Fila de cima, da esquerda para a direita: Diogo Pinto, Youssef Chermiti, Eduardo Barbosa, Marlon Júnior, João Pereira e Samuel Justo.
Fila de baixo, da esquerda para a direita: Diogo Travassos, Tiago Octávio, Lucas anjos, Rodrigo Marquês e David Moreira.
Os Juniores do Sporting Clube de Portugal eram suposto ter começado a época 2021/22 com uma deslocação ao campo dos meus “vizinhos” do Sacavenense, mas esse jogo foi adiado, para que o Sacavenense pudesse eventualmente realizar o jogo com mais adeptos nas bancadas, e por isso, ficaram à espera de instrucções por parte da DGS e FPF. Assim sendo, os “Leõezinhos” começaram antes o campeonato na 2ª jornada, recebendo os Estorilistas em “casa”(emprestada) no campo do Alcochetense, enquanto o Relvado Nº1 da Academia de Alcochete é sujeito a tratamento.
Na antevisão deste jogo, Pedro Coelho já havia dito/prevenido que o adversário era forte, e o resultado final findou-se por um decepcionante empate, ou, pelo menos, de momento assim o parece, mas, se em Janeiro, o Grupo Desportivo Estoril Praia estiver no Top 4 da classificação, em retrospectiva, o resultado deste passado Sábado já não poderá ser encarado como um desastre, ou razão para alarmismos ou má-língua.
O treinador dos Leões escolheu o seguinte XI titular: Diogo Pinto, Diogo Travassos, João Pereira, Marlon Júnior, David Moreira, Eduardo Barbosa, Tiago Octávio e Samuel Justo(Capitão), Rodrigo Marquês, Youssef Chermiti e Lucas Anjos.
Os suplentes foram: Pedro Miguéis, August Frobenius, Óscar Garcia, Leonardo Barroso, Tiago Augusto, Luis Gomes e Afonso Moreira.
Os marcadores foram Eduardo Barbosa aos 17 minutos, Samuel Justo aos 57 mts, e Luís Gomes aos 64.
As substituições foram; Afonso Moreira por Lucas Anjos aos 58, Tiago Augusto por Tiago Octávio aos 62, Luís Gomes por Youssef Chermiti também aos 62, e August Frobenius por João Pereira aos 72.
Disciplina: Cartões amarelos para Tiago Octávio, Tiago Augusto e David Moreira.
Observações:
1) Youssef Chermiti apesar de ter sido apresentado na semana anterior como fazendo parte dos Bês, acabou por ser titular, 2 escalões abaixo pelos Sub-19.
2) Apesar do escalão ser Sub-19, e portanto, em teoria ser para jogadores tipicamente com 17 e 18 anos de idade, o Sporting contou com 5 atletas mais jovens nesta ficha de jogo; Pedro Miguéis(16 anos), Óscar Garcia(16 anos), Leonardo Barroso(16 anos) e Afonso Moreira(16 anos) são todos os 4 atletas Sub-17, portanto, Juvenis A, e Marlon Júnior(15 anos) ainda é Juvenil B, portanto, um atleta Sub-16.
3) Mateus Fernandes este verão já jogou pelos Sub-19 em torneios(ver AQUI), mas tem estado integrado nos treinos da equipa Sub-23, mas mais para o final da semana, quando os plantéis forem apresentados será mais fácil tirar algumas conclusões. Creio que neste momento(e até ao longo da época) a situação será fluída, e alguns jogadores dos Sub-19 como Chermiti poderão jogar pelos Sub-23 ou pelos Bês, tal como alguns atletas dos Sub-23(suponho) como Martim Marques e Isnaba Mané poderão “descer” até aos Sub-19.
4) Apesar de ter sofrido 3 golos, o Sporting mesmo jogando em 4-3-3 e não em 4-4-2 defensivo, a realidade, é que contou com 2 médios defensivos no seu XI titula;, Eduardo Barbosa(que também pode jogar a “8” mas neste jogo foi um “6” declarado”) e Tiago Octávio que desta vez jogou ao lado de Samuel Justo. Pareceu-me que os problemas defensivos estiveram mais atrás.
Vi um jogo entre duas boas equipas, com um Estoril com qualidade(não restem dúvidas…) e que jogando de forma compacta e assertiva, foi o primeiro a “derramar sangue”. Relativamente ao Sporting, empatou este jogo, mas não creio que tenha sido por problemas em marcar golos, mas sim em defender. Foi um jogo entusiasmante, cujas virtudes e intensidade se mantiveram ao longo das duas metades. E é justo dizer-se que o Sporting esteve mais perto do 4-3 do que de sofrer um 4º golo.
Na próxima jornada, os pupilos de Pedro Coelho deslocar-se-ão pela matina do Sábado 21 de Agosto até ao Campo Municipal da Várzea para defrontar o Vitória Futebol Clube.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.