No que diz respeito a permutas com a FC Porto SAD, aquela que me ficou para sempre na memória, foi quando em 2003, a Sporting SAD enviou Ricardo Fernandes(um promissor médio) para o FC Porto de José Mourinho, e em troca, receberam Clayton, um extremo já em fase decadente, ou no mínimo, desmotivado. Mas houve outras, em 2010, a SAD Leonina “despachou” João Moutinho para o Norte, a troco de 11M€ mais o passe do defesa central, Nuno André Coelho. Sem esquecer, em 1997/98, Rui Jorge e Bino vieram para Alvalade, e em troca, Emílio Peixe e Costinha foram para o FC Porto. E ainda… e ainda, quando em 2009, a SAD “verde-e-branca” pagou 2,5M€ por Heldér Postiga e ainda deram o passe do auspicioso extremo Diogo Viana(18 anos) aos “Azuis-e-brancos”
Portanto, poder-se-ia dizer, que no que diz respeito a trocas/permutas, o saldo com a FC Porto SAD não é particularmente risonho, embora, nenhum dos lados possa clamar “goleada”. Mas, por vezes, as trocas não são precipitadas por vontade dos dirigentes das SADs, mas sim por empresários que têm jogadores insatisfeitos em ambos os Clubes, e acreditam que uma mudança de cenário para os 2 pode beneficiar os atletas. Para quem ainda não sabe, tanto Rodrigo Fernandes, como Marco Cruz(Capitão da Selecção no seu escalão), são ambos representados pelos meus vizinhos da GestiFute(Jorge Mendes).
Marco Cruz(que é amigo de Gonçalo Esteves) é um esquerdino de 17 anos que pode jogar a defesa(1,81) ou médio, e poderá ser inscrito pelo Sporting na Liga até 19 de Setembro. Marco em Junho de 2020 tinha assinado um contrato de formação com a FC Porto SAD com transição para um contrato profissional. Tal como “olheiro” Rúben Amorim “descobriu” uma oportunidade de negócio em Gonçalo Esteves, a Sporting SAD acredita agora que o timoneiro Leonino descobriu outro bom negócio(“caçada furtiva”?) em Marco Cruz.
O ex-Portista(para os entendidos, ele era o maior talento da Geração de 2004 do FC Porto quando era atleta Sub-13) começou como lateral esquerdo e tem gradualmente vindo a subir no terreno para médio-interior esquerdo(posição de Matheus Nunes), em grande parte, em virtude da sua reputada qualidade técnica e boa capacidade de remate. Mas a opinião generalizada, é que em virtude da sua considerável capacidade de aceleração, o jogador rende mais partindo desde trás.
Tal como Amorim “descobriu” Gonçalo Esteves para ser “aluno” de Pedro Porro e Ricardo Esgaio, as “cabeças pensadoras” em Alcochete acreditam agora que Marco poderá vir a ser o sucessor de Nuno Mendes(agora do PSG). A polivalência do Nortenho não se fica por lateral e médio, pois também pode jogar como defesa central esquerdino, posição na qual este verão, Rúben Amorim já testou Zouhair Feddal, Matheus Reis e Gonçalo Inácio, sendo o único senão de Marco, a questão da estampa física, os seus “curtos”(???) 181 centímetros de altura, sensivelmente, a mesma altura que Daniel Carriço.
Quanto a Rodrigo Fernandes, era um médio defensivo, que esta época, tinha sido testado como defesa central(central e esquerdino), mas mais recentemente, estava a jogar como médio defensivo, devido à infeliz lesão de Dário Essugo. Pessoalmente, eu estava a torcer pelo sucesso de Rodrigo de Leão ao peito, mas, haviam algumas lacunas a corrigir, nomeadamente, a sua falta de agressividade(sobretudo a defender) e mobilidade/velocidade, defeitos estes, que na minha opinião, eram mais “camuflados” a jogar a central do que a médio, e de preferência, a central no meio, e não na esquerda, com responsabilidades de cobrir as costas do lateral esquerdo.
As “plusses” de Rodrigo Fernandes são o facto de ser canhoto(ele diz sentir-se igualmente confortável na esquerda ou centro), alto(1,87), fisicamente forte, qualidade técnica acima da média, bom executante de livres, aos 20 anos ainda não explodiu(muito potencial evidenciado entre os Sub-13 e Sub-17), e o seu principal óbice, como mencionado anteriormente, é o facto de ser relativamente lento.
Na minha leitura, os dois atletas têm algo em comum, Marco já foi em tempos idos mais cotado pela FC Porto SAD, e Rodrigo Fernandes, sofria do mesmo “problema” com a SAD do Sporting, havendo de parte a parte, suspeitas de estagnação e regressão, inclusive, desconfianças de que eles só faziam a diferença em jovens devido à sua superior morfologia. É argumentável, que tendo Marco Cruz 17 anos, e Rodrigo Fernandes 20 anos, que a SAD Sulista talvez se tenha saído melhor desta transacção “Mendista”. Ou visto por outro prisma, talvez eles tenham o mesmo potencial, mas aquele que for treinado por Rúben Amorim, possivelmente terá mais “carinho” e oportunidades para chegar à equipa principal. Embora, por outro lado, é preciso dizer que com 1,87 de altura e 83 kgs, Rodrigo encaixa bem no perfil de…”matacão” que Sérgio Conceição parece apreciar repetidamente.
Depois deste “raide”(ao Olival, e não a Entebbe) veraneante em que o “caçador” Amorim “sacou” Gonçalo Esteves e Marco Cruz, e depois do discurso de “toca a reunir” de há uns meses em que Amorim “proclamou” que os jovens se quisessem singrar deviam vir para o Sporting… uma questão que com naturalidade vai suscitando alguma curiosidade aos adeptos, é se Fábio Vieira(utilizado em 3 jogos esta época, por Sérgio Conceição) da equipa principal do FC Porto irá renovar contrato até Janeiro, ou se 1 de Julho de 2022 estará em Alcochete.
Texto: A.C.F.
Imagem: Direitos Reservados.