Ao 6º jogo de pré-época, o Sporting voltou a vencer, desta vez alinhando com um XI titular com Luís Maximiano, Luís Neto, Zouhair Feddal, Rodrigo Fernandes, Pedro Porro, Dário Essugo, Bruno Tabata, Flávio Nazinho, Jovane Cabral, Nuno Santos e Tiago Tomás.
Foi a 3ª titularidade para “Max“(Adán também já jogou 3 vezes), e ao fim de 6 jogos, Rodrigo Fernandes já foi titular 4 vezes, 3 delas a “Central-Esquerdo”(como ontem), e uma na posição de Coates. Feddal foi titular pela 3ª vez, duas na posição de Coates(como ontem), e uma como “Central-Esquerdo”. Neto foi titular pela 3ª vez, sempre como “Central-Direito”. Pedro Porro foi titular pela 4ª vez, e a lógica diz-nos, que durante a sua ausência(devido a lesão) o escolhido será o prodígio Gonçalo Esteves.
Essugo foi titular pela 3ª vez, sempre como “Médio-Centro Direito”, na posição de Palhinha. Já Bruno Tabata foi titular pela 3ª vez, sempre na posição de João Mário Eduardo, e concorre com Daniel Bragança por essa posição no XI. Jovane foi titular pela 4º vez, sempre na “posição 7”, e deverá estar a perfilar-se(por agora) como a alternativa a Pote. Nuno Santos foi titular pela 3ª vez, mais uma vez, como “Avançado-Esquerdo”. E TT foi titular pela 3ª vez, tendo agora jogado duas vezes como “9”, e uma como “11”.
Vinagre jogou os primeiros(poucos) minutos da época, e tal como Esgaio tem sido solução na lateral esquerda, ontem, Vinagre(não esteve feliz nos cruzamentos) “desenrascou” na direita, e mais tarde, foi substituído por Nuno Mendes. Palhinha entrou, previsivelmente, para substituir o seu “understudy” Essugo. Enquanto “Pote” sem surpresas, entrou para o lugar de Jovane. Vinagre mostrou qualidade no drible, não passou por apuros no processo defensivo(Belenses SAD pressionou pouco IMHO), mas notou-se que aquela não é a lateral onde rende mais.
Na minha opinião, Rodrigo Fernandes(médio defensivo de raiz), tal como Neto e Quaresma, serão neste momento vistos como 2ªs opções para a defesa, nenhum dos 3 convence, mas, por exemplo, gostei mais de Rodrigo(boa qualidade técnica) do que de Quaresma no dia anterior. Falta ao jovem(compensou bem as subidas de Nazinho, bom no passe longo) canhoto ganhar intensidade, correr mais, ser mais agressivo(jogou pelo seguro e de forma pragmática), mas não sei se no verão de 2021 ele exibe qualidade suficiente para ficar no Sporting(em vez de ser emprestado), para mim, Feddal e Matheus Reis estão num nível acima. A este “ritmo”, Inácio, Coates e Feddal continuarão a ser os centrais titulares, mas, quer-me parecer, que quer seja amanhã, ou daqui por 1 ano, o Sporting terá eventualmente que contratar um “Central-Direito”.
Essugo demonstrou pujança física, qualidade técnica(mas pode melhorar ainda mais), e muita serenidade. Jogou de forma simples, e prevejo que a médio-prazo, depois de Nuno Mendes, será ele a próxima “super-venda” do Sporting. Na minha opinião o “Man of the Match” foi o (re)adaptado, Bruno Tabata(boa qualidade técnica, conseguiu encontrar linhas de passe no ataque, e boa antecipação a defender), ele que já venceu o Torneio de Toulon 2019, e que só foi adaptado a extremo em Portugal. Se a sua bitola habitual for a que exibiu ontem, então os Sportinguistas não precisam “chorar” a “fuga” de João Mário para as “trincheiras” encarnadas.
Gostei igualmente de Nazinho, ainda só tem 17 aninhos, mas defendeu de forma competente, e atacou de forma convincente(mas tem que arriscar mais no passe e cruzamento). Evidenciou bom atleticismo(mas com menos físico do que Nuno Mendes), e sem receio de ir às bolas divididas. Combinou bem com o seu colega(Nuno Santos) de corredor, e mostrou boa capacidade de cruzamento. Muito calmo, não acusou a pressão. Não me parece que esteja próximo de ser 1ª opção. Boa exibição de Jovane Cabral, apesar da enorme concorrência, a este nível não será fácil tirá-lo do XI titular. Apesar de serem avançados de características diferentes, a sua qualidade exibicional torna a contratação de um Rony Lopes ou Marcus Edwards menos urgente, podendo a SAD focar-se antes noutros alvos, como Ugarte e Tormena(presumivelmente).
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.