Já em Agosto de 2020 quando Geny Catamo(canhoto, 1,72) foi chamado por Rúben Amorim, curiosamente também na altura uma surpresa para o estágio no Algarve, já nessa altura os adeptos Sportinguistas mais conhecedores da Formação ficaram satisfeitos e entusiasmados ao verem o jovem talento ter oportunidades. Já nessa altura, os Sportinguistas desdobravam-se em elogios à sua facilidade no remate, as suas diagonais, comparavam-no com Nani e em Gelson Martins, diziam que era depois de Joelson Fernandes, a maior promessa da Academia de Alcochete em termos de soluções atacantes. Enalteciam o facto de ser um extremo com golo, aquilatavam-no acima de Gonzalo Plata, e rotulavam-no de melhor jogador da equipa Sub-19.
Recentemente, tive a oportunidade de sondar o Professor Luís Gonçalves(ex-Seleccionador de Moçambique, e Tetra-Campeão Nacional Sub-15 ao serviço do Sporting) sobre a valia Técnica, Táctica, Atlética e Humana do seu ex-pupilo, e obtive as seguintes e elucidativas respostas:
“Geny Catamo é um jovem jogador, moçambicano, com muito talento. Jogador com uma boa capacidade atlética, “explosivo”, com boa capacidade de aceleração sendo rápido e resistente.”
“Técnicamente evoluído, com um pé esquerdo com muita qualidade e precisão, e com boa capacidade de drible, por isso também forte no 1×1. Cruza bem, tem último passe e remate. Com boa leitura de jogo e boa cultura táctica, sabe posicionar-se e movimentar-se a propósito.”
“Normalmente forte na tomada de decisão, cria desequilíbrios na organização defensiva contrária. Jogador com grande potencial e margem de progressão, precisa de competir a um nível elevado para poder ser desafiado e consolidar as suas competências.”
“Jogador com confiança nas suas capacidades e em si próprio, deverá manter a humildade que tem. Trabalhador e com vontade de aprender e evoluir, demonstra muita vontade e ambição em alcançar patamares muitos elevados de rendimento.”
Uma coisa é certa, ser Internacional A por Moçambique aos 17 anos, não é para qualquer um, e com essa idade, já jogava como senior pelo Amora no Campeonato de Portugal. Do que consegui ver de Geni em vídeos, trata-se de um jogador rápido, com grande agilidade, bom pé esquerdo, qualidade no remate, tecnicamente dotado, mas igualmente pragmático. Com todos estes predicados somados, e não admira que a Sporting SAD o tenha “amarrado” com uma cláusula de 60M€ e contrato até Junho de 2025.Atendendo a que para jogar na esquerda, Amorim já tem Nuno Santos, Jovane, Tiago Tomás, Joelson Fernandes, Tiago Ferreira, e até Rúben Vinagre, verá Amorim em Catamo uma opção para jogar pela direita no lugar que tem sido de Pote? Em teoria, o Sporting já tem Jovane(que tem sido aposta regular nesta pré-época), Plata e Tabata para a direita, mas não é injusto dizer-se que os dois últimos não têm propriamente convencido(neste último ano) nessa posição.
Requereria imensa coragem, mas quem sabe, talvez o plano de Amorim passe por recuar o profícuo Pote para a posição de João Mário Eduardo(agora, do outro lado da “barricada”), e tentar introduzir outra peça atrás à direita do “9”, será essa peça um Jovane Cabral, um Geny, ou uma solução externa, como Marcus Edwards ou Rony Lopes. Pessoalmente, parece-me mais sensato que se molde Daniel Bragança(originalmente um “6” de raiz) para a posição de JME, e se deixe Pote estar onde está, ou, talvez o Sporting versão 2020/21 jogue sem um “regista”(“10” recuado), e opte antes por um par de “8s” “box-bo-box” como João Palhinha e Manuel Ugarte, alternativamente tendo à disposição Matheus Nunes e Daniel Bragança.
De qualquer forma, embora seja tradição e até boa “propaganda” ter-se vários jovens (Diego Callai, Joelson Fernandes, Flávio Nazinho, Gonçalo Esteves, Rodrigo Fernandes, Geny Catamo, Tiago Ferreira, Dário Essugo e Bruno Paz) a fazer a pré-época, eu suspeito, que pela abundância de jogadores e soluções nos A, pela responsabilidade de conquistar o Bi-Campeonato, e pela necessidade de reforçar a equipa B, desconfio que metade destes jovens não vão ficar nos A. Acredito que Dário Essugo fique, talvez Rodrigo Fernandes, Geny, Paz e quem sabe Tiago Ferreira(costuma sempre haver uma surpresa) fiquem.
2) Existem rumores de que o médio defensivo Domingos Andrade(18 anos, 1,83) do Grupo Desportivo Interclube possa em breve vir a reforçar o Sporting B.
Texto: A.C.F.
Imagem: Sporting CP.