Ontem, e já a apenas 10 dias do jogo da Supertaça, o Sporting realizou o seu 8º jogo(desta vez, de apenas de 70 minutos) de pré-época, e jogou-o contra a equipa Sub-23 do Portimonense. O XI titular consistiu de: Diego Callai, Matheus Reis, Sebastián Coates, Eduardo Quaresma, Gonçalo Esteves, Dário Essugo, Matheus Nunes, Rúben Vinagre, Gonzalo Plata, Jovane Cabral e Tiago Tomás. Como suplentes utilizados Rúben Amorim jogou ainda com Vitorino Antunes, Pedro Marques e Tiago Ferreira. Jovane Cabral marcou 3 golos, e Tiago Tomás, Matheus Nunes, Matheus Reis e Gonçalo Esteves apontaram os restantes golos Leoninos.
Esta foi a 1ª titularidade do “bebé” Diego Callai(17 anos). Eduardo Quaresma foi titular pela 5ª vez, sempre a “central-direito”, Sebastián Coates foi titular pela 1ª vez, e Matheus Reis foi titular pela 4ª vez, sempre como “central-esquerdo”. Gonçalo Esteves foi titular pela 4ª vez, sempre como lateral direito, e Rúben Vinagre foi titular pela 1ª vez. Dário Essugo foi titular pela 4ª vez, sempre como “médio-centro-direito”, e pela primeira vez, fez dupla como Matheus Nunes, Matheus esse, que foi titular pela 4º vez, mas fê-lo pela primeira vez como “8” criativo(e até marcou um golo) como “médio-centro-esquerdo”.
Gonzalo Plata foi titular pela 1ª vez, e Jovane Cabral foi titular pela 4ª vez, mas esta foi a primeira vez em que actuou sobre a esquerda, tendo nas 3 anteriores vezes jogado pela direita. Tiago Tomás foi titular pela 3ª vez, mas apenas a 2ª a actuar como “9”.
Conclusões(e questões) a tirar? Rodrigo Fernandes não foi titular em nenhum dos últimos 2 jogos, e parece ter perdido o lugar à esquerda para Feddal e Matheus Reis, e ao centro para Coates e Inácio. Se anteontem Rúben Amorim testou Pote como “avançado-esquerdo”, desta vez fê-lo com Jovane. Estará o timoneiro do Sporting à procura de soluções à esquerda, para assim poder contratar alguém para a direita? Pelo que me apercebo, até à chegada de um Ugarte, Essugo perfila-se claramente como o suplente directo de João Palhinha.
Diego Callai poderá vir a alinhar pelos Bês, mas curiosamente, nesta pré-temporada, ele foi titular e André Paulo não o foi, portanto, Callai parece partir em 3º lugar atrás de Adán e Max na hierarquia da equipa principal. Tiago Ferreira também parece partir como opção secundária(no mínimo) para a titularidade na esquerda, mas neste momento, não sei se Nuno Santos será o titular a 31 de Agosto. A julgar exclusivamente pelo “hat-trick” que marcou ontem(contra uma equipa “secundária”), Jovane(destro) parece render mais à esquerda. E Matheus Nunes, depois de ser o “8” defensivo nas suas titularidades anteriores, ontem actuou como “8” criativo, Amorim já tem 3(Tabata, Bragança, Matheus Nunes) por onde escolher para a posição de João Mário Eduardo.
Na minha opinião, ainda poderão chegar entre 1 a 4 reforços antes de meados-finais de Agosto: um médio-centro, um “central-direito“, um “avançado-direito” e um “9“. Neto e Quaresma não me convencem, e suspeito, que nos próximos dias, a “maquinaria” será colocada em movimento para se ir buscar um “upgrade“, que talvez seja Vítor Tormena do SC Braga, essa posição, parece-me ser(ou deveria ser) o objectivo primário. Outro reforço, aparentemente, até já tem nome, Manuel Ugarte do Famalicão.
Para “avançado-direito” talvez venha Marcus Edwards do Vitória de Guimarães, não sei, ainda não estou convencido com essa narrativa(de ser Edwards o alvo). E para “9”, é na minha opinião, necessário um “9” de características diferentes de Paulinho, um “9” mais físico para um futebol mais directo. Ultimamente fala-se de Beto(do Portimonense) de 23 anos, mas isso parece-me mais um “sonho” de jornalista passado para o papel. A vir, seria bem vindo, grande valor e potencial. Curiosamente(e posso estar enganado), fico com a ideia de que Amorim também conta com Pedro Marques.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.
XI titular vs Portimonense Sub-23