Ontem, em Alvalade, o Sporting de Rúben Amorim realizou o seu 9º jogo de preparação, e pode-se dizer, que na antecâmara da Supertaça(a 31 de Julho vs Sporting de Braga), o Mister aparentemente, já meteu em campo aquele que considera o seu melhor XI. Os “Leões” jogaram com Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Mendes, Pote, Jovane Cabral e Paulinho.
Na baliza, tal como na época transacta, Adán continua à frente de Max. Na ausência de Pedro Porro, e com Rúben Vinagre ainda a ambientar-se, é justo dizer-se que Ricardo Esgaio e Nuno Mendes são os laterais mais fortes. Vitorino Antunes nem sequer esteve entre os suplentes, e especula-se que poderá sair em breve. Depois de experiências feitas na pré-temporada com Luís Neto, Eduardo Quaresma, Matheus Reis e Rodrigo Fernandes, os 3 titulares da última época continuam a reinar incontestáveis: Inácio, Coates e Feddal.
No miolo, já tínhamos visto Matheus Nunes ser titular 4 vezes desde 28 de Junho, jogando tanto na direita, como na esquerda do “miolo”, mas esta foi a primeira vez que o vimos ser titular com João Palhinha a seu lado. Focando-me sobretudo na “sample size” que vi ontem, diria que Matheus Nunes parte na frente de Daniel Bragança e Bruno Tabata, para ser titular em conjunto com João Palhinha, e apenas a chegada de Manuel Ugarte o poderá “contestar”, mas isso só lá para Agosto. Falando de forma simples, Matheus Nunes simplesmente é mais atlético e dinâmico do que Bragança, possui um “wow factor” que o Português não tem, e em parceria com colosso Palhinha, deverão formar uma dupla muito forte no meio-campo.
Já na frente, nos jogos de preparação, vimos Jovane ser titular 3 vezes na direita atrás do “9”, e esta foi a 2ª vez que o vimos jogar pela esquerda, mas, a realidade, é que neste “minuto” o Cabo-Verdiano parece estar num grande momento de forma, e deverá manter Nuno Santos afastado da titularidade. Matheus Nunes e Jovane são grandes atletas, talvez seja isso que Rúben Amorim ache que estava a faltar a esta equipa, força física e potência muscular.
Tenho cada vez mais dúvidas de que o Sporting ande a “garimpar” o mercado em busca de um extremo/avançado direito, não só porque não parece fazer sentido que tal seja uma prioridade(mais depressa queria um “9” diferente de Paulinho…), mas também, porque quem tem batido mais nessa “tecla”, tem sido o jornal “A BOLA“, que na minha perspectiva, tem “inventado” muito nestes últimos 60 dias. E Paulinho parece estar com a confiança em alto, excelente.
Pelo que vi ontem, diria que é cada vez mais imperiosa a contratação de um central direito. Já vinha sendo essa a minha convicção, porque nem Quaresma nem Neto convenciam, e havia necessidade de jogar com um canhoto(Gonçalo Inácio) adaptado a essa posição, e agora Quaresma até vai sair por empréstimo… Mas, para além disso, é certo que os 3 centrais ontem foram os 3 habituais titulares, e que em teoria, deviam dar todas as garantias, mas vs Lyon, somente 2 deles me convenceram. Feddal ou ainda não está em forma, ou simplesmente não tem a qualidade de Coates e Inácio, razão pela qual, um novo central para a direita não apenas fecharia uma “brecha” na direita, mas permitiria igualmente a Inácio começar a jogar na esquerda, no lugar de Feddal. Diria que o futuro passará por aí, seja já em Agosto, ou num futuro a médio-prazo.
Os jovens(Diego Callai, Flávio Nazinho, Dário Essugo, Tiago Ferreira, Rodrigo Fernandes, Joelson) ao que tudo indica,”desceram” todos, aliás, tal como eu já havia previsto há dias. Somente Gonçalo Esteves(17 anos) parece ter mostrado qualidade necessária para ser aposta no imediato, provavelmente como suplente de Esgaio. Não me preocupa a “descida” do sexteto supramencionado, encaro-a com naturalidade, tal como afirmo com alguma confiança, que acredito que ao longo da época vindoura, vários deles serão “repescados” e terão oportunidades nos A, especialmente Dário Essugo. Curiosamente, ontem André Paulo estava no banco, e Diego Callai presumivelmente estava nos Bês, sinal inequívoco de quem aos olhos de Amorim será o 3º GR da equipa principal.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.