Eduardo Quaresma (19 anos) vai ser emprestado pela Sporting SAD durante uma época ao CD Tondela para poder jogar com mais assiduidade. No fundo, é uma gestão de activos que já estava “escrita na parede”, pois o jovem central vinha a perder gás desde a sua época de estreia em 2019/20.
Para mim, este empréstimo é uma “win-win situation” para o jogador e para o Sporting, pois se jogar regularmente, talvez Quaresma se torne um defesa central de eleição, capaz de ser titular no Sporting. Já para o Sporting, a curto-prazo, é positivo, pois a saída de Quaresma leva-nos a supor de que muito provavelmente a SAD vai finalmente contratar um “upgrade” a Quaresma e Luís Neto.
Não é só Quaresma, Quaresma pode ter perdido a titularidade à direita para Luís Neto em 2020/21, mas o próprio Neto perdeu-a para o canhoto Gonçalo Inácio no decorrer da época, e na minha opinião, nos derradeiros jogos do último campeonato, Inácio(19 anos), acusou a pressão e “tremeu”(muitas dificuldades em Braga versus Galeno), portanto, nenhum dos 3 convenceu integralmente, logo, a necessidade de se contratar alguém “melhor”. Continuo a pressupor que o desejo no “coração” de Rúben Amorim será Vítor Tormena(1,92, 84 Kgs) do SC Braga, embora, Lyanco(Torino FC)também possa estar nessa “corrida”. Incluo, que eu não “arreganharia o dente” caso houvesse um regresso de Rúben Semedo. José Fonte já está fora de questão, David Luiz seria uma ligeira surpresa, e Bruno Alves uma grande surpresa.
Depois de observarmos a última temporada e recente pré-época, constatamos que o Sporting tem várias(não necessariamente sempre as ideais) opções para cada uma das 3 posições na defesa. Para jogar na direita tem Eduardo Quaresma, Luís Neto, Gonçalo Inácio, e até Ricardo Esgaio. Para jogar no centro tem Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal e Rodrigo Fernandes. E para jogar na esquerda, tem Zouhair Feddal, Matheus Reis, (em teoria)Gonçalo Inácio, e ainda Rodrigo Fernandes. Mas, a realidade, é que no meio de tantas soluções, diria que os únicos titulares são preocupantemente fáceis de identificar: Inácio, Coates e Feddal, e desses 3, talvez somente dois(Coates e Feddal) convençam plenamente.
Da mesma forma que Quaresma vai ser emprestado ao Tondela, a imprensa(RECORD) menciona o interesse do AEK em levar Neto, e O JOGO diz que a saída de Quaresma solidifica a permanência de Rodrigo Fernandes(canhoto), sendo que este último, nunca o vi jogar pela direita. Mas na globalidade, discordo dessa notícia de O JOGO, pois não acho que Rodrigo Fernandes esteja com um “pé” mais dentro do Sporting do que Quaresma estava há uma semana. E ainda outra possibilidade(menos provável), é que o Sporting dispense Quaresma e Rodrigo, e que se necessário ao longo da época, faça subir Chico Lamba(18 anos) do Sporting B consoante for necessário.
Nada de preocupante este empréstimo, no que diz respeito ao valor desportivo de Quaresma. É preciso não esquecer, que Beto foi emprestado ao União Lamas e ao Campomaiorense, e só se afirmou no Sporting com 21 anos. Já Fernando Couto, foi emprestado ao Famalicão e à Académica, e somente se fixou no FC Porto com 21 anos. Jorge Costa, a mesma estória, emprestado ao Penafiel e Marítimo, e só começou a ser titular no FC Porto quando já tinha 21 anos. E até mesmo Ricardo Carvalho, foi emprestado ao Leça, ao Vitória de Setúbal e ao Alverca, e já só com 24 anos começou a jogar regularmente no FC Porto.
Na minha leitura, Quaresma ainda está “verde” para ser titular de um Sporting, ainda necessita de evoluir e de maturar tanto a nível físico como técnico, e acredito que no Tondela será titular com relativa facilidade. Boa sorte, Edu!
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.