Jorge Jesus sempre foi conhecido pelas suas “calinadas”, tais como, “vocês os 3, formem um quadrado” ou, “isso é uma situação de forno interno“, mas ontem, ao ter dedicado(pelo menos em parte) a vitória do Sport Lisboa e Benfica a Luís Filipe Vieira(um cidadão recentemente detido, e suspeito de praticar inúmeros crimes), o treinador é bem capaz de ter cometido o seu maior “faux pas” comunicacional.
A aventura na Rússia começou ao seu estilo habitual de “mind games“, quando deu a entender na véspera do jogo, que a sua equipa iria alinhar com 4 defesas, pois tinha sido esse, o sistema mais trabalhado durante a pré-época. Apenas para ontem optar antes pelo 3-4-3 num jogo em que Jesus foi imensamente superior a Rui Vitória. O conjunto encarnado criou com alguma facilidade uma superabundância de oportunidades para marcar, e somente devido a alguma ineficácia não chegou à goleada.
Para além das oportunidades criadas, o Benfica demonstrou ser já uma equipa batida, e que encontrando-se em superioridade no marcador, revelou capacidade para saber gerir o jogo. Para mim, o MVP foi Rafa Silva, foi ele que esteve presente em quase todos os lances de perigo e fazendo-se valer das suas arrancadas e reputada qualidade técnica conseguiu imprimir temor aos defesas do Spartak(equipa que Jesus confundiu com o Sparta de Praga).
É igualmente justo dizer-se(escrever-se) que João Mário Eduardo foi um dos elementos com nota elevada, aportou ao conjunto da Luz a sua criteriosa capacidade para gerir o ritmo de jogo, e tal como Rafa adicionou um golo à sua “coronha”, João Mário adicionou uma assistência para golo. Além de tudo isto, JME demonstrou já um excelente entendimento com Julian Weigl.
Também o central Lucas Veríssimo esteve em muito bom plano, não começou a partida num registo muito elevado, em que chegou a revelar perceptível intranquilidade devido à sua dificuldade em defender o espaço entre ele e o lateral direito Diogo Gonçalves, mas eventualmente serenou, “recalibrou”, e foi dos melhores em campo, tendo inclusive feito uma assistência para o golo de Gilberto Moraes.
Mas nem tudo foram apontamentos positivos, Diogo Gonçalves, por exemplo, evidenciou claras dificuldades em lidar com a velocidade do lateral esquerdo Ayrton Lucas, e chegou mesmo a parecer algo condicionado psicologicamente, embora, tenha melhorado com o decorrer do jogo. O próprio Pizzi revelou pouco acerto no remate, e muito por “culpa” dele, o Benfica não goleou, mas é possível dizer-se, que no computo geral, Luís Fernandes produziu uma exibição satisfatória.
É certo que Jorge Jesus teve sucesso ontem com o 3-4-3, mas realisticamente, foi contra um adversário fraco, e será interessante ver se JJ volta a apostar nesse sistema contra equipas mais competitivas, ou contra equipas mais familiarizadas com o Benfica, como é o caso das equipas que competem no Campeonato Português, como será o caso do Moreirense no próximo Sábado.
Questiono-me se em jogos “a doer”, se Pizzi irá continuar a ser titular, não que ontem tenha estado mal, mas a sua ineficácia na frente do golo poderá prejudicar o Benfica em jogos mais competitivos. Presumo que eventualmente, Rafa Silva e Everton Soares sejam os titulares pelos flancos, ou quem sabe(não seria descabido), adaptar João Mário à direita, como Jesus já fez em 2015.
Fico igualmente a pensar, se em 2021/22, se o Benfica conseguirá lutar pelo título com Grimaldo a titular, não que se trate de um jogador medíocre, longe disso, mas parece ter estagnado há muito, e talvez já tenha perdido alguma “fome” e ambição.
Foi curioso, embora, não necessariamente inesperado, que Gonçalo Ramos não tenha sido titular, isto depois da forma que apresentou durante os trabalhos de pré-temporada. A lesão de Haris Seferovic valeu-lhe a entrada, e o jovem esforçou-se, exibiu boas movimentações, mostrou vontade de mostrar serviço e impressionar, mas gostava de o ver servir melhor os companheiros. Se Portugal fosse Itália, não me surpreenderia, se o Sporting de Rúben Amorim tentasse uma permuta para trazer Gonçalo Ramos para o lugar de Paulinho.
Texto: A.C.F.
Imagem: BTV.