora. De outra forma… já na véspera da nossa derrota Rússia no Restelo a 9 de Abril, a menina só estava preocupada em promover os seus patrocinadores. Ela sente a camisola, mas é a da New Balance, e não a das Quinas. Mónica Jorge lá saberá por que razão continua a convocar a sua “amiga” Tatiana com tanta frequência, seguramente não é pelo pouco que jogava no Sporting, ou pelo que (não)joga pelo Levante.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.