Lembro-me perfeitamente do dia em que conheci João Virgínia(21 anos de idade). Foi um derby de Iniciados C entre Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica no campo do Olivais e Moscavide, e apesar do Sporting só ter vencido(e ter sido Campeão) por 1-0, na altura escolhi como “Man of the Match” o GR perdedor, João Virgínia, e inclusive, parabenizei Armando Jorge Carneiro pela qualidade do “seu” “Keeper”.
Nunca “gostei” de Luís Maximiano(22 anos de idade), tenho amigos Sportinguistas que há 1-2 anos estavam muito impressionados com ele, e viam-no como um neo-Patrício, mas eu sempre o tive como um jovem imaturo, pouco humilde, e sem o talento necessário para ser um GR de top. A sua saída deixa-me satisfeito(para não dizer feliz), sobretudo, se quem o vier substituir tiver mais valor ou potencial. Pessoalmente, eu teria ido pela contratação de Luiz Júnior(20 anos de idade) do Famalicão, que identifico como um jovem GR com grande valor e margem de progressão, e quem sabe, se não estará ali o próximo Ederson.
Na minha estimativa, João Virgínia é melhor jogador do que Maximiano, mas não é um “upgrade” considerável, a idade é semelhante, a estampa física é quase idêntica, Virgínia é quase 1 ano mais jovem, e o Sporting já se deu bem indo “pescar” um ex-formação SLB em Nuno Santos, portanto, esta pode ser uma estratégia de mercado que volte a dar frutos.
Vejo Virgínia como o melhor e mais promissor Guarda-Redes da sua geração, mas infelizmente, tenho algumas dúvidas de que nos próximos 2-3 anos tenha capacidade para desalojar António Adán da baliza Leonina, francamente, mais depressa consigo imaginar um Diego Callai a conseguir esse feito. Acho que a saída de Max e entrada de Virgínia fica essencialmente uma “troca por troca”, a diferença, é que Max já estaria mentalmente “cansado” de ser suplente, enquanto Virgínia chega com a mente mais limpa, e consequentemente, mais ambiciosa e crente na possibilidade de vir a ser titular.
A Sporting SAD efectua um bom negócio dentro dos possíveis, a realidade, é que alienaram o passe de um elemento não-titular, que não foi titular em 2020/21, que dificilmente iria ser titular em 2021/22, e que quando foi titular, comprometeu em mais do que uma ocasião. Se Max vingar, poderá futuramente haver algum arrependimento da parte dos Sportinguistas, mas na minha opinião, “Max” não tem estofo (nem mental nem técnico) para se tornar um jogador decisivo a curto-médio prazo, mas aceito a possibilidade de que dentro de meia-dúzia de anos quando maturar emocionalmente/intelectualmente, ele possa vir a revelar-se um GR com nível para jogar na 1ª divisão Portuguesa.
2) Rony Lopes assinou pelo Olympiacos F.C., e na apresentação, achei-o… “pesadinho”, com um estômago inchado e um maxilar com o começo de um duplo-queixo. Se for verdade que o Sporting tem estado em busca de um extremo direito tecnicista para melhor complementar Ricardo Esgaio, até porque Pote não joga colado à linha, ainda bem que não veio Ronny, um atleta que eu aprecio, mas que teria dado algum trabalho aos nutricionistas de Alcochete. Se o interesse do Sporting se mantiver num jogador com as características supramencionadas, se Francisco Trincão já caiu, e agora que Rony também deixou de entrar nas contas, então, quem sabe, se calhar os rumores(sobretudo difundidos pel’ A BOLA) de que o Sporting quer Marcus Edwards serão mesmo verdade. Não me chocaria que à “eleventh hour” do mercado, Edwards venha parar ao Sporting através de um empréstimo com opção de compra.
3) Começo a ficar com a ideia de que Fábio Cardoso cometeu um enorme erro de gestão da sua carreira em assinar pelo FC Porto, em vez de esperar por uma proposta do Sporting de Braga, ou quem sabe, do Sporting ou do Benfica. Até ao momento, 2 jogos oficiais, e Cardoso não figurou nem entre os titulares, nem entre os suplentes. E fala-se de que o FC Porto ainda estará interessado em mais um central, o Coreano Kim Min-jae. Gostaria de ter visto Cardoso no Sporting, era um dos melhores centrais fora dos 3-4 “Grandes”, e já tinha demonstrado capacidade para jogar tanto na direita ou esquerda do eixo. Desejo-lhe sorte, é um grande Sportinguista.
Texto: A.C.F.
Imagem: Instagram João Virgínia.