E depois de na 1ª jornada ter batido o Marítimo por 2-1(ver AQUI), os comandados de Filipe Pedro na 2ª jornada venceram a Belenenses SAD por uns contundentes 5-2.
O treinador Leonino montou a sua equipa com Vasco Gaspar na baliza, Tiago Santos a lateral direito, Gilberto Batista na direita do eixo, Emanuel Fernandes na esquerda do eixo, e Martim Marques a lateral esquerdo. No meio-campo, João Daniel Santos foi o médio mais recuado, e Miguel Menino e Renato Veiga jogaram mais adiantados. Na linha de ataque, Mateus Fernandes esteve na esquerda, o estreante Kiko Félix na direita, e Nicolai Skoglund foi o “9”.
Comparando com a jornada anterior, o GR foi o mesmo, a linha defensiva a mesma, João Daniel Santos substituiu Gonçalo Batalha na posição “6“, e no ataque, Kiko Félix substituiu Diogo Cabral no flanco direito. Portanto, no total, o treinador repetiu 9 dos titulares da semana anterior.
Os suplentes foram Pedro Miguéis, Adriano Almeida, Rafael Lopes, Rodrigo Rêgo(que entretanto, já saiu por empréstimo ao Varzim), David Monteiro, Gonçalo Batalha, Rafael Moreira, Daniel Rodrigues, Isnaba Mané e Diogo Cabral.
As substituições foram: Isnaba Mané substituiu Kiko Félix aos 45 minutos, Rafael Moreira substituiu Nicolai Skoglund aos 61 minutos, Daniel Rodrigues substituiu Miguel Menino aos 69 minutos, e David Monteiro substituiu Tiago Santos também aos 69 minutos, e por fim, Gonçalo Batalha substituiu Renato Veiga aos 82 minutos.
Disciplina: Cartões amarelos para João Daniel Santos aos 17 minutos, Martim Marques aos 33 minutos, e Vasco Gaspar aos 76 minutos.
Os marcadores foram Nicolai Skoglund aos 22, aos 51(de GP) e aos 57 minutos, Miguel Menino aos 27 e 56 minutos.
Quando o Sporting marcou o seu 1º golo para empatar a partida 1-1, achei que o caudal do jogo já justificava 2 ou 3 golos do Sporting. Fico com a ideia(correcta, ou não) de que esta equipa Sub-23 tem mais “ovos”(para fazer “omeletes”) do que o Sporting B. A escolher jogadores que se destacaram, teria que mencionar Skoglund, Miguel Menino, Tiago Santos, Isnaba Mané, João Daniel Santos e Kiko Félix. Skoglund talvez se esteja a perfilar para ser o terceiro “9” da equipa principal.
O melhor elogio que posso fazer a Skoglund, é que ele marca golos no escalão Sub-23, como se estivesse a jogar nos Iniciados. Há nesta equipa entre 3 e 6 jogadores que já estão a “bater à porta” do Sporting B. Não me surpreenderia se em Janeiro, alguns jogadores da B sejam emprestados, e uns poucos dos Sub-23 subam de escalão para os seus lugares. O central Emanuel Fernandes tem potencial(muita qualidade no passe), mas precisa de estabilizar fisicamente para poder melhorar a sua coordenação motora.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.