(Lucas Dias na imagem).
Depois de na semana anterior, o Sporting Clube de Portugal ter empatado(ver AQUI) fora em casa do Real Sport Clube, esta semana, a equipa comandada por Filipe Çelikkaya conseguiu a sua primeira vitória(desta feita, por 1-0) diante do Caldas Sport Clube, e já soma 4 pontos na tabela classificativa, onde presentemente, ocupa o 4º lugar da Liga 3.
O Sporting Clube de Portugal alinhou com um XI titular constituído por Diego Callai, Gonçalo Esteves, Chico Lamba, João Goulart e Gonçalo Costa. No meio-campo alinharam Dário Essugo, Edu Pinheiro(Capitão) e Geny Catamo. E no ataque, estiveram Bernardo “Benny” Sousa, Lucas Dias e Paulo Agostinho.
No banco de suplentes figuraram Diogo Almeida, Hevertton Santos, Rafael Fernandes, João Daniel Santos, Duarte Carvalho, Vando Félix e Tiago Rodrigues.
As substituições foram, Duarte Carvalho por Dário Essugo aos 42 minutos, Hevertton Santos por Gonçalo Esteves aos 69 minutos, Vando Félix por Lucas Dias também aos 69 minutos, Rafael Fernandes por Edu Pinheiro aos 77 minutos e Tiago Rodrigues por Paulo Agostinho igualmente aos 77 minutos.
Disciplina: Cartão amarelo para Lucas Dias aos 70 minutos.
Marcador: Lucas Dias aos 43 minutos. Bernardo Sousa desperdiçou uma GP aos 72 minutos.
O treinador Leonino voltou a esquematizar a sua equipa no já tradicional 4-3-3, com Diego Callai na baliza, Gonçalo Esteves a lateral direito, Chico Lamba a central destro, João Goulart como central esquerdo, Gonçalo Costa a lateral esquerdo, Dário Essugo a médio defensivo, Edu Pinheiro e Geny Catamo como médios-centro mais adiantados, Bernardo Sousa como flanqueador direito, Lucas Dias no flanco esquerdo, e Paulo Agostinho como “9”.
Observações:
1) Comparando o XI titular desta semana com o da anterior, Çelikkaya repetiu a dupla de centrais(Lamba e Goulart), repetiu o lateral esquerdo Gonçalo Costa. Repetiu os 3 elementos(Essugo, Pinheiro e Catamo) do miolo, mas desta vez, em vez de Edu Pinheiro, foi Dário Essugo a actuar como médio defensivo. No ataque, o Mister repetiu Benny Sousa na direita e Paulo Agostinho no centro.
2) Se na jornada anterior André Paulo tinha sido titular, desta vez foi Diego Callai a figurar na baliza. No jogo anterior Hevertton Santos tinha sido titular a lateral direito, mas neste jogo foi suplente, e Gonçalo Esteves baixou da equipa principal para a B para ser titular. No decorrer do jogo, Hevertton substituiu Esteves. Na semana anterior Joelson Fernandes tinha sido titular e Lucas Dias o seu substituto, mas neste jogo, Lucas Dias foi titular, e Joelson, nem no banco se sentou.
3) Neste jogo vimos finalmente a estreia do reforço Vando Félix.
4) Não obstante ser um jogo da Liga 3, o Sporting jogou com 6 Juniores em; Diego Callai(17 anos), Paulo Agostinho(18 anos), Lucas Dias(18 anos), Chico Lamba(18 anos), Gonçalo Esteves(18 anos), Vando Félix(18 anos) e 1 Juvenil em Dário Essugo(16 anos).
5) Dário Essugo foi substituído por lesão aos 42 minutos, suspeitando-se de uma entorse.
6) Curiosa a adaptação de Geny Catamo a médio-centro.
7) Tiago Ferreira, Kiko Félix, Flávio Nazinho, Rodrigo Fernandes e José Marsà(consta que anda lesionado) continuam sem aparecer.
8) Isto é ligeiramente “off-topic“, mas, para minha surpresa, na edição da semana passada do Jornal Sporting apresentaram o plantel dos Sub-23, mas Etienne Catena não apareceu. O jogador já foi apresentado pelo Sporting via Sporting TV há umas semanas, mas diz-se que o seu certificado ainda não chegou.
9) Gostei de ver Gonçalo Esteves, Lucas Dias, Diego Callai(pouco testado nesta partida) e Dário Essugo, todos eles, jogadores com potencial para se afirmarem na equipa principal. Gonçalo Costa e Geny Catamo são “apostas” menos seguras, mas ainda assim, não impossíveis.
10) A equipa pareceu-me mais competente a defender do que na jornada inaugural. Gostei (bastante)mais de Chico Lamba neste jogo.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.