A equipa Sub-23 do Sporting Clube de Portugal entrou na Liga Revelação 2021/22 a vencer, ao derrotar na Madeira o Marítimo por 2-1.
O treinador Filipe Pedro armou a sua equipa num 4-3-3 com Vasco Gaspar na baliza, Tiago Santos a lateral direito, Gilberto Batista como “central direito”, Emanuel Fernandes como “central esquerdo” e Martim Marques como lateral esquerdo. No meio-campo, Gonçalo Batalha(Capitão) foi o médio mais recuado, enquanto Miguel Menino e Renato Veiga jogaram à sua frente. Na linha de ataque, Diogo Cabral jogou pela direita, Mateus Fernandes pela esquerda, e Nicolai Skoglund foi o “9”.
No banco de suplentes começaram Diogo Pinto, David Monteiro, Rodrigo Rêgo, Adriano Almeida, Daniel Rodrigues, Isnaba Mané e Rafael Moreira.
As substituições foram Rafael Moreira substituiu Diogo Cabral aos 61 minutos, Isnaba Mané substituiu Renato Veiga aos 90 minutos e Adriano Almeida substituiu Martim Marques aos 95.
Os marcadores foram Renato Veiga aos 40 minutos, e um auto-golo de Moises Mosquera aos 63 minutos.
Disciplina: Cartões amarelos para Martim Marques aos 48 minutos, Miguel Menino aos 59 minutos e Gilberto Batista aos 82 minutos.
Observações:
1) Há pouco mais de uma semana, Youssef Chermiti(17 anos) figurou na apresentação do plantel do Sporting B(ver AQUI) e Nicolai Skoglund(18 anos) não, mas eis que uma semana depois, Chermiti está a jogar pelos Sub-19, e Skoglund no escalão acima, nos Sub-23.
2) Apesar do escalão ser Sub-23, 9 dos 11 titulares ainda têm idade de Juniores(3 deles inclusive ainda são Juniores de 1º ano); Vasco Gaspar(18 anos), Gilberto Batista(17 anos), Emanuel Fernandes(18 anos), Martim Marques(17 anos), Miguel Menino(18 anos), Renato Veiga(18 anos), Mateus Fernandes(17 anos), Diogo Cabral(18 anos) e Nicolai Skoglund(18 anos).
3) No banco de suplentes estiveram mais 4 atletas com idade de Juniores, sendo que 3 deles, ainda são atletas Sub-18; Diogo Pinto(17 anos), David Monteiro(17 anos), Adriano Almeida(18 anos) e Isnaba Mané(17 anos).
4) Gostei do que vi de Gilberto Batista, médio defensivo de raiz, mas neste jogo adaptado a defesa central, ainda só tem 17 anos, e pelo que vi neste jogo, tem potencial para chegar “lá acima”, rapidíssimo, atlético, bom poder de impulsão no jogo aéreo. Também gostei de Renato Veiga(18 anos), médio polivalente(pode ser um “6“, ou jogar mais adiantado no meio-campo) que já o ano passado, com apenas 17 anos, jogou vários jogos pelos Sub-23. Também gostei do lateral direito Tiago Santos(precisa melhorar no capítulo defensivo), e de um momento para o outro, o Sporting Clube de Portugal tem mais laterais direitos(Diogo Travassos nos Sub-19, Tiago Santos nos Sub-23, Gonçalo Esteves nos Bês) em perspectiva do que sabe o que fazer com essa superabundância. Nicolai Skoglund(tem que ser melhor servido) e Vasco Gaspar também rubricaram uma exibição interessante.
5) Mateus Fernandes que geralmente é médio ofensivo, neste jogo, jogou(e bem) encostado à esquerda.
6) Atendendo a que o escalão Sub-23 também é encarado como “Formação“, ou no mínimo como “pós-Formação”, surpreendeu-me que só tenham sido feitas 3 substituições, duas delas já no tempo de compensação.
7) Colectivamente, não vi uma exibição de encher o olho, muito “kick and rush” para o meu gosto. Gostava de ver Mateus Fernandes jogar no meio e ver o jogo passar mais pelos seus pés.
FUTFEMSCP) Devido a uma gafe do site Zerozero, a atleta Melisa Hasanbegović foi(virtualmente) colocada fora do Sporting e “regressou” ao Ferencvaros. Não passou de um equívoco, e a futebolista continua plenamente integrada no Futebol Feminino Leonino.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.