Fila de cima, da esquerda para a direita: David Ivanov, Vivaldo Semedo, Rayhan Momade, Alexandre Brito, Pedro Silva e Pedro Sanca.
Fila de baixo, da esquerda para a direita: José Silva, Leonardo Barroso, Afonso Moreira, Guilherme Santos e Manuel Mendonça.
Os Juvenis A(Sub-17) do Sporting Clube de Portugal, deslocaram-se ontem ao Alentejo, mais especificamente, a Vila Nova de Milfontes, para defrontar o Clube Desportivo Praia Milfontes no Campo de Jogos Foz do Mira na jornada inaugural do Nacional de Juvensi. E a viagem saldou-se como um retumbante sucesso, pois os “Leõezinhos” do Mister José João Gomes “aniquilaram” e venceram com merecimento a equipa visitada por uns expressivos 11-0.
O treinador Sportinguista elegeu um XI titular com os seguintes atletas: David Ivanov, José Silva, Pedro Silva, Rayhan Momade, Leonardo Barroso, Alexandre Brito, Sandro Sanca, Manuel Mendonça, Vivaldo Sousa, Guilherme Santos e Afonso Moreira. Considerando que verdadeiros atletas Sub-17/Juvenis de 2º ano são aqueles que começam esta época com 16 anos, então, há que destacar que David Ivanov, José Silva e Rayhan Momade, são 3 atletas que ainda têm apenas 15 anos, portanto, são ainda Juvenis de 1º ano, Juvenis B ou futebolistas Sub-16 que já estão a jogar num escalão acima.
No banco de suplentes, o Mister contou com 6 outros atletas, sendo os seus nomes: Salvador Gomes, Américo Silla, Rafael Nel, Sérgio Matos, Mamadu Djaló e Adair Kandala. E destes 6, dois deles(Mamadu Djaló e Sérgio Matos) ainda são atletas Sub-16. Dos 6 suplentes suprareferenciados, todos foram utilizados, com a excepção do “keeper” suplente, Salvador Gomes.
Entre os eleitos para o XI titular de “Zé” João esteve o médio ofensivo Guilherme Santos, atleta Sub-17 que recentemente, esteve integrado na equipa Sub-19 que se deslocou ao torneio Puskas na Hungria.
O treinador natural do Barreiro montou a sua equipa num clássico 4-3-3, com David Ivanov na baliza, com José Silva a lateral direito, Pedro Silva na direita do eixo central, Ryan Momade na esquerda do eixo, e Leonardo Barroso como lateral esquerdo. No meio-campo, Alexandre Brito foi o médio defensivo, Manuel Mendonça o médio de transição, e Guilherme Santos, o médio mais ofensivo. Na linha de ataque, Afonso Moreira jogou encostado à esquerda, Pedro Sanca desempenhou a mesma função pela direita, e Vivaldo Semedo foi o “9”.
Durante a 1ª parte, Manuel Mendonça envergou a braçadeira de Capitão, e durante a 2ª parte foi Pedro Sanca quem liderou a equipa.
Ainda antes do intervalo, os Sportinguistas já venciam por 6-0, em virtude de golos marcados por Vivaldo Semedo(bis), Rayhan Momade, Manuel Mendonça, Afonso Moreira e Guilherme Santos. Depois do retemperador descanso ao intervalo, os “verde-e-brancos” vieram lançados para cima do relvado, e conseguiram “vacinar”(como diria Diego Armando Maradona) a baliza Alentejana mais 5 vezes, com um “brace” de Mamadu Djaló, e golos solitários de Alexandre Brito, Sérgio Matos e Pedro Silva.
O médio “box-to-box” Manuel Mendonça não escondeu a sua satisfação por este regresso à competição. Indicou que há muito tempo que ele e os seus colegas queriam voltar às provas oficiais, garantiu que a “sua” equipa está bastante motivada, forte, excepcionalmente unida e convicta de que irão realizar bons jogos. Realçou também, que é importante estarem disponíveis e aptos para qualquer obstáculo ou adversidade desportiva, de modo a conseguirem progredir, e assim estarem mais próximos do nível qualitativo necessário para eventualmente chegarem à equipa principal. Assegurando ainda os adeptos Sportinguistas, que cada treino e cada jogo são mais um “degrau” nessa “escadaria” que irá “desaguar” na equipa comandada por Rúben Amorim.
Os Sub-17 de Alcochete agora irão descansar uma semana, e regressarão à acção no próximo Domingo, num jogo em que irão receber no relvado Nº1 da Academia o Grupo Desportivo Estoril Praia.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP