O Sporting Clube de Portugal realizou ontem o seu 7º jogo de pré-época, desta vez contra o Angers Sporting Club de l´Ouest, e somou mais uma vitória, alinhando desta vez com o seguinte XI titular: Luís Maximiano, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Daniel Bragança, Nuno Mendes, Bruno Tabata, Paulinho, e Pote.
Pela 4ª vez, “Max” foi titular, e após 7 jogos de preparação, Neto foi ontem titular pela 3ª vez, sempre como “central-direito”, Gonçalo Inácio foi titular pela 4ª vez, e todas elas na “posição de Coates”. Já Feddal, foi titular pela 4ª vez, tendo jogado duas vezes como “central-esquerdo” e duas vezes no centro do eixo central. Ricardo Esgaio foi titular pela 4ª vez, mas jogou como lateral direito pela primeira vez. Já na lateral esquerda, Nuno Mendes foi titular pela 1ª vez esta pré-época.
Daniel Bragança foi titular pela 5ª vez, todas elas como “médio-centro-esquerdo”, enquanto Palhinha foi titular pela 1ª vez nesta pré-temporada. Bruno Tabata foi titular pela 3ª vez, mas pela 1ª vez jogou(começou) como “avançado-direito”. Pote foi titular pela 1ª vez, e com a novidade de ter jogado na esquerda, em vez da sua posição habitual na direita. Paulinho foi titular pela 5ª vez.
“Conclusões” a tirar destes 5 jogos? 1) Paulinho vai continuar a ser o “9” titular. Na ausência da Coates, Gonçalo Inácio será titular ao meio. Em princípio, Feddal será titular na esquerda, mas Matheus Reis poderá surgir como uma surpresa, ou no mínimo, penso que jogará mais jogos do que no ano passado. Suspeito que na ausência de Pedro Porro, Esgaio será titular na lateral direita, e até agora, com 5 titularidades, Bragança parece sair na frente de Tabata, mas não aposto dinheiro nisso. Por último, se “Max” ficar, não me surpreenderia se este ano ele oferecer mais concorrência a Adán do que na temporada transacta.
No jogo de ontem, já vimos algo mais semelhante ao XI titular para a época que se avizinha, Palhinha, Pote, Paulinho, Nuno Mendes, Feddal e Esgaio foram titulares, e a utilização de Pote sobre a esquerda, indica que o Sporting poderá acomodar a contratação de um “avançado-direito”(Marcus Edwards?). Todos nós gostamos de receber mais “brinquedos”(reforços), mas nessa posição “7”, o plantel parece-me forte, embora pudesse beneficiar de um jogador com outras características, mas não creio que seja uma prioridade, pelo menos, não uma tão grande quanto a contratação de um “central-direito”.
Apesar de Bragança já ter sido titular 5 vezes(todas como “8”), a realidade é que quando jogou na 1ª parte, a equipa teve dificuldades em carburar, enquanto quando Tabata passou para essa posição na 2ª parte, a equipa esteve melhor. Será que iremos ter Palhinha e Tabata a titulares já no dia 31?
Começo igualmente a ficar com a sensação, de que Rodrigo Fernandes vai ser dispensado brevemente, pois aparenta estar atrás de Feddal e Matheus Reis na “corrida” pela esquerda. E não me surpreenderá se Tiago Ferreira também for dispensado, embora, suspeito que esses 2, bem como aqueles que já foram dispensados(para os Bês) irão surgir nos treinos e convocatórias da equipa principal ao longo da época, já o ano passado passou-se algo semelhante.
Apesar de eu não ser o seu maior admirador, devo reconhecer, que ontem Maximiano (em 45 minutos)fez uma das suas melhores exibições pelo Sporting. Neto assinou uma exibição satisfatória, mas, entre ele e Quaresma, a equipa ainda parece estar “solteira” de alguém na direita que esteja ao nível de Coates, Inácio, ou até Feddal. O mesmo Feddal ontem não exibiu o seu fulgor físico habitual, é certo que soube “proteger” Nuno Mendes, mas pareceu estar “emperrado” de movimentos, e ainda com as pernas “pesadas”.
Bragança esteve sempre muito marcado, defendeu de forma razoável, mas não conseguiu explanar o seu futebol ofensivo, e foi bem substituído por Rúben Amorim. Esgaio esteve a um nível satisfatório, mas não o consigo ver a segurar o lugar quando Porro regressar, devia ter sido substituído(devido à sua exaustão) na 2ª parte, mas parece ser uma espécie de “menino querido”(sem maldade!) do treinador. Vinagre exibiu já uma condição física assinalável, e não me surpreenderia(muito) se “roubasse” o lugar a Nuno Mendes nos primeiros jogos oficiais, beneficiou de ter Tabata à sua direita.
Post-Scriptum: Gostei de ouvir Rúben Amorim referenciar Krasimir Balakov nas sua “flash-interview“, um jogador que passou pelo Sporting em 1991-1995, quando Amorim tinha entre 6 e 10 anos. Fica-lhe bem reconhecer a história e a “velha escola”, também isso o ajuda a conquistar(mais ainda) os corações e as mentes da nossa massa adepta.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.