Durante a conferência de imprensa de hoje, de antevisão do jogo vs Estoril, Rúben Amorim foi questionado pelo “press corps” sobre o facto de Luís Neto(33 anos) terminar contrato a 30 de Junho de 2022, e se faz parte dos seus planos renovar contrato com o central que está no Sporting desde o verão de 2019. Sem nunca perder de vista, que Zouhair Feddal celebrará o seu 32º aniversário antes do final de 2021, e Sebastián Coates o seu 31º em Outubro próximo. Como é seu timbre, Amorim optou por um discurso contido, com as “cartas” próximas do peito, e com muitos elogios virados para dentro do balneário. Mencionou a importância de Neto dentro do balneário, o facto de que em mais do que uma ocasião, perdeu a titularidade e voltou a conquistá-la, etc.
Amorim, foi igualmente “interrogado” sobre qual será o próximo central da formação a ser utilizado na equipa principal, tendo e imprensa mencionado que João Goulart(21 anos) tem figurado nos treinos, e que José Marsà foi uma aposta do Sporting neste passado verão. Outro nome que tem estado nos treinos, é Gilberto Batista, que tem feito parelha com Emanuel Fernandes nos Sub-23, tal como João Goulart tem feito com Chico Lamba no Sporting B.
O treinador do Sporting relembrou de que quando Gonçalo Inácio começou a ser apostar nos seniores, na altura era suplente a defesa esquerdo na equipa Sub-23 e até nos Sub-19. Amorim disse que há vários jogadores a ser observados nos treinos e que essa observação é minuciosa, mas que não há certezas quanto a qual será o próximo, pois num determinado dia um pode impressionar, e no dia seguinte já não se destacar tanto, tal como não se pode prever como será a evolução individual de cada um dele a curto-prazo. Sendo que, quem sobressair (“der bons sinais“) nos treinos, terá mais hipóteses de ser “baptizado” para os seniores. O Mister disse ainda que as oportunidades dependem muito do timing, de quem se está a evidenciar, quando o fizer, quais as necessidades específicas ou ausências no plantel senior nesse momento, etc.
O treinador Leonino, tinha dito na conferência de imprensa pós-“débâcle” vs Ajax, que não tinha considerado desmontar o 3-4-3 para meter mais um elemento no meio-campo(e menos 1 no ataque) de modo a ganhar mais bola. Mas hoje, acrescentou algo a essa discussão, dizendo que consideraria sim, era desmontar a defesa a 3, de modo a colocar mais presença na frente de ataque, num 2-4-4.
No meio de todo este reboliço sobre defesas centrais, é importante não esquecer Bernardo Vital, um defesa central de 21 anos que actua pelo GD Estoril Praia(2º classificado do campeonato, e uma equipa com várias individualidades interessantes) parece ter bastante potencial, e cujo contrato(assinado em 2020) termina já em 2022.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.