E quem diria? Durante 4 meses, praticamente todos os dias, os “mentideros” escreviam que Matheus Nunes estava vendido, que Palhinha ia sair, que Jovane estava fora do Sporting, que o Barcelona queria Pote, etc, etc, etc. E afinal… ficaram todos! Eu posso dizer com satisfação que nunca comprei nenhum jornal com esse tipo de capas, e nunca levei muito a sério essas “notícias”.
Analisando o plantel do Sporting ao longo da pré-época, identifiquei 3 lacunas; a falta de um central direito, a falta de um “9” com características diferentes de Paulinho, e um extremo direito que melhor pudesse complementar o “limitado” Ricardo Esgaio. Rúben Amorim disse(em mais do que uma ocasião que não queria mais nenhum central ou avançado, e a verdade, é que não vieram(até agora… mas ainda há “free agents” no mercado), mas acabou por vir Pablo Sarabia, um jogador claramente acima da média do campeonato Português.
Com a saída de Nuno Mendes(47M€ parece-me curto, infelizmente) que soluções irão surgir? Já temos Rúben Vinagre, mas é preciso uma alternativa, irá Nuno Santos recuar no terreno(e se o fizer, quem será a alternativa a Jovane Cabral?), subirá Flávio Nazinho(que anda “Missing in Action” desde a pré-época), subirá Gonçalo Costa dos Bês, ou será Marco Cruz(que tal como Gonçalo Esteves, vem do FC Porto) o escolhido?
Ontem, vendo-se privado de vários talentos chamados à Selecção, Rúben Amorim chamou alguns jovens da equipa B e Sub-23, o que nos permite desde já ficar com uma ideia de quem o treinador tem em mente para apostar ao longo da época. Do Sporting B, chamou o extremo esquerdo Lucas Dias, o extremo direito Bernardo Sousa, o lateral esquerdo Gonçalo Costa, o central Rodrigo Fernandes(que hoje, já é do FC Porto), o extremo Vando Félix. E dos Sub-23 chamou o avançado-centro Nikolai Skoglund, o defesa esquerdo/central Emanuel Fernandes, e o central Gilberto Batista.
Lamento que a vir Sarabia(e 47M€) por Nuno Mendes, que não venha por pelo menos duas épocas, não gosto de equipas construídas a pensar somente numa época. Mas, o Espanhol vem numa boa altura, pois Sarabia(que fez quase 80 jogos nos últimos 2 anos no ultra-competitivo PSG) não vai querer perder o “comboio” da Selecção, mais a mais, quando no final da época terá a oportunidade de disputar um Mundial. Se pensarmos em Sarabia como um “complemento” para Ricardo Esgaio(que fica algo “perdido” no último terço), Sarabia vem trazer qualidade exímia nos cruzamentos e no remate. Candidato a MVP em Portugal? Talvez, as expectativas entre os adeptos são mais do que muitas, diria que não se via nada assim, desde que Pablo Aimar veio para o Benfica em 2008.
Teoricamente, Sarabia pode jogar em 3 ou 4 posições; extremo direito(digo que é aqui que ele vai jogar, a menos que, Amorim tente conjugar Pote e Sarabia no mesmo XI titular), extremo esquerdo, 2º avançado ou médio ofensivo, ou dito de outra maneira, nas posições de Pote, Jovane, Matheus Nunes ou atrás de Paulinho caso o Sporting no sufoco queira arriscar um 3-3-4. Durante meses, muito se especulou(sobretudo, o jornal “A BOLA) sobre o interesse dos “Leões” em trazer Marcus Edwards, mas é argumentável, que embora seja Sarabia um jogador sem tanto futuro, no imediato, Pablo é um jogador superior ao Inglês. Quanto a Edwards, irá o Vitória Sport Clube arrepender-se de não o ter vendido no verão de 2020? Desde então… passou de uma excelente época em 2019/20, para um 2020/21 com menos fulgor, e hoje em dia, já nem sequer é titular.
Virá ainda mais uma surpresa? Não me espantaria, tendo em conta que David Luiz(atlético, e com boa saída de bola) continua no mercado como “agente livre”, e curiosamente, é bom amigo de Jorge Jesus(diz ele), e supostamente, era o melhor amigo de Rúben Amorim quando coincidiram no SL Benfica há mais de 10 anos. Seria interessante, David Luiz, Coates e Gonçalo Inácio a alicerçaram a defesa do Sporting nos jogos de Champions, com um destro(Neto) e um canhoto(Feddal) no banco. Pode ser que este ano, o Natal chegue mais cedo.
Texto: A.C.F.
Imagem: Instagram Pablo Sarabia.