Fila de cima, da esquerda para a direita: Francisco Silva, Rodrigo Ribeiro, João Muniz, Marlon Júnior, Lucas Anjos e Diogo Travassos.
Fila de baixo, da esquerda para a direita: Luís Gomes, Samuel Justo, Tiago Octávio, Guilherme Santos e David Moreira.
Os Juniores do Sporting Clube de Portugal venceram ontem o KRC Genk por 2-0, na 3ª jornada do torneio Puskás Kupa, em Budapeste, na Hungria. Após mais esta vitória, os “Leões” asseguraram a liderança do Grupo B e o acesso à final do torneio.
Tal como nos dois encontros anteriores, Pedro Coelho voltou a montar equipa num 4-3-3 que contou com: Francisco Silva(15 anos) na baliza, Diogo Travassos na lateral direita, o canhoto Marlon Júnior(15 anos) na direita do eixo, João Muniz(16 anos) na esquerda do eixo, e David Moreira a lateral esquerdo. No miolo, Tiago Octávio foi mais uma vez o médio defensivo, Samuel Justo voltou a ser o médio de transição, e desta vez, Guilherme Santos(16 anos) foi o médio ofensivo. No ataque, o Sporting alinhou com Lucas Anjos na direita, Luís Gomes na esquerda e Rodrigo Ribeiro(16 anos) a “9”.
Para além do XI titular supramencionado, jogaram ainda mais 5 atletas Leoninos, o médio Rafael Carvalho entrou por troca com Tiago Octávio aos 63 minutos, o avançado João Pacheco entrou para o lugar de Luís Gomes aos 56, o defesa central João Pereira substituiu Guilherme Santos aos 60, o lateral/extremo Óscar Garcia(16 anos) trocou com Lucas Anjos aos 56 minutos, e o médio ofensivo Mateus Fernandes trocou de lugar com Rodrigo Ribeiro ao intervalo.
Na primeira parte do encontro, o avançado Luís Gomes(já 2 golos neste torneio) colocou os verde-e-brancos na frente do marcador com um tento logo aos 14 minutos. E na segunda parte, o médio ofensivo Mateus Fernandes selou o resultado final ao marcar aos 63 minutos. Importante realçar que neste jogo, o Sporting alinhou com 5 jogadores com menos de 17 anos de idade, 6 jogadores no total contando com os suplentes utilizados. Se tivesse que escolher um “man of the match“, escolheria Diogo Travassos, o lateral voltou a “dar nas vistas” integrado num colectivo com muito talento.
Depois deste saboroso triunfo, a equipa comandada por Pedro Coelho irá defrontar na final, hoje às 15:30 o conjunto vencedor do Grupo A, o Puskás Akadémia FC, equipa essa, que apresenta o melhor ataque do torneio, com 10 golos marcados e apenas 1 sofrido em 3 jogos.
O lateral canhoto David Moreira disse à comunicação social, que os adeptos foram brindados com uma boa exibição da parte do Sporting, mas destacou, que ainda assim, ainda há aspectos a melhorar. Afirmou que toda a equipa esteve muito bem no jogo, tanto os atletas do XI titular, como os outros 5 que entraram como suplentes utilizados. David garantiu que se tratou de um jogo de superação devido às dificuldades que o calor extremo fez sentir, realçando mais uma vez as exibições positivas tanto no plano individual, como colectivo.
À imagem do que colegas seus haviam proferido em dias anteriores, também David Moreira disse que tem notado uma enorme evolução desde os primeiros treinos de pré-época há 10 dias. Relativamente à final do torneio, David garantiu estar muito confiante, não apenas por ele, mas igualmente por todo o colectivo. Sabe que se tratará de um jogo de elevado grau de dificuldade, pois já viu a equipa da Puskás Akadémia jogar, e sabe do obstáculo que representam. Apesar desse desafio que se abeira, o lateral esquerdo leonino prometeu que os Sportinguistas iriam dar tudo para tentar levar o troféu para a vitrina da Academia de Alcochete.
Texto: A.C.F.
Imagem: Puskás Akadémia.