1) Costuma-se dizer, “O Campeão voltou“, e ontem, já depois do jogo da Supertaça vs SC Braga, pode-se dizer que no regresso aos jogos do campeonato, vimos o regresso de um Sporting à Campeão, e que teve como consequência, um resultado agradável e uma exibição globalmente convincente.
Poder-se-ia dizer, que o último jogo “a sério” do Sporting para o campeonato, portanto, o último jogo em que estava obrigado a ganhar para poder ser campeão, foi o jogo em Alvalade contra o Boavista a 11 de Maio. E, 87 dias depois, O Sporting voltou a vencer e a convencer(mais até do que em Maio), mas com uma “cara” retocada. Jogou com Ricardo Esgaio no lugar de Pedro Porro, com Rúben Vinagre no lugar de Nuno Mendes, com Matheus Nunes no lugar de João Mário Eduardo, e com Jovane Cabral no lugar de Nuno Santos. 4 peças(todas eles com qualidade) trocadas, e a “máquina” continua a carburar sem “engasgos”.
Para um homem que em Maio disse que não queria reforços, mas sim manter os jogadores que já tinha, Rúben Amorim já recebeu 3 reforços(curiosamente, todos eles laterais, posição tão crucial para o seu 3-4-3): Ricardo Esgaio, Gonçalo Esteves e Rúben Vinagre, e para (muito)breve, parece estar o chegamento de Manuel Ugarte. Mas nenhum Sportinguista irá recriminar o seu Mister por ter dito uma coisa e depois receber outra, pois reforços que passem pelo “crivo” Amorim, geralmente têm quase sempre qualidade; alguma, ou muita.
Ontem foram 3 golos, e se Jovane não tem desperdiçado o seu “penalty”, então, todos os 3 avançados(Paulinho(que também teve uma assistência), Pote e Jovane) teriam feito gosto ao pé. Mas, para além da linha atacante, também Matheus Nunes(o “delfino” de João Mário); João Palhinha e Rúben Vinagre estiveram em bom plano, e Adán, não esteve bem nem mal, pois raramente foi chamado a intervir.
Pressinto que ao longo da época, iremos testemunhar uma luta titânica entre Jovane e Nuno Santos pela titularidade, sinto que Jovane é um jogador com oscilações de forma, é seguramente melhor atleta que o seu “rival”, mas “Santini” é melhor jogador, e embora ambos sejam “raçudos”, a ideia com que fico, é de que Nuno é menos ansioso, e logo, menos precipitado, portanto, alguém que possui um “cérebro futebolístico” superior.
É justo e objectivo dizer-se que os “Leões” sentiram algumas contrariedades na 1ª parte embora tenha sempre tido o jogo controlado, mas o intervalo fez-lhes bem, pois na 2ª metade do encontro dominaram completamente, e os golos surgiram como consequência natural dessa competência em abundância. Matheus Nunes cada vez assume-se mais como um titular, exibindo uma enorme qualidade no transporte de bola, e por seu lado, o reforço Vinagre demonstrou estar fortíssimo nas acções 1×1.
Outro reforço, Ricardo Esgaio de seu nome, embora seja algo mal-amado por uma falange dos adeptos, a verdade é que assinou uma performance satisfatória, mas terá que fazer melhor para convencer os “descontentes”. Esgaio é um bom atleta, mas em termos técnicos e intelectuais(futebolisticamente falando) sente dificuldade em desequilibrar individualmente, tarefa essa que Pedro Porro e Nuno Mendes conseguem executar com maior eficiência e naturalidade. Talvez por essa razão, continuem a haver uns “zunzuns” de que o Sporting quererá(ou não) um extremo direito com maior proficiência técnica(como Marcus Edwards) exactamente para poder auxiliar Esgaio nesse departamento em que ele se tem revelado… “curto”.
Outro “defeito” que notei em Esgaio, é a sua tendência para passar para trás, isto já para não falar da sua aparente falta de noção no que diz respeito a cruzamentos no último terço. Após Paulinho ter feito o 3-0 aos 74 minutos, eu no lugar de Amorim teria trocado Esgaio por Gonçalo Esteves. Esgaio, (quase)sempre “certinho”, arriscando pouco, não perdia a bola, deu-se bastante ao jogo, mas, diria que até agora, o Sporting ainda não formou um grande lateral direito, pois vejo Esgaio e Cédric ao mesmo nível, mesmo perfil e mesmas deficiências.
2) E para “limpar a vista” e…. “animar a malta”, deixo aqui esta imagem da beldade(e talentosa e feminina) Andreia Norton, Internacional Portuguesa e jogadora do SC Braga.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.