Estreou-se ontem a Liga 3(terceiro escalão do futebol português), com o Sporting B a deslocar-se ao complexo desportivo do Real Sport Clube para um jogo que terminou empatado a zero.
O Sporting Clube de Portugal entrou em campo com o seguinte XI titular: André Paulo, Hevertton Santos, Chico Lamba, João Goulart, Gonçalo Costa, Edu Pinheiro(Capitão), Geny Catamo, Dário Essugo, Bernardo Sousa, Joelson Fernandes e Paulo Agostinho.
Os suplentes foram Gonçalo Pinto, João Daniel Santos, Diogo Brás, Rafael Fernandes, Duarte Carvalho, Tiago Rodrigues e Lucas Dias.
Filipe Çelikkaya montou a sua equipa num 4-3-3 com André Paulo na baliza, Hevertton Santos a lateral direito, Chico Lamba na direita do eixo, João Goulart na esquerda do eixo e Gonçalo Costa a lateral esquerdo. No meio-campo, Edu Pinheiro foi o médio defensivo, Geny Catamo jogou a médio-centro direito e Dário Essugo foi o médio-centro esquerdo. No ataque, Benny Sousa jogou pela direita, Joelson Fernandes na esquerda, e Paulo Agostinho foi o “9” de serviço.
As substituições efectuadas foram Rafael Fernandes por Edu Pinheiro aos 78 minutos, Lucas Dias por Joelson Fernandes aos 81, João Daniel Santos por Dário Essugo e Tiago Rodrigues por Paulo Agostinho, ambas aos 88 minutos.
No que diz respeito a disciplina, Chico Lamba e Edu Pinheiro, foram ambos “brindados” com cartões amarelos.
Observações:
1) No que aos reforços diz respeito; nem José Marsà, nem Vando Félix, nem Kiko Félix constaram da ficha de jogo.
2) Surpreendeu-me que Gonçalo Costa tenha sido titular, e Flávio Nazinho nem entre os suplentes tenha estado. Impedimento físico seguramente.
3) Tiago Ferreira, interessantemente, não foi titular, nem suplente.
4) Como eu previ(AQUI) há 2 dias, Joelson Fernandes, Chico Lamba, Hevertton Santos e Geny Catamo foram todos titulares.
5) Diego Callai nem no XI titular, nem no banco, parece estar num “limbo”, em que nem é suplente nos A, nem titular(ou suplente) nos Bês.
6) Para meu espanto, Geny Catamo jogou no centro do meio-campo, em vez de jogar pelo flanco direito ou esquerdo. Enquanto Benny Sousa, em vez de jogar como médio-centro, surgiu no corredor direito.
7) Este foi um 4-3-3 que fácilmente poderia ser confundido com um 4-4-2 devido à presença de 2 médios-defensivos em Edu Pinheiro e Dário Essugo.
8) Chico Lamba poderá ser na mente dos “mestres” da Academia “The Next Big Thing“(e tem potencial para isso), mas eu ainda o vejo longe de ter a maturidade requerida para estar preparado para a equipa de Rúben Amorim. Se a sua bitola habitual fosse a de ontem, então, diria que nem sequer está preparado para ser titular nos Bês.
9) Paulo Agostinho tem o físico para ser um “9” interessante(grande poder de choque), mas ainda lhe falta refinar outros predicados.
10) Inequivocamente, não sou um grande crente em Joelson Fernandes, esteve razoável(a técnica está lá, mas foi quase sempre pouco esclarecido) ontem, mas não parece ter a maturidade para ser jogador de bola a curto-prazo. Eu não compraria “acções” nele.
11) Gostei dos laterais, Gonçalo Costa(em teoria, pode vir a ser jogador para a equipa principal) e Hevertton Santos. Essugo, Benny(para minha surpresa) e Joelson estiveram num nível aceitável.
Vi uma exibição colectiva lenta(sobretudo, a sair a jogar) e cinzenta, a equipa que vi ontem terá dificuldades em subir de divisão. Nunca pensei que jogadores como Edu Pinheiro, Benny Sousa e Diogo Brás ainda pudessem fazer parte de uma ficha de jogo do Sporting em 2021. Vejo este plantel, tal como o do ano passado, como um grupo em transição, ainda “atrelado” com contratos com jogadores sem valor para ainda estarem no Sporting.
Apesar de um jogo medíocre de parte a parte, os “Leões” foram melhores e mereciam os 3 pontos. Os Leoninos jogaram com as linhas muito recuadas, muita posse de bola em zonas defensivas, pouca clarividência a atacar, alguns jogadores “egoístas”, pouca finalização, etc. Fico com a ideia de que as duas maiores lacunas desta equipa a curto-médio prazo são as posições “10” e “9“. Foi uma arbitragem “à Inglesa”, “aceitou” muita “porrada”, várias faltas por marcar, e talvez uma GP por marcar.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.