Ao longo das passadas semanas, muito têm os adeptos leoninos reclamado sobre a falta de reforços para a equipa de Futebol Feminino. Entre os desejos, queriam mais uma central para jogar à esquerda de Melisa Hasanbegović, mais uma média defensiva para competir com Andreia Jacinto, uma “10” para substituir a ausência de Tatiana Pinto, uma “9”(acendem-se velas por Telma Encarnação do Marítimo….), e talvez mais uma lateral direita.
Bom, a substituta de Tatiana parece finalmente ter chegado, e curiosamente, se Tatiana deixou o Sporting para ir jogar para Espanha, a sua “herdeira” também ela vem das terras de Cervantes.
Em Junho e Julho, rumoreiava-se de que a internacional Canadiana Sarah Stratigakis seria próxima “10” do FutFemSCP, mas ontem ficámos a saber que Brenda Pérez será a mulher que em princípio irá formar o meio-campo juntamente com Fátima Pinto a “8” e Andreia Jacinto a “6”.
Antes de falar dos seus predicados enquanto jogadora, diria que para uma certa demográfica, o Futebol será um “meio-visual”, estético… e por essa razão, é razão para se suspeitar que a chegada de Brenda Pérez irá agradar(pelo menos de início) à demográfica masculina 18 a 35 anos, pois Brenda é uma belíssima… “niñata“. Cabelo bonito, olhos sensuais, um sotaque (muito)sexy, e dentes top, em suma, a “chica” é uma “total package“.
A sua aventura no Sporting Clube de Portugal será o seu primeiro “namorico futebolístico” no estrangeiro. A Espanhola esteve nos últimos 5 anos no RCD Espanyol, e declarou estar muito feliz e entusiasmada, porque já necessitava de uma alteração na sua carreira. Vir para Portugal e para o Sporting, enche-lhe as medidas, enche-a de esperanças, e deixa-a muito contente por ter aterrado em Alcochete onde as suas expectativas são muito altas no que diz respeito a conseguimentos desportivos.
A vistosa morena natural do município de Vilassar de Mar(Catalunha) afirmou que vem para o Sporting para ganhar tudo, e que trajada de verde-e-branco, tenciona dar ao Clube e aos adeptos a melhor versão de si própria. Além do mais, é igualmente sua intenção ir à Selecção Nacional Espanhola. Mas acima de qualquer outro objectivo, está o de conquistar muitos títulos. Sobre o seu novo Clube, garantiu que o Sporting está a trabalhar excepcionalmente bem e que o Futebol Feminino do Sporting possui um projecto notável.
A média de 28 anos descreveu-se a si própria como uma futebolista com qualidade técnica, rápida e com boa visão de jogo. Acrescentou ainda que é uma atleta muito competitiva, esforçada nos treinos, e que tenta incentivar as colegas. Diz ser extremamente ambiciosa, que detesta perder, e alguém que faz bom balneário. Em jeito de finalização, diz querer trazer ânimo aos adeptos, e que deseja que os mesmos acompanhem a equipa durante a temporada, época essa, que ela espera que seja importante e bonita. “Precisamos dos adeptos connosco“.
Pessoalmente, não conheço muito bem esta jogadora, mas andei a informar-me, é uma média-centro mais ofensiva, tem muita experiência de numa liga competitiva como é a Iberdrola. Vem de um Espanyol que desceu de divisão, mas diz quem a conhece, que é boa jogadora, muito forte tecnicamente, com muita intensidade e visão de jogo. Talvez não seja propriamente o tipo de média que fazia mais falta ao FutFemSCP, mas seguramente virá acrescentar qualidade.
Brenda joga bem tanto num papel mais rígido, com maiores preocupações defensivas (muito cumpridora nesse aspeto), como joga igualmente bem a “vagabundear” ou colada à ponta de lança, dependendo, também, do sistema utilizado. Aliás, nesta última época, ela jogou várias vezes, até, como segunda avançada. Não me parece que seja uma média que marque muitos golos.
Acredito que para além do lugar em campo, devido à sua fotogenia e telegenia, Brenda também deverá ficar com o “spot” que era de Tatiana Pinto enquanto “menina bonita” da Comunicação leonina no que diz respeito a publicidade, spots televisivos, servir de modelo para o merchandising, etc.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.