1) Recordo-me bem de durante a temporada 2012/13 acompanhar a evolução dos jogadores da Geração de 1998 quando competiam como Iniciados A/Sub-15, época essa em que quebraram um jejum do Sporting nessa categoria, e se sagraram Campeões Nacionais sob a batuta do treinador Telmo Costa.
Recordo-me de uma vez, na sala de imprensa, em conversa informal com um animado/orgulhoso treinador-adjunto João Pedro Vargas, termos trocado impressões sobre quais eram os jogadores mais promissores dessa fornada, e ele disse-me que haviam 4 sobre os quais a Academia tinha grandes expectativas. Lembro-me que foram estes os 4 nomes: o defesa central Gonçalo Vieira(hoje a jogar na Bulgária), o médio ofensivo Moreto Cassamá(que entretanto perdemos para o FC Porto e hoje está no Stade de Reims), o médio defensivo Pedro Ferreira(hoje a jogar na Dinamarca), e o médio/defesa Bruno Paz.
Com a chegada de Sebastián Coates e Gonzalo Plata, o grupo de trabalho “inchou” para 34 jogadores, e por isso, previsivelmente, Rúben Amorim começou já a fazer alguma triagem, Bruno Paz está aparentemente a caminho do Portimonense SC, e Joelson Fernandes(surpreendeu-me a sua dispensa), Flávio Nazinho(esta época poucas hipóteses teria, tendo em conta a concorrência) e Geny Catamo foram igualmente dispensados, de volta para Lisboa. Reduzindo o plantel para 30 jogadores, e contando ainda(por agora), com Max, Eduardo Quaresma, Rodrigo Fernandes, Gonçalo Esteves, Dário Essugo, Tiago Ferreira, Diego Callai e Pedro Marques.
De todos os nomes supramencionados, não me espantaria se somente Gonçalo Esteves ficar nos A, Dário Essugo mesmo sendo o mais jovem, poderá(hipoteticamente) ficar, mas apenas se Ugarte não vier, portanto, parece-me previsível(e prudente), que Ugarte venha, e Essugo treine com os A, mas jogue pelos B. Já Tiago Ferreira, Pedro Marques e até mesmo Eduardo Quaresma, diriam que ficam(ou não) dependendo de que reforços vão chegar nas próximas 2-4 semanas.
De acordo com Pedro Sepúlveda(SIC), Paz assinará um contrato de 5 anos com os Algarvios, mas, a Sporting SAD reterá 30% do passe, e ficará ainda, com uma opção de recompra de 3M€. Outra perspectiva a ter sobre esta dispensa, é que para além de necessitar de encurtar o plantel, Rúben Amorim poderá igualmente já ter garantias de que Manuel Ugarte está por dias.
A 24 de Junho eu escrevi: “Bruno Paz para mim é um “assunto” encerrado. Não parece ter a fisicalidade ou mentalidade para ser jogador para o Sporting. Bastante promissor nos Sub-15(onde se sagrou Campeão Nacional), mas infelizmente, foi perdendo fulgor.”
E a 12 de Julho escrevi: “Surpreendeu-me a presença de Bruno Paz(23 anos, médio-centro, originalmente um “6”) entre os utilizados no jogo vs Belenenses SAD, da mesma forma que me surpreende que ele tenha seguido viagem para o Algarve.”
A eventual dispensa de Bruno Paz, no fundo só vem confirmar os meus instintos e apreciações inicias sobre a valia do jogador.
Devo igualmente dizer, que com o “rebaixamento” ou possível rebaixamento de Gonçalo Esteves(17), Flávio Nazinho(17), Joelson(18), Diego Callai(17) e Essugo(16), o Sporting se assim o entender, ficará com uma equipa Sub-19 para ir bem longe na Youth League.
2) É curioso que nas passadas semanas, o Sporting deixou de contar com o Director(Sporting B/Sporting Sub-23) Nélson Pereira, e com o Preparador Físico(na realidade, era mais do que isso) Carlos Bruno. Isto já depois de em anos anterior ter “dispensado” Luís Dias(Coordenador Técnico do Polo EUL) e Luís Martins(Coordenador Técnico da Academia de Alcochete). Duas questões propícias. Será esta uma “Revolução Varandas”? E será que já terminou? Tenho algumas dúvidas.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.