Fila de cima, da esquerda para a direita: Diego Callai, Chico Lamba, Rodrigo Fernandes, Paulo Agostinho, João Goulart e Edu Pinheiro.
Fila de baixo, da esquerda para a direita: Geny Catamo, Bernardo Sousa, Lucas Dias, Gonçalo Costa e Gonçalo Esteves.
Depois de na jornada anterior, o Sporting B ter conquistado(ver AQUI) a sua primeira vitória na Liga 3, na 3ª jornada, os Bês Leoninos voltaram a fracassar, sofrendo a sua 1ª derrota(embora, diga-se, contra um Torreense que parece possuir bons jogadores), e somando agora apenas 4 pontos em 9 possíveis.
Costuma dizer-se que “em equipa que ganha, não se mexe“, e relativamente ao jogo da jornada anterior, Filipe Çelikkaya mexeu pouco na equipa, apenas o necessário, repetiu 10 dos 11 titulares, apenas substituindo o lesionado Dário Essugo por Rodrigo Fernandes que há umas semanas andava desaparecido de fichas de jogo. E houve uma nova nuance no jogo Leonino, tal como Mariana Cabral apostou em 3 centrais vs Benfica(ver AQUI), também Çelikkaya apostou num sistema de 3 centrais com Chico Lamba, João Goulart e Rodrigo Fernandes.
Diego Callai jogou na baliza, Gonçalo Esteves foi o lateral direito, Chico Lamba o defesa central direito, João Goulart o central do meio, Rodrigo Fernandes o central sobre a esquerda, e Gonçalo Costa o lateral esquerdo. No meio-campo, Geny Catamo fez parelha com Edu Pinheiro(Capitão). No ataque, Bernardo Sousa jogou encostado à direita, Lucas Dias na esquerda, e Paulo Agostinho foi o homem mais adiantado. Um XI titular(um X titular, na realidade) idêntico ao da semana passada contra o Caldas Sport Clube.
Os suplentes foram Gonçalo Pinto, Hevertton Santos, Rafael Fernandes, Vando Félix, Duarte Carvalho, Tiago Rodrigues e Joelson Fernandes.
As substituições foram Hevertton Santos substituiu Gonçalo Esteves aos 53 minutos, e Joelson Fernandes substituiu Lucas Dias também aos 53 minutos. Vando Félix substituiu Bernardo Sousa aos 77 minutos, e Tiago Rodrigues substituiu Edu Pinheiro aos 88 minutos.
Marcadores foram Chico Lamba aos 9 minutos, Paulo Agostinho aos 55 minutos, e João Goulart aos 90 minutos.
Em termos de disciplina, Joelson Fernandes viu um cartão amarelo aos 58 minutos.
Curiosamente, no XI titular do Torreense estiveram dois ex-alumni da formação do Sporting, o GR Guilherme Oliveira, e o extremo Frederic Maciel. Confesso que tenho algumas dificuldades em compreender Geny Catamo a médio-centro direito e Bernardo Sousa e extremo direito, e pergunto-me se a equipa não melhoraria de rendimento, se trocassem de posição, com Catamo na ala e “Benny” no centro. Há sensivelmente um mês que não havia uma “aparição” de Rodrigo Fernandes, excepto em fotografias e vídeos dos treinos da equipa treinada por Rúben Amorim, é bom voltá-lo a ver ter oportunidades.
Depois de ter sido titular na jornada inaugural, Joelson Fernandes não esteve nos convocados na semana passada, mas eis que aqui regressa, desta vez na condição de suplente utilizado. Suspeito que muito ainda nos vamos arrepender de ter recusado 15M€(alegadamente) da parte do Arsenal pelo seu concurso. A cada semana que passa, Joelson aos meus olhos parece cada vez mais ser um “flop” que nunca vai dar em nada, nem agora, nem quando tiver 30 anos de idade, nem no Sporting, nem no Vizela.
Gostava de eventualmente ver Nicolai Skoglund(Sub-23) ter algumas oportunidades nesta equipa de Filipe Çelikkaya. Está longe ser um dos meus “meninos queridos”, mas há que reconhecer, Benny Sousa assinou uma boa exibição neste jogo. Fiquei com a ideia de que João Goulart(foi o melhor dos 3 centrais, mas não terá o potencial dos seus 2 colegas de sector) e Rodrigo Fernandes precisam de trabalhar mais no seu posicionamento, mas este jogo expôs debilidades em quase todos os elementos defensivos, sobretudo, nos 2 primeiros golos sofridos.
A escolher as melhores unidade em campo, tal como na jornada anterior, voltei a gostar dos laterais, os Gonçalos(Esteves e Costa), mas também gostei de Diego Callai(apesar dos 4 golos sofridos) e de Lucas Dias, diria que são estes 4 que mais se “estão a fazer-se à pista de dança” da equipa principal. Volto a frisar, que Benny também passou no “eye test” neste jogo.
Gonçalo Esteves é claramente um lateral de ataque, e se ele é um dos melhores elementos desta equipa(e deste jogo), a verdade é que nos golos sofridos, também podia ter feito algo mais. O mesmo se pode dizer de Gonçalo Costa. Aliás, se observarmos o envolvimento de elementos como Lamba e Rodrigo no ataque, constatamos que é no processo defensivo que eles mais pecam, esta é uma equipa mais virada para o ataque, do que para a defesa.
Nesta temporada, em 3 jogos feitos, só gostei de Chico Lamba num deles, na vitória da jornada passada, de resto, parece-me ainda muito verde a defender. Não gostei(“what else is new?“) de Joelson, muito trapalhão, inconsequente e com tiques de vedetismo, quase que diria que devia ser vendido à primeira oferta decente que aparecer no fax da Sporting SAD. Com o Sporting a perder, gostava de ter visto sair Edu Pinheiro, passar Benny para o meio, manter Lucas Dias em campo, e meter Joelson na direita.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.