Após o empate a zero frente ao Budapest Honvéd FC na jornada inaugural do torneio Puskás Kupa, os Juniores do Sporting venceram ontem o seu primeiro jogo, dessa vez, por 2-0, diante do CR Flamengo do Rio de Janeiro. Os Leões entraram em campo com o seguinte XI titular: Diogo Pinto, Diogo Travassos, João Pereira, Marlon Junior, David Moreira, Tiago Octávio, Samuel Justo, Mateus Fernandes, Lucas Anjos, , Rodrigo Ribeiro e Luis Gomes. O resultado final ficou feito antes do intervalo, com tentos dos avançados Rodrigo Ribeiro e Luís Gomes.
Tal como no dia anterior, o treinador Pedro Coelho armou a sua equipa num 4-3-3 e colocou Diogo Pinto na baliza, Diogo Travassos na lateral direita, João Pereira na direita do eixo, Marlon Júnior(15 anos) na esquerda do eixo, e David Moreira na lateral esquerda. O meio-campo, foi o mesmo do dia anterior, com Tiago Octávio a “6”, Samuel Justo a “8” e Mateus Fernandes como médio ofensivo. No ataque, Lucas Anjos voltou a jogar pela direita, mas desta vez, foi Luís Gomes a jogar pelo flanco esquerdo, e Rodrigo Ribeiro(16 anos) mais uma vez liderou a linha ofensiva.
Posteriormente à vitória dos seus discípulos, Pedro Coelho em análise ao encontro, realçou a evolução registada do 1º para o 2º jogo dos Sportinguistas no torneio.
O timoneiro verde-e-branco disse que o jogo tinha apresentado dificuldades à sua equipa, algo que na sua óptica, é comum a todos os jogos na Puskás Kupa. Afirmou que já na jornada anterior os seus jogadores tinham tido uma prestação positiva, e vs Flamengo, voltaram a não defraudar as suas expectativas. Na sua opinião, os “Leões” entraram bem na contenda, com 20 minutos de intensidade elevada, e em que a sua equipa conseguiu controlar o jogo, o que levou a que o resultado de 2-0 ao intervalo fosse conseguido com total naturalidade.
Nestes jogos de 60 minutos, os Sub-19 do Sporting entraram para a 2ª parte decididos a aumentar o “score” para 3-0. Não obstante não terem atingido esse desiderato, a equipa de Alcochete esteve sempre em controle das operações. Pedro Coelho ambicionava mais, mas ainda assim, assume que o computo geral dos 2 primeiros jogos saldou-se pela positiva, acrescentado ainda, que entre outras melhorias, notou que a atitude da sua equipa em campo está a subir de nível, bem como a sua capacidade para controlar o espaço.
Pedro Coelho garantiu que os propósitos da sua equipa na Puskás Kupa estão devidamente balizados, e onde existe o micro-objectivo de ganhar cada jogo para glorificar a nível internacional o nome da instituição que representam, mas que o macro-objectivo que se tem esforçado por inculcar à equipa tem sido o de perceber e pensar a sua filosofia de jogo. Ganhar interessa a cada instante, mas nunca tirando dos olhos ou da mente a assimilação dos fundamentos básicos naquele que ainda é um período de pré-época
Até ao momento, todas as equipas têm demonstrado considerável intensidade e níveis de agressividade elevados, observa-se que disputam cada lance como se fosse o seu último, e esse “habitat competitivo” é de suprema importância para o treinador Leonino para permitir que os seus jogadores desenvolvam uma adequada postura competitiva. O Mister Coelho frisou que a equipa do Honvéd FC gozou de muito apoio por parte dos adeptos Húngaros, o que é um desenvolvimento positivo, atendendo a que há 18 meses que os Juniores do Sporting não jogavam perante público devido à Pandemia de Covid-19.
A presença dos adeptos vem trazer pressão extra sobre os Sub-19 do Sporting, pressão essa que obriga os seus atletas a ter menos tempo para pensar, e menos espaço para jogar, forçando a sua equipa a jogar da forma mais coesa possível. E isso permite elevar a atitude mental dos “Leõezinhos” para um patamar que o seu treinador quer ver ao longo de toda a época.
O avançado de 16 anos, Rodrigo Ribeiro sente-se satisfeito e feliz pela experiência que está a acumular neste torneio, assegurando que estão a evoluir tanto a nível individual como colectivo, o que permitirá aos Sub-19 de Alcochete participarem na UEFA Youth League já num bom momento de forma.
O Sporting CP voltou a jogar hoje às 12:45 na Puskás Kupa vs o KRC Genk da Bélgica.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.