Não obstante o Sporting Clube de Portugal presentemente só ter dois “9s” em Paulinho e Tiago Tomás(19 anos), mesmo assim, Rúben Amorim decidiu emprestar Pedro Marques(23 anos) ao Famalicão, e inclusive disse em conferência de imprensa, que Sebastián Coates poderia “num aperto” ser opção para jogar na frente. Tudo isto somado leva-me a tirar duas conclusões: 1) Pedro Marques ainda não está(algum dia estará?) para ser titular, e se Amorim o deixa sair, deixando o “cupboard bare“(“manta curta”), então, é porque a chegada de um novo avançado estará por dias, seguramente.
Este empréstimo(sem opção de compra) estará relacionado com a iminente chegada de Manuel Ugarte a Alvalade como sendo uma medida “make weight” num negócio de dinheiro “plus” empréstimo? Relativamente a isso, há duas escolas de pensamento, há quem acredite que as negociações paralelas estão relacionadas, e há quem creia que se tratam de transacções separadas. Uma coisa é certa, depois de perderem Anderson Oliveira(23 anos), um “9” promissor, para o Futebol Chinês, os Famalicenses estavam muito necessitados de um avançado.
Na época transacta, Pedro Marque realizou uma satisfatória 2ª metade(5 golos em 15 jogos) de temporada ao serviço do Gil Vicente, mas este já será é o seu 4º empréstimo em 3-4 anos, depois de passagens pelo Gil Vicente, Den Bosch e FC Dordrecht. Questiono-me se ele alguma vez terá a intensidade de jogo para almejar voos mais altos que um Famalicão, assumindo que tem qualidade para mais do que um Gil Vicente.
Recordo-me de que no início do seu trajecto na formação, Pedro Marque começou como defesa central, e gradualmente, foi subindo o seu posicionamento no terreno. Não é um atleta muito alto(1,81), mas é fisicamente forte, relativamente rápido e combativo. Técnicamente é evoluído, especialmente, no que diz respeito ao toque de bola e recepção orientada, possuindo igualmente qualidade no remate. Acima de tudo, parece possuir um bom “footballing brain“, alguém capaz de raciocinar rapidamente em campo, demonstrando essa faculdade sobretudo dentro da área, conseguindo antecipar jogadas e posicionar-se adequadamente para poder finalizar. Goza tal-qualmente da reputação de ser um jovem psicológicamente forte.
O empréstimo ao Famalicão poderá favorecer Pedro Marques, tendo em conta o modelo de jogo ofensivo que Ivo Vieira gosta de implementar nas suas equipas. O jovem avançado foi incluído nos trabalhos de pré-época do Sporting por Rúben Amorim, mas uma lesão impediu de dar tanto de si quanto seguramente desejaria. Para além da opção de empréstimo aos Famalicenses, Clubes Franceses e Holandeses também se posicionaram para tentar adquirir o passe do avançado, mas a SAD Leonina colocou a fasquia nuns proibitivos 5M€.
2) Existem alguns rumores de baixa intensidade a circular no ar, de que Beto do Portimonense chega ao Sporting no início da próxima semana, comenta-se também que Abdul Mumin do Vitória de Guimarães poderá chegar, bem como o regresso de uma antiga referência(Nani? Carriço?) do Sporting.
3) Recentemente, ouvi João Mário Eduardo referir-se a si próprio, como uma “referência do Sporting”. É certo que João Mário ficará nas páginas da história como um futebolista que foi campeão pelo Sporting, e que foi a 2ª maior venda na história do Clube, mas é também verdade, que só fez 3 épocas(e mais qualquer coisinha) na equipa principal. Um jogador para ser uma referência tem que dar parte da sua carreira a uma instituição, para poder fazer parte, para ser emblemático de uma era ou dinastia. Manuel Fernandes, Vítor Damas, Pedro Barbosa e Liedson foram referências do Sporting, enquanto João Mário nem sequer foi dos jogadores mais fulcrais numa equipa campeã na época passada. Foi apanhado a fazer demasiadas festinhas ao seu ego.
Texto: A.CF.
Imagem: Sporting CP.