Fila de cima, da esquerda para a direita: Diogo Pinto, Isnaba Mané, João Muniz, Rodrigo Ribeiro, João Pereira e Samuel Justo.
Fila de baixo, da esquerda para a direita: Diogo Travassos, Lucas Anjos, Tiago Octávio, Mateus Fernandes e David Moreira.
Os Juniores(Sub-19) do Sporting Clube de Portugal fizeram ontem o seu primeiro jogo(de 60 minutos) no Torneio Puskás Kupa em Budapeste(Hungria), tendo empatado a zero com o Budapest Honvéd FC.
Para o jogo inicial, o Mister Pedro Coelho esquematizou a equipa em 4-3-3 e escolheu o seguinte XI titular: Diogo Pinto, Diogo Travassos, João Pereira, João Muniz, David Moreira, Tiago Otávio, Lucas Anjos, Samuel Justo, Rodrigo Ribeiro, Mateus Fernandes e Isnaba Mané. Diogo Pinto na baliza, Diogo Travassos a lateral direito, João Pereira na direita do eixo, João Muniz (16 anos)na esquerda do eixo, e David Moreira a lateral esquerdo. Tiago Octávio como médio defensivo, Samuel Justo como médio de transição e Mateus Fernandes como médio ofensivo. Lucas Anjos como extremo direito, Isnaba Mané como extremo esquerdo, e Rodrigo Ribeiro(16 anos) como “9”.
O Professor Pedro Coelho afirmou que os seus comandados enfrentaram uma das equipas mais fortes da Hungria, e o jogo revelou-se intenso e fisicamente muito exigente. Adiantou ainda, que a equipa sentiu algumas dificuldades em defender e atacar como um bloco coeso, mas que acredita que os seus pupilos tiveram um comportamento digno e uma prestação positiva.
O treinador declarou que com total naturalidade, ainda há questões a melhorar, mas enalteceu os 13 remates do seu conjunto, e o facto de terem efectuado o dobro dos ataques da equipa adversária. Reiterou que a sua equipa criou várias oportunidades de marcar, e lamentou a falta de eficácia dos Sportinguistas na contenda. Disse ainda, que são adversidades como estas que ajudam o colectivo a crescer e a evoluir.
O líder da equipa técnica comparou a preparação dos dois conjuntos, realçando que os “Leões” só levam 10 dias de pré-época, enquanto os Húngaros já se encontram numa fase mais adiantada da sua preparação para 2021/22. Garantiu que para a sua “turma”, é essencial a participação neste tipo de torneios para proporcionar experiência competitiva aos seus jogadores, de modo a poder ambientá-los a um patamar competitivo elevado.
Para finalizar, Pedro Coelho mais uma vez assegurou que este tipo de jogos são muito valorizados pela formação do Sporting, e nos quais é preciso tirar o máximo de proveito destas oportunidades para gradualmente poder ir aproximando os seus jogadores do nível de exigência necessária para um dia poderem aspirar a jogar pela equipa principal do Sporting Clube de Portugal.
Hoje, às 13:00 os Sub-19 do Sporting defrontaram os Sub-19 do CR Flamengo. Igualmente no Grupo B está o KRC Genk, que hoje joga com o Honvéd pelas 15.45. O treinador leonino elogia a qualidade dos jogadores mais ofensivos da equipa Brasileira, e estava certo de que seria um desafio com algumas similitudes ao jogo vs Honvéd FC, mas com um acréscimo de dificuldade, porque os Brasileiros possuem ainda maior habilidade técnica do que os Húngaros.
Do que consegui observar via internet, os Juniores Leoninos são uma equipa com muita qualidade individual em todos os sectores. Gostei especialmente do lateral Diogo Travassos, noto que tem vindo a melhorar nos aspectos defensivos, apreciável capacidade atlética, e na minha opinião, é um elemento com realísticas hipóteses de um dia chegar ao plantel principal. Mateus Fernandes e Samuel Justo são uma garantia de qualidade no miolo, e pareceu-me que podem alternar um com outro. Diogo Ribeiro, não obstante ser dos mais jovens evidenciou muito talento. Também fiquei agradado com Lucas Anjos, fisicamente robusto e vigoroso, rápido e forte no drible. Mais um nome a mencionar, é o de Tiago Octávio, forte nas recuperações, e bastante intenso.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.