Durante os dias “inebriantes” de mercado, Rúben Amorim disse que não queria mais um defesa central ou mais um avançado-centro, que confiava nos que tinha, e que preferia qualidade(e fiabilidade) a quantidade. Agora, o desgaste, atrito e lesões vão colocar a sua “fé” à prova. Na véspera do Clássico vs Futebol Clube do Porto, o treinador dos “Leões” tomou a iniciativa de revelar aos jornalistas que Pote, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás estão “fora de combate”, e que Coates poderá estar em dúvida.
Há semanas, quando apenas tinha Paulinho e Tiago Tomás para a posição “9”, Amorim insistia que não precisava de mais alternativas, pois tinha outras soluções em mente, especulamos que, colocar Pote como “falso 9”, desviar Jovane Cabral para o meio, e Amorim inclusive disse(e aparentemente, sem tom jocoso) que podia colocar Sebastián Coates nessa posição.
Quanto aos “apenas” 5 centrais para as 3 posições, o treinador afiançava ter soluções em mente para qualquer contingência.
Se todos os 4(Pote, Coates, Inácio e Tomás) estiverem fora do Clássico, então, Amorim “perde” 3 titulares; Coates, Pote e Inácio, ficando assim sem 33% da sua defesa habitual e mais rotinada, bem como perdendo a sua principal “faísca criativa” no ataque.
Durante a pré-época e mais adiante, vimos vários “testes”, Zouhair Feddal jogou na posição de Coates, Inácio jogou na mesma posição mas está lesionado, e Rodrigo Fernandes também foi testado no centro. Em teoria, se o Sporting para este jogo apenas perdeu Inácio, então o mais provável, é que Luís Neto jogue sobre a direita, Coates no meio, e Feddal na esquerda, mas…. se Coates e Inácio estiverem ambos KO, a minha previsão, é de que Feddal passa a jogar no meio, Matheus Reis na esquerda, e Neto na direita, portanto, alterando toda a defesa, embora mantendo um habitual titular em Feddal. Pessoalmente, mesmo estando já sem 3 elementos, eu acredito que se Coates estiver minimamente em dúvida, Rúben Amorim preferirá sentá-lo a correr qualquer risco de agravar a sua lesão, é o tipo de gestão “conservadora” e sem receio de apostar em jovens, a que ele já nos habituou.
Tendo em conta o “fetiche” que Amorim parece ter por Ricardo Esgaio, preferindo-o em determinadas circunstância a Porro, colocando-o a titular na esquerda em vez de Nuno Mendes ou Rúben Vinagre, ou dando-lhe pelo menos meio jogo antes de fazer uma substituição de laterais, não seria de surpreender, se Amorim optar por meter Ricardo Esgaio como “central direito”, e Porro como lateral direito, e Gonçalo Esteves no banco. É um risco, mas Amorim tanto gosta de arriscar em jogadores menos rotinados, como opta pela “troca por troca” mais lógica, razão última esta, pela qual creio que Amorim optará por Neto em vez de Esgaio.
O treinador Sportinguista disse inclusive na antevisão do jogo, que se necessário, para suprir as ausência, irá socorrer-se de jogadores que têm vindo a treinar com a equipa principal e oriundos do Sporting B e Sub-23. O jornal “RECORD” indica que Gonçalo Esteves, Geny Catamo e Tiago Ferreira, 3 jogadores que fizeram a pré-época integrados nos Seniores deverão ser convocados. No que diz respeito a Gonçalo Esteves, acredito que o seja, caso Esgaio(a central) e Porro sejam ambos titulares, quanto a Tiago e Geny tenho as minhas dúvidas.
Nas passadas duas semanas, Amorim chamou pelo menos 13 jogadores dos Bês e Sub-23, e desses 13 chamo à atenção para Emanuel Fernandes(18 anos) e Gilberto Batista(17 anos), e João Goulart(21 anos), todos eles defesas centrais. Diga-se de passagem, que Emanuel Fernandes e Gilberto Silva jogaram ontem em Faro como titulares dos Sub-23 no empate com a formação local. Para preencher a vaga de Tiago Tomás, é importante lembrar que nas duas semanas supra-mencionadas, Amorim contou nos treinos com os préstimos de Nicolai Skoglund e Tiago Rodrigues. Portanto, não me surpreenderia se alguns dos 5 nomes supramencionados fossem convocados para o jogo de hoje.
Para a posição de Pote, os Deuses sorriram a Amorim, pois no mesmo dia em que deixou de contar com o médio Português, Pablo Sarabia(que joga na mesma posição) “aterrou” em Alcochete. Acredito que mais logo, iremos ver Luís Neto e Pablo Sarabia a titulares, talvez Nicolai Skoglund no banco. E se Coates estiver na dúvida, talvez Feddal no meio, a Matheus Reis(Deus nos acuda…) na esquerda.
De acordo com várias fontes, David Luiz está muito próximo de assinar pelo Flamengo, mas uma coisa é certa, ainda ontem, Jorge Jesus “confessou” que queria ter contado com David Luiz no Benfica, mas que a SAD discordou dele. Curiosamente, uns poucos meses antes, Rui Pedro Braz disse na TVI, que David Luiz se viesse, seria o melhor defesa central do campeonato, mas que tendo em conta que Otamendi já tem 33 anos, e Jan Vertonghen tem 34, que seria desaconselhável a vinda do Brasileiro. Já para não mencionar a questão salarial, que supostamente, teria sido pesadíssima. Portanto, esta é capaz de ter sido uma decisão com a concordância tanto de Rui Costa, como de Rui Pedro Braz. Não indo para o Benfica, há sempre a hipótese remota de vir parar ao Sporting, tudo depende de se os Flamenguistas fecharão ou não a sua contratação nos próximos dias.
Post-Scriptum: Vai uma aposta como o Ronaldo(daqui por uns minutos) começa a jogar a partir da esquerda em vez de jogar a “9”?
Post-Post-Scriptum: O preço da liberdade é a vigilância eterna. Paz às almas dos inocentes que faleceram hoje há 20 anos.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.